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As novas oportunidades de negócio que estão a ser criadas com a crise

O ISCTE, a Portugal Ventures e a Fábrica de Startups analisam que as oportunidades que podem surgir nesta nova realidade.

Carina Monteiro
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As novas oportunidades de negócio que estão a ser criadas com a crise

O ISCTE, a Portugal Ventures e a Fábrica de Startups analisam que as oportunidades que podem surgir nesta nova realidade.

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A história já mostrou, por diversas vezes, que com as grandes crises nascem novos negócios em virtude das oportunidades e das necessidades que surgem no mercado. No caso das empresas existentes, terão mais hipóteses de sobreviver as que forem capazes de se adaptar, reduzir custos e adequar as suas margens. Para os que estão a pensar lançar novos negócios, é necessário antecipar cenários, fazer uma boa leitura do mercado e conseguir adaptar o seu negócio à realidade atual. Novamente, a história está cheia de exemplos de quem foi capaz de transformar uma adversidade numa oportunidade de negócio.

Olhando para a crise financeira de 2008, foi nessa altura que nasceu o airbnb, quando os três estudantes de design — Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia –, alugaram o seu apartamento em São Francisco, na Califórnia, para suportar os custos do arrendamento. Aproveitaram o facto de um evento de designers ter praticamente ocupado toda a hotelaria da cidade para alugar três colchões de ar no chão do seu apartamento e oferecer pequeno-almoço aos hóspedes. Assim nasceu o site airbedandbreakfast.com.

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Passados mais de 10 anos, o mundo vive uma nova crise que, embora seja de origem pandémica, levou a uma crise financeira com graves consequências em alguns setores, como é o caso do turismo e da hotelaria, que veem a sua atividade bastante afetada.

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Para o presidente do ISCTE Executive Education, José Crespo de Carvalho, o problema maior da hotelaria e turismo reside essencialmente na forma como a sociedade evoluiu e se movimenta. Se o paradigma da mobilidade for cortado, como foi, a receção de turistas oriundos de outros países, assim como a mobilidade das pessoas, fica afetada. Direcionar a oferta, neste momento pensada para uma procura global, apenas para uma procura local “não resolve problemas”, defende. “A reinvenção faz-se mas há-de demorar o seu tempo e é dolorosa”, afirma. “Vale-nos a capacidade que o homem tem de se adaptar depressa a diversas situações e contextos. E vale-nos igualmente a criatividade do homem ao procurar converter unidades hoteleiras também noutro tipo de negócios com serviços vários associados. Além daquelas unidades hoteleiras que conseguirão redirecionar a sua oferta para outro tipo de targets mais próximos e que sejam muitíssimo mais criativas na proposta de valor. Seguramente, e como em todos os mercados, haverá reinvenção e adaptação. E nesta área, até por força das circunstâncias, estou convicto de que existirá mais inovação que noutros”, considera.

Proporcionar experiências é na opinião do presidente do ISCTE Executive Education o caminho a seguir pelos hotéis nesta nova realidade. “O serviço é quase um ‘order qualifying criteria’ neste momento. Diria que o que irá diferenciar é a capacidade de, não obstante as restrições, ser capaz de proporcionar experiências válidas e valorizáveis. Haverá, certamente, inúmeros serviços que podem continuar: Spa’s, bares, restaurantes, mesmo a forma como se pensa uma noite pode ser agregada a um conjunto de ofertas de valor e experiência que implicam colaboração com outros negócios e empresas. Esta crise tem talvez uma premissa básica: salvam-se os que conseguirem colaborar mais com outras empresas e negócios pois capacidade excedentária terão todos face às restrições impostas”.

Sobre como avalia o futuro dos hotéis e que novos conceitos podem vir a surgir, o responsável começa por afirmar que “não está nada convicto da economia local nem do vamos trabalhar para o mercado local”. José Crespo de Carvalho defende que “os movimentos globais continuarão a existir, as férias no exterior idem e a receção de turistas igualmente”. “Talvez as reuniões de trabalho possam ser repensadas em muitas circunstâncias, mas no global, há fluxos que se vão manter e/ou até crescer tendo em consideração experiências que são necessárias. O hotel, como unidade hoteleira ‘strictu sensu’ (local para dormir), com as experiências fora dele, fará tanto mais sentido numa economia COVID se conseguir transformar-se num pacote de experiências em que o quarto, tout court, será uma pequena fração de um agregado maior. Será importante a segurança associada e o conforto oferecido, e, para isso, terão de se reinventar os quartos de hotel. Em cada quarto haverá distanciamento social e por isso haverá boas práticas sanitárias. É bom que as experiências em quarto, que podem ir dos sistemas de informação, com realidade virtual, a muitas outras experiências, gastronómicas, de ‘gaming’, de cinema, de música, de fitness, entre tantas outras, possam tornar-se centrais às propostas de valor e, adicionalmente, sejam complementadas com a natureza, a cultura e/ou o ambiente cosmopolita se em cidades”.

