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Cécile Gonçalves administradora do StayUpon Hospitality Group | Foto: Frame IT

Hotelaria

Do Seixal a Alcochete: StayUpon aposta na margem Sul do Tejo com novos projetos

A marca do grupo Libertas tem em andamento a construção do Hotel Mundet no Seixal, a reconversão do Al Foz, em Alcochete, e está de olho em Palmela. Em Lisboa vai apostar num aparthotel erótico para adultos.

Rute Simão

Cécile Gonçalves administradora do StayUpon Hospitality Group | Foto: Frame IT

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Do Seixal a Alcochete: StayUpon aposta na margem Sul do Tejo com novos projetos

A marca do grupo Libertas tem em andamento a construção do Hotel Mundet no Seixal, a reconversão do Al Foz, em Alcochete, e está de olho em Palmela. Em Lisboa vai apostar num aparthotel erótico para adultos.

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Do outro lado da ponte 25 de Abril, na Baía do Seixal, repousam pequenos barcos sob as águas paradas de um dos braços de mar do rio Tejo. A frente ribeirinha é, amiúde, ponto de encontro para passeios e atividades desportivas dos moradores do concelho. Em frente, no complexo que outrora deu vida à fábrica de cortiça L. Mundet & Sons, que chegou a ser uma das maiores exportadoras a nível mundial do material de casca de sobreiro, já arrancou a construção daquele que será o Hotel Mundet.

O projeto, anunciado em 2019, vai nascer pelas mãos da StayUpon Hospitality Group, empresa que integra o grupo imobiliário Libertas. O futuro quatro estrelas, orçado em 20 milhões de euros, está agora na fase embrionária das fundações e a abertura ao público está prevista para o final de 2023.

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A oferta de alojamento recai em 94 apartamentos turísticos do estúdio ao loft. No total, terá 248 camas, piscina infinita e a restauração será um dos atrativos do hotel no bar e rooftop. No rés-do-chão, 400 metros quadrados albergarão as áreas comuns onde se vão misturar a receção e o bar num conceito lúdico e ‘’funky’’.

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Os nómadas digitais são um dos segmentos-alvos do Hotel Mundet e, por isso mesmo, a oferta está a ser desenhada com esse propósito. “Teremos um ‘business center’ que não será bem um ‘business center’ formal, terá todas as facilidades, mas será como estar sentado num bar e, ao mesmo tempo, a trabalhar. Uma onda muito Starbucks mas mais elevado, é essa a ideia. Queremos muito captar os nómadas digitais porque a proximidade de Lisboa também é interessante, estamos a 16 minutos de barco”, explica Cécile Gonçalves administradora do StayUpon Hospitality Group, que assegura que o segmento ‘city breaks’ é outro dos alvos.

“Temos a proximidade tanto da cidade do Seixal e estamos a 15 minutos da [praia da] Fonte da Telha. Queremos encontrar uma sinergia com barcos. Estamos a estudar a ver se conseguimos uma ligação ao mar e ao rio que também seja interessante”, acrescenta a responsável que explica ainda que a empresa está a trabalhar na questão das acessibilidades. A aposta num transporte próprio do hotel para fazer a ligação entre as praias e o centro do Seixal é outra das possibilidades em cima da mesa, na época de verão.

A memória da famosa fábrica de corticeira permanecerá viva em vários elementos decorativos da unidade. “Queremos muito trazer a história da Mundet para o hotel, não fazendo um museu. Há todo um historial; cada pessoa do Seixal conhece alguém que trabalhou na Mundet e penso que é um espólio bastante interessante para trazer e estamos a afinar essa parte”, confessa.

A aposta em Alcochete
Alcochete é outro dos focos estratégicos no crescimento do grupo. Neste verão ficou concluída a ampliação do Praia do Sal Resort com a inauguração da parte hoteleira da unidade que oferece também apartamentos residenciais. A ocupação fixou-se nos 70% com o mercado de proximidade a dar cartas. “Este ano optámos por não apostar tanto na ocupação mas sim no preço médio. Não queríamos, voluntariamente, encher o Praia do Sal. Queremos ter cada vez mais uma aposta qualitativa. O objetivo é ter um preço médio superior, oferecer mais serviços e apostar muito no spa e no tecido local. Criar experiências. Não queremos que as pessoas fiquem retidas no hotel, queremos que elas vivenciem a experiência de Alcochete”, enquadra a administradora do StayUpon Hospitality Group.

