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Portugal com mais 67 hotéis em 2023

De acordo com o “Real Estate Market Overview”, elaborado pela Savills Portugal, 2023 terá mais 67 novos hotéis num ano “sem precedentes”.

Victor Jorge
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Portugal com mais 67 hotéis em 2023

De acordo com o “Real Estate Market Overview”, elaborado pela Savills Portugal, 2023 terá mais 67 novos hotéis num ano “sem precedentes”.

Victor Jorge

Portugal deverá fechar o ano de 2023 com mais 67 novos hotéis, revela o “Real Estate Market Overview”, elaborado pela Savills Portugal, num ano que considera ser “um ano sem precedentes.

Durante o terceiro trimestre de 2023, abriram portas 41 novos hotéis em Portugal e espera-se que ocorram ainda 26 novas aberturas de hotéis durante o último trimestre do ano, oferecendo cerca de 2.300 quartos em todo o país.

Lisboa foi, até à data a cidade responsável pelo maior número de aberturas de hotéis no país, totalizando 20 novas unidades hoteleiras, com a região do Alentejo a ocupar o segundo lugar. Seguem-se a região Norte e a cidade do Porto, com 17 novas aberturas ao longo de 2023, até ao terceiro trimestre do ano, com o Porto a transformar-se num destino de eleição.”

Até setembro de 2023, o país totalizou mais de 61,1 milhões de dormidas, com o mês de agosto a ser responsável por cerca de 17% deste total. Considerando o mesmo período de 2019, registaram-se 56,2 milhões de dormidas, o que significa que os resultados de 2023 representam até agora uma melhoria de cerca de 9%, com os cidadãos britânicos, alemães e espanhóis constituírem o top 3 das dormidas.

Relativamente ao número de hóspedes, ao longo de 2023 registaram-se 23,5 milhões de turistas, contrastando com 21,3 milhões no mesmo período de 2019 e 20,5 milhões em 2022. Os cidadãos britânicos, espanhóis e dos EUA figuram nos três primeiros lugares em termos de nacionalidades, com 1,9 milhões, 1,9 milhões, 1,6 milhões de visitantes, respetivamente.

Luís Clara, Capital Markets Associate Director da Savills, refere que “2023 está a ser um ano marcado pelo sucesso e números recorde, com uma previsão de recuperação total dos números de turismo que ultrapassam os dados do período pré-pandémico”.

O responsável da Savills frisa que “o sucesso dos resultados é a prova de uma aposta sustentável na criação de elevado valor acrescentado fundamental para o posicionamento de Portugal como um hub especializado no turismo”.

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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

O secretário de Estado do Turismo, que encerrava, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a sessão de apresentação da exposição e da campanha que visam valorizar as profissões turísticas, protagonizadas pelos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, referiu que “trabalhamos as pessoas que têm expectativas, que têm sentimentos, e que até têm clubes de futebol, de pessoas, para pessoas, com pessoas”.

Recordando um clássico de Cícero que dizia que se tiveres um jardim e uma biblioteca não precisas de mais nada, Pedro Machado considerou o jardim Portugal, um jardim que “tem ativos estratégicos muito fortes, nos torna o 12º país mais competitivo do mundo, mas simultaneamente, hoje estamos a granjear esse momento de vida e de sucesso para o nosso país, que é nos nossos 10 ativos estratégicos, continuando o trabalho da estruturação do produto, patente quer na estratégia do Turismo de Portugal, quer para 2027, quer agora na  preparação da Estratégia 35, que está neste momento banho maria à espera de ser lançada”. Por isso, “tal como os jardins precisam ser cuidados, precisam ser regados, precisam ser trabalhados, todos os dias”.

O governante adiantou que Portugal tem 22 produtos turísticos, e por isso “temos ainda a capacidade de continuar, sempre com preocupação sobre a sustentabilidade dos nossos recursos, e aí entramos nos temas das agendas atuais, da sustentabilidade, da mitigação das alterações climáticas e tantas outras que nós precisamos”, porque, conforme disse, “o turismo também tem impactos, é bom reconhecê-lo”.

