Hotelaria

Publituris “Portugal Travel Awards 2023” com votação aberta

Na 18.ª edição edição dos Publituris “Portugal Travel Awards” existem oito categorias dedicadas à hotelaria. No total, são 174 nomeados em 22 categorias, cujos vencedores serão conhecidos a 6 de julho, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Hotelaria

Publituris “Portugal Travel Awards 2023” com votação aberta

Na 18.ª edição edição dos Publituris “Portugal Travel Awards” existem oito categorias dedicadas à hotelaria. No total, são 174 nomeados em 22 categorias, cujos vencedores serão conhecidos a 6 de julho, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

174 nomeados em 22 categorias, havendo ainda lugar para a atribuição do “Prémio Belmiro Santos 2023”, este último não sujeito a votação, sendo entregue diretamente pela redação do jornal Publituris.

A votação para encontrar os 22 vencedores começou esta segunda-feira, dia 29 de maio, e decorre até dia 26 de junho de 2023, sendo os vencedores conhecidos a 6 de julho, a partir das 19h00 no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

A hotelaria  tem a concurso, oito categorias, sendo elas:

  • Cadeia Hoteleira
  • Hotel de Cinco Estrelas
  • Hotel de Quatro Estrelas
  • Hotel Resort
  • Boutique Hotel
  • Hotel de Cidade
  • Hotel MICE
  • Hotel de Praia

A votação decorre no site dos prémios e só estará habilitado a votar os membros do júri escolhido para o efeito, quem é assinante do jornal em papel ou subscritor da newsletter diário em www.publituris.pt.

Os registos no site estarão suspensos até dia 26 de junho de 2023, de modo a não influenciar a votação nos nomeados.

As restantes categorias a prémio são:

  • Companhia de Aviação
  • Companhia de Aviação Lowcost
  • Rent-a-car
  • Operador Turístico
  • Rede de Agências de Viagens
  • Companhia de Cruzeiros
  • Turismo Rural
  • Enoturismo
  • Campo de Golfe
  • Parque Temático e Diversões
  • Empresa de Animação Turística
  • Marina
  • Destino Internacional
  • Região de Turismo Nacional

Visite e vote no site dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”.

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS, Nescafé, Visabeira e MiA Travel como patrocinadores, o apoio da Região do Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8, Movielight, Multislide e Workgroup como parceiros.

PUB
PUB
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Dom José Beach Hotel de portas abertas após remodelação total

A remodelação do Dom José Beach Hotel visou todas as áreas da unidade, às quais foram acrescentadas novos equipamentos e valências.

O Dom José Beach Hotel, localizado na primeira linha de praia em Quarteira, no Algarve, concluiu o projeto de remodelação da unidade hoteleira no início deste ano.

A renovação abarcou os 154 quartos do hotel, que passam a contar com novo mobiliário contemporâneo, internet de alta velocidade, tomadas com ligações USB e USB-C, televisão de 43’ com canal interno, cofre digital, mini bar, chaleira e máquina de café, bem como casas de banho renovadas.

Também as áreas comuns e o bar principal apresentam uma nova imagem, com “um design elegante e uma ampla esplanada com vista sobre o mar”, como referido em nota de imprensa. O restaurante da unidade, que também foi atualizado, passa a oferecer um menu diversificado, com pratos de cozinha local e internacional.

As restantes áreas visadas por esta remodelação incluem a piscina exterior e o bar de apoio à piscina; as salas de reuniões, que passam a contar com equipamentos de última geração; a sala wellness e o ginásio, que tem agora novos equipamentos desportivos.

O Dom José Beach Hotel estabeleceu ainda objetivos de sustentabilidade, razão pela qual a renovação apresenta materiais ecológicos e sistemas de eficiência energética e hídrica.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Hyatt antecipa abertura de 14 novos hotéis lifestyle até 2027

O conjunto de 14 novos hotéis da Hyatt no segmento lifestyle inclui unidades como o The Standard, Brussels; The Standard, Lisbon; Andaz Lisbon e uma propriedade Andaz no Golfo de Aqaba, na Arábia Saudita.

