AHRESP cria plataforma para melhorar eficiência energética na restauração
A ferramenta digital permite registar, criar objetivos, perfis de consumo e realizar diagnósticos energéticos automaticamente. Ao utilizar esta plataforma, quando o restaurante regista progressos na eficiência e desempenho energético, é emitido automaticamente um “Selo de Eficiência Energética”.
Publituris Hotelaria
Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day
Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel
Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro
Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro
Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE
Baixa Hotels Group regista receitas acima dos 10M€ em 2024
Concurso Chefe do Ano abre inscrições para a 36ª edição
Iberostar marca presença em Miami com dois novos hotéis
Bruno Rocha assume direção de operações e desenvolvimento de comidas e bebidas na Highgate Portugal
GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a desenvolver uma plataforma informática para diminuir os problemas identificados no desempenho energético dos estabelecimentos do setor da restauração.
Em nota de imprensa a associação explica que esta plataforma pretende promover a eficiência energética “através da monitorização, da análise e do apoio à tomada de decisão sobre os consumos de energia nos estabelecimentos”.
No mesmo comunicado, a associação aponta que “a restauração uma das dez atividades que mais energia consomem, representando mais de 2% do consumo total de eletricidade no país”, razão pela qual considera que “esta plataforma digital será de elevada utilidade na redução dos avultados encargos financeiros que as empresas têm com os gastos de energia”.
A plataforma, de caráter gratuito, destina-se a todos os estabelecimentos com o código CAE 56 em Portugal, sendo já possível fazer um pré-registo através do link. Esta foi financiada no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC) de energia elétrica e aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).