Por outro lado, há a biotecnologia, que significa conhecimento, a tal biblioteca, que passa, sobretudo, “de podermos captar, utilizar e transferir conhecimento”. Por isso, no processo da estruturação do conhecimento, “sabíamos que e sabemos que, para exercer competências, temos que, pelo menos, passar a três fases: Saber aprender, para saber fazer e para saber ser, para mim aquelas que a escola tem missão e obrigação de vos dar todas as ferramentas, todos os instrumentos, para que vocês possam aprender, para que saibam fazer e para que possam dizer”, apontou Pedro Machado.

Mas há mais duas, que segundo o titular da pasta do Turismo que hoje “nos é colocado pelos desafios da evolução do turismo e do mundo em si”, e que consistem em “saber estar e, sobretudo, saber estar com os outros, porque estamos numa indústria de pessoas. E é esta relação que eu espero que saia hoje, muito presente e muito significativa nesta campanha da valorização das profissões turísticas”.

“Queremos aumentar as qualificações de competências, claro, sim. Queremos fazê-la em modo de cada vez mais sairmos dos paradigmas e do status quo”, observou o governante reforçando que “se soubermos estar com os outros, temos a consciência de que precisamos, todos os dias, de afinar o nosso próprio processo e, provavelmente, temos a capacidade de desenvolvermos essas skills que são necessárias para o sucesso da nossa indústria”.

O secretário de Estado do Turismo reforçou, na sua intervenção, perante os alunos da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal que “um belo jardim que é o nosso país, com belas, promissoras, fiáveis e confiáveis profissões, é o meu desafio enquanto representante do governo, ou seja, criar as condições para que vocês possam exercer a vossa profissão, cada vez com maior grau de satisfação, com maior grau de relacionamento e com maior grau aquisitivo, de trabalho em cooperação, de trabalho em parceria, de respeito e de tolerância, porque somos a indústria da paz, da tolerância, do respeito, da solidariedade, com aqueles que estão cá, que nasceram cá e com aqueles que recebemos todos os dias”.

A encerrar a sua intervenção, Pedro Machado recordou o programa de formação dos migrantes, numa parceria entre o Turismo de Portugal e a CTP, em três das componentes que considera essenciais: Competência técnica, aprendizagem da língua portuguesa e da cultura portuguesa, porque “queremos cidadãos plenos, cidadãos inteiros”.

“Um dia verdadeiramente importante, porque hoje falamos daquilo que é mais importante no setor, que de facto são as pessoas. Aos profissionais do turismo, hoje é um dia que vos é expressamente dedicado”, começou por afirmar Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na abertura de um evento que aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e que teve duas dimensões: dar a conhecer uma exposição de fotografia com o título “Magia da Hospitalidade” e que é um conjunto de fotografias de Pedro Cerqueira,  que retrata 20 profissões turísticas, fazendo dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal os modelos dessas profissões.

O segundo propósito desta sessão foi, segundo Carlos Abade, “aproveitamos este projeto, que foi iniciado na rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, para lançar a campanha de valorização das profissões, que está prevista no Programa Acelerar a Economia, aprovado pelo Governo, uma campanha que no fundo dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O presidente do Turismo de Portugal esclareceu que “estamos a falar de mais de 420 mil profissionais de turismo que todos os dias trabalham nas suas empresas e de facto dão voz àquilo que é a qualidade, a excelência do serviço em Portugal, e sem as quais não era possível termos o turismo que temos neste momento”.

Na sua breve intervenção, Carlos Abade deixou três mensagens: “reiterar o agradecimento e o reconhecimento público a todos os profissionais do turismo. Portugal é hoje o 12º destino turístico mais competitivo do mundo, representa qualquer coisa com 27 mil milhões de euros de receitas todos os anos, que beneficiam naturalmente o setor, mas beneficiam toda a economia no seu conjunto, quase 20% das exportações do país, é responsável por praticamente metade do crescimento do PIB de 2024, é promotor da coesão do país, recuperou aquilo que foi a autenticidade das cidades e isto, deveu-se tudo àquilo que foi o vosso trabalho, àquilo que foram aquelas quase 420 mil pessoas que todos os dias trabalham no setor do turismo.