Portugal Ventures
A Portugal Ventures, capital de risco com capitais maioritariamente públicos, que investe em startups nos setores do Digital, Engenharia&Indústria, Ciências da Vida e Turismo, desde 2012, lançou no início de maio, em colaboração com o Ministério da Economia e Transição Digital e uma pool de parceiros, três instrumentos de financiamento para dotar as empresas de meios financeiros para continuar a alavancar os seus projetos.

O resultado das iniciativas foi “bastante positivo” e, em cerca de um mês, recebeu mais de 150 candidaturas às Calls lançadas, com projetos distribuídos por vários setores de atividade, de norte a sul do país, de empreendedores portugueses e estrangeiros. Uma vez que estas Calls tinham um propósito muito específico – apoiar as startups e os empreendedores a ultrapassar as dificuldades sentidas pela pandemia – a Portugal Ventures alavancou a dinamização das Calls junto dos seus parceiros, sejam os Parceiros de Ignição, sejam os Parceiros de Capital.

“Ficámos extremamente satisfeitos porque verificámos, efetivamente, uma grande mobilização de todo o ecossistema e a prova está no número de candidaturas que recebemos, bem como o volume de interações que tivemos com os diferentes ‘stakeholders’. Apesar de estarmos ainda em análise de projetos, temos já feedback relativamente à qualidade e maturidade dos mesmos. Acreditamos que vamos conseguir atingir os nossos objetivos, investindo em cerca de 50 projetos nos próximos meses”, refere Pedro de Mello Breyner, Executive Board Member da Portugal Ventures, à Publituris Hotelaria.

Na área do turismo especificamente, a Portugal Ventures lançou a segunda edição da Call FIT, destinada aos projetos finalistas dos programas de aceleração do Programa Fostering Innovation in Tourism do Turismo de Portugal. Foram recebidas 30 candidaturas, correspondentes a um montante total de investimento de 2,6 milhões de euros. Destes 30 projetos, 24 foram candidaturas na área do Tourism Tech e 6 Non-Tech, provenientes dos vários programas de aceleração dos seus Parceiros de Ignição para os projetos de turismo.
Também a Call INNOV-ID, direcionada para projetos pre-seed, recebeu 18 projetos na área do Turismo Tech. Estão, neste momento, a ser analisados estes projetos.

“A resposta dos empreendedores às nossas Calls foi bastante positiva e a resposta da Portugal Ventures às necessidades do ecossistema nesta fase pandémica, através do lançamento das várias iniciativas, também o foi, daí que não possamos confirmar abrandamento, nem do surgimento de novos negócios, nem do número de oportunidades de investimento”, refere a capital de risco. Esta leitura é confirmada pela realidade das startups que a Portugal Ventures tem no seu portefólio. “A maioria das empresas que trabalha neste setor teve uma retração do negócio, mas também a necessidade e muita capacidade de reajustar os seus produtos e serviços, bem como os respetivos planos de negócio”, acrescenta o administrador da Portugal Ventures.

Empresas reajustam planos de negócio
São vários os exemplos de startups do portfólio da Portugal Ventures que adotaram o seu negócio em tempos de pandemia. A começar pela LUGGit. A plataforma que permite a requisição de recolha e entrega de bagagens dos turistas, lançou uma nova plataforma, agora direcionada para hotéis. Esta iniciativa resultou do movimento #WEMOVEIT, lançado no Estado de Emergência, e que permitia a entrega de bens a familiares e associações de apoio em Lisboa e Porto. Foram realizadas mais de 500 entregas.

No caso da Doinn, a startup que disponibiliza serviços de limpeza para o alojamento local e outros gestores de propriedades, estabeleceu uma nova parceria em ‘cross-selling’ com a Homeit, também do portefólio da Portugal Ventures, que detém uma tecnologia de fechaduras inteligentes para o alojamento local, de forma a alargar os seus serviços para os clientes de alojamento local.

A GuestCentric, empresa de software para o setor hoteleiro que permite a gestão das marcas e comunicação com os clientes, juntamente com a Hijiffy, lançou o Room Against Covid, que permitiu a requisição de alojamento para profissionais de saúde.

A Great Hotels of the World, que disponibiliza um conjunto de serviços exclusivos para hotéis focados em eventos corporate e MICE, lançou a Small Portuguese Hotels, uma plataforma de agregação e promoção de hotéis independentes e de turismo local.
A Live Electric Tours, que alavanca o seu negócio nas visitas turísticas em viaturas 100% elétricas por Lisboa, Porto e Évora, deu início uma parceria com a Tesla, oferecendo a opção de conhecer Portugal ao volante de um tesla, contribuindo para o turismo sustentável e a descarbonização da economia.

