Casais avança com primeiro edifício de construção híbrida em Espanha
Situado no município com o mesmo nome, em Madrid, o projeto está a cargo do do atelier TdB Architects, liderado pelo arquiteto Fernando Herrero, e vai contar com 120 quartos.
Publituris Hotelaria
Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day
Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel
Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro
Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro
Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE
Baixa Hotels Group regista receitas acima dos 10M€ em 2024
Concurso Chefe do Ano abre inscrições para a 36ª edição
Iberostar marca presença em Miami com dois novos hotéis
Bruno Rocha assume direção de operações e desenvolvimento de comidas e bebidas na Highgate Portugal
GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026
O grupo Casais já está a concretizar o primeiro edifício de construção híbrida, em madeira e betão, em Espanha, naquele que será o Hotel B&B Madrid Tres Cantos.
Situado no município com o mesmo nome, em Madrid, o projeto está a cargo do do atelier TdB Architects, liderado pelo arquiteto Fernando Herrero, e vai contar com 120 quartos. Já a construção do edifício está à responsabilidade da Unión Temporal de Empresas (UTE), entre a Casais España de Infenieria y Construcción S.L. (EIC) e a ACR Construciones, SA, parceria que tem como objetivo a construção de duas unidades hoteleiras em Madrid.
Em nota de imprensa é referido que este é o sexto hotel B&B com a assinatura do grupo Casais e trata-se de um projeto de construção híbrida que tem como base o sistema CREE, uma solução industrializada, com estrutura e fachadas pré-fabricadas. Neste edifício com cinco pisos, as casas de banho e parte das redes e instalações especializadas também vão ser pré-fabricadas.
A TopBIM, empresa do grupo, foi responsável por algumas fases pré-obra, como a coordenação dos desenhos da pré-fabricação e por auxiliar na materialização do planeamento 4D, que o grupo assegura “que terá um papel fulcral no alinhamento da construção e assemblagem de todas as fases da obra”.
“Vemos o início desta etapa como um passo importante para aquele que gostaríamos que fosse o futuro do setor. Acreditamos que temos um papel fundamental nas sociedades e comunidades e, por isso, trabalhamos para que o nosso contributo em prol de um setor mais sustentável possa fazer a diferença”, afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
Na construção deste tipo de edifício, “o tempo de obra é reduzido”, sendo que este sistema “é capaz de reduzir a pegada de carbono em mais de 60%, devido ao uso de madeira de engenharia e apenas um terço do betão de um edifício tradicional”. O grupo refere ainda que “este tipo de solução industrializada e pré-construída comporta a capacidade de evitar demolições e promove a possibilidade de reutilização posterior noutros edifícios” – poupando assim “tempo, dinheiro e recursos”.
O Grupo Casais, que opera em 17 países, está empenhado no desenvolvimento e na implementação de uma construção mais sustentável. A empresa apresentou recentemente em Portugal outros projetos em que o sistema híbrido de construção foi implementado, como o Minho Innovation and Technology Hub, de onde transportou o know how adquirido e as metodologias e planeia expandir esta prática a mais projetos.