A segunda palavra do responsável foi compromisso “de todo o setor do turismo, das empresas, das organizações públicas, no sentido de reforçar continuamente a qualificação, a formação dos profissionais do turismo, mas sobretudo, a valorização contínua do seu trabalho. Uma coisa não pode acontecer sem a outra”, disse.

Finalmente, Carlos Abade deixou uma mensagem de confiança aos atuais e futuro profissionais do turismo. “O setor do turismo é uma das maiores indústrias do mundo, que hoje movimenta 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e prevê-se que em 2040 possa movimentar 2,4 mil milhões de pessoas. Portanto, o turismo é claramente uma profissão de futuro, é claramente um setor de futuro e é claramente uma profissão que conta com todos nós”.

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Primeiro hotel internacional da Meliá convertido à marca Paradisus

O Meliá Bali, o primeiro hotel fora de Espanha do grupo hoteleiro, abre portas em dezembro sob a designação Paradisus Bali, após obras de remodelação.

A Meliá converteu o seu primeiro hotel internacional, o Meliá Bali, à marca de luxo tudo incluído Paradisus, tornando-o assim no primeiro Paradisus by Meliá na Ásia.

O hotel vai abrir portas sob a designação Paradisus Bali em dezembro deste ano, após um período de renovações com o objetivo de “elevar a experiência do hóspede através de um conceito único e exclusivo”, como a Meliá refere em nota de imprensa.

No mesmo documento, o grupo refere que o rebranding desta unidade hoteleira faz parte do plano de reposicionamento global do grupo, cujo principal pilar assenta no reforço das suas marcas, na melhoria da rentabilidade e no aumento da satisfação do cliente.

O novo Paradisus Bali vai contar com 485 suites de luxo e sete vilas. Das valências farão parte quatro piscinas, rodeadas por jardins tropicais e lagoas, oito novos restaurantes e 12 localizações ao redor da propriedade onde os hóspedes poderão desfrutar de uma oferta de bebidas.

Na oferta de wellness acresce o YHI Spa com 12 salas de tratamento e circuito de águas, complementados com várias atividades de saúde e bem-estar a decorrer na propriedade.

A renovação promete trazer espaços distintos, pensados para vários perfis de viajantes. No The Reserve, a oferta só para adultos oferece um serviço superior, além de privilégios exclusivos. Já o Family Concierge promete providenciar uma experiência de luxo para famílias, assegurando um serviço personalizado e amenities adequados a todas as idades.

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Hotel MS Collection Mosteiro de Arouca já abriu portas

Após a abertura do MS Collection Mosteiro de Arouca a 7 de abril, Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group, aponta para a expansão do grupo, com a inauguração do Moon & Sun Funchal prevista para este inverno.

O mais recente hotel do MS Group na ala sul do Mosteiro de Arouca abriu portas a 7 de abril, após um investimento de cerca de 10 milhões de euros.

Inserido no programa Revive, o projeto do MS Collection Mosteiro de Arouca resulta da reconstrução parcial do mosteiro do século X, que passa agora a contar com 53 quartos, entre duplos, suites e suite real duplex.

O hotel de cinco estrelas reúne ainda um restaurante, dois bares, kids club, salas de reuniões e piscinas exteriores para adultos e crianças inseridas num jardim de dois hectares. Acresce um spa com salas de tratamentos, espaço de relaxamento, piscina aquecida interior, jacuzzi, sauna e banho turco.

Segundo Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group “a aposta na recuperação deste espaço insere-se na estratégia de crescimento do nosso grupo, que tem vindo a consolidar-se no segmento hoteleiro. Por outro lado, Arouca possui pontos turísticos âncora como os Passadiços do Paiva, a Ponte 516, a Serra da Freita e diversos locais de importância geológica, sendo assim um destino turístico atraente e de extremo valor arqueológico e histórico- cultural”.