A Hyatt Hotels Corporation prevê a abertura de 14 novos hotéis lifestyle até 2027, com o objetivo de fortalecer este segmento nas regiões da Europa, Médio Oriente e África (EMEA, na sua sigla em inglês).

Atualmente, o grupo conta com 7.400 quartos. Com estas novas aberturas, passará a registar mais de 10.000 unidades de alojamento, num aumento de 36%.

A expansão inclui a abertura de hotéis como o The Standard, Brussels, Andaz Lisbon e The Standard, Lisbon, a par de uma propriedade Andaz no Golfo de Aqaba, na Arábia Saudita, parte integrante do projeto NEOM.

O The Standard, Brussels marca a entrada da Hyatt na capital belga, cuja data de abertura está prevista para o segundo trimestre de 2025. Situado num edifício de 29 andares, o hotel contará com 200 quartos e suites, estabelecendo também a estreia do grupo em alojamentos pensados para estadias prolongadas, destinados a jovens profissionais. As valências da futura unidade hoteleira incluem um restaurante e um bar.

Já o Andaz Lisbon abarca cinco edifícios, incluindo o antigo Banco Português de Investimento. Com 170 quartos e um restaurante, o hotel tem data de abertura prevista para o terceiro trimestre de 2025. No caso do The Standard, Lisbon o hotel representa a estreia do grupo na região com a sua primeira branded residence no segmento lifestyle.

Expansão focada nas marcas

Em nota de imprensa, a Hyatt refere que “os planos de crescimento no segmento de lifestyle fazem parte de uma estratégia de evolução que se pretende mais centrada nas suas marcas”.

Os passos para esta estratégia incluem a aquisição da Standard International e a criação de um novo grupo dedicado ao segmento de lifestyle com sede em Nova Iorque, liderado por Amar Lalvani, antigo presidente-executivo da Standard International.

O grupo apresentou ainda uma nova distribuição do seu portefólio de marcas, que passam a estar divididas entre “Luxury”, “Lifestyle”, “Inclusive”, “Classics” e “Essentials”, uma estratégia que acredita “alinhar melhor a experiência e recursos para oferecer uma proposta de valor excecional”.

Recentemente, a empresa realizou uma série de mudanças na equipa de gestão sénior, com o intuito de criar “uma organização mais centrada na marca”. Estas alterações incluem a nomeação de Marc Jacheet como presidente do grupo para a Europa, África e Médio Oriente (EMEA), com efeitos a partir de 17 de março de 2025. Jacheet traz consigo mais de 25 anos de experiência de liderança em marcas globais de luxo e de consumo, incluindo De Beers, Louis Vuitton, Moët & Chandon, Evian e Tiffany & Co.

“Ser uma organização centrada na marca significa estruturar a nossa estratégia em torno das necessidades específicas dos nossos hóspedes, clientes e proprietários”, afirmou Mark Hoplamazian, presidente e diretor-executivo da Hyatt.

“À medida que a nossa base de clientes tem evoluído, a Hyatt tem acolhido viajantes de mais lugares, mais motivações e mais estilos de vida. Esta evolução tem um impacto direto na nossa abordagem empresarial: para comunicar de forma credível, autêntica e persuasiva com estes diferentes segmentos de clientes, precisamos de equipas talentosas que vivam e respirem cada uma das nossas marcas”, refere.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

L’AND Vineyards integra portefólio da Virtuoso

A diretora-geral do L’AND Vineyards, Marta Passarinho, afirma que o reconhecimento por esta afiliação internacional “era um objetivo traçado há dois anos”, parte integrante “do plano estratégico 2023-2025 para o hotel”.

O L’AND Vineyards, um hotel vínico situado em Montemor-o-Novo, passa a integrar o portfólio da Virtuoso.

A rede global de parceiros na área das viagens de luxo agrega mais de 1.200 agências em 58 países e 2.300 parceiros preferenciais.

