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Tecnologia em tempos de crise. Manual de sobrevivência para hotéis

A forma como a tecnologia pode ajudar a mitigar os efeitos da crise provocada pela COVID-19 nos hotéis foi o tema do webinar organizado pela Infraspeak, em conjunto com o Publituris e Publituris Hotelaria, e que contou com a participação de Gonçalo Rebelo de Almeida e Roberto Antunes,

Carina Monteiro

Tecnologia em tempos de crise. Manual de sobrevivência para hotéis

A forma como a tecnologia pode ajudar a mitigar os efeitos da crise provocada pela COVID-19 nos hotéis foi o tema do webinar organizado pela Infraspeak, em conjunto com o Publituris e Publituris Hotelaria, e que contou com a participação de Gonçalo Rebelo de Almeida e Roberto Antunes,

Carina Monteiro
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A forma como a tecnologia pode ajudar a mitigar os efeitos da crise provocada pela COVID-19 nos hotéis foi o tema do webinar organizado pela Infraspeak, em conjunto com o Publituris e Publituris Hotelaria, e que contou com a participação de Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador dos Hotéis Vila Galé, e Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo.

Analisando especificamente a hotelaria e as necessidades que advêm desta crise, Roberto Antunes começa por dizer que “a necessidade de acompanhamento da procura” vai ser muito evidente. “Ouvimos falar muito sobre o Big Data e as pessoas assustam-se. No fundo são números. É de comportamentos que estamos a falar: Quanto gastei? Com quantas pessoas interagi? Quanto dinheiro retirei do multibanco? etc. Esta crise vai acelerar o acompanhamento de tudo isto, ou seja, “a necessidade das empresas se sofisticarem e terem um maior conhecimento e controlo e usarem os números para prever a procurar” será uma das primeiras tendências no uso da tecnologia.

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A Inteligência Artificial e o 5G também ganharão destaque, com a possibilidade de cada vez mais usarmos o telemóvel como controlador de todas as plataformas. “A parte de inteligência de dados vai ser muito importante e vai traduzir-se numa maior abertura para a utilização deste género de tecnologias de que já ouvíamos falar, mas cuja sua utilização, julgo, vai exacerbar-se um pouco mais”, refere o responsável do NEST.

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Na opinião de Roberto Antunes, a tecnologia vai ainda responder à necessidade criada por esta pandemia de segurança sanitária. “Andamos aqui um pouco às apalpadelas de como vamos conseguir trabalhar isto de uma forma eficiência e dizer ao nosso turista que está 100% salvaguardado, desde a sua receção nos aeroportos, ao transporte, aos lobbies dos hotéis até aos quartos, por aí fora. A tecnologia vai dar um input muito grande nessas áreas”, defende.

Na ótica do gestor hoteleiro Gonçalo Rebelo de Almeida, a tecnologia não deve ser olhada de forma diferente da pré-crise e explica porquê. “No setor do Turismo e Hotelaria, a tecnologia já era necessária de forma massiva. Foi dos primeiros setores de atividade a ter presença online, a concretizar as transações de reservas online e a apostar na promoção do seu produto online.”

Para o gestor hoteleiro, a tecnologia veio ajudar a melhorar a comunicação e a interação com o cliente e a melhorar a organização interna das unidades hoteleiras.

“Do ponto de vista da otimização dos processos, a tecnologia é essencial, porque permite ganhos de eficiência, quer do ponto de vista da gestão energética dos edifícios e equipamentos do hotel, que são um peso grande da estrutura de custos, quer ao nível do planeamento de recursos”, defende, dando o exemplo dos recursos humanos: “Permite a programação das equipas, dos tempos de trabalho, quais as necessidades de alocar as pessoas face à procura em cada momento. A tecnologia pode ajudar nisso de uma forma significativa”.

Mas será que a crise provocada pela pandemia de COVID-19 irá criar novas necessidades no que diz respeito a tecnologia? Gonçalo Rebelo de Almeida acredita que sim e dá vários exemplos, nomeadamente na gestão da ocupação dos espaços nos hotéis. “Vou ter de passar a ter um controlo mais rigoroso do número de pessoas que pode estar em simultâneo numa receção, num restaurante ou num bar. Provavelmente vou precisar de tecnologia para controlar os fluxos de check-in/check-out na receção ou as entradas nos pequenos-almoços dos hotéis, etc.”