A gastronomia da região será outro dos pontos em destaque no restaurante da unidade hoteleira, o Heritage, baseado em pratos de conforto.

“Tendo em conta as características da região, pretendemos chegar a mercados além de Portugal, como Espanha, Estados Unidos da América (EUA), França e Alemanha. Trabalhamos com hóspedes individuais e também apostamos no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Events) e em destinos para casamentos, devido às particularidades do património histórico. Acreditamos ainda que a crescente procura por experiências de bem-estar, relaxamento, contacto com a natureza e atividades como o yoga se adequam perfeitamente ao espaço e aos equipamentos que temos disponíveis”, refere Helena Valente, diretora de marketing e comunicação do MS Group, em nota de imprensa.

Após esta abertura, Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group, assegura que “a expansão também está no horizonte, com a inauguração do Moon & Sun Funchal, prevista para o inverno de 2025, além de um projeto em fase de estudo para uma propriedade do MS Group no Alentejo”.

Sobre o Mosteiro de Arouca

O Mosteiro de Arouca foi fundado pela Ordem de Cister, tendo servido de residência à rainha de Castela, D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I de Portugal, entre 1220 e 1256 – local onde também se encontra sepultada.

O edifício está na posse do Estado desde 1834, ano em que foram extintas as ordens religiosas, mantendo, mesmo assim, as funções religiosas até 1886, altura em que morreu a última freira do mosteiro. Nesse momento, todos os bens reverteram para a Fazenda Pública. Localizado no centro da Vila de Arouca, o mosteiro está classificado como Monumento Nacional desde 1910. De estilo classicista romano, foi objeto de grandes intervenções nos séculos XVII e XVIII, em estilo barroco, e de um restauro em duas fases já no século XX.

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Constituição de novas empresas de alojamento e restauração em Portugal desce 4% face a 2024

No primeiro trimestre de 2025, a Informa D&B dá conta de que o setor de alojamento e restauração registou uma quebra de 4% na constituição de novas empresas, face ao primeiro trimestre de 2024. No total, Portugal assistiu à criação de 14.909 empresas neste primeiro trimestre, uma descida de 1,9% face ao período homólogo, com menos 287 constituições.

O número de novas empresas constituídas no setor do alojamento e restauração desceu 4% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao período homólogo.

Os dados pertencem à Informa D&B, que indica que no primeiro trimestre deste ano foram criadas 14.909 empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 1,9% face ao trimestre homólogo, com menos 287 constituições.

A descida foi transversal à generalidade dos setores de atividade, sendo que a maior foi verificada na área dos transportes, com menos 346 constituições de novas empresas em relação ao primeiro trimestre de 2024 – uma descida de 25%. Neste setor, a queda mais acentuada verificou-se nas ‘atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’, com menos 490 constituições, numa descida de 46%.

Por outro lado, o setor da construção “é o que mostra maior consistência”, de acordo com a Informa D&B, já que tem vindo a aumentar o número de novas empresas “há vários anos consecutivos”.

A criação de empresas na agricultura e outros recursos naturais está a crescer desde o início deste ano e tem, no primeiro trimestre, o aumento percentual mais expressivo entre todos os setores.

Entre os setores a crescer neste indicador estão também as atividades imobiliárias (mais 322 constituições, num aumento de 23%), bem como as indústrias (mais 49 constituições, numa subida de 8,5%).

Créditos: Informa D&B

Menos empresas a encerrar

Até final de março, registaram-se 2.357 encerramentos de empresas em todo o país, o que corresponde a uma descida face ao trimestre homólogo.

No acumulado dos últimos 12 meses, encerraram 13.661 empresas, um registo 12% abaixo dos 12 meses anteriores. A descida deste indicador neste período foi transversal a todos os setores de atividade, com exceção dos Transportes, que teve mais 83 encerramentos no primeiro trimestre deste ano, num aumento de 10%.