A Oliófora, que produz produtos cosméticos naturais para SPAS, termas e unidades hoteleiras, alargou a sua linha de produtos com a produção de um gel desinfetante de origem vegetal, destinado ao segmento hoteleiro.
A Try Portugal, operador turístico que disponibiliza na sua plataforma um conjunto de atividades desportivas, culturais e de lazer de parceiros nacionais, lançou, no decorrer do Estado de Emergência, uma campanha de sensibilização direcionada aos portugueses, com vista à promoção do país como destino preferencial de férias.

E, como último exemplo, a Portugal Ventures refere a Azores Touch, sediada na ilha Terceira. A plataforma que permite ao turista gerir as suas férias nos Açores lançou uma campanha para os residentes no arquipélago para promover o turismo em todo o arquipélago.

Fábrica de Startups
A Fábrica de Startups, uma aceleradora de startups que tem como missão “ajudar as pessoas a serem empreendedoras de sucesso, contribuindo para o fomento do empreendedorismo e para a criação de mais e melhores startups em Portugal”, continua a fazer os seus Programas de Aceleração durante o ano de 2020. Apesar do turismo ter sido uma das áreas “mais castigadas”, é também uma das “que continua com um enorme potencial”, afirma António Lucena de Faria, CEO e Fundador da Fábrica de Startups.
Para o responsável, os ativos do turismo continuam todos cá. “As pessoas, os monumentos, o clima extraordinário, a cultura e as histórias. Na realidade, “só” faltam os turistas que, neste momento, não conseguem viajar de um país para o outro. Mas eles vão voltar, mais tarde ou mais cedo. Por isso, continuamos com a necessidade de ensinar e ajudar as pessoas que querem criar os seus negócios empreendedores”. Um exemplo disso é o Tourism Explorers, que envolve 12 cidades e mais de 500 empreendedores, num programa organizado em parceria com o Turismo de Portugal, muito focado no interior do país. “A nossa solução, enquanto país, não está no litoral, mas sim no interior.
Temos, por isso, de aproveitar algo que ainda está completamente desaproveitado, apesar de termos uma rede rodoviária espetacular, que é o interior do nosso país”. A Fábrica de Startups faz uma grande aposta, ao levar o empreendedorismo até ao interior do país, através deste programa de criação e aceleração de novos negócios. “A quarta edição deste programa vai ter, certamente, novos desafios ajustados à nova realidade e decorre em 12 cidades, em simultâneo através de uma transmissão em direto. As inscrições estão abertas até setembro e o programa terá início em outubro. Qualquer pessoa ou equipa que queira participar (gratuitamente), terá de se candidatar em www.tourismexplorers.pt. As candidaturas estão abertas para quem quer encontrar uma equipa e criar ideias inovadoras (ideação), mas também para quem já tenha uma equipa queira avançar e fazer crescer o seu negócio”, afirma.

Apesar de ser um otimista por natureza, António Lucena de Faria faz uma análise realista dos tempos que se aproximam. “No curto prazo, vamos ter um gap porque há muitos projetos que não vão sobreviver ou não conseguiram sobreviver à pandemia, mas por isso mesmo, vamos ter de voltar a repovoar o nosso país com empreendedores, numa área que é fundamental para o sucesso do país, como o Turismo”. Para o CEO da Fábrica de Startups, os tempos que se avizinham, “vão ser muito complicados e difíceis, do ponto de vista económico. O que significa que precisamos, cada vez mais, de encontrar mais e mais empreendedores e só há duas maneiras de fazê-lo: “Uma é encontrarmos um emprego e a outra é criarmos o nosso próprio emprego. Encontrar emprego nos tempos que se aproximam não será fácil e os números de desemprego demonstram esta realidade. Tendo em conta que a primeira realidade não é suficiente, estamos conscientes de que vamos ter de ajudar as pessoas a criar o seu próprio emprego. E isso é o que nos motiva na Fábrica de Startups”.

A aceleradora está focada em três grandes segmentos: “Por um lado, estamos muito preocupados com os jovens que saem da Universidade e que, neste momento, não têm grandes perspetivas de emprego, mas têm enormes competências, capacidade e energia. Mas também precisamos de falar nas pessoas mais velhas e mais experientes. Estas pessoas têm um conjunto de competências, capacidades e experiências que não estão a ser convertidas em valor, a partir de uma certa idade. E temos ainda as pessoas que estão no meio e que são muito importantes. A maioria são pessoas que estão (ou estavam) empregadas que vivem em ansiedade em relação ao futuro. E há um novo paradigma do empreendedorismo que é: estas pessoas não precisam de abandonar os seus empregos para ser empreendedores”. Na opinião de António Lucena de Faria, esta é uma questão fundamental e uma verdadeira revolução. “Esta ideia de que a pessoa deverá desistir do seu emprego para lançar um novo negócio não é por nós incentivada, apesar de haver quem tenha condições para o fazer. Mas não são a maioria. Uma das maneiras de reduzir a ansiedade em relação ao futuro é, então, a pessoa criar um negócio lateral à sua ocupação a tempo inteiro. Esta não pode ser confundida com um hobbie, porque terá de gerar receita”.