Recentemente arrancaram também os trabalhos de remodelação do Al Foz, unidade do grupo que soma já uma década de vida. O investimento de 4,7 milhões de euros – que conta com financiamento do Portugal 2020 [2,2 milhões de euros] – visa reconverter o hotel e elevar classificação para quatro estrelas bem como aumentar a capacidade de alojamento – de 38 para 89 quartos – e criar uma piscina coberta. “O hotel vai ser modernizado mas vamos trazer também a tipicidade de Alcochete para dentro dos quartos. Estamos com um projeto de arquitetura interior interessante, estamos atualmente na fase dos estudos. O espaço comum será versátil e queremos ter uma cozinha comunitária, uma oferta interessante para as famílias. Em Alcochete não é necessário apostarmos em mais um restaurante”, explica a porta-voz. Quando reabrir em 2023, o hotel fará, também, uma sinergia com o vizinho Praia do Sal Resort para que os hóspedes possam usufrui do Spa.

A aposta na região é um dos objetivos do grupo que assume o potencial do concelho. “Alcochete era uma zona desconhecida. Não é fácil porque somos os percursores, mas acreditamos no potencial turístico de Alcochete. Não temos concorrência, os ‘repeaters’ de Lisboa que já conhecem tudo de cor vão querer descobrir outras zonas. A Margem Sul ainda é uma bela adormecida e tem um potencial entre a natureza, o brid watching, toda a parte rural e de rotas de vinho. Estamos mesmo em frente do Parque das Nações e do Aeroporto. Há muito para fazer. Há plataformas logísticas em Alcochete. Há muitas coisas, mesmo ao nível do corporate, que se vão desenvolver de certeza. Acreditamos muito no turismo de proximidade. Acredito que haja nicho para o crescimento nestas regiões”, atesta Cécile Gonçalves.

O grupo assume o interesse ainda noutras regiões do distrito de Setúbal. “Temos uma herdade em Palmela, onde fazemos vinho biológico e estamos a estudar um turismo mais rural, potenciando os 18 hectares de vinha. Temos alguns projetos que estamos a estudar entre eles um aldeamento de casas perto do Poceirão”, adianta.

Outro dos projetos em ‘stand by’ é um hotel junto à Praia de Albarquel. O grupo Libertas comprou, há três anos, em hasta pública o terreno para a construção de uma unidade hoteleira mas as obras ainda não arrancaram. Em causa está o facto de o projeto prever a construção em cinco mil metros quadrados mas a CCDRLVT (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo) apenas autorizou o usufruto de 3600 metros quadrados. O grupo imobiliário avançou para tribunal e o futuro do hotel continua incerto. “Tivemos a má surpresa de ter menos metros quadrados no projeto, do que o previsto. Estamos a ver os desenvolvimentos. Esse spot é um sítio fantástico para turismo. Em 2022 iremos estudar o que fazer com Albarquel. Já teremos alguns dados mais concretos nessa altura”, enquadra a administradora.

Novo aparthotel em Lisboa abre em 2022 com um conceito erótico para adultos
O portefólio do grupo vai crescer já em 2022 com a abertura de uma unidade no Intendente, em Lisboa. O projeto, orçado em sete milhões de euros, engloba 48 apartamentos turísticos com serviço de pequeno-almoço, receção 24 horas e piscina. Este será um “projeto especial, para um nicho”, adianta Cécile Gonçalves. O aparthotel será exclusivo para adultos e terá um cunho erótico, sendo um espaço aberto para casais ‘swingers’, mas não só. “Todas as fantasias entrarão dentro desse hotel. Será um espaço erótico e sensual mas chique”, confessa.

“Os projetos devem fazer algum sentido e enquadrar-se na envolvente. Acreditamos que essa é uma zona alternativa que tem muito ainda para ser descoberto, tem um lado muito trendy, de uma Lisboa diferente. Essa zona está a melhorar cada vez mais e está a tornar-se mais internacional e mais turística”, justifica a administradora.

Grupo quer avançar com gestora hoteleira e assume interesse no Algarve
O crescimento do ramo hoteleiro do grupo Libertas não se fica pela ampliação do portefólio hoteleiro e, em vista, está já a criação de uma empresa de gestão hoteleira. “Temos umas equipas muito entusiastas e conseguimos criar uma estrutura hoteleira diferente. Fomos captando pessoas muito dinâmicas e jovens e agora já podemos dar o salto e estamos a estudar algumas parcerias para fazer management. Temos uma estrutura central, estamos a ver sinergias e estamos recetivos apra estudar parcerias”, deslinda.