Por outro lado, o gestor lembra que um dos exemplos que tem sido apontado é o controlo através de câmaras que detetam a temperatura do corpo, isto é, um sistema de deteção se há pessoas com febre.

Qual vai ser o desafio da introdução de nova tecnologia nesta fase?

Para Gonçalo Rebelo de Almeida, as empresas que já fizeram investimentos em tecnologia no passado e que detenham algumas ferramentas, como é o caso da cadeia Vila Galé, o trabalho agora passa por “melhorar algumas destas ferramentas, com algum investimento adicional, mas não muito significativo”. O mesmo não sucede com as empresas que não fizeram esse investimento. “Para quem vai entrar agora neste processo há uma barreira psicológica e financeira: vou fazer um investimento agora numa coisa que me vai trazer resultados mais à frente quando estou com dificuldades de tesouraria? Esta pode ser a barreira ao desenvolvimento. Mas o produto vai mudar, nem que seja de uma forma transitória. Vai ter de haver adaptações ao produto e algumas delas com recurso à tecnologia”, defende. Ferramentas que aumentem o contacto entre o cliente e as equipas tais como chats bots ou assistentes virtuais podem agora experimentar um aumento. “Pode ser um pontapé de saída para uma utilização mais massiva destas tecnologias, que até à data, das experiências que tínhamos eram incipientes”.

De uma coisa, o gestor hoteleiro não tem dúvidas: “O que acontece nestes tempos de crises é que as empresas vão ter necessariamente que gerir melhor. Quando os recursos e as receitas são menores haverá uma tendência para ser mais eficiente no controlo do ponto de vista da gestão e minimizar todos os desperdícios. Todas as empresas vão trabalhar em cima da sua estrutura de custos. Mas temos de fazer isso de forma inteligente. Esse é o grande desafio: cortar custos sem prejudicar a qualidade do serviço e do produto. Porque também sabemos que quando a procura é menos e há menos clientes, estes também vão ser mais exigentes e, portanto, tendo um leque de produtos disponíveis no mercado, vão escolher os que melhor respondam em termos de qualidade e eficiência e com um novo fator: limpeza. Se a limpeza nunca deixou de ser um fator relevante na avaliação de um serviço hoteleiro, agora os cuidados de higiene passaram para a cabeça das prioridades. É outra tendência: os hotéis trabalhavam para que isto fosse um trabalho mais ou menos invisível, agora se calhar vão ter de pensar que vão ter de tornar visível como e quando é que estão a limpar.”

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A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) mais uma vez chegaram a acordo e assinaram a revisão das tabelas salariais do Contrato Coletivo de Trabalho (em vigor desde dezembro de 2021, após revisão de fundo), para entrar em vigor a 1 de janeiro de 2025.

A AHP destaca que, “em junho de 2023 já havia ocorrido uma atualização de 6,7% nas tabelas salariais, e um ano depois, em junho de 2024, foi definido um novo aumento médio de mais de 7% das mesmas tabelas salariais”.

O aumento agora negociado – seis meses depois do último- “não só respeita o aumento do salário mínimo nacional, como estende esse aumento (6,1%) aos diversos níveis até ao salário médio. Acresce que, desse patamar para cima, o que agora se firmou antecipa o previsto no Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico para 2025-2028 (fechado no âmbito da Concertação Social entre o Governo e Parceiros Sociais)”, refere a AP, em comunicado. Nesse sentido, o CCT que vincula a hotelaria representada pela AHP, garante um aumento mínimo de 4,7% nos salários médios.

Adicionalmente ficou também pré-estabelecido o aumento do subsídio de refeição em 4,7%, a partir de julho de 2025 (um ano após o último aumento, que, recorda a AHP, foi de 15%).

Finalmente foi ainda acordado que, no último trimestre de 2025, as partes se voltarão a sentar à mesa, em torno da ponderação da matéria salarial.

AHP destaca “o sentido de responsabilidade que as empresas hoteleiras que representa demonstram, reconhecendo a relevância e respeito pelos trabalhadores da hotelaria” bem como ”a longa relação que mantém com o SITESE e o seu vincado empenho na procura de um acordo equilibrado e evolutivo para o crescimento e sucesso contínuo do setor”.