André Faria, Program Manager do Tourism Explorers, o programa de aceleração da Fábrica de Startups, enumera um conjunto de instrumentos de que as empresas de turismo ainda dispõem até ao final do ano. “Existe um conjunto de iniciativas a nível nacional, no sentido de prover a entreajuda e também o incentivo direto à continuação dos negócios no setor do turismo. Uma delas foi uma call de investimento (Call Foster Tourism Innovation) por parte de um dos nossos parceiros, a Portugal Ventures, que irá investir “até ao montante de 100 mil euros por projeto, com potencial para contribuir para o desenvolvimento da oferta turística do país, para aumentar a competitividade das empresas no setor e para melhorar a experiência do turista e aumentar o seu grau de satisfação.”

Também o IAPMEI contribuiu com a prorrogação de 3 meses da validade dos Startup Voucher – uma iniciativa “que dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial. O “Vale Incubação” é também uma iniciativa do IAPMEI para a contratação de serviço de incubação com apoio sob a forma de um incentivo não reembolsável a 100%, através da RNI – Rede Nacional de Incubadoras – da qual a Fábrica de Startups faz parte. Além dos programas da Fábrica de Startups, como o Tourism Explorers e o Blue Bio Value, existem ainda outras iniciativas nacionais como o FIS e o 200M.

A Portugal Ventures tem prevista para os próximos meses, a abertura da Call for Tourism, com o objetivo de apoiar financeiramente empreendedores com projetos na área do Turismo Tech e Non-Tech. A Call INNOV-ID vai também contar com a segunda edição até ao final do ano, estando aberta a projetos da área do Turismo, que possuam tecnologia desenvolvida, mas que estejam ainda em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de product-market-fit e que contribuam para a descarbonização e circularidade da economia.

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AP Cabanas Beach & Nature
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Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water

O selo é atribuído aos estabelecimentos que cumpram um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15%, quando comparado com o período homólogo.

O grupo AP Hotels & Resorts foi reconhecido com o selo Save Water em cinco das suas unidades, nomeadamente o AP Victoria Sports & Beach, o AP Oriental Beach, o AP Eva Senses, o AP Maria Nova Lounge e o AP Cabanas Beach & Nature.

Coordenado pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE – Agência para a Energia, este selo é atribuído aos estabelecimentos que cumpram um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15%, quando comparado com o período homólogo.

Para o efeito, é estabelecido um “plano de ação” para colocar em prática as medidas escolhidas pela unidade. De acordo com o grupo hoteleiro, as unidades dos AP Hotels & Resorts comprometem-se a realizar 10 medidas, sendo que duas delas já foram executadas, como refere em comunicado.

A lista de medidas inclui a adoção de torneiras eficientes nas instalações sanitárias e nas cozinhas de restauração; assegurar uma taxa de renovação diárias de água igual ou inferior a 3% do volume da piscina; minimizar as necessidades de reposição com água potável da rede mediante preservação da qualidade da água da piscina e reduzir ou adaptar as técnicas de limpeza de pavimentos e superfícies exteriores.

Estão também listadas medidas no que diz respeito à consciencialização dos hóspedes, seja através da redução da substituição de roupa de cama e toalhas, seja no reforço de sinalética que relembra para a redução do tempo dos banhos, por exemplo.

Está ainda contemplada a realização de ações de formação, capacitação e sensibilização dos funcionários para a redução do consumo de água, bem como a verificação e manutenção imediatas de todos os equipamentos, dispositivos e instalações utilizadoras de água.

Os impactos das medidas implementadas serão medidos e divulgados posteriormente junto dos colaboradores e clientes, “estimulando a continuação e reforço do compromisso com a eficiência hídrica”.

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Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral

A colaboração prevê a integração de dois jovens com necessidades específicas nos hotéis do Vila Galé, além da criação de um ponto de venda de café e merchandising do Café Joyeux dentro do hotel Vila Galé Cascais.

O grupo hoteleiro Vila Galé associou-se à Associação VilacomVida com o intuito de promover a inclusão e a diversidade em contexto laboral. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) proporciona formação e emprego a jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e representa a marca Café Joyeux em Portugal.

Através desta parceria, o grupo hoteleiro vai dar início à criação de um projeto-piloto para a integração de dois jovens com necessidades específicas no hotel Vila Galé Cascais e na pizzaria Massa fina, do hotel Vila Galé Estoril.

Esta colaboração com o Vila Galé inclui ainda um conjunto de apoios à VilacomVida e ao Café Joyeux, estando prevista a criação de um ponto de venda de café e merchandising do Café Joyeux dentro do hotel Vila Galé Cascais. O grupo hoteleiro tem ainda em vista o apoio a um colaborador dos Cafés Joyeux.

