Créditos: Villa Bokeh
Relais & Châteaux cria comissão de sustentabilidade
A Relais & Châteaux deu a conhecer os resultados do seu segundo relatório de sustentabilidade, no qual anuncia a formação de uma comissão de sustentabilidade.
Publituris Hotelaria
Tivoli Hotels & Resorts escolhe Vila Nova de Gaia para nova abertura em Portugal
Vila Galé salva 13.350 refeições em parceria com a Too Good To Go
Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto
Viceroy at Ombria Algarve já abriu portas
Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Oásis Atlântico Praiamar investe em renovações
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Six Senses Douro Valley aposta na diversificação de mercados
A Relais & Châteaux deu a conhecer os resultados do seu segundo relatório de sustentabilidade, no qual anuncia a formação de uma comissão de sustentabilidade.
A Comissão de Sustentabilidade integra sete membros da Relais & Châteaux de diferentes regiões do globo, “cada um escolhido pelas competências em diversos aspetos relacionados com responsabilidade ambiental”, como indicado em nota de imprensa.
Desta forma, a comissão passa a contar com Aggie Banda, do Royal Chundu – Luxury Zambezi Lodges, na Zâmbia; Mauro Colagreco, do Restaurante Mirazur, em França; Malik Fernando, do Resplendent Ceylon, no Sri Lanka; Vittoria Ferragamo, do Il Borro, em Itália; Derek Joubert, do Great Plains Conservation, no Quénia e no Botswana; Charles McDiarmid, do Wickaninnish Inn, no Canadá e Marie-Hélène ‘Petit’ Miribel, do Sol y Luna, no Peru.
O Relatório de Sustentabilidade 2022-2023 da associação, que se baseia em dados recolhidos em 2022, resulta do preenchimento de um questionário de sustentabilidade por parte de 346 propriedades que integram a associação – um aumento de 22% em relação ao ano passado, cujo primeiro relatório contou com a participação de 283 propriedades.
Com 15 objetivos principais que cobrem três áreas – Proteção Ambiental e a luta contra o aquecimento global; Cozinha Sustentável; e Empoderamento Social –, o último relatório de sustentabilidade da Relais & Châteaux indica que a associação manteve a sua posição ou registou progresso em 12 destes objetivos.
Por exemplo, em relação aos amenities dos quartos, 68% dos membros inquiridos eliminaram os plásticos de utilização única em 2022, contra 63% em 2021. Já relativamente às garrafas de água, 79% das propriedades procederam à sua eliminação, contra 74% em 2021.
Já na área da cozinha sustentável, 72% das propriedades inquiridas certificam-se de que os seus fornecedores cumprem as cinco normas de bem-estar da Organização Mundial de Saúde Animal, contra 64% em 2021.
“Estes objetivos fazem parte de uma estratégia de sustentabilidade assente em 90 indicadores, calculados através de dados fornecidos pelas propriedades da Relais & Châteaux todos os dados, que são depois validados e analisados pela Solinnen, uma consultora ambiental. O Relatório de Sustentabilidade 2022-2023 mostrou um progresso de 51% em todos os indicadores, enquanto 17% dos indicadores se manteve estável”, indica a associação em enota de imprensa.
Em novembro de 2024, a Relais & Châteaux vai apresentar uma nova visã, dez anos após a apresnetação do seu primeiro manifesto. Laurent Gardinier, presidente da associação, em conjunto com a recém-formada Comissão de Sustentabilidade, abordará as questões sociais e ambientais a um nível “ainda mais profundo”, com o intuito de proporcionar ainda mais apoio local aos membros na implementação destas mudanças.