Yield Management é a nova ferramenta que quer facilitar a gestão do AL
O software de gestão hoteleira da RoomRacoon pretende ajudar os pequenos alojamentos a tornarem-se mais competitivos no mercado
Publituris Hotelaria
Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day
Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel
Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro
Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro
Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE
Baixa Hotels Group regista receitas acima dos 10M€ em 2024
Concurso Chefe do Ano abre inscrições para a 36ª edição
Iberostar marca presença em Miami com dois novos hotéis
Bruno Rocha assume direção de operações e desenvolvimento de comidas e bebidas na Highgate Portugal
GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026
Destinada a proprietários e gestores de pequenos e médios alojamentos turísticos, a RoomRaccon, que disponibiliza um serviço de gestão hoteleira para este target, acaba de apresentar o Yield Management, uma ferramenta de otimização de tarifas e taxas de ocupação.
O módulo de gestão Yield automatiza os processos de definição de tarifas dos quartos ou unidades de maneira diferente em determinados momentos ou taxa de disponibilidade. Por exemplo, é possível iniciar um acordo de Last Minute se a ocupação for inferior a 90% e se apenas restar mais uma semana até a data de chegada. O Yield Managment permite, desta forma, obter uma maior ocupação e aumentar receita máxima por quarto.
“Esta é uma funcionalidade há muito utilizada pelas grandes cadeias de hotéis e grupos hoteleiros, e com resultados comprovados na maximização das receitas geradas. Por esta razão, pensamos que os pequenos e médios alojamentos também poderiam ter acesso a esta ferramenta, uma vez que poderá não só facilitar o trabalho como também colocá-los numa posição mais vantajosa no mercado”, esclarece Maria Gouveia, country manager da RoomRaccon em Portugal.
A empresa holandesa, criada em 2017, pretende ajudar os proprietários de pequenos alojamentos a gerir as suas unidades de forma mais prática e a rentabilizar as receitas. Na plataforma é possível ter acesso a um calendário online que poderá estar ligado a diversos canais de reserva, como o Booking ou o Expedia, através do Channel Manager. O serviço integra ainda um motor de reservas diretas, através do qual os clientes podem colocar os quartos ou unidades disponíveis para reserva diretamente no site, Facebook ou Google Business.
Os preços de subscrição do serviço variam conforme o número de quartos do alojamento. Há opções a partir dos 45 euros mensais para alojamentos com uma ou duas unidades. Alojamentos com 20 quartos, por exemplo, pagarão uma mensalidade de 150 euros. O preço inclui todos os serviços RoomRaccoon.
Crescer e consolidar
Atualmente, a empresa holandesa tem 30 clientes em Portugal. “Após o enorme desafio enfrentado no último ano para conseguirmos integrar no nosso sistema todos os requisitos específicos para o mercado português, o ano de 2019 será para nós um ano de afirmação da marca em Portugal”, refere Maria Gouveia.
A marca estará com um expositor a apresentar o serviço na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), entre os dias 13 e 17 de março.
A RoomRaccon está presente na Holanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Portugal, Itália, Espanha, África do Sul e Bélgica e emprega 15 pessoas. Com um portefólio de mil clientes, a marca tem tido um crescimento, mensal de 8%.
*Artigo publicado na edição de fevereiro da revista Publituris Hotelaria.