Os clientes dos Cafés Joyeux vão também, a partir de agora, poder acompanhar as suas refeições com os vinhos do grupo Vila Galé, que terão um novo rótulo criado especialmente para o Café Joyeux.

“Esta parceria é uma forma de concretizar a missão do Vila Galé para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável do ponto de vista social, contribuindo dessa forma para uma sociedade mais humana e mais inclusiva. Com este modelo pretendemos mudar comportamentos e atitudes, influenciando colaboradores e clientes a adotarem um comportamento socialmente responsável nas suas vidas”, explica Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Vila Galé.

“Na VilacomVida, e nos Cafés Joyeux, temos como missão trazer a diferença para o centro das nossas cidades e das nossas vidas, e o terceiro setor é fundamental para esta transformação positiva da sociedade. A colaboração com empresas de referência como o grupo Vila Galé permite-nos eliminar o estigma associado às pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e mostra-nos que, juntos, estamos no caminho certo para uma sociedade mais inclusiva e onde a diferença é celebrada”, afirma Filipa Pinto Coelho, presidente da associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.

A parceria prevê também o desenvolvimento de ações de formação e teambuilding com os colaboradores do Vila Galé, com vista a sensibilizar para a necessidade de inclusão da diferença no seu dia-a-dia.

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Formação

Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais

Seis alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganharam medalhas em duas competições internacionais dinamizadas pela Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT) e European Association of Hotel and Tourism Schools (EURHODIP).

Três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze foi o resultado da participação dos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal em duas competições internacionais.

O ouro foi para Inês Claro, Augusto Pimentel Lobo e Rita Nunes Camacho, respetivamente das Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) de Lamego, Setúbal e Oeste.

A prata foi para Baltazar Santana, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e os dois bronzes foram para Lara Gomes e Dinis da Silva, respetivamente das EHT do Algarve e do Porto.

As seis medalhas foram conquistadas em duas competições, nomeadamente o concurso de Hotelaria e Turismo, dinamizados pela AEHT – Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo realizado em Riga, Letónia, e a competição organizada pela EURHODIP – European Association of Hotel and Tourism Schools, em Túnis, Tunísia.

Os dois campeonatos juntaram cerca de 500 alunos de 24 países da Europa, competindo em 17 modalidades que representam todas as áreas técnicas do Turismo, Hotelaria e Restauração.

As duas competições anuais que visam promover a excelência e a inovação nas áreas da hotelaria e do turismo, reúnem estudantes, professores e profissionais do setor para estimular o intercâmbio de conhecimentos e fomentar a colaboração entre instituições educativas e empresas do setor.

Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “a conquista destes prémios por seis alunos das Escolas do Turismo de Portugal em dois prestigiados concursos internacionais representa não apenas um motivo de orgulho, mas também um exemplo inspirador do talento e da dedicação que caracterizam a formação em turismo no nosso país. Estes reconhecimentos internacionais reforçam a importância de continuar a investir na qualificação de excelência, elevando o nome de Portugal no setor e motivando futuros profissionais a abraçarem esta área com ambição e paixão.”

Refira-se que a rede de Escolas do Turismo de Portugal tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais para o setor, aliando técnicas modernas a uma abordagem prática e inovadora. A participação em competições internacionais como o Concurso Interescolas ou campeonatos europeus, permite aos alunos experimentar o que de melhor se faz na área a nível nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais e o networking com outros futuros profissionais.

Fica a lista completa dos medalhados portugueses, das respetivas competições e categorias:

Medalhas de Ouro

  • Inês Claro / EHT Douro-Lamego | concurso de Restaurante, da AEHT
  • Augusto Pimentel Lobo / EHT Setúbal | no concurso de F&B Management, da EURHODIP
  • Rita Nunes Camacho / EHT do Oeste | concurso de Tourism Management, da EURHODIP

Medalha de Prata

  • Baltazar Santana / EHT de Portimão | concurso de Culinary Arts, da EURHODIP

Medalhas de Bronze

  • Lara Gomes / EHT do Algarve | concurso de Barista, da AEHT;
  • Dinis da Silva / Escola de Hotelaria e Turismo do Porto | concurso Decathlon, da AEHT
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NH Collection Gent

Créditos: DR

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Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent

Com esta abertura hoteleira no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas passa a contar com quatro hotéis da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica.

No início deste mês, a 4 de novembro, a Minor Hotels abriu as portas do seu mais recente hotel na Bélgica, o NH Collection Gent.

Com o lançamento deste hotel da NH Collection no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas reforça a presença da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica, onde já detém uma propriedade em Antuérpia e duas em Bruxelas.

Parcialmente alojado num edifício restaurado da Feira Mundial de 1913, o hotel homenageia as figuras mais importantes dos têxteis de Gent do século XIV. Inspirado nas obras de Hendrik Conscience, romancista popular flamengo, o NH Collection Gent conta a história do amor proibido entre Veerle Van Artevelde e Lieven Denys, desde a cripta medieval de Denys, do século XIII, até ao Grand Café Van Artevelde.