Insolvências descem 7% no trimestre

As insolvências mostram sinais de quebra, “contrariando a tendência dos últimos dois anos”, segundo a Informa D&B. No primeiro trimestre deste ano, 507 empresas iniciaram um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 7%, com menos 38 insolvências face ao período homólogo.

A descida verifica-se em metade dos setores de atividade, mas sobretudo no setor das Indústrias (menos 59 insolvências, numa descida de 35%), nomeadamente na indústria de têxtil e moda (menos 51 insolvências, numa descida de 48%) e nos distritos de Braga e Porto.

Em sentido contrário, destacam-se os serviços empresariais, com mais 21 insolvências, num aumento de 70%, em especial nos serviços de apoio às empresas (mais 20 insolvências, num aumento de 83%).

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Dom José Beach Hotel de portas abertas após remodelação total

A remodelação do Dom José Beach Hotel visou todas as áreas da unidade, às quais foram acrescentadas novos equipamentos e valências.

O Dom José Beach Hotel, localizado na primeira linha de praia em Quarteira, no Algarve, concluiu o projeto de remodelação da unidade hoteleira no início deste ano.

A renovação abarcou os 154 quartos do hotel, que passam a contar com novo mobiliário contemporâneo, internet de alta velocidade, tomadas com ligações USB e USB-C, televisão de 43’ com canal interno, cofre digital, mini bar, chaleira e máquina de café, bem como casas de banho renovadas.

Também as áreas comuns e o bar principal apresentam uma nova imagem, com “um design elegante e uma ampla esplanada com vista sobre o mar”, como referido em nota de imprensa. O restaurante da unidade, que também foi atualizado, passa a oferecer um menu diversificado, com pratos de cozinha local e internacional.

As restantes áreas visadas por esta remodelação incluem a piscina exterior e o bar de apoio à piscina; as salas de reuniões, que passam a contar com equipamentos de última geração; a sala wellness e o ginásio, que tem agora novos equipamentos desportivos.

O Dom José Beach Hotel estabeleceu ainda objetivos de sustentabilidade, razão pela qual a renovação apresenta materiais ecológicos e sistemas de eficiência energética e hídrica.

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2024 regista novo recorde nas reservas no AL

O número de dormidas em alojamentos turísticos de curta duração registou, em 2024, um crescimento homólogo de 18,8% para as 854,1 milhões de dormidas, atingindo um novo máximo na União Europeia (UE), divulga o Eurostat.

Em 2024, os hóspedes passaram 854,1 milhões de noites em alojamentos de curta duração na União Europeia (UE), reservados através da Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor, avança o Eurostat. Este valor representa um aumento de 18,8% em comparação com 2023 (719,0 milhões de noites), estabelecendo um novo recorde.

Com exceção de abril, todos os meses de 2024 registaram um número superior de noites em alojamentos de curta duração em comparação com o mesmo período de 2023.

Os maiores aumentos relativos face a 2023 ocorreram em março (+48%), maio (+31,7%), agosto (+21,6%) e novembro (+21,5%). A evolução atípica de março e abril (com uma queda de 1,8%) deve-se, provavelmente, ao facto de a Páscoa ter sido em março em 2024, enquanto em 2023 ocorreu em abril.

As regiões mais populares para alojamento de curta duração reservado através de plataformas online no terceiro trimestre de 2024 foram Jadranska Hrvatska, na Croácia (25,2 milhões de noites, +6,0% face ao terceiro trimestre de 2023), a Andaluzia, em Espanha (17,2 milhões de noites, +23,1%) e a região francesa da Provença-Alpes-Costa Azul (15,6 milhões de noites, +26,2%).

No mesmo trimestre, entre as 20 principais regiões, 6 estavam em França, 5 em Espanha e Itália, 2 na Grécia e 1 na Croácia e em Portugal.