Desta forma, o L’AND Vineyards passa a juntar-se à coleção que integra “os melhores hotéis de luxo, resorts, linhas de cruzeiro, companhias aéreas, operadores turísticos e outras entidades de viagens a nível internacional”, como se pode ler em nota de imprensa.

A aceitação do L’AND Vineyards nesta rede de luxo confere-lhe relações diretas com as principais agências de viagens de lazer do mundo na América do Norte e Latina, Caraíbas, Europa, Ásia-Pacífico, África e Médio Oriente.

“Vermos o L’AND Vineyards reconhecido por esta afiliação internacional era um objetivo traçado há dois anos e que fazia parte do plano estratégico 2023-2025 para o hotel. Trabalhámos o posicionamento internacional, implementámos melhorias de produto e serviço, investimos em novas suites e áreas públicas, e consolidámos a nossa cultura de serviço, associada à da Relais & Châteaux, que integrámos no final de 2023″, explica Marta Passarinho, diretora-geral do hotel, em nota de imprensa.

A profissional refere ainda que “ser membro da Virtuoso para um hotel independente, num destino que precisa ainda de ser reconhecido, traz benefícios importantes como o acesso a um cliente mais exclusivo, maior exposição internacional, mais visibilidade no ‘trade’, oportunidades de ‘networking’, vantagens competitivas, maior volume de reservas, ocupação e receita”.

Numa nota final, Marta Passarinho atribui este reconhecimento como um motivo de orgulho para o hotel, mas também para a equipa “que se comprometeu com este objetivo com grande empenho, dedicação e um sentido de missão partilhado por todos”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Quinta das Lágrimas renova certificação Biosphere

Após receber pela primeira vez a certificação da Biosphere em 2023, a Quinta das Lágrimas renovou este selo pelo segundo ano consecutivo.

A Quinta das Lágrimas renovou em março a certificação Biosphere para o ano de 2025.

A unidade hoteleira de cinco estrelas, situada em Coimbra, “tem vindo a consolidar este percurso desde que obteve a primeira certificação em 2023, renovada em 2024”, como refere em nota de imprensa.

O reconhecimento da Biosphere destaca o alinhamento da estratégia do hotel com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com impacto nas áreas de Ambiente e Alterações Climáticas, Sociedade e Cultura, e Desenvolvimento Local.

Na renovação deste selo, a Quinta das Lágrimas foi classificada com “contributo notável” em áreas como Água Limpa e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Cidades e Comunidades Sustentáveis e Trabalho Digno e Crescimento Económico.

Entre os aspetos valorizados pela certificação estão a gestão eficiente da água, a promoção da energia limpa, a adoção de práticas de igualdade de género e bem-estar dos colaboradores, o incentivo a modelos económicos mais justos e a valorização do património em articulação com a comunidade local.

Foram também reconhecidas a mobilidade elétrica, o uso de produtos de origem local, a oferta vegetariana e iniciativas de reciclagem e redução de plástico.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: DR
Hotelaria

ADHP elege corpos sociais para novo mandato

A eleição dos corpos sociais da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal para o triénio 2025-2028 teve lugar a 31 de março, numa Assembleia Geral que decorreu na sede da associação. Os novos corpos sociais tomam agora posse em maio deste ano.

No passado 31 de março teve lugar a Assembleia Geral para a eleição dos corpos sociais da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal que exercerão funções durante o triénio 2025-2028.

A Assembleia Geral decorreu na sede da ADHP, em Lisboa, ocasião em que se apresentou a eleições a lista A, composta por 20 elementos, eleita por unanimidade.

Os novos corpos sociais tomam posse em maio de 2025.

Para o triénio 2025-2028, os corpos sociais eleitos são compostos, na Assembleia Geral, por Fernando Carvalho como presidente; Sérgio Simões como primeiro secretário e Tiago Pais como segundo secretário.

Já o conselho fiscal terá Paulo Lopes como presidente; Luz Pinto Basto como primeira secretária e Carlos Costa como segundo secretário.