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Nova edição dezembro: Entrevista a Carlos Costa, membro do conselho executivo da Vista Alegre

Nesta edição, o destaque vai para os 200 anos da Vista Alegre e a sua ligação com o setor hoteleiro, bem como para a recente abertura do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, o projeto de remodelações do L’AND Vineyards e o mais recente Holiday Inn Braga. Saiba ainda como correu o Hotels | Arquitects | Suppliers (HAS), que este ano regressou para a 8ª edição.

Na última edição de 2024 da Publituris Hotelaria o destaque vai para a Vista Alegre, no ano em que celebra 200 anos de atividade. Com 75% do volume de negócios da marca a caber ao mercado externo, e 25% ao mercado interno, os planos passam por crescer ainda mais lá fora, nomeadamente na América Latina, Médio Oriente e Ásia.

Na entrevista a Carlos Costa, membro do conselho executivo da Vista Alegre, fique a conhecer como é que a marca tem crescido no mercado hoteleiro nos últimos 20 anos e que estratégia tem em vista para se afirmar neste segmento.

Com a marca integrada no grupo Visabeira, que em 2015 inaugurou o primeiro hotel da Montebelo Hotels & Resorts associado à Vista Alegre, falámos ainda com Jorge Costa, vice-presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo, sobre a interligação da marca com a hotelaria e como ambas podem beneficiar desta sinergia.

No segmento “Fala-se” damos conta de como o Hotels | Arquitects | Suppliers (HAS) voltou a reunir hoteleiros e arquitetos à volta das novidades do setor. O evento organizado pela Publituris Hotelaria em conjunto com o Jornal Construir e a revista Traço – todas publicações da Workmedia – regressou para a 8ª edição no Monsanto Montes Claros, com um total de 40 empresas fornecedoras.

Após a abertura do mais recente Holiday Inn Braga, o diretor-geral desta unidade hoteleira, André Dias de Castro, revela os planos não só para o hotel como para a promoção de Braga enquanto destino – que, na sua ótica, deve posicionar-se como destino próprio, “e não apenas como uma visita associada ao Porto ou a outras cidades”.

Já lá fora, conheça o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, o 11.º hotel do grupo no Brasil e o primeiro da submarca “Collection” no país. Situado junto à Lagoa do Cauípe, e de frente para a praia do Cumbuco, no Estado do Ceará, o hotel pretende demarcar-se pelas experiências de bem-estar, como explica em entrevista André Gamelas, diretor-geral desta unidade.

No Alentejo, acompanhámos as remodelações do L’AND Vineyards, localizado em Montemor-o-Novo. O projeto que começou em 2023 deverá estar terminado em 2025, tendo sido investidos cerca de 3,5 milhões de euros. Entre a renovação das suites já existentes, do spa e das áreas paisagísticas, a criação de um novo restaurante, sala de provas de vinho e novas villas, o objetivo passa por afirmar a unidade hoteleira como um hotel contemporâneo de vinho.

Após o dossier de cozinhas, onde pode ficar a conhecer as novidades dos fornecedores para o setor, fique com uma entrevista ao chef do Six Senses Douro Valley, José Maria Gomes.

A experiência internacional, os planos para a cozinha do hotel, mas também a formação na área, guiaram a conversa com o chef que assegura que, mais do que querer colocar o seu cunho pessoal na cozinha deste Six Senses, pretende cumprir ao máximo com a sua filosofia de sustentabilidade.

Por fim, brindamos com as sugestões de Ana Gomes, chefe de sala e escanção do restaurante Louro, em Viana do Castelo.

As opiniões desta edição são assinadas por Alexandra Ventura (NOVA SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Mariano Faz (AHM) e Hugo Silva (Cocktail Team).

Os indicadores desta edição, o PULSE Report, cabem à Guestcentric.

Aceda à nova edição através do link.

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Natal e Ano Novo: Hotelaria de Lisboa e Madeira lideram em reservas e preço médio

A hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira registam reservas on the books, taxa de ocupação estimada e preço médio on the books acima da média nacional quer para a época do Natal, quer para o período de Ano Novo. Contudo, é o Alentejo que lidera em preço médio: 190 euros para o Natal e 283 euros no Ano Novo. Os dados são da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que inquiriu 311 empreendimentos hoteleiros.

Carla Nunes

A hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira registam valores acima da média nacional no que diz respeito às reservas on the books, taxa de ocupação estimada e preço médio on the books para as épocas de Natal e Ano Novo de 2024.

