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43% das pernoitas na UE em 2021 aconteceram em julho e agosto

Portugal foge um pouco à regra indicada pelo Eurostat, verificando-se que os meses com mais pernoitas, em 2021, foram agosto, setembro e outubro.

Victor Jorge
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43% das pernoitas na UE em 2021 aconteceram em julho e agosto

Portugal foge um pouco à regra indicada pelo Eurostat, verificando-se que os meses com mais pernoitas, em 2021, foram agosto, setembro e outubro.

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De acordo com dado avançados pelo Eurostat, 43% das pernoitas em alojamentos no espaço da União Europeia (UE), ao longo de 2021, registaram-se nos meses de julho e agosto, admitindo a entidade estatística europeia que “a sazonalidade sempre teve um grande impacto no turismo”.

Certo é que, em 2021, os padrões habituais para as pernoitas em estabelecimentos de alojamento turístico aproximaram-se do ano 2019, frisando o Eurostat que “os efeitos da pandemia causaram uma ainda maior diferença em 2020”, concluindo que menos de 3% das pernoitas anuais foram registadas em abril e maio desse ano, enquanto em agosto esse valor subiu para 24%.

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O Eurostat refere ainda que, em 2020, a pandemia causou uma quebra superior a 50% tanto nas chegadas como nas noites passadas em estabelecimentos de alojamento turístico, quando comparado com 2019. Já em 2021, apesar de um aumento superior a 25% face a 2020, o número das chegadas (-42%) e pernoitas (-37%) ficaram aquém dos níveis de 2019.

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Segundo os dados do Eurostat, o total de noites registadas em estabelecimentos de alojamento turístico foi de 1.819 milhões na UE, com os meses de julho e agosto a assinalarem 19,4% e 23,6%, respetivamente.

Os meses mais fracos relativamente às pernoitas em estabelecimentos de alojamento turístico, em 2021, foram janeiro e fevereiro, com taxas de 1,6% e 1,9%, respetivamente.

Agosto e setembro lideram em Portugal

Portugal não foge à regra, embora os dados avançados pelo Eurostat mostrem que os meses de setembro e outubro registaram mais pernoitas que julho.

Assim, indica a entidade estatística europeia, o mês de julho foi responsável por 12,7% das pernoitas, enquanto o mês de agosto registou uma taxa de 21,3%. Já o mês de setembro foi responsável por 14,7% das noites passadas em estabelecimentos de alojamento turístico, descendo ligeiramente para 13,8% em outubro.

Em Portugal, os meses mais “fracos”, indica o Eurostat, foram fevereiro e março, com taxas de 1,4% e 1,8% respetivamente.

Na vizinha Espanha, o Eurostat assinala mais de 259 milhões de pernoitas em estabelecimentos de alojamento turístico, com os meses de julho e agosto a serem responsáveis por 16,3% e 21,9%, respetivamente.

O líder em pernoitas em estabelecimentos de alojamento turístico foi a França, com mais de 324 milhões, com os meses de julho e agosto a valerem 21,2% e 25,6% do total do ano.

Em segundo lugar neste ranking aparece a Itália, com mais de 280 milhões de pernoitas, com os meses de julho e agosto a assinalarem taxas de 20,8% e 27,4%, respetivamente.

Durante estes dois meses (julho e agosto de 2021), o Eurostat indica 782 milhões de pernoitas em estabelecimentos de alojamento turístico na UE, uma subida de 28% face às 610 milhões de 2020, mas menos 16% face às 926 milhões de 2019.

Uma análise por tipo de alojamento revela que, em 2021, as variações sazonais foram menos acentuadas nos hotéis do que noutros alojamentos turísticos, indicando, igualmente, que “o pico do verão está, em parte, relacionado com uma maior sazonalidade para alojamentos que não os hotéis e estabelecimentos similares, principalmente parques de campismo, que dependem muito mais do clima (e muitas vezes estão fechados no inverno)”.