A direção contará com Fernando Garrido como presidente; Raúl Ribeiro Ferreira como vice-presidente; Marcos Sousa como tesoureiro e João Serrano como secretário. A função de primeira vogal cabe a Patrícia Correia, a de segundo vogal a Nuno Leandro e a de terceiro vogal a António Melo, com Miguel Mello Breyner a desempenhar a função de vogal.

O conjunto de suplentes é composto por João Pedro Figueira; Rute Brito; Manuel Goes; Liliana Paiva e Rodrigo Borges de Freitas.

Leonardo Simões assume a secção júnior da associação.

“É com um profundo sentido de missão que assumimos a responsabilidade de continuar a representar os diretores de hotel de Portugal e assegurar o desenvolvimento e promoção da ADHP no mandato que nos foi confiado pelos associados. A lista eleita para o triénio 2025-2028 representa a continuidade de um projeto que se iniciou há 12 anos e que se tem guiado pelos valores de credibilidade, dinamismo e de proximidade, promovendo uma associação interventiva no espaço público e na defesa dos interesses da profissão, ativa na colaboração com os diversos agentes do setor do turismo – desde as empresas e as escolas à tutela – e aberta a todos os profissionais da hotelaria”, afirmou Fernando Garrido, presidente da ADHP, que assegura que a associação se compromete a “continuar a traçar um percurso de crescimento sustentado”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Norfin investe na construção de hotel cinco estrelas no Palmares Ocean Living & Golf

O futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa vai contar com um total de 305 unidades geridas pela JW Marriott, divididas entre 172 quartos e suites e um projeto de 133 residências da marca JW Marriott. As escavações para a construção arrancaram no passado mês de fevereiro.

O grupo Norfin vai investir na construção de um hotel cinco estrelas no resort Palmares Ocean Living & Golf, situado em Lagos, no Algarve.

O futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa vai contar com 172 quartos e suites, num projeto que também inclui, numa fase posterior, 133 residências da marca JW Marriott – ou seja, um total de 305 unidades geridas pela JW Marriott. As escavações para a construção começaram no passado mês de fevereiro.

A unidade hoteleira, situada entre a baía de Lagos e a ria de Alvor, com vista para o Oceano Atlântico, será a primeira a ostentar a marca JW Marriot em Portugal.

“Este hotel JW Marriott é o primeiro da marca em Portugal e será o fator que irá elevar o resort em Palmares. Cada pormenor foi cuidadosamente pensado para proporcionar um ambiente sofisticado e confortável”, explica Francisco Sottomayor, CEO do Grupo Norfin.

, acrescentando que “os prestigiados escritórios de arquitetura e design de interiores, RCR Arquitectes e Goddard Littlefair, combinaram na perfeição as suas respetivas especialidades para criar uma experiência única para os hóspedes, estabelecendo o legado de design de classe mundial do resort”.

Projetado pelo estúdio RCR Arquitectes, vencedor do Prémio Pritzker, o projeto de arquitetura pretende criar “um ambiente harmonioso e tranquilo”, como referido em nota de imprensa. Já o design de interiores ficará a cargo da Goddard Littlefair.

Martin Goddard, diretor e fundador da Goddard Littlefair, explica que “o objetivo foi criar interiores que estivessem profundamente ligados à paisagem, misturando influências mouriscas com a rica cultura e o artesanato do Algarve”.

Dos 172 quartos, 80 serão Standard King, 68 Duplos Standard, 22 Suites e dois Signature Suites.

“O hotel faz parte de uma narrativa e de um conceito unificado, com o objetivo de criar um lugar único: Palmares. Um lugar onde a arquitetura é a paisagem e a paisagem é a arquitetura”, acrescenta Rafael Aranda, sócio fundador da RCR Arquitectes.

As valências do futuro JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa incluem um restaurante de serviço contínuo e um espaço de fine dining de assinatura, complementados por um bar junto à piscina e um lounge & bar no lobby. Acresce um centro de bem-estar e fitness, um clube infantil Family by JW, piscinas interiores e exteriores, salas de reuniões, serviços de quarto e de motorista, bem como salas exclusivas para tratamentos de spa.

