Philipp Ingenillem, CSO e co-fundador da Online Birds.
Clubhouse app – pequena plataforma ou nova plataforma excitante para a Indústria Hoteleira?
Philipp Ingenillem, Co-Founder e Sales Representative da Online Birds, analisa a Clubhouse App.
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Nenhum aplicativo gratuito foi descarregado com mais frequência esta semana em dispositivos da Apple do que o Clubhouse. As pesquisas do Google também dispararam, vários meios de comunicação social fazem referências sobre a aplicação e mesmo noutras redes sociais, o Clubhouse foi um dos tópicos mais discutidos. Como assim? Os podcasts já eram uma tendência no ano passado, as plataformas de video chat também estavam em expansão devido à pandemia, e as redes sociais são mais relevantes do que nunca. O Clubhouse combina estes elementos numa aplicação de comunicação social áudio. Boas notícias, então, para a aplicação, que actualmente só está disponível para os utilizadores de iPhone e por convite dos utilizadores já existentes. Além disso, há uma vasta gama de tópicos e uma variedade de utilizações.
Mas ainda se gostaria de perguntar cautelosamente: a propaganda em torno da nova aplicação representa um pequeno flash na frigideira ou poderia o Clubhouse evoluir para a “próxima grande coisa” das redes sociais? Muitos comerciantes estão à procura de respostas para a pergunta nos dias de hoje. Online Birds, o líder de mercado alemão para o marketing online de hotéis, vai um passo mais além e quer saber até que ponto a aplicação pode ser excitante para a indústria hoteleira. Que oportunidades e possíveis utilizações tem?
Clubhouse para a indústria hoteleira? A perspectiva do convidado!
Estrelas, peritos, influenciadores e, sobretudo, potenciais convidados encontram-se através da aplicação nos chamados quartos e participam em interessantes discussões. Eventos deste tipo podem ser transferidos para a indústria hoteleira; nomeadamente quando potenciais hóspedes, hóspedes regulares, empregados e empresas parceiras se reúnem e trocam ideias sobre tópicos adequados ao grupo-alvo. Em que outra altura é que os convidados têm a oportunidade de trocar ideias diretamente e em ‘tempo real’ com hoteleiros e outros interessados sobre temas actuais, tais como medidas de higiene? De que outra forma podem participar em eventos em conjunto ou iniciar as suas próprias rondas de discussão neste momento? Como ideias para possíveis rondas de discussão o yoga, desporto, meditação, sustentabilidade, literatura ou mesmo ajudando ativamente a desenvolver um menu. Se os hoteleiros organizarem eventos através do Clubhouse, mesmo que virtualmente, podem finalmente voltar a organizar-se, apesar dos lockdowns e o hóspede pode ter a sensação de passar férias em casa! É uma forma inovadora de alcançar potenciais hóspedes, reter hóspedes regulares e acrescentar valor para além dos serviços hoteleiros normais.
Nova aplicação como ponto de encontro para troca e transferência de conhecimentos
O tema da troca de conhecimentos parece ser particularmente importante na fase actual da aplicação. Especialistas da indústria hoteleira alemã já se reuniram nas últimas semanas para discutir e trocar know-how. Vários membros da Online Birds já fizeram parte de sessões virtuais que tratam de temas empresariais, económicos, de marketing ou políticos, relacionados com a indústria hoteleira. A longo prazo, o Clubhouse pode ser utilizado para organizar conversas privadas em círculos mais pequenos, bem como grandes eventos, em que são previstas trocas de conhecimento entre hoteleiros, juntamente com outros especialistas da indústria e os que estão em contacto com o público. Ainda nem sequer considerámos o potencial da aplicação para tópicos de RH. A candidatura é, evidentemente, também muito interessante na área da marca do empregador, por exemplo, para perguntas sobre a vida profissional quotidiana num hotel, apoio e orientação na procura de emprego!
Ligação virtual em rede com todas as partes interessadas
O objectivo de uma rede social é que você “crie a sua rede” dentro dela, e o facto de poder fazê-lo através do Clubhouse de forma regulamentada, em “salas” pré-determinadas, é uma grande oportunidade da aplicação. Aqui, como a Online Birds reconhece, a aparente dissolução das fronteiras entre B2B e B2C é particularmente notável. Claro que tópicos e conversas específicas são também relevantes apenas para certos grupos-alvo, mas com o Clubhouse as fronteiras entre o privado e o empresarial parecem atualmente menos difíceis do que através de outras redes. O Clubhouse é como uma “síntese” do LinkedIn, Facebook e um podcast. Quer se trate de um evento B2B em forma de conferência, uma conversa informal ou um acontecimento algures no meio, teoricamente tudo é possível.
A empresa de marketing online vê outra grande oportunidade na área dos influencers, que suportam uma grande parte do actual hype em torno da aplicação e que estão aí fortemente representados. Isto permite um trabalho em rede com hoteleiros, influencers, bem como com os seus seguidores numa nova forma. Influencers poderiam, por exemplo, discutir perspetivas de reabertura, bem como aspectos de segurança e higiene com hoteleiros e seguidores, a fim de sensibilizar o grupo-alvo para o tempo após o encerramento e de proporcionar alcance aos hoteleiros e às suas medidas. Ao fazê-lo, o hoteleiro seria então uma parte activa da comunicação entre influenciador e hóspede, como tem sido bastante invulgar no passado. Até agora, os hoteleiros tinham de observar de lado e esperar que os influenciadores representassem devidamente o seu hotel; com o Clubhouse, os hotéis poderiam recuperar algum controlo.
As potenciais limitações da aplicação Clubhouse
Para além de todas as vantagens e oportunidades que o Clubhouse detém, a Online Birds também vê alguns obstáculos. Para além do acesso ainda muito limitado ao aplicativo, o tema da protecção de dados é um ponto importante para os críticos. Além disso, a questão é se o Clubhouse conseguirá posicionar-se no mercado a longo prazo, encontrar um modelo adequado para a monetização e estar à altura da moda a longo prazo. Conhecemos as limitações e possíveis perigos do Clubhouse e iremos observar criticamente o desenvolvimento futuro. Por outro lado, não faríamos justiça à nossa posição de pioneiros em marketing online de hotéis se não avaliássemos as possíveis oportunidades e aplicações desta nova aplicação para a indústria hoteleira, a partir de agora.
Conclusão
Quanto mais especial for a orientação de um hotel, mais fácil e mais direccionada a nova aplicação é interessante para o marketing hoteleiro. Segundo os peritos da Online Birds, ainda não é possível avaliar se o Clubhouse será bem sucedido a longo prazo. No entanto, é evidente que quem quer que utilize estas novas possibilidades como primeiro motor ou primeiro adoptante desde o início, pode explorar melhor as vantagens e gerar maior atenção. Em última análise, a criatividade do hoteleiro individual é necessária para gerar atenção e alcançar com o aplicativo conceitos inovadores. No decurso da monetização e do financiamento a longo prazo da aplicação, coloca-se também a questão de possíveis oportunidades futuras de publicidade através do Clubhouse. Isto é algo que teremos de continuar a monitorizar.
Philipp Ingenillem, Co-Founder e Sales Representative da Online Birds, analisa a Clubhouse App.