Assim, em julho e agosto de 2021, o número de noites passadas em parques de campismo ficou muito próximo dos valores de 2019 (95% dos níveis de 2019). Por outro lado, os hotéis, bem como os alojamentos de férias e outros alojamentos de curta duração, ficaram mais distantes dos níveis pré-pandemia (78% e 89% dos níveis de 2019, respetivamente).

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AP Cabanas Beach & Nature
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Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water

O selo é atribuído aos estabelecimentos que cumpram um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15%, quando comparado com o período homólogo.

O grupo AP Hotels & Resorts foi reconhecido com o selo Save Water em cinco das suas unidades, nomeadamente o AP Victoria Sports & Beach, o AP Oriental Beach, o AP Eva Senses, o AP Maria Nova Lounge e o AP Cabanas Beach & Nature.

Coordenado pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE – Agência para a Energia, este selo é atribuído aos estabelecimentos que cumpram um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de água em 15%, quando comparado com o período homólogo.

Para o efeito, é estabelecido um “plano de ação” para colocar em prática as medidas escolhidas pela unidade. De acordo com o grupo hoteleiro, as unidades dos AP Hotels & Resorts comprometem-se a realizar 10 medidas, sendo que duas delas já foram executadas, como refere em comunicado.

A lista de medidas inclui a adoção de torneiras eficientes nas instalações sanitárias e nas cozinhas de restauração; assegurar uma taxa de renovação diárias de água igual ou inferior a 3% do volume da piscina; minimizar as necessidades de reposição com água potável da rede mediante preservação da qualidade da água da piscina e reduzir ou adaptar as técnicas de limpeza de pavimentos e superfícies exteriores.

Estão também listadas medidas no que diz respeito à consciencialização dos hóspedes, seja através da redução da substituição de roupa de cama e toalhas, seja no reforço de sinalética que relembra para a redução do tempo dos banhos, por exemplo.

Está ainda contemplada a realização de ações de formação, capacitação e sensibilização dos funcionários para a redução do consumo de água, bem como a verificação e manutenção imediatas de todos os equipamentos, dispositivos e instalações utilizadoras de água.

Os impactos das medidas implementadas serão medidos e divulgados posteriormente junto dos colaboradores e clientes, “estimulando a continuação e reforço do compromisso com a eficiência hídrica”.

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Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral

A colaboração prevê a integração de dois jovens com necessidades específicas nos hotéis do Vila Galé, além da criação de um ponto de venda de café e merchandising do Café Joyeux dentro do hotel Vila Galé Cascais.

O grupo hoteleiro Vila Galé associou-se à Associação VilacomVida com o intuito de promover a inclusão e a diversidade em contexto laboral. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) proporciona formação e emprego a jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e representa a marca Café Joyeux em Portugal.

Através desta parceria, o grupo hoteleiro vai dar início à criação de um projeto-piloto para a integração de dois jovens com necessidades específicas no hotel Vila Galé Cascais e na pizzaria Massa fina, do hotel Vila Galé Estoril.

Esta colaboração com o Vila Galé inclui ainda um conjunto de apoios à VilacomVida e ao Café Joyeux, estando prevista a criação de um ponto de venda de café e merchandising do Café Joyeux dentro do hotel Vila Galé Cascais. O grupo hoteleiro tem ainda em vista o apoio a um colaborador dos Cafés Joyeux.

Os clientes dos Cafés Joyeux vão também, a partir de agora, poder acompanhar as suas refeições com os vinhos do grupo Vila Galé, que terão um novo rótulo criado especialmente para o Café Joyeux.

“Esta parceria é uma forma de concretizar a missão do Vila Galé para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável do ponto de vista social, contribuindo dessa forma para uma sociedade mais humana e mais inclusiva. Com este modelo pretendemos mudar comportamentos e atitudes, influenciando colaboradores e clientes a adotarem um comportamento socialmente responsável nas suas vidas”, explica Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Vila Galé.