O espaço contará ainda com apontamentos da marca, como um JW Garden e espaços de experiências Family by JW. Além disso, todos os hóspedes terão acesso ao restante resort, incluindo o campo de golfe de 27 buracos, futuras instalações de padel e o restaurante Al-Sud, distinguido com uma estrela Michelin.

“A assinatura do JW Marriott Algarve Palmares Hotel & Spa continua a refletir as fortes oportunidades de crescimento que estamos a observar para o alojamento de luxo em Portugal. Estamos entusiasmados por trabalhar com o Grupo Norfin para trazer o legado da JW Marriott, com um serviço extraordinário, design cuidadosamente pensado e experiências enriquecedoras de bem-estar para este destino deslumbrante”, refere Timothy Walton, Senior Vice President de Development na Europa Ocidental da Marriott International.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: DR, cedida pelo Torel Boutiques
Hotelaria

Torel Boutiques expande operação com três novas unidades

O grupo Torel Boutiques vai expandir o seu portefólio em 2025 com três boutique hotéis: o Torel Saboaria, no Porto; o Torel Royal Court, em Guimarães; e o Torel Terra Brava na Ilha Terceira, nos Açores.

O Torel Boutiques vai passar a operar três novas unidades hoteleiras no Porto, em Guimarães e nos Açores.

No Porto, o Torel Saboaria será o primeiro projeto a abrir portas, em abril. O hotel boutique de cinco estrelas resulta da reconversão de uma unidade hoteleira já existente, situada no centro do Porto junto à antiga Fábrica de Sabão do Bolhão.

Com 28 quartos, jardim, piscina exterior e o restaurante de cozinha portuguesa criativa “Luffa”, o hotel baseia o seu conceito nos “tons e aromas do sabão”, bem como na “paixão pelo artesanato”, como referido em comunicado.

Já no centro histórico de Guimarães, o atual hotel Conquistador Palace será convertido no Torel Royal Court, sendo que a abertura está prevista para o verão deste ano.

O grupo refere que o hotel inserido num edifício apalaçado de 1827” irá manter o tributo ao seu antigo proprietário, o tenista João Sousa, preservando a referência às cidades ou torneios onde competiu no nome dos seus 18 quartos e suites”. A unidade contará, além do alojamento, com um spa, gastrobar e jardim com piscina exterior.

Nos Açores, na Ilha Terceira, está prevista para junho deste ano a abertura do Torel Terra Brava, um hotel de cinco estrelas situado em Angra do Heroísmo.

Inspirado nos quatro elementos – água, fogo, terra e ar –, o hotel estará dividido entre 44 quartos e suites. Na lista de valências reúne um spa com ginásio, sauna, piscina interior e exterior, bem como um restaurante e um cocktail lab.

Quanto a perspectivas futuras, João Pedro Tavares, fundador do Torel Boutiques, garante que o grupo continuará aberto a novas parcerias, “desde que alinhadas com a nossa visão e eixo estratégico”.

“Continuaremos disponíveis para colaborar com projetos já estabelecidos neste segmento de hotelaria de luxo. Não pretendemos fazê-lo de forma desenfreada, mas antes de forma ponderada e ajustada com aquilo em que acreditamos”, refere.

Atualmente, o grupo conta com cinco hotéis boutique em operação: três no Porto (Torel Avantgarde, Torel Palace Porto e Torel 1885 Suites & Apartments); um em Lisboa (Torel Palace Lisbon) e outro no Douro (Torel Quinta da Vacaria).

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

M’AR De AR abre novo hotel em Lisboa

O grupo que conta com dois hotéis em Évora apostou na capital com uma nova unidade hoteleira, o M’AR De AR Auria – Authentic Lisbon Hotel. Situado na Rua Pascoal de Melo, o hotel é composto por 45 quartos duplos e sete suites.

O grupo M’AR De AR chegou a Lisboa com uma nova unidade hoteleira, o M’AR De AR Auria – Authentic Lisbon Hotel, depois de já ter aberto um restaurante na capital, o Degust’AR Lisboa.

