Congresso de Cozinha | Créditos: João Beijinho
Congresso de Cozinha 2024 dedica 20ª edição à “Comida e Liberdade”
No ano em que se celebra o 50.º aniversário da Revolução de 25 de abril, o Congresso de Cozinha 2024, anteriormente designado como Congresso dos Cozinheiros, dedica a sua 20ª edição ao tema “Comida e Liberdade”.
Publituris Hotelaria
Região Porto e Norte vai receber a gala do Guia Michelin em 2025
Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego
Congresso AHRESP: Turismo Centro de Portugal assegura estar preparado “para receber mais turistas”
Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP
Bolsa de Empregabilidade dinamiza feira TourismON para atrair estudantes para o setor
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas
Six Senses Douro Valley aposta na diversificação de mercados
Hotéis Octant em Ponta Delgada e Furnas promovem atividades vínicas
AHP: Açores e Madeira lideram taxa de ocupação hoteleira no verão de 2024
No ano em que se celebra o 50.º aniversário da Revolução de 25 de abril, o Congresso de Cozinha 2024, anteriormente designado como Congresso dos Cozinheiros, dedica a sua 20ª edição ao tema “Comida e Liberdade”.
Para o evento deste ano, que terá lugar no Nirvana Studios, em Oeiras, de 29 a 30 de setembro, estão já confirmados 20 nomes do panorama gastronómico nacional e internacional, sendo que Cabo Verde será o país convidado.
Sob este tema, o 20.º Congresso de Cozinha vai desafiar os convidados “a partilhar as suas visões sobre cozinha, trabalho e vida, e a falar sobre o impacto que a democracia teve (e tem) na gastronomia”, como a organização refere em comunicado. O evento, aberto ao público, contará também com demonstrações técnicas, além de apresentação de produtos e modelos de trabalho.
A edição deste ano conta com duas novidades: masterclasses e três jantares pop-up com alguns dos convidados do congresso, que se vão juntar a chefes de restaurantes em Lisboa”, adianta Paulo Amado, fundador do evento. Os três jantares vão decorrer nos restaurantes “Plano” e “SEM”, sendo que o terceiro jantar, dedicado a Cabo Verde e coordenado pelo chefe cabo-verdiano Vladimir Veiga, será dinamizado num espaço a definir.
Entre os oradores já confirmados para o Congresso de Cozinha 2024 estão: Christian F. Puglisi, do Puglisi X Cooking, em Copenhaga; Douglas McMaster, do Silo, em Londres (uma estrela verde Michelin); Vicky Sevilla, do Arrels Restaurant, em Valência (uma estrela Michelin); Alessandra Montagne, do Nosso Restaurant, em Paris; Lauréne Petit, do projeto Eco Table; Pepe Solla, do Casa Solla, em Pontevedra (uma estrela Michelin); João Ferraz, da Casa do Carbonara, no Brasil; Catarina Prista, do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa; David Jesus, do Mapa, no L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo; António Belotti, do Restaurante Casa 887, em San Sebastian; Adolfo Henriques, da Queijaria Granja dos Moinhos, na Maçussa; Joana Félix, do Your Healthy Kitchen, em Lisboa; Julien Montbabut, do Le Monument, no Porto (uma estrela Michelin); Lara Espírito Santo, do SEM, em Lisboa; Ruben Trindade, da Casa do Gadanha, em Estremoz; Rafaela Louzada, do Gruta, no Porto; Hugo Guerra, Helt Araújo, do CHA, em Luanda, e Vladimir Veiga, do Lab by Sergi Arola, em Sintra (uma estrela Michelin).
O segundo dia do evento é dedicado à final da prova “O Melhor Pastel de Nata 2024”, criado em 2009 pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e presidente de júri. Na competição vão estar presentes os pastéis de nata de 12 estabelecimentos finalistas, sendo que na edição passada a vencedora foi a Confeitaria Glória, na Amadora.
Os bilhetes já estão disponíveis no website do evento e incluem todas as degustações servidas durante os dois dias do evento. Os preços de early bird variam entre os 45 euros para um dia de evento e os 65 euros para os dois dias. Para os estudantes, os bilhetes têm o valor de 20 euros para cada um dos dias.
O Congresso de Cozinha 2024 tem o patrocínio principal do Município de Oeiras, da Makro e da Fagor. Conta ainda com o patrocínio da ICEL, Arroz Bom Sucesso, Aviludo, Bonduelle, Gresilva, Garden Gourmet e San Pellegrino, além da parceria da Costa Verde, Aquela Kombucha, Alug’Aqui, LAVA, Upfield, Prochef Grupo, SARA HACCP, Vinalda, Dreamplus e Estrella Damm. O evento tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T e DIG-IN, sendo organizado pelas Edições do Gosto com a chancela da INTER Magazine.