Estudo da WTW diz que a recuperação pós-Covid no lazer e hotelaria “está longe de estar finalizada”
Cerca de metade das empresas participantes no estudo Global Leisure and Hospitality Risk Outlook 2023, da consultora WTW, revelou estar ainda a alguma distância da anterior atividade empresarial.
Publituris Hotelaria
Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto
Cushman & Wakefield antecipa abertura de mais 110 hotéis até 2027
Vila Galé salva 13.350 refeições em parceria com a Too Good To Go
Viceroy at Ombria Algarve já abriu portas
Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Oásis Atlântico Praiamar investe em renovações
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Hotéis Marriot em Portugal celebram a Global Customer Appreciation Week
A recuperação pós-COVID no setor do lazer e da hotelaria “está longe de estar finalizada”, apurou o estudo Global Leisure and Hospitality Risk Outlook 2023, da consultora WTW, em que cerca de metade das empresas participantes revelou estar ainda a alguma distância da anterior atividade empresarial.
Entre os principais desafios identificados, encontra-se uma lacuna de competências, que foi apontada por 47% das empresas participantes e que acontece “após um êxodo de funcionários do setor”, o que foi motivado pela pandemia e pela brusca paragem da atividade.
Já 46% das empresas ouvidas dizem estar, agora, focadas “na melhoria das margens nos próximos dois anos do que no crescimento das vendas”, facto que é uma prioridade para apenas um terço das empresas incluídas neste estudo.
Para 52% das empresas inquiridas, o maior desafio e obstáculo aos seus objetivos estratégicos passa atualmente pelo “aumento da concorrência fora do setor”, enquanto 70% indicam que “a mudança acelerada para o digital” foi o maior legado de longo prazo trazido pela Covid-19.
Muitas das empresas entrevistadas dizem também estar a enfrentar “dificuldades relacionadas com a gestão e transferência de risco”, com 44% dos inquiridos a referir que as “perdas relacionadas com o risco foram maiores ou muito maiores do que o esperado nos dois anos anteriores”.
Entre as empresas inquiridas, “apenas 28% indicam que a origem dos riscos que enfrentam está sob seu controlo”, enquanto quase três quartos admitem “ter falta de dados ou de conhecimento específico para abordar o risco”.
Já 59% das empresas dizem que “medem e monitorizam a sua reputação e 46% acham que o seguro de risco reputacional é necessário (22% dizem que é uma missão crítica)”, enquanto 52% dizem que o seu “seguro cobre apenas danos à propriedade, mas não o custo da interrupção da atividade se forem forçados a fechar”.
“Numa indústria fortemente atingida pelo Covid-19 e, agora, por uma crise económica global marcada por um contexto inflacionista muito pesado, as empresas no setor sabem que têm de estar preparadas para a incerteza, a volatilidade e a dúvida. A sua recuperação e a aceleração do crescimento dependem da sua capacidade de resposta”, afirma Rita André, responsável pela área de Travel & Tourism na WTW Portugal.
De acordo com a responsável, este estudo mostra que as empresas estão a lidar “com desafios das mais variadas dimensões, nomeadamente: o já referido contexto económico, as mudanças nas preferências e hábitos dos clientes, a experiência do colaborador como ferramenta de contratação e retenção, a inovação tecnológica e os riscos associados e as alterações climáticas e de sustentabilidade com um foco muito forte na incorporação dos riscos ESG na agenda dos decisores e nos mapas de risco”.
“Entre os participantes neste estudo, 69% acreditam não possuir a melhor solução de seguro e de transferência de risco e 56% assumem a falta de informação e de ferramentas de gestão de risco”, acrescenta Rita André, explicando que a WTW ajuda as empresas a “identificar as soluções de cobertura mais impactantes e abrangentes”, bem como a identificar “áreas onde é necessária uma abordagem alternativa”.
O estudo Global Leisure and Hospitality Risk Outlook 2023 foi realizado entre setembro e outubro de 2022, e ouviu mais de 600 CEO e gestores de risco, operações ou compliance de empresas dos setores do lazer e hotelaria em todo o mundo.
O estudo completo pode ser consultado aqui.