A inauguração desta nova unidade hoteleira faz parte do plano de expansão e rebranding do M’AR De AR, prometendo ser “um refúgio único no coração de Lisboa”, como o grupo refere em comunicado.

No M’AR De AR Auria, o grupo afirma aliar “o charme da herança histórica da cidade ao conforto contemporâneo, onde a tradição e o conforto moderno se cruzam”. Localizado na Rua Pascoal de Melo, o hotel conta com 45 quartos duplos de cinco tipologias, bem como com sete suites.

Inspirado na palavra “áureo”, o nome do hotel “reflete a sua ligação com a magnificência do passado da cidade”, de acordo com o grupo.

“A administração do grupo M’AR De AR pretende reforçar a sua posição no setor do turismo em Portugal através de um investimento estratégico na profissionalização, requalificação e expansão dos seus serviços e unidades. Com quase 30 anos de experiência, a empresa procura elevar a qualidade da hospitalidade, modernizar as suas infraestruturas e expandir a sua presença no mercado, alinhando-se às novas exigências do turismo sustentável e de excelência. Estas iniciativas visam não só consolidar a reputação do grupo, mas também contribuir para o crescimento do setor e a valorização da cultura e identidade locais”, afirma Rita Rocha Brito, Brand Manager do Grupo M’Ar de Ar.

Rita Rocha Brito, administradora e Brand Manager do Grupo M’Ar de Ar

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

AHP aponta para aumento de preço médio nos hotéis em 2025

Com a generalidade dos hoteleiros inquiridos pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) a concordar com o aumento do preço médio por quarto em 2025, a associação refere que, mesmo assim, as perspectivas dos profissionais para este ano “revelam um otimismo moderado”. Antecipa-se que o mercado nacional continue a manter-se como um dos três principais mercados emissores para o setor, seguido por Espanha e pelo Reino Unido.

Carla Nunes

A generalidade dos hoteleiros inquiridos pela AHP para o estudo “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” concorda que o preço médio por quarto (ARR, na sua sigla em inglês) será “melhor” este ano quando comparado com o de 2024, antecipando, por isso, crescer em receitas.

Tendo em conta a totalidade do ano de 2025, tanto os hoteleiros do Alentejo (87% dos inquiridos), como da Madeira (81%), Península de Setúbal (78%), da região Norte e Grande Lisboa (70%), Algarve e Açores (64%), Oeste e Vale do Tejo (57%) e da região Centro (55%) antecipam que o preço médio seja “melhor” este ano do que em 2024.

Por outro lado, quanto à taxa de ocupação, as opiniões dividem-se.

Os hoteleiros do Algarve (48%), Península de Setúbal (47%), Alentejo (45%) e Grande Lisboa (43%) antecipam uma taxa de ocupação “melhor” para a generalidade de 2025, face ao ano passado.

Já os inquiridos da Madeira e do Oeste e Vale do Tejo (50%), da região Centro (48%), dos Açores (44%) e do Norte (42%) antecipam uma taxa de ocupação “igual” a 2024.

Ainda quanto a este indicador, 48% dos hoteleiros apontam que a taxa de ocupação hoteleira será melhor no quarto trimestre de 2025, levando Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, a afirmar que o terceiro e quarto trimestre de 2025 estão “em ascensão, sobretudo o quarto trimestre” por “força da organização de eventos e das alterações climáticas”, estas últimas com “impacto nas regiões de sol e mar”.

Eventos como o MotoGP e o European Le Mans Series, ambos a decorrer no Autódromo do Algarve entre outubro e novembro, são apontados como os que terão maior impacto na região, com a previsão de 200.000 e 10.000 participantes, respectivamente, de acordo com as entidades promotoras.

A vice-presidente da AHP refere ainda que haverá um aumento da procura senior no quarto trimestre de 2025, “com um crescimento interessante noutras regiões do país, e não apenas nos destinos de sol e mar”.