De resto, em Portugal a região do Algarve foi a mais procurada por turistas que optam por alojamentos de curta duração, integrando a tabela dos 20 destinos mais procurados, com 6,07 milhões, seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa, com 4,4 milhões, e a região Norte, com 3,89 milhões.

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Norfin investe na construção de hotel cinco estrelas no Palmares Ocean Living & Golf

O futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa vai contar com um total de 305 unidades geridas pela JW Marriott, divididas entre 172 quartos e suites e um projeto de 133 residências da marca JW Marriott. As escavações para a construção arrancaram no passado mês de fevereiro.

O grupo Norfin vai investir na construção de um hotel cinco estrelas no resort Palmares Ocean Living & Golf, situado em Lagos, no Algarve.

O futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa vai contar com 172 quartos e suites, num projeto que também inclui, numa fase posterior, 133 residências da marca JW Marriott – ou seja, um total de 305 unidades geridas pela JW Marriott. As escavações para a construção começaram no passado mês de fevereiro.

A unidade hoteleira, situada entre a baía de Lagos e a ria de Alvor, com vista para o Oceano Atlântico, será a primeira a ostentar a marca JW Marriot em Portugal.

“Este hotel JW Marriott é o primeiro da marca em Portugal e será o fator que irá elevar o resort em Palmares. Cada pormenor foi cuidadosamente pensado para proporcionar um ambiente sofisticado e confortável”, explica Francisco Sottomayor, CEO do Grupo Norfin.

, acrescentando que “os prestigiados escritórios de arquitetura e design de interiores, RCR Arquitectes e Goddard Littlefair, combinaram na perfeição as suas respetivas especialidades para criar uma experiência única para os hóspedes, estabelecendo o legado de design de classe mundial do resort”.

Projetado pelo estúdio RCR Arquitectes, vencedor do Prémio Pritzker, o projeto de arquitetura pretende criar “um ambiente harmonioso e tranquilo”, como referido em nota de imprensa. Já o design de interiores ficará a cargo da Goddard Littlefair.

Martin Goddard, diretor e fundador da Goddard Littlefair, explica que “o objetivo foi criar interiores que estivessem profundamente ligados à paisagem, misturando influências mouriscas com a rica cultura e o artesanato do Algarve”.

Dos 172 quartos, 80 serão Standard King, 68 Duplos Standard, 22 Suites e dois Signature Suites.

“O hotel faz parte de uma narrativa e de um conceito unificado, com o objetivo de criar um lugar único: Palmares. Um lugar onde a arquitetura é a paisagem e a paisagem é a arquitetura”, acrescenta Rafael Aranda, sócio fundador da RCR Arquitectes.

As valências do futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa incluem um restaurante de serviço contínuo e um espaço de fine dining de assinatura, complementados por um bar junto à piscina e um lounge & bar no lobby. Acresce um centro de bem-estar e fitness, um clube infantil Family by JW, piscinas interiores e exteriores, salas de reuniões, serviços de quarto e de motorista, bem como salas exclusivas para tratamentos de spa.

O espaço contará ainda com apontamentos da marca, como um JW Garden e espaços de experiências Family by JW. Além disso, todos os hóspedes terão acesso ao restante resort, incluindo o campo de golfe de 27 buracos, futuras instalações de padel e o restaurante Al-Sud, distinguido com uma estrela Michelin.

“A assinatura do JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa continua a refletir as fortes oportunidades de crescimento que estamos a observar para o alojamento de luxo em Portugal. Estamos entusiasmados por trabalhar com o Grupo Norfin para trazer o legado da JW Marriott, com um serviço extraordinário, design cuidadosamente pensado e experiências enriquecedoras de bem-estar para este destino deslumbrante”, refere Timothy Walton, Senior Vice President de Development na Europa Ocidental da Marriott International.

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Emprego

Publituris Hotelaria estabelece parceria com a HOSCO para dinamizar emprego no setor do turismo e hotelaria

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris estabeleceram uma parceria com a plataforma internacional de emprego HOSCO para promover o emprego no setor do turismo.