O NH Collection Gent, de quatro pisos, conta com 174 quartos, sendo que as suites júnior apresentam os nomes dos membros da família Van Artevelde, figuras que se destacaram na história da indústria têxtil de Gent.

NH Collection Gent

Créditos: DR

Além do pequeno-almoço buffet, servido no Restaurante Spinners, a oferta de comidas e bebidas do hotel é composta pelo Grand Café Van Artevelde, onde podem ser “saboreadas especialidades locais e cervejas belgas”, e pelo Dyers Courtyard, dedicado a refeições ligeiras, como referido em nota de imprensa.

Das restantes valências do NH Collection Gent fazem parte um ginásio, sauna e dez salas para reuniões e eventos, com capacidade para 400 convidados.

Um quarto duplo no NH Collection Gent para dois hóspedes tem o valor base de 150 euros por noite, incluindo pequeno-almoço e excluindo impostos municipais.

NH Collection Gent

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Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”

O novo programa gratuito “Business Analytics in Tourism”, lançado pelo Porto Business School e a NOVA Information Management School – NOVA IMS, capacita profissionais do setor em análise de dados e gestão estratégica.

O curso, que decorre entre 9 de dezembro de 2024 e 14 de março de 2025, e cujas as inscrições já estão abertas, foi desenvolvido para capacitar profissionais do turismo em competências avançadas de análise de dados e gestão estratégica.

Integrado no projeto “Acelerar e Transformar o Turismo” (ATT), e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa visa preparar as organizações turísticas para enfrentar as exigências de um mercado em rápida mudança, promovendo a competitividade, sustentabilidade e inovação na experiência do turista.

Com um total de 68 horas de formação, distribuídas entre módulos online e presenciais, o programa oferece uma experiência prática e orientada para resultados tangíveis. Os participantes terão, assim, a oportunidade de aplicar ferramentas de análise de dados para antecipar tendências e otimizar a experiência turística, adquirir competências em Big Data e Inteligência Artificial (IA) para personalizar serviços e desenvolver estratégias que aumentem a competitividade e diferenciação das suas organizações. A formação será ministrada por especialistas internacionais e focada numa aplicação prática imediata.

Dirigido a profissionais e entidades do setor turístico, incluindo organizações públicas, privadas, startups e associações regionais, o programa é acessível a pessoas de diferentes backgrounds técnicos, promovendo uma experiência de aprendizagem abrangente e inclusiva. Além disso, o programa será certificado, conferindo aos participantes um reconhecimento formal das competências adquiridas.

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ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais

A instituição tem sido requisitada por cadeias de hotéis da Grécia, Espanha e Dubai, que procuram estudantes de hotelaria e turismo desta escola para estágios.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) aumentou em 25% no número de estagiários colocados fora do país.

De acordo com a instituição, 112 dos 754 estagiários do ano letivo 2023/2024 foram colocados em estágios fora do país, em 16 latitudes – um aumento de 25% face ao ano letivo anterior, em que foram registados 90 estágios internacionais.

No pódio de destinos surgem a Grécia – principalmente os grupos Sani/Ikos e Nana Hotels –, que acolheu mais de metade dos estudantes (53%), seguida de Espanha (18%) e do Dubai (10%), na sequência de um protocolo celebrado com o grupo Jumeirah Hotels and Resorts.

A lista de destinos onde os estudantes da ESHTE estão a cumprir períodos de formação remunerada incluem ainda Marrocos, Cabo Verde, Inglaterra, França, Chéquia, Países Baixos, Canadá, St. Martin, São Tomé e Príncipe, Irlanda do Norte, Alemanha, Áustria e Dinamarca.

Os 112 estudantes a cumprir estágios internacionais provêm das cinco licenciaturas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com predominância do curso de Direção e Gestão Hoteleira, seguido de Produção Alimentar em Restauração, Gestão Turística, Informação Turística e Gestão do Lazer e Animação Turística.

“Na ESHTE, os estágios têm um caráter obrigatório, logo no segundo ano, porque são fundamentais para a ambientação dos estudantes ao contexto do mercado de trabalho, e não raras vezes resultam em propostas de trabalho após a conclusão dos cursos. O nosso ensino com pendor aplicado é muito valorizado pelo mercado e a procura pelos nossos estudantes continua a superar largamente a oferta”, salienta Carlos Brandão, presidente da instituição.

No seguimento da aposta na oferta de estágios internacionais, a ESTHE abriu portas para um evento da Placement International, uma empresa suíça de recrutamento e colocação especializada na indústria de hospitalidade de luxo.

Na sessão, realizada no Auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo (CIBT), a Placement International apresentou um portefólio com diversas opções de estágios internacionais, com enfoque em dois hotéis Ritz-Carlton localizados na Flórida, nos Estados Unidos da América.