“Estamos à procura de algumas compras no mercado e de captar algumas marcas. Com o nosso grupo conseguimos ter muitas oportunidades imobiliárias. Apostamos muito e acreditamos muito no potencial do turismo em Portugal, de uma forma geral. As nossas ambições concentram-se em Lisboa e arredores mas também temos alguns projetos no Algarve, não digo que não tenhamos, num futuro próximo, algumas unidades no Algarve”, acrescenta.
Cécile Gonçalves assume que a expansão para o Algarve “é uma parte lógica” do futuro do grupo por já estar implementado, a nível imobiliário, na região.

Sobre a possibilidade de olhar para outras zonas do país, Cécile Gonçalves assume que, embora não esteja completamente fora de possibilidade, esse não é, para já, um dos objetivos. “Tivemos muitas oportunidades que nos chegaram para a zona Norte. Mas até agora estamos em fase de consolidação e, para nós, o Norte era mais complicado ate porque temos escritórios em Lisboa e Algarve”, conclui.

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Emprego

Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day

O evento de recrutamento da Quinta do Lago disponibiliza oportunidades de emprego em cerca de sete áreas distintas.

A Quinta do Lago vai abrir portas para um Open Day a 24 de janeiro, no restaurante Bovino Steakhouse, onde apresentará 180 vagas de emprego.

O evento, que decorre entre as 10h30 e as 16h00, dará a oportunidade aos visitantes de conhecer as diversas áreas de atuação da Quinta do Lago, com demonstrações práticas em áreas como bar, café/barista, golfe e fitness.

Neste Open Day a Quinta do Lago disponibiliza vagas de emprego em áreas como serviço de mesa e bar;
cozinha e equipa culinária; atendimento ao cliente; serviço de limpeza, lavandaria e serviço de quarto; segurança privada; estágios curriculares e profissionais; equipas de front of the house e gestão hoteleira e administração.

“Este Open Day é mais do que um evento de recrutamento; é uma oportunidade de nos conectarmos com talentos que compartilham a nossa paixão pela excelência. Investimos em formação contínua e no desenvolvimento de carreira, assegurando que cada colaborador prospera num ambiente de trabalho único e em constante evolução”, refere a diretora de recursos humanos do grupo Quinta do Lago, Ana Cardeira, em nota de imprensa.

Apesar de o evento ser gratuito, o pré-registo é obrigatório e pode ser feito através do website oficial do resort.

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Mama Shelter Dubai

Mama Shelter Dubai | Créditos: DR

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Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel

O Mama Shelter Dubai, localizado na Business Bay, conta com 197 quartos, quatro piscinas exteriores, um cinema ao ar livre e cinco salas de reunião.

O Médio Oriente recebe pela primeira vez a marca Mama Shelter com a abertura do Mama Shelter Dubai, situado na Business Bay.

Com 197 quartos, o Mama Shelter Dubai oferece lençóis em 100% algodão acetinado, produtos de higiene pessoal orgânicos da gama Mama Skin, Wi-Fi gratuito e filmes. O hotel conta ainda com quatro piscinas exteriores e um CineMama, um cinema ao ar livre de 50 lugares.

Acrescem cinco ateliers, pensados para o segmento de reuniões, incentivos, conferências e exibições e eventos (MICE, na sua sigla em inglês) e uma sala de descanso.

Da oferta de restauração do Mama Shelter Dubai fazem parte o restaurante Mama, com uma cozinha de estilo brasserie; a Mama Trattoria, dedicada a sabores italianos; o bar Mama, localizado atrás do restaurante Mama e o Mama Skypool.

Mama Shelter Dubai

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O Mama Shelter é propriedade da Khamas e faz parte da Dis-loyalty, a associação de viagens e alimentação da Ennismore. Os membros da Dis-loyalty podem desbloquear 50% de desconto em hotéis recém-inaugurados dentro do coletivo, entre outros benefícios, o que significa que os hóspedes podem desfrutar de tarifas a metade do preço no Mama Shelter Dubai de 15 de janeiro a 15 de abril de 2025.

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Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro

O evento decorre entre 22 e 24 de fevereiro no showroom da Ibéricafrio em Olhão, na Zona Empresarial de Marim. Além das demonstrações de equipamentos, está prevista uma exposição das novas coleções da Costa Nova.