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris estabeleceram uma parceria com a HOSCO, plataforma digital que atualmente conecta centenas de milhares de profissionais com milhares de empresas líderes do setor do turismo e hotelaria em todo o mundo.

Nas homepages da Publituris Hotelaria e do Publituris passará a estar presente um botão/link a partir do qual os profissionais poderão encontrar as melhores ofertas de emprego, em Portugal e no mundo, em áreas tão diversas como revenue management, finanças e contabilidade, manutenção, guest relations, Food&Beverage, front office, housekeeping, eventos, sales & marketing, entre outros.

Com mais de 1,5 milhões de profissionais como membros, a Publituris Hotelaria passa, assim, a disponibilizar uma ferramenta relevantes para quem procura e oferece emprego.

Olivier Bracard, CEO da HOSCO, empresa fundada em 2011, com sede em Genebra e escritórios em Barcelona e Dubai, salienta o “dinamismo do portal de emprego e a sua abrangência mundial, com milhares de ofertas disponíveis”.

Olivier Bracard, CEO da HOSCO

Com atualização constante e regular, a plataforma inclui filtros para pesquisas de emprego com base na data de publicação, permitindo visualizar vagas das últimas 24 horas, 3 dias, 7 dias, 15 dias e 30 dias, refletindo um fluxo contínuo de novas oportunidades.

Para além das ofertas de emprego, estágios e programas de formação, a Hosco está empenhada no desenvolvimento profissional de quem já exerce ou pretende exercer uma carreira nos setores do turismo e hotelaria.

Além das ofertas de emprego, a HOSCO disponibiliza ainda um conjunto de mais de 200 cursos de formação online na área da hotelaria e mais de 2.000 micro-aulas, permitindo aos profissionais aprimorarem as suas competências e conhecimentos.

Olivier Bracard refere que a plataforma conta com “uma comunidade global de mais de 1,5 milhões de membros e parcerias com mais de 400 escolas de hotelaria. Esta vasta rede, aliada a ofertas de emprego personalizadas e recursos de desenvolvimento profissional, torna a HOSCO uma referência única e valiosa no setor da hotelaria”.

De referir ainda que a plataforma adiciona entre 3.000 e 4.000 novas vagas de emprego em todo o mundo a cada semana, agilizando o processo de recrutamento e garantindo uma comunicação eficiente entre candidatos e gestores de contratação.

Com os recursos humanos a constituírem um dos maiores desafios no setor do turismo e hotelaria, “este é o contributo que a revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris passam a disponibilizar ao mercado português e aos profissionais que pretendem procurar emprego ou valorizar as respetivas carreiras nesta indústria tão importante para a economia portuguesa”, refere Victor Jorge, diretor editorial de ambas as publicações pertencentes à Workmedia, grupo que detém ainda as publicações profissionais Meios&Publicidade, Construir e Hipersuper.

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Créditos: DR, cedida pelo Torel Boutiques
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Torel Boutiques expande operação com três novas unidades

O grupo Torel Boutiques vai expandir o seu portefólio em 2025 com três boutique hotéis: o Torel Saboaria, no Porto; o Torel Royal Court, em Guimarães; e o Torel Terra Brava na Ilha Terceira, nos Açores.

O Torel Boutiques vai passar a operar três novas unidades hoteleiras no Porto, em Guimarães e nos Açores.

No Porto, o Torel Saboaria será o primeiro projeto a abrir portas, em abril. O hotel boutique de cinco estrelas resulta da reconversão de uma unidade hoteleira já existente, situada no centro do Porto junto à antiga Fábrica de Sabão do Bolhão.

Com 28 quartos, jardim, piscina exterior e o restaurante de cozinha portuguesa criativa “Luffa”, o hotel baseia o seu conceito nos “tons e aromas do sabão”, bem como na “paixão pelo artesanato”, como referido em comunicado.

Já no centro histórico de Guimarães, o atual hotel Conquistador Palace será convertido no Torel Royal Court, sendo que a abertura está prevista para o verão deste ano.