“A procura internacional é uma tendência que tem vindo a acentuar-se e os indicadores apontam para um contínuo crescimento ao longo dos próximos anos. Por um lado, é o reflexo de um mundo cada vez mais globalizado. Por outro, reflete o desejo dos próprios estudantes. Não são apenas as questões financeiras que os movem, mas sim o desejo de ter uma visão mais alargada, de trabalharem pela primeira vez fora do país e, regressando, evoluírem na carreira com mais mundo, com maior conhecimento sobre diferentes realidades”, sintetiza João Pronto, professor-adjunto e coordenador de estágios da instituição.

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Eurostars Hotel Company

Eurostars Bilbao | Créditos: DR, via Hosteltur

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Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis

A cadeia hoteleira passará a estar presente em San Sebastián e Bilbau com dois hotéis, cuja abertura está prevista para 2025 e 2026, respetivamente.

A Eurostars Hotel Company tem em vista a construção de um novo hotel em San Sebastián e a reabilitação de um edifício em Bilbau, cujas datas de abertura estão previstas para o verão de 2025 e o final de 2026, respetivamente.

Desta forma, a cadeia hoteleira do grupo Hotusa passará a estar presente pela primeira vez no País Basco, como noticia o Hosteltur. Ambos os projetos serão acrescentados ao portefólio da Eurostars Hotel Company em regime de arrendamento.

Em San Sebastián, mais concretamente no Paseo de la Fe, será construído o futuro Eurostar Villa Itziar, um quatro estrelas cujas obras de construção começaram no final de 2023, sob a direção do estúdio FIARK.

O futuro hotel de nova construção vai contar com 27 quartos, restaurante, um bar no rooftop, ginásio, jardim com piscina exterior e parque de estacionamento. A expectativa é a de que o hotel abra portas no verão de 2025.

Em Bilbau, a cadeia já deu início às obras de reabilitação do edifício que dará lugar ao futuro Eurostars Bilbao, um quatro estrelas situado na margem norte do rio Nervión, próximo ao Museu Guggenheim e ao Estádio de San Mamés.

O hotel vai oferecer 75 quartos e vários espaços comuns, prevendo-se que abra portas no final de 2026, após as obras de remodelação projetadas e dirigidas pelo estúdio de arquitetura Ajuriaguerra TRES.

“Tanto Bilbau como San Sebastián são destinos com um desenvolvimento turístico notável na última década, para o qual queremos contribuir com uma oferta de alta qualidade, que enriqueça a experiência dos visitantes. Esperamos continuar a crescer na região com novas iniciativas que reforcem o nosso compromisso com a excelência turística”, afirmou Amancio López, presidente do Grupo Hotusa.

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Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP

A iniciativa da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal convida na sua próxima sessão a diretora de alojamentos do Vila Vita Parc, numa conversa moderada por Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior.

A próxima sessão da iniciativa “Be Our Guest” decorre a 25 de novembro com a participação de Ariana Rodrigues, diretora de alojamentos no Vila Vita Parc.

A profissional, que em 2022 venceu o prémio Xénio de Melhor Diretor de Alojamento, estará presente nesta sessão para debater o tema “Liderar o amanhã: os desafios da liderança com as novas gerações”.

A conversa será moderada por Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior, e decorrerá via Zoom, às 15h00.

As inscrições para a sessão Zoom encontram-se abertas e devem ser efetuadas através de um breve formulário, estando limitadas ao número de vagas disponível. A conversa também será transmitida em direto no canal de YouTube da ADHP, onde ficará disponível para assistir em diferido.

A conversa tem o apoio de e-GDS Global Distribution Solutions.

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Palácio do Governador | Créditos: DR

Alojamento

Todos os hotéis da Highgate Portugal passam a ser certificados pela Biosphere

Após a certificação de todas as unidades da Highgate Portugal pela Biosphere, o grupo organizou uma cerimónia a 7 de novembro para reconhecer e distinguir o contributo das equipas para a sustentabilidade dos seus hotéis.

A Highgate Portugal anunciou esta terça-feira que todas as unidades hoteleiras do seu portefólio já se encontram distinguidas com a certificação internacional Biosphere, um sistema que estabelece objetivos específicos, identificáveis e mensuráveis na área da sustentabilidade, pelo Instituto de Turismo Responsável (ITR).

Desta forma, passam a estar certificados pela Biosphere as 14 unidades do grupo: São Rafael Atlântico; São Rafael Suites; Hilton Porto Gaia; Holiday Inn Porto Gaia (que inclui o Gaia Residence); Palácio do Governador – Lisbon Hotel & SPA; Sesimbra Oceanfront Hotel; Salema Beach Village; Monte Santo Resort; Cascade Wellness Resort; Morgado Golf & Country Club (inclui os campos Álamos Golf Club e Morgado Golf Club); Salgados Palace; Salgados Palm Village; Salgados Dunas Suites e Salgados Golf Club.