A Ibéricafrio vai dinamizar o evento anual “Showcooking e Exposição de Equipamentos para Hotelaria” de 22 a 24 de fevereiro, entre as 10h00 e as 19h00.

O evento decorre no showroom da Ibéricafrio em Olhão, na Zona Empresarial de Marim, e pretende dar a conhecer aos empresários e profissionais da área as mais recentes novidades e tendências do setor, através da exposição de equipamentos e demonstrações.

Entre as atividades agendadas estão previstas demonstrações de fornos Rational, produção de gelados e uma exposição das novas coleções de loiça Costa Nova 2025, uma marca que é distribuída no Algarve através da Ibéricafrio.

A Ibéricafrio é uma empresa especializada no comércio de equipamento hoteleiro no Algarve desde 1978. A sua lista de serviços inclui projetos chave na mão desenhados e fabricados à medida do espaço e das necessidades do cliente, bem como fabrico próprio em aço inox neutro.

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Alojamento

Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro

De acordo com os dados avançados pela AHETA, o último mês de 2024 viu a taxa de ocupação fixar-se perto dos 35%.

Em dezembro de 2024, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de um ponto percentual (p.p.) na taxa de ocupação quarto face ao mês homólogo de 2023.

Os dados provisórios divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) indicam que a taxa de ocupação quarto foi de 34,9%, 3% acima do valor verificado em igual mês de 2023.

Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o neerlandês (+1,2pp) e o alemão (+0,2pp), enquanto o mercado nacional registou uma descida homóloga de 0,4pp.

Já a estadia média foi de 3,3 noites, valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior, com as estadias médias mais prolongadas a serem do mercado norueguês, com 8,4 noites e do holandês, com 6,9.

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Flatio
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Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE

Segundo avançam os dados disponibilizados pelo Eurostat, as reservas de alojamento realizadas via plataformas digitais totalizaram mais de 366 milhões de noites no 3.º trimestre do ano. No acumulado dos nove meses, totalizam quase 700 milhões.

Victor Jorge

Durante o 3.º trimestre de 2024, foram reservadas 366,2 milhões de noites através de plataformas digitais – Airbnb, Booking, Expdia ou Tripadvisor, entre outras – na União Europeia (UE), correspondendo a uma subida de 18% face a igual período de 2023, informa o Eurostat.

Os dados disponibilizados recentemente confirmam que os três meses do período em análise registaram aumentos. Em julho, registaram-se 135 milhões de reservas (+16,4%), enquanto em agosto o valor subiu para 152,2 milhões (+21,6%), reduzindo para 79 milhões (+14%).

A liderar este ranking, relativamente ao 3.º trimestre de 2024, aparece a França com 81,6 milhões de reservas, seguindo-se Espanha com 67,3 milhões, e Itália com 55,7 milhões, indicando o Eurostat que Portugal registou 18,9 milhões de reservas.

Já no acumulado dos primeiros nove meses de 2024, a entidade estatística europeia revela que na UE foram realizadas perto de 700 milhões de reservas em alojamento. Também nesta análise, a liderança pertence a França com mais de 157 milhões de reservas. Seguem-se Espanha com mais de 136 milhões e Itália com perto de 105 milhões. Portugal aparece com 37 milhões de reservas feitas via plataformas digitais de janeiro a setembro de 2024.

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Hotel Blue Liberdade

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Baixa Hotels Group regista receitas acima dos 10M€ em 2024

Depois de ter ultrapassado os 10 milhões de euros em receitas em 2024, o Baixa Hotels Group prepara-se para realizar obras de ampliação no Hotel da Baixa no primeiro trimestre deste ano.

O ano de 2024 trouxe uma faturação acima dos 10 milhões de euros para o Baixa Hotels Group, que reúne o Hotel da Baixa e o Blue Liberdade, ambos em Lisboa. O valor encontra-se 7% acima das receitas de 2023, levando o grupo a afirmar que este foi “o melhor resultado de sempre” da empresa.

Conhecidos os resultados, o grupo prepara-se agora para obras de ampliação no Hotel da Baixa, no primeiro trimestre deste ano, que vão acrescentar nove quartos ao hotel, dos quais quatro familiares. Desta forma, o hotel passar a contar com 75 quartos, esperando-se que continue “a crescer nos próximos anos”.