Mercados e principais desafios

Dos principais mercados para 2025, 83% dos hoteleiros esperam que Portugal se mantenha no seu Top 3 de mercados emissores. Segue-se Espanha, referido por 54% dos inquiridos como um dos seus principais três mercados, Reino Unido (39%), Estados Unidos da América (34%) e Brasil (32%).

A concorrência de outros destinos internacionais é vista como um dos principais desafios em 2025 para 68% dos hoteleiros, a par do aumento generalizado dos custos e da instabilidade política, ambos referidos por 52% dos inquiridos.

A escassez de mão-de-obra constitui um constrangimento em 2025 para 49% dos profissionais, seguida pela regulamentação europeia e obrigações de reporte (23%) e a capacidade do aeroporto de Lisboa (14%).

O inquérito “Balanço 2024 / Perspetivas 2025” foi realizado entre 2 e 31 de janeiro pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP junto dos empreendimentos turísticos associados.

O estudo contou com uma amostra de 328 empreendimentos situados em Lisboa (21% dos inquiridos), Algarve (18%), região Norte (14%), Região Autónoma da Madeira (11%), Alentejo (10%), região Centro (9%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Região Autónoma dos Açores (6%) e Península de Setúbal (3%).

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Hotelaria

Hotéis do grupo Onyria em Cascais integram o portefólio da IHG Hotels & Resorts

Os hotéis Onyria Quinta da Marinha Hotel e Onyria Marinha Boutique Hotel, na Quinta da Marinha, em Cascais, vão integrar o portefólio do IHG Hotels & Resorts sob as marcas Kimpton Hotels & Restaurants e Vignette Collection. A parceria com o IHG decorre em regime de franchising, pelo que a gestão e propriedade de ambos os hotéis vão manter-se a cargo do Grupo Onyria.

O Grupo Onyria, que detém o Onyria Quinta da Marinha Hotel e o Onyria Marinha Boutique Hotel na Quinta da Marinha, em Cascais, celebrou uma parceria com a Intercontinental (IHG). Desta forma, os hotéis do grupo Onyria em Cascais passam a integrar o IHG Hotels & Resorts, numa parceria que implicará um investimento superior a cinco milhões de euros, de acordo com o grupo.

O investimento será aplicado em renovações, decoração e na criação de novos espaços, como referido em nota de imprensa, sendo que esta parceria decorre em regime de franchising.

O Onyria Quinta da Marinha Hotel passará a integrar a marca Kimpton Hotels & Restaurants, cujo rebranding será concluído no início de 2026, após obras de renovação. O fututro Kimpton Quinta da Marinha Cascais contará com 198 quartos, dos quais dez serão suites, e um spa com ginásio renovado. Os hóspedes poderão escolher entre dois restaurantes e dois bares, bem como uma piscina interior e outra exterior. O hotel contará ainda com um campo de golfe de 18 buracos, 12 salas de conferências e uma casa no lago.

Já o Onyria Marinha Boutique Hotel, de 72 quartos, e as Villas, que reúnem 40 unidades de alojamento, farão a transição para a Vignette Collection, passando assim a designar-se Onyria Marinha Cascais – Vignette Collection. A mudança está prevista acontecer antes do verão deste ano.

O grupo Onyria refere que, tratando-se de um acordo de franchising, a parceria com o grupo Intercontinental “não implica um contrato de gestão”, pelo que a gestão e propriedade de ambos os hotéis vão manter-se a cargo do Grupo Onyria e da família Pinto Coelho.

“Acreditamos que as marcas da IHG se alinham perfeitamente com a nossa visão de reter a herança cultural do nosso destino e produto, ao mesmo tempo que oferecem experiências autênticas e únicas. E por isso faz todo o sentido esta parceria para o Grupo Onyria, que não só nos traz reconhecimento global, como o acesso aos mais de 145 milhões de membros do IHG One Rewards e uma experiência de luxo elevada para os todos os hóspedes”, explica João Pinto Coelho, CCO do Grupo Onyria, em comunicado.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.