Os dados resultam do inquérito “Perspetivas Natal & Réveillon 2024”, realizado entre 15 de novembro e 13 de dezembro pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), com uma amostra de 311 empreendimentos.

A partir desta análise, a AHP dá conta de que a média nacional para o período do Natal, de 21 a 26 de dezembro, registam 38% de reservas on the books, uma taxa de ocupação estimada de 52% e um preço médio de 151 euros.

Para esta época, é a hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira que registam valores acima da média nacional nos três indicadores.

No caso da Grande Lisboa, e à data do inquérito, as reservas on the books situavam-se nos 44%, com uma taxa de ocupação estimada de 62% e um preço médio de 191 euros.

Já na Região Autónoma da Madeira, as reservas on the books situavam-se nos 59%, estimando-se uma taxa de ocupação de 73% e um preço médio de 153 euros.

Apesar de não registarem todos os campos acima da média nacional, destaque para a região do Alentejo, que dá conta de um preço médio on the books de 190 euros e uma taxa de ocupação estimada de 54%, e para a região Norte, com um preço médio on the books de 179 euros.

Créditos: Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP

Comparando com o mesmo período de 2023, 71% dos hoteleiros inquiridos considera que a taxa de ocupação no Natal deste ano será “melhor ou igual”, com 79% a apontar que o preço médio também será “melhor ou igual” e 62% a referir que os valores de estada média serão “iguais”.

Quanto aos proveitos de aposento, 71% dos hoteleiros afirma que estes serão “melhores ou iguais” que os registados no Natal de 2023.

“Para nós isto é um claro abrandamento do ritmo de crescimento após 2023. Há otimismo, mas muito mais moderado do que foi até este ano de 2024”, referiu Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, na apresentação do inquérito aos jornalistas.

Relativamente aos principais mercados para a época do Natal, 82% dos hoteleiros inquiridos apontou Portugal como um dos seus principais três mercados, seguido pelo Reino Unido (no Top 3 de mercados para 41% dos inquiridos) e Espanha (referido por 40% dos inquiridos).

Ano Novo com preço médio a 202 euros

Já para o período de Ano Novo, de 28 de dezembro a 2 de janeiro de 2025, a média nacional do inquérito conduzido pela AHP aponta para 50% de reservas on the books, uma taxa de ocupação estimada de 68% e um preço médio on the books de 202 euros.

Novamente, a Região Autónoma da Madeira e a Grande Lisboa registam todos os campos acima da média nacional.

No caso da Região Autónoma da Madeira, e até à data do inquérito, registavam-se 68% de reservas on the books, 84% de taxa de ocupação estimada e um preço médio de 243 euros.

Na Grande Lisboa, para o período de Ano Novo, as reservas on the books encontravam-se nos 61%, a taxa de ocupação estimada nos 78% e o preço médio on the books nos 249 euros.

Para a época de Ano Novo, destaque também para o Alentejo, com um preço médio a 283 euros on the books e uma taxa de ocupação estimada a 76%, e para a região Norte, com um preço médio on the books de 229 euros.

Créditos: Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP

No que diz respeito aos mercados, Portugal volta a ser apontado por 84% dos hoteleiros como um dos principais três mercados esperados para o Ano Novo. Seguem-se os mercados de Espanha (indicado por 35% dos hoteleiros como um dos principais três mercados), Alemanha (apontado por 34% dos inquiridos) e Reino Unido (32% dos inquiridos).

Tanto para o Natal como para o Ano Novo, o Booking foi indicado por 85% dos inquiridos como o canal de reservas mais utilizado, seguido pelo website próprio (83% dos inquiridos), email direto (39%), pela Expedia (32%) e pelas agências de viagem (25%).

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3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em outubro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas, gerando 644,1 milhões de euros de proveitos totais. No acumulado do ano, na generalidade dos meios de alojamento, ultrapassaram-se as 78 milhões de dormidas, atingindo quase 30 milhões de hóspedes.

Victor Jorge

Em outubro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3 milhões de hóspedes, representando um aumento de 3,8%, face ao mesmo mês de 2023, e 7,6 milhões de dormidas, +2,5% relativamente ao 10.º mês do ano passado, gerando 644,1 milhões de euros de proveitos totais (+9,9%; 11,8% em setembro) e 490,2 milhões