“Na VilacomVida, e nos Cafés Joyeux, temos como missão trazer a diferença para o centro das nossas cidades e das nossas vidas, e o terceiro setor é fundamental para esta transformação positiva da sociedade. A colaboração com empresas de referência como o grupo Vila Galé permite-nos eliminar o estigma associado às pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e mostra-nos que, juntos, estamos no caminho certo para uma sociedade mais inclusiva e onde a diferença é celebrada”, afirma Filipa Pinto Coelho, presidente da associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.

A parceria prevê também o desenvolvimento de ações de formação e teambuilding com os colaboradores do Vila Galé, com vista a sensibilizar para a necessidade de inclusão da diferença no seu dia-a-dia.

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NH Collection Gent

Créditos: DR

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Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent

Com esta abertura hoteleira no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas passa a contar com quatro hotéis da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica.

No início deste mês, a 4 de novembro, a Minor Hotels abriu as portas do seu mais recente hotel na Bélgica, o NH Collection Gent.

Com o lançamento deste hotel da NH Collection no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas reforça a presença da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica, onde já detém uma propriedade em Antuérpia e duas em Bruxelas.

Parcialmente alojado num edifício restaurado da Feira Mundial de 1913, o hotel homenageia as figuras mais importantes dos têxteis de Gent do século XIV. Inspirado nas obras de Hendrik Conscience, romancista popular flamengo, o NH Collection Gent conta a história do amor proibido entre Veerle Van Artevelde e Lieven Denys, desde a cripta medieval de Denys, do século XIII, até ao Grand Café Van Artevelde.

O NH Collection Gent, de quatro pisos, conta com 174 quartos, sendo que as suites júnior apresentam os nomes dos membros da família Van Artevelde, figuras que se destacaram na história da indústria têxtil de Gent.

NH Collection Gent

Créditos: DR

Além do pequeno-almoço buffet, servido no Restaurante Spinners, a oferta de comidas e bebidas do hotel é composta pelo Grand Café Van Artevelde, onde podem ser “saboreadas especialidades locais e cervejas belgas”, e pelo Dyers Courtyard, dedicado a refeições ligeiras, como referido em nota de imprensa.

Das restantes valências do NH Collection Gent fazem parte um ginásio, sauna e dez salas para reuniões e eventos, com capacidade para 400 convidados.

Um quarto duplo no NH Collection Gent para dois hóspedes tem o valor base de 150 euros por noite, incluindo pequeno-almoço e excluindo impostos municipais.

NH Collection Gent

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Eurostars Hotel Company

Eurostars Bilbao | Créditos: DR, via Hosteltur

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Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis

A cadeia hoteleira passará a estar presente em San Sebastián e Bilbau com dois hotéis, cuja abertura está prevista para 2025 e 2026, respetivamente.

A Eurostars Hotel Company tem em vista a construção de um novo hotel em San Sebastián e a reabilitação de um edifício em Bilbau, cujas datas de abertura estão previstas para o verão de 2025 e o final de 2026, respetivamente.

Desta forma, a cadeia hoteleira do grupo Hotusa passará a estar presente pela primeira vez no País Basco, como noticia o Hosteltur. Ambos os projetos serão acrescentados ao portefólio da Eurostars Hotel Company em regime de arrendamento.

Em San Sebastián, mais concretamente no Paseo de la Fe, será construído o futuro Eurostar Villa Itziar, um quatro estrelas cujas obras de construção começaram no final de 2023, sob a direção do estúdio FIARK.

O futuro hotel de nova construção vai contar com 27 quartos, restaurante, um bar no rooftop, ginásio, jardim com piscina exterior e parque de estacionamento. A expectativa é a de que o hotel abra portas no verão de 2025.

Em Bilbau, a cadeia já deu início às obras de reabilitação do edifício que dará lugar ao futuro Eurostars Bilbao, um quatro estrelas situado na margem norte do rio Nervión, próximo ao Museu Guggenheim e ao Estádio de San Mamés.