Já o Blue Liberdade, nos Restauradores, “conseguiu melhorar os valores registados em 2023 no preço médio e na ocupação”, de acordo com o grupo. Aberto desde janeiro de 2022, a unidade hoteleira atrai hóspedes “mais jovem, a maioria casais, que valorizam, sobretudo, a localização central”.

Em ambas as unidades hoteleiras o mercado norte-americano representa “mais de metade das estadias”, seguido pelos mercados francês, espanhol, italiano e alemão.

Quanto às expectativas para 2025, Francisco Bordalo, CEO e fundador do grupo, refere que “a perspectiva é de consolidarmos o crescimento e a liderança nos respectivos segmentos, o que tem vindo a ser um desafio cada vez maior devido ao estrangulamento do aeroporto e à preocupante falta de infraestruturas que turistas e moradores do centro da cidade merecem, seja a nível de transportes, saneamento ou segurança”.

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Créditos: João Beijinho

Feiras & Eventos

Concurso Chefe do Ano abre inscrições para a 36ª edição

O certame é dirigido para os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

As inscrições para a 36ª edição do concurso Chefe do Ano 2025 já se encontram abertas.

De caráter anual, o certame desafia cozinheiros e cozinheiras profissionais a mostrarem o seu trabalho culinário perante os pares. O desafio é dirigido a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

Este ano, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por Entrada Vegetariana, Prato de Bacalhau, Prato de Carne e Sobremesa, com azeite. Num dos pratos do menu é obrigatória a utilização de laranja como um dos elementos centrais da receita.

À semelhança de anos anteriores, a edição de 2025 estará dividida em três etapas regionais, que decorrem em abril, e uma final nacional, que acontece em maio. Os finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais, sendo que o júri é presidido pelo chefe António Bóia, do JNcQUOI Avenida, em Lisboa.

Ao longo dos 35 anos de existência do concurso já ganharam o título de Chefe do Ano profissionais como Vítor Matos (Antiqvvm, duas estrelas Michelin), António Loureiro (A Cozinha, uma estrela Michelin), Henrique Sá Pessoa (Alma, duas estrelas Michelin), João Rodrigues (Canalha e Projeto Matéria), Luís Gaspar (Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau), Ana Magalhães (Rosewood Doha) e, mais recentemente, Diogo Novais Pereira (Porinhos).

Além do título de Chefe do Ano, será atribuído o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome.

As inscrições decorrem até 15 de fevereiro e podem ser feitas através do website do concurso.

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Iberostar Waves Miami Beach

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Iberostar marca presença em Miami com dois novos hotéis

A Iberostar volta a estar presente nos Estados Unidos, desta vez em Miami, com duas unidades hoteleiras: o Iberostar Waves Berkeley Shore e o Iberostar Waves Miami Beach.

A Iberostar Hotels & Resorts passa a estar presente em Miami com dois novos hotéis, em South Beach. Integrados no segmento Iberostar Wave, as duas unidades hoteleiras somam 178 quartos.

O primeiro hotel a entrar em operação, em dezembro do ano passado, foi o Iberostar Waves Berkeley Shore, tal como noticia o Hosteltur. O estabelecimento situa-se num edifício de 1940, de traçado art déco, e conta com 96 quartos, piscina climatizada, um restaurante e um solário no terraço do hotel, com vista para o mar.

Já o Iberostar Waves Miami Beach juntou-se ao portfólio da Iberostar em janeiro de 2025. De caráter familiar, o hotel reúne 82 quartos. A sua proximidade ao Centro de Convenções de Miami, bem como a existência de uma sala de reuniões, também capacita o hotel para receber viajantes de negócios.

Iberostar Waves Berkeley Shore

“[Estas duas aberturas] não só marcam o nosso regresso aos Estados Unidos, como também representam a nossa visão para o futuro: combinar a excelência do design e do serviço com a sustentabilidade”, referiu Sabina Fluxá, CEO do Grupo Iberostar.

Estas aberturas juntam-se assim ao mais recente JOIA Aruba by Iberostar, que abriu portas em dezembro, e a dois hotéis com abertura prevista em abril deste ano: o Iberostar Selection Mirage Hammamet, na Tunísia, e o Iberostar Selection Es Trenc, em Maiorca.

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Bruno Rocha assume direção de operações e desenvolvimento de comidas e bebidas na Highgate Portugal

Nos últimos 12 meses, o profissional desempenhava o cargo de Head of Culinary Operations and Development da Highgate Portugal. Nesta nova função, além da gestão dos restaurantes, passa a acumular a operação dos bares do portfólio.

