La Tagliatella inaugura novo espaço em Cascais e traça plano de expansão nacional
A marca espanhola de comida italiana quer aumentar o portefólio em Portugal. Algarve, Coimbra, Porto, Braga e Guimarães estão na mira da cadeia de restauração.

Rute Simão
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira
Conheça os finalistas do Chefe do Ano 2025
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
Hilton Vilamoura surge renovado após 18 anos de atividade e nova gestão
É o quarto restaurante La Tagliatella a abrir em Portugal. Depois da estreia na capital, com espaços na Avenida de Berna, no Parque das Nações e em Santos, a marca espanhola de gastronomia italiana sai, pela primeira vez, do centro de Lisboa e instala-se na Rua Doutora Iracy Doyle, em Cascais.
Com um portefólio com mais 230 restaurantes localizados em Espanha, Andorra, França e Alemanha, a La Tagliatella, que integra o grupo AmRest – detentora de insígnias como a KFC, a Pizza Hut, o Burger King ou a Starbucks – escolheu o mercado português para dar seguimento ao seu plano de crescimento internacional. A entrada no país concretizou-se há quatro anos, com a abertura da primeira loja.

La Tagliatella Cascais | Foto: Frame It
“A La Tagliatella é um conceito de restaurante único e bem pensado com um percurso de sucesso na Europa – especialmente em Espanha, onde somos a maior cadeia de restauração italiana. A entrada no mercado português surgiu como a continuação do reforço do posicionamento da marca nesta zona do continente. Acreditamos que Portugal é um mercado com boas perspetivas e que se encaixa, perfeitamente, na estratégia de expansão da La Tagliatella”, explica à Publituris Hotelaria João Almeida, representante da marca em Portugal que, acrescenta, ” Cascais, pela sua importância em termos de turismo e população local sempre esteve na lista de prioridades”.
A operação em terras lusas tem somado bons resultados com a aposta na fidelização de clientes. “Desde que abrimos o primeiro restaurante em Lisboa, adquirimos um vasto grupo de clientes que nos visitam regularmente. (…) O facto de estarmos a abrir mais um restaurante mostra que há potencial para a marca La Tagliatella no mercado e interesse pela gastronomia italiana”, adianta o responsável.

João Almeida, Representante da La Tagliatella em Portugal | Foto: Frame It
O plano de expansão da marca em solo nacional está traçado e o Porto é “uma prioridade imediata”. Na mira estão também cidades como Algarve, Braga, Guimarães e Coimbra. “A nossa estratégia passa por abranger grande parte das grandes cidades e periferias de Portugal”, atesta João Almeida.
Da lista de requisitos para a abertura de um espaço em regime de franchising fazem parte critérios como uma localização acessível, estacionamento disponível e que seja inserida numa zona residencial e de escritórios.
“A nossa prioridade é crescer de forma lucrativa e sustentável. Estamos sempre disponíveis para novas oportunidades, avaliando-as individualmente”, justifica.
Sabores de conforto e doses generosas pautam a oferta
Amplo e iluminado são os dois adjetivos que definem o confortável recém-inaugurado La Tagliatella em Cascais. O novo restaurante é mais uma artéria do mote italiano da marca que se pauta pela influência das regiões do norte e noroeste de Itália como Piemonte, Ligúria e Emília-Romanha.
A massa de pizza romana é elaborada com dois tipos de farinha e preparada diariamente, o queijo Parmiggiano Reggiano DOP curado durante 24 meses, o presunto de Parma, o queijo Gorgonzola DOP de Piemonte e Lombardia e o salame calabrês são alguns dos ingredientes de destaque.

La Tagliatella Cascais | Foto: Frame It
A carta é expressivamente extensa e reúne dezenas de referências para todos os gostos. Entradas, saladas, massas, pizzas, rissotos e carnes assumem-se como as ‘guidelines’ que nos conduzem por entre os mais variados sabores italianos.
O Pane de La Tagliatella, pão tradicional com tomate, azeitona e cebola ou a Focaccia di Recco-Uovo e tartufo, recheada com queijo stracchino,com ovo estrelado, parmigiano reggiano DOP e pérolas de trufa preta acompanhada com compota de pêssego e alfaces variadas são duas das apostas ganhas na secção ‘antipasti’, que nos dão as boas-vindas.
No capítulo das carnes figuram o lombo de porco com rigatone ao creme, o lombo de porco em focacciade Génova com campanelle emolho Cosenza ou o entrecot de vitela. As tradicionais pizzas seduzem pelos ingredientes frescos e simples. A mozzarela de búfala DOP, o grana padano DOP ou o presunto marcam presença. Não deve ser descurada a pizza de trufas e cogumelos com creme de trufa preta, cogumelos brancos e queijos variado que aromatiza a sala à sua passagem.
As combinações e variedades de massas são quase infinitas e os rissotos ou a tradicional lasanha também se oferecem como opção. Destaque ainda para os tártaros e carpaccios. Para terminar há gelados caseiros com vários acompanhamentos ou uma lista de sobremesas onde reina o chocolate. São exemplos o Croccantino com bolacha crocante com mousse de chocolate rocher,chocolate derretido, gelado à escolha e bolo de chocolate ou o cioccofondente com creme de mascarpone com chocolate derretido, bolo e crocante de chocolate.
O novo La Tagliatella Cascais está aberto diariamente entre as 12h00 e as 16h00 e entre as 19h00 e as 23h00 e, aos sábados, o horário de jantar prolonga-se até às 00:00.