O hotel vai oferecer 75 quartos e vários espaços comuns, prevendo-se que abra portas no final de 2026, após as obras de remodelação projetadas e dirigidas pelo estúdio de arquitetura Ajuriaguerra TRES.

“Tanto Bilbau como San Sebastián são destinos com um desenvolvimento turístico notável na última década, para o qual queremos contribuir com uma oferta de alta qualidade, que enriqueça a experiência dos visitantes. Esperamos continuar a crescer na região com novas iniciativas que reforcem o nosso compromisso com a excelência turística”, afirmou Amancio López, presidente do Grupo Hotusa.

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Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP

A iniciativa da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal convida na sua próxima sessão a diretora de alojamentos do Vila Vita Parc, numa conversa moderada por Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior.

A próxima sessão da iniciativa “Be Our Guest” decorre a 25 de novembro com a participação de Ariana Rodrigues, diretora de alojamentos no Vila Vita Parc.

A profissional, que em 2022 venceu o prémio Xénio de Melhor Diretor de Alojamento, estará presente nesta sessão para debater o tema “Liderar o amanhã: os desafios da liderança com as novas gerações”.

A conversa será moderada por Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior, e decorrerá via Zoom, às 15h00.

As inscrições para a sessão Zoom encontram-se abertas e devem ser efetuadas através de um breve formulário, estando limitadas ao número de vagas disponível. A conversa também será transmitida em direto no canal de YouTube da ADHP, onde ficará disponível para assistir em diferido.

A conversa tem o apoio de e-GDS Global Distribution Solutions.

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Palácio do Governador | Créditos: DR

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Todos os hotéis da Highgate Portugal passam a ser certificados pela Biosphere

Após a certificação de todas as unidades da Highgate Portugal pela Biosphere, o grupo organizou uma cerimónia a 7 de novembro para reconhecer e distinguir o contributo das equipas para a sustentabilidade dos seus hotéis.

A Highgate Portugal anunciou esta terça-feira que todas as unidades hoteleiras do seu portefólio já se encontram distinguidas com a certificação internacional Biosphere, um sistema que estabelece objetivos específicos, identificáveis e mensuráveis na área da sustentabilidade, pelo Instituto de Turismo Responsável (ITR).

Desta forma, passam a estar certificados pela Biosphere as 14 unidades do grupo: São Rafael Atlântico; São Rafael Suites; Hilton Porto Gaia; Holiday Inn Porto Gaia (que inclui o Gaia Residence); Palácio do Governador – Lisbon Hotel & SPA; Sesimbra Oceanfront Hotel; Salema Beach Village; Monte Santo Resort; Cascade Wellness Resort; Morgado Golf & Country Club (inclui os campos Álamos Golf Club e Morgado Golf Club); Salgados Palace; Salgados Palm Village; Salgados Dunas Suites e Salgados Golf Club.

A 7 de novembro, decorreu uma cerimónia no Palácio do Governador – Lisbon Hotel & SPA com o objetivo de reconhecer e distinguir o contributo das equipas das várias unidades hoteleiras para a sustentabilidade do grupo, bem como permitir o contacto com representantes de alguns dos principais parceiros para a sustentabilidade, como a Highgate Portugal dá conta em nota de imprensa.

Evento da Highgate Portugal | Créditos: DR

O evento contou com a presença de Patrícia Araújo, CEO Biosphere Destination; Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE; Cristina Siza Vieira, CEO da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal; Elisabete Félix, Business Development Director – Turismo de Portugal e Francisco Santos, Head of HSE Highgate Portugal.

Estes intervenientes debateram o estado da sustentabilidade na hotelaria, num evento que ficou marcado pela entrega dos certificados Biosphere às equipas dos hotéis e campos de golfe da Highgate, a entrega do prémio concurso logotipo 3D da Highgate, a apresentação do Manifesto de Sustentabilidade da Highgate Portugal e a gravação ao vivo do Podcast ESG Forward, o podcast de sustentabilidade da Highgate Portugal.