A 7 de novembro, decorreu uma cerimónia no Palácio do Governador – Lisbon Hotel & SPA com o objetivo de reconhecer e distinguir o contributo das equipas das várias unidades hoteleiras para a sustentabilidade do grupo, bem como permitir o contacto com representantes de alguns dos principais parceiros para a sustentabilidade, como a Highgate Portugal dá conta em nota de imprensa.

Evento da Highgate Portugal | Créditos: DR

O evento contou com a presença de Patrícia Araújo, CEO Biosphere Destination; Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE; Cristina Siza Vieira, CEO da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal; Elisabete Félix, Business Development Director – Turismo de Portugal e Francisco Santos, Head of HSE Highgate Portugal.

Estes intervenientes debateram o estado da sustentabilidade na hotelaria, num evento que ficou marcado pela entrega dos certificados Biosphere às equipas dos hotéis e campos de golfe da Highgate, a entrega do prémio concurso logotipo 3D da Highgate, a apresentação do Manifesto de Sustentabilidade da Highgate Portugal e a gravação ao vivo do Podcast ESG Forward, o podcast de sustentabilidade da Highgate Portugal.

Neste evento, a Highgate Portugal apresentou o Manifesto de Sustentabilidade do grupo, um plano em que “as questões ambientais, sociais e de governação são partes integrantes, prioritárias e transversais à operação, para garantir a plenitude da sustentabilidade da Highgate Portugal”. Foi ainda apresentado o logótipo da Highgate Sustainability, que será exposto nas receções de todas as unidades, resultado de um concurso interno que contou com a participação dos colaboradores.

Sobre a certificação Biosphere

A certificação Biosphere, que responde aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, pressupõe que os hotéis têm de ser responsáveis por garantir os principais padrões de qualidade ambiental, especificamente no que se refere aos consumos de água e eletricidade, ao aplicar medidas para reaproveitar água nas suas instalações; à separação e tratamento dos resíduos; à preocupação com o ruído sonoro; ao combate ao desperdício alimentar; à promoção da conservação do património cultural e natural local; à contribuição para a igualdade de género; à aplicação de políticas de integração social, não discriminatórias e inclusivas e à colaboração com os sistemas de saúde em prol da saúde coletiva.

A plataforma da Biosphere é continuamente alimentada pelas unidades com novos dados de cumprimento e as auditorias de renovação. No seguimento da atribuição dos certificados referentes a 2024, a Highgate Portugal dá conta em comunicado de que está a preparar a renovação de todas as certificações para 2025.

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Bago du Vin apresenta menu de degustação harmonizado com infusões

O restaurante do InterContinental Cascais-Estoril, chefiado por Pedro Lopes, vai dinamizar um almoço e jantar com menu de degustação harmonizado com as infusões da marca Tea Experience, by Infusões com História.

O Bago du Vin, o restaurante do InterContinental Cascais-Estoril, apresenta um menu de degustação harmonizado com infusões, que terá lugar a 29 e 30 de novembro.

Nesta experiência, o chef-executivo do Bago du Vin, Pedro Lopes, vai desenhar um menu de degustação inspirado “pela serenidade do Atlântico” e a gastronomia portuguesa, que será harmonizado com as infusões da marca Tea Experience, by Infusões com História.

Destas ganharão destaque as infusões floral e mística, além de uma infusão personalizada desenvolvida em exclusivo para o Bago du Vin.

O jantar começa com um couvert composto por Pão, Azeite “Distintus” e Manteiga Aromatizada, ao qual se segue um “Amuse-Bouche” de Tártaro de Salmão Kimuchi com Creme de Abacate e Ovas de Tobiko Yuzuru, harmonizado com uma Infusão Floral.

No prato seguinte, “Para Envolver”, o Escalope de Foie Gras com Brioche e Chutney de Figos é realçado pela Infusão Mística. Já “Da Nossa Costa”, chega o Robalo Selvagem com Arroz Malandrinho de Berbigão, acompanhado de uma infusão personalizada criada para o restaurante.

No prato de carne, “Do Montado”, o chef apresenta Secretos de Porco Preto com Cremoso de Batata-doce e Trufa Negra, servidos com a Infusão Púrpura. A refeição termina com a Mini Torta de Queijo Creme com Gel de Framboesa e Crocante de Frutos Vermelhos, harmonizada com a Infusão Personalizada L’Occitane, desenvolvida para o SPA do hotel.

A experiência “Infusões à Mesa” será acompanhada por Miguel Moreira, TEAMaker e CEO da marca Tea Experience, by Infusões com História, que estará presente para dar a conhecer a seleção de cada infusão.

Disponível ao almoço, a 29 de novembro, e ao jantar, a 30 de novembro, esta experiência tem o valor de 80 euros por pessoa. As reservas podem ser feitas através do website do hotel, pelo email [email protected], ou pelo telefone +351 218 291 100.

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