O grupo refere que o hotel inserido num edifício apalaçado de 1827” irá manter o tributo ao seu antigo proprietário, o tenista João Sousa, preservando a referência às cidades ou torneios onde competiu no nome dos seus 18 quartos e suites”. A unidade contará, além do alojamento, com um spa, gastrobar e jardim com piscina exterior.

Nos Açores, na Ilha Terceira, está prevista para junho deste ano a abertura do Torel Terra Brava, um hotel de cinco estrelas situado em Angra do Heroísmo.

Inspirado nos quatro elementos – água, fogo, terra e ar –, o hotel estará dividido entre 44 quartos e suites. Na lista de valências reúne um spa com ginásio, sauna, piscina interior e exterior, bem como um restaurante e um cocktail lab.

Quanto a perspectivas futuras, João Pedro Tavares, fundador do Torel Boutiques, garante que o grupo continuará aberto a novas parcerias, “desde que alinhadas com a nossa visão e eixo estratégico”.

“Continuaremos disponíveis para colaborar com projetos já estabelecidos neste segmento de hotelaria de luxo. Não pretendemos fazê-lo de forma desenfreada, mas antes de forma ponderada e ajustada com aquilo em que acreditamos”, refere.

Atualmente, o grupo conta com cinco hotéis boutique em operação: três no Porto (Torel Avantgarde, Torel Palace Porto e Torel 1885 Suites & Apartments); um em Lisboa (Torel Palace Lisbon) e outro no Douro (Torel Quinta da Vacaria).

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Verdelago Resort lança mais 91 unidades residenciais-turísticas

O empreendimento, que até agora foi alvo de um investimento acima dos 300 milhões de euros, já tinha vendido 200 unidades residenciais-turísticas, metade das quais deverá ser entregue até final deste ano. Agora, o Verdelago Resort prepara-se para lançar no mercado mais 91 unidades, tendo ainda em vista um hotel de cinco estrelas, que se encontra em fase de construção.

O Verdelago Resort, empreendimento de luxo situado em Altura, no Algarve, vai dar início a uma nova fase de comercialização, com o lançamento de 91 unidades residenciais-turísticas, num investimento de 74 milhões de euros.

A decisão surge após o “sucesso das fases anteriores”, de acordo com o empreendimento, que explica que das últimas 200 unidades vendidas, 100 deverão ser entregues “até ao final deste ano”.

As mais recentes 91 unidades residenciais-turísticas vão estar disponíveis nas tipologias T1, T2, T3 e, pela primeira vez, T4. As áreas privativas variam entre os 82 e os 206 metros quadrados, com terraços de 10 a 115 metros quadrados.

Os preços começam nos 715.000 euros para os apartamentos T1 e vão até aos 2.300 milhões de euros para os T4 – um aumento entre os 50% e os 65% em relação à primeira fase do empreendimento, iniciada em 2021.

A expectativa é a de que as primeiras casas sejam entregues no verão de 2027, sendo que 10% da nova fase já se encontra vendida ou reservada por parte dos atuais proprietários do resort e dos clientes em lista de espera.

Os portugueses são os principais compradores deste projeto, de acordo com o Verdelago Resort, que refere que estes representam 80% das vendas até à data.

Seguem-se os mercados polacos, holandeses, ingleses, italianos, americanos e espanhóis.

Para a fase atual em comercialização, Lucília Pinto, diretora comercial do Verdelago Resort, afirma que se encontram a preparar “uma estratégia específica e direcionada para os mercados internacionais que têm vindo a crescer e queremos impulsionar”.

Como explica, “são clientes que tendencialmente usam a sua unidade durante a época baixa e média, o que permite termos mais unidades disponíveis para a grande procura hoteleira que temos na época alta”, garantindo assim as proprietários “retorno por via da exploração turística”.

Em 2024 foram vendidas cerca de 8.000 dormidas entre março e novembro, a um preço médio de 880 euros em época alta.

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