Neste evento, a Highgate Portugal apresentou o Manifesto de Sustentabilidade do grupo, um plano em que “as questões ambientais, sociais e de governação são partes integrantes, prioritárias e transversais à operação, para garantir a plenitude da sustentabilidade da Highgate Portugal”. Foi ainda apresentado o logótipo da Highgate Sustainability, que será exposto nas receções de todas as unidades, resultado de um concurso interno que contou com a participação dos colaboradores.

Sobre a certificação Biosphere

A certificação Biosphere, que responde aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, pressupõe que os hotéis têm de ser responsáveis por garantir os principais padrões de qualidade ambiental, especificamente no que se refere aos consumos de água e eletricidade, ao aplicar medidas para reaproveitar água nas suas instalações; à separação e tratamento dos resíduos; à preocupação com o ruído sonoro; ao combate ao desperdício alimentar; à promoção da conservação do património cultural e natural local; à contribuição para a igualdade de género; à aplicação de políticas de integração social, não discriminatórias e inclusivas e à colaboração com os sistemas de saúde em prol da saúde coletiva.

A plataforma da Biosphere é continuamente alimentada pelas unidades com novos dados de cumprimento e as auditorias de renovação. No seguimento da atribuição dos certificados referentes a 2024, a Highgate Portugal dá conta em comunicado de que está a preparar a renovação de todas as certificações para 2025.

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Hélder Martins mantém-se como presidente da AHETA

A AHETA elegeu os corpos sociais para o triénio 2025-2027, mantendo-se Hélder Martins como presidente.

A única lista a concorrer para os corpos sociais da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) – Lista A – que integrava todos os membros que compunham a lista apresentada em 2022, embora reforçada por mais algumas empresas em virtude da alteração de estatutos entretanto realizada, foi declarada vencedora, com a totalidade dos votos expressos, a favor.

Hélder Martins presidente reeleito, refere, em comunicado que “é de salientar, em primeiro lugar a confiança depositada pelos associados, o que muito agradecemos e a nossa promessa é de continuar a trabalhar para afirmar a AHETA como principal associação regional, na área do turismo. Numa altura em que nos deparamos com tantos desafios, temos que juntar todos os esforços no sentido de garantir a solidez das empresas para continuar a apostar na melhoria das condições dos nossos colaboradores, razão fundamental do sucesso do turismo e, por outro lado, continuar a apostar na qualidade dos empreendimentos turísticos com vista a uma melhor garantia de ‘value for money’, na perceção dos turistas.

Por seu lado, Mário Ferreira, o novo Presidente da Assembleia Geral, “espera continuidade no que se refere aos compromissos assumidos nestas e nas anteriores eleições, que nos elegeram”, apontando a conclusão da “criação do Gabinete do Associado, como meio de ouvir as empresas e ajudar a resolver os seus problemas; densificar os Gabinetes de Apoio Jurídico e Apoio ao Investimento”.

“Espero ainda que a AHETA continue a ganhar escala de representação, seja por via orgânica angariando novos associados, seja por cooperação ou agregação com entidades que concorrem para os mesmos objetivos”, frisa o novo Presidente da Assembleia Geral.

E conclui: “o Algarve, enquanto Região e Destino Turístico, tem especificidades que devem ser defendidas pelas próprias empresas, pois ninguém o irá fazer por nós. Só uma AHETA forte e representativa, como ator de peso no conjunto das instituições, poderá defender as empresas do Algarve da tentação centralista de Lisboa”.

A tomada de posse terá lugar a 20 de novembro, às 19.30 horas no Hotel Alísios, em Albufeira, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

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Storfjord Hotel | Créditos: DR

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Relais & Châteaux acrescenta seis propriedades à coleção

Os novos hotéis que se juntam ao portefólio da Relais & Châteaux situam-se no Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Chile, Itália, Alemanha e Noruega.

