Guestcentric prevê estabilização na procura de viagens para 2024
A Guestcentric prevê que o início de 2024 vai ficar marcado pela estabilização na procura de viagens, já que, de acordo com os dados do portfólio de hotéis nesta plataforma, as reservas para o primeiro trimestre de 2024 estão a níveis muito próximos do mesmo período em 2023.
Publituris Hotelaria
Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto
Cushman & Wakefield antecipa abertura de mais 110 hotéis até 2027
Vila Galé salva 13.350 refeições em parceria com a Too Good To Go
Viceroy at Ombria Algarve já abriu portas
Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Oásis Atlântico Praiamar investe em renovações
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Hotéis Marriot em Portugal celebram a Global Customer Appreciation Week
A Guestcentric prevê que o início de 2024 vai ficar marcado pela estabilização na procura de viagens, já que, de acordo com os dados do portfólio de hotéis nesta plataforma, as reservas para o primeiro trimestre de 2024 estão a níveis muito próximos do mesmo período em 2023.
Embora as reservas para dezembro de 2023 tenham ultrapassado os níveis de 2022, como a Guestcentric aponta em comunicado, a plataforma prevê que a procura por viagens se estabilize, “reflexo do aumento nos custos de vida e o seu efeito nas despesas discricionárias dos consumidores”. Já as viagens de grupo no âmbito corporativo, como conferências, congressos e reuniões, mantêm-se “robustas”, de acordo com a Guestcentric.
É nesse sentido que a plataforma enfatiza que as próximas tendências incluem “novos modelos de negócios e oportunidades para os hotéis desenvolverem fontes de receitas adicionais”. Com a Google a alertar para o decréscimo nas reservas de viagens de lazer em 2023, a Guestcentric prevê “um potencial redirecionamento da procura para as viagens corporativas e também de bleisure (business e leisure), sublinhando a importância de uma adaptação estratégica e rápida pelos hotéis” para servir este segmento.
Plataforma antecipa maior utilização de IA e HyperCommerce no setor
Ainda no âmbito das previsões para 2024, a Guestcentric antecipa que a Inteligência Artificial (IA) vai continuar a dar cartas no próximo ano, com a melhoria e otimização dos serviços prestados aos hóspedes – desde um check-in mais personalizado até uma estadia num tipo de quarto mais ajustado às preferências dos clientes.
Nesse sentido, a plataforma aponta que os hoteleiros devem adotar ferramentas como o HyperCommerce para “transformar a experiência do hóspede com ofertas e propostas hiper personalizadas”, além de aportar para a importância de os hotéis investirem em estratégias de CRM “para analisar os dados e o perfil do hóspede”.
Num contexto em que “a procura por experiências personalizadas aumenta”, a Guestcentric prevê também que em 2024 haverá “uma transição gradual para preços baseados nos atributos específicos do hotel, especialmente em termos da localização do quarto e das comodidades que este oferece”.
A sustentabilidade, seja ela focada no planeta, nas pessoas ou na rentabilidade, continuará a ser 2um pilar na estratégia dos hotéis” de acordo com a plataforma, razão pela qual recomenda que os hotéis “usem a tecnologia numa óptica de sustentabilidade económica, reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade das suas equipas”.
Por fim, a Guestcentric recomenda que os hotéis “intensifiquem e invistam nas suas estratégias de redes sociais, especialmente em plataformas como o Instagram e o TikTok”. O objetivo passa por alcançar e envolver “um público-alvo mais amplo, numa era em que a atenção do consumidor é cada vez mais limitada”. Como referem em nota de imprensa, “olhando para o panorama que se avizinha em 2024, vemos os hotéis focados no crescimento dos seus canais de vendas diretas, tornando-os prioritários através de ofertas exclusivas, incentivos personalizados e programas de fidelização robustos”.
“Estas tendências servem como uma bússola para assegurar aos hoteleiros um crescimento sustentável do seu negócio, mantendo e desenvolvendo experiências excepcionais para os seus hóspedes. A chave está na capacidade de adaptação, na abertura à inovação e num compromisso genuíno em superar as expectativas dos clientes. Ao alinhar as suas estratégias a estas tendências, os hotéis conseguirão impactar o seu cliente de forma duradoura, assegurando assim as suas posições de liderança na indústria – não apenas em 2024, mas também nos anos vindouros”, refere Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.