A Highgate nomeou Bruno Rocha para o cargo de Diretor de Operações e Desenvolvimento de Comidas e Bebidas.

Desta forma, além da responsabilidade pela gestão de todos os restaurantes, o profissional passa também a estar encarregue pelos bares do portfólio. Acresce o papel “decisivo” que passa a ter na criação, implementação e desenvolvimento de mais de 50 novos conceitos de comidas e bebidas.

Com uma extensa experiência na indústria hoteleira e uma carreira na gestão de operações de comidas e bebidas, Bruno Rocha assumiu nos últimos 12 meses o cargo de Head of Culinary Operations and Development da Highgate Portugal.

Um dos principais objetivos na sua nova função será prosseguir com o trabalho desenvolvido no último ano no que diz respeito à gestão de projetos das iniciativas de reposicionamento e renovação de conceitos de comidas e bebidas nas unidades hoteleiras da Highgate Portugal. No imediato, irá analisar a atual estrutura e os respetivos sistemas e processos, de modo a otimizá-los.

“É com um profundo sentido de responsabilidade e compromisso que aceito este novo desafio de potenciar a proposta de comidas e bebidas da Highgate Portugal. Estou empenhado em dar seguimento ao trabalho que tem sido realizado e aos esforços em tornar as ofertas de comidas e bebidas do grupo em referências incomparáveis no panorama gastronómico tradicional português”, destaca Bruno Rocha.

Com mais de 20 anos de experiência na área de hotelaria e turismo, Bruno Rocha é formado em Hotelaria e Turismo pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA).

Iniciou o seu percurso profissional em 1998 como trainee no Sheraton Hotels & Resorts. No ano 2000 integrou a equipa do VILA VITA Parc Resort & Spa como Kitchen Souschef, onde se manteve até 2009. De 2009 a 2023 assumiu a função de chef executivo em várias unidades hoteleiras, entre as quais o Tivoli Vitória e Bairro Alto Hotel.

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GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026

A empresa de alojamento local chega pela primeira vez aos Açores com um centro de operações na ilha de São Miguel, passando assim a estar presente em todo o território português.

A GuestReady passará a contar com um centro de operações em São Miguel, Açores. Desta forma, a empresa de alojamento local (AL) passará a contar com operações físicas em todo o território nacional.

A empresa conta receber hóspedes na ilha no primeiro trimestre de 2025, tendo estabelecido como meta o alcance de 200 propriedades sob gestão até ao final de 2026.

Sobre a escolha dos Açores, a GuestReady recorre aos dados comunicados pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, segundo a qual o setor turístico corresponde atualmente a 17% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, além de integrar 17% dos postos de emprego locais, atingindo uma receita total de quase mil milhões de euros.

“Neste panorama, o AL apresenta-se como uma peça-chave valiosa: segundo o Turismo dos Açores, cerca de 42.2% do total de dormidas de 2024, calculadas entre janeiro e setembro, corresponderam a reservas em estabelecimentos de alojamento local”, refere a GuestReady em nota de imprensa.

“Temos vindo a estudar o mercado e estamos interessados em expandir, quer organicamente, quer pela aquisição de empresas e portfólios locais, algo que já fizemos no passado e que pode ser essencial para o sucesso de uma nova operação. Como aconteceu na Madeira, o objetivo de uma aquisição nos Açores seria a integração de toda a equipa da empresa nas nossas operações, aproveitando o know- how local e as relações já estabelecidas com os clientes”, refere Rui Silva, diretor-geral da GuestReady em Portugal.

Recorde-se que a chegada da GuestReady ao arquipélago da Madeira aconteceu no final de 2022 com a aquisição do portfólio da AYS Madeira Property Management, que conta agora com mais de cem unidades sob gestão.

A GuestReady está presente em Portugal desde 2018, ano em que comprou a Oporto City Flats. Em 2021 completou a aquisição da The Porto Concierge e em 2022 entrou na Madeira com a aquisição do portfólio e operações da AYS Property Management. Em Portugal tem mais de 100 trabalhadores diretos e contrata os serviços de várias centenas de outros trabalhadores, quer como prestadores de serviços à GuestReady, quer como funcionários ou prestadores de serviços de empresas parceiras de limpeza, manutenção e lavandaria.

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