Hotelaria concentra 39% do volume de investimento no imobiliário no 1.º semestre
O mercado de investimento imobiliário comercial português fechou a primeira metade do ano com um volume de investimento total de 765 milhões de euros. O segmento de “Hospitality” somou um total de 273 milhões de euros.
Victor Jorge
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Segundo contas feitas pela consultora imobiliária Savills, o mercado de investimento imobiliário comercial português fechou o primeiro semestre do ano com um volume de investimento total de 765 milhões de euros, correspondendo a uma descida de 8% comparativamente ao mesmo período do ano 2022.
No total foram fechadas 37 transações, número em linha com as transações fechadas no período homólogo do ano 2022.
O segmento de “Hospitality” somou um total de 273 milhões de euros, exercendo um peso de 39% no volume total de investimento.
Face ao primeiro trimestre do ano, no 2.º trimestre verificou-se um aumento de 77% no volume total de investimento. Ainda assim, é importante notar que 50% dos 489 milhões de euros transacionados no decorrer do 2.º trimestre de 2023, são referentes à venda do portfolio dos hotéis Dom Pedro no valor de 250 milhões de euros à gestora de ativos britânica Arrow Global.
Na primeira metade do ano abriram 59 novas unidades hoteleiras, num total de 2.800 quartos, sendo que 80% destes novos alojamentos estão localizados na Região da Grande Lisboa, Alentejo, Porto e Região Norte.
“Devido à excelente performance e recuperação dos KPI´s do turismo nacional, o setor de ‘Hospitality’ é cada vez mais um destino de investimento apetecível e os números demonstram isso mesmo”, refere Luís Clara, Associate, Capital Markets, Savills Portugal.
O responsável frisa ainda que o setor “continua a inovar e a atrair um leque cada vez mais diversificado e sofisticado de grupos hoteleiros e gestoras de ativos internacionais que pretendem expandir e diversificar as suas carteiras de ativos”. E conclui que Portugal “está no radar destes investidores, que procuram produto de qualidade, sustentável e competitivo”.