A Relais & Châteaux acrescentou seis novos membros à sua rede, que neste momento conta já com cerca de 580 hotéis e restaurantes. Só este ano, a associação adicionou 31 novos membros ao portefólio em vários pontos do globo.

Os seis novos associados localizam-se em diferentes países, nomeadamente Brasil, Estados Unidos da América (EUA), Chile, Itália, Alemanha e Noruega.

No Brasil, mais concretamente em Campos do Jordão, a Relais & Châteaux acrescentou ao seu portefólio o Botanique Hotel Experience. Com sete suites e 13 villas, o hotel conta com o restaurante “Mina”, de cozinha farm-to-table, um Jazz Bar, com tapas, e um spa com mais de 1.000 metros quadrados.

Localizado na encosta da Serra da Mantiqueira, o hotel conta com um projeto de design que reúne vários arquitetos e artistas brasileiros.

Já nos EUA, neste caso em Nova Iorque, é o restaurante The Modern, com duas Estrelas Michelin, que se junta à coleção da Relais & Châteaux. Situado no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), o restaurante de 72 lugares oferece três experiências gastronómicas: um menu de degustação em constante evolução na sala principal, com vista para a obra “Abby Aldrich Rockefeller Sculpture Garden” do MoMA; um menu à la carte no Bar Room; e um menu de degustação experimental na Kitchen Table. A liderar o restaurante encontramos o chef executivo Thomas Allan, que aposta numa cozinha franco-americana com produtos frescos e sazonais.

No Chile, em Vicuña, os hóspedes da Relais & Châteaux podem encontrar o hotel CasaMolle no Vale de Elqui. Com 24 quartos, a unidade hoteleira apresenta um restaurante de cozinha tradicional chilena chefiada por Sebastián Massida, onde é possível usufruir de um menu de degustação de cinco momentos. As atividades promovidas pelo hotel incluem caminhadas, passeios de caiaque e a cavalo, visitas guiadas pelas vinhas que produzem vinho e pisco – uma famosa bebida local – sessões de meditação, tratamentos de spa e observação de estrelas.

CasaMolle | Créditos: DR

Em Itália, na região de Matera, o novo hotel a associar-se à Relais & Châteaux é o Vetera Matera. Com inauguração prevista para 15 de março de 2025, o hotel conta com 23 quartos, incluindo oito junior suites, um restaurante de gastronomia lucana, o “Vetera Restaurant”, um bar de vinhos e cockatails, bem como um spa escavado nas rochas de Matera.

Por outro lado, na Alemanha, em Bergisch Gladbach, será aberto em soft opening o Hotel Diepeschrather Mühle, a meia hora de carro da cidade de Colónia. Com 25 quartos, incluindo cinco suites, o hotel conta com um spa com piscina exterior aquecida. Já nas ofertas de comidas e bebidas será possível encontrar o Restaurante Schote, de fine dining, o Bistro Müllersin der Mülhe, de gastronomia regional e sazonal farm-to-table, e um bar de champanhe.

Por fim, junta-se à lista da Relais & Châteaux o Storfjord Hotel, localizado em Øvre Glomset, na Noruega. Com 30 quartos, incluindo 20 suites, o hotel oferece um spa com vista para a floresta e um restaurante de gastronomia local e sazonal, o The Restaurant at Storfjord Hotel. Situado numa encosta com vista para o fiorde homónimo, o conjunto de edifícios em madeira escura que compõem o hotel são de arquitetura norueguesa tradicional.

Fundada em 1954, a Relais & Châteaux é uma associação com cerca de 580 hotéis e restaurantes, dirigida por empreendedores independentes, maioritariamente com negócios familiares. Este ano, a associação celebra 70 anos.

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AL: limehome transforma edifícios de escritórios em apartamentos turísticos

A limehome impulsiona a tendência de converter espaços comerciais em alojamento, e prevê disponibilizar mais três mil apartamentos através de conversões até 2027.

No último ano, a limehome assinou contratos de novos projetos que irão converter cerca de 35.000 metros quadrados de espaço comercial em apartamentos modernos. Este marco eleva o seu recorde de reconversões para 3.300 apartamentos e aproximadamente 100.000 metros quadrados de espaço comercial revitalizado (de um portfólio de 8.500 apartamentos), apresentando-os como soluções de alojamento turístico de alta qualidade.

Em Madrid, já está em funcionamento um novo espaço, em Chamartín, que é resultado da reconversão de um antigo edifício de escritórios. Com 41 apartamentos totalmente equipados, incluindo cozinhas, a limehome oferece aos seus hóspedes uma opção confortável numa localização estratégica. Este projeto sublinha a tendência liderada pela empresa, agora em Madrid, e já anteriormente concretizada em cidades como Berlim e Munique, de aproveitar espaços de escritórios vazios ou subutilizados, adaptando-os às novas necessidades do setor turístico. Salerno e Milão, em Itália, têm já projetos com previsão de lançamento no mercado para 2025 e 2026, respetivamente.

Já com apartamentos em atividade no Porto, em Lisboa e em Évora, a estratégia de expansão da limehome prevê uma presença em todo o território nacional. Para cumprir este plano de cobrir o país, a empresa procura oportunidades de implantação de norte a sul, conciliando cidades com localizações fora dos grandes centros urbanos.

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AHRESP aplaude revogação de medidas restritivas no Alojamento Local

Segundo a AHRESP, a revogação das medidas restritivas para o Alojamento Local (AL), que tinham sido adotadas no âmbito do programa “Mais Habitação”, reflete “uma abordagem mais equilibrada e ajustada às preocupações do setor e das comunidades”.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) veio esta quinta-feira, 24 de outubro, aplaudir a revogação das medidas restritivas relativas ao Alojamento Local que tinham sido adotadas com o programa programa “Mais Habitação”, cujo Decreto-Lei nº 76/2024 foi publicado quarta-feira, dia 23, em Diário da República.

A revogação destas medidas, considera a associação, representa “um avanço positivo no sentido da modernidade e sustentabilidade do Alojamento Local (AL)”, ao mesmo tempo que reflete também “uma abordagem mais equilibrada e ajustada às preocupações do setor e das comunidades”.

“Entre as medidas com mais impacto, destaca-se a eliminação da obrigatoriedade de renovação dos registos e da suspensão de novos registos, devolvendo-se aos municípios o controlo sobre a criação de licenças, o que vem permitir um melhor ajuste às necessidades locais”, assinala a AHRESP.

A associação considera também que “o fim da reapreciação dos registos em 2030 e da caducidade automática dos registos inativos oferece aos operadores uma maior segurança jurídica e estabilidade para desenvolverem o seu negócio, sem receio de um cancelamento súbito da licença, por motivos que não controlavam”.

“O fim do poder absoluto dos condomínios para aprovar e cancelar licenças de AL, sem necessidade de qualquer fundamento, a possibilidade agora prevista de transmissão dos registos em caso de mudança de propriedade, a definição clara das utilizações válidas, e a clarificação de procedimentos de operação, são igualmente elementos fundamentais para assegurar um equilíbrio justo entre os interesses dos empresários de AL e os residentes”, acrescenta ainda a AHRESP.

A associação diz que sempre “manifestou a sua oposição às restrições injustificadas ao AL e, de forma construtiva, trabalhou em conjunto com os decisores políticos na apresentação de soluções justas e equilibradas”, pelo que é agora “com satisfação” que diz ver que as suas “preocupações foram reconhecidas”.

“Continuaremos a acompanhar, de perto, a implementação destas mudanças, colaborando ativamente com Governo e Municípios”, garante ainda a associação, que deixa também “uma palavra de agradecimento” aos seus associados pela contribuição para este processo, que vai permitir que o AL continue a “desempenhar um papel vital na atividade turística, na economia nacional e no desenvolvimento sustentável das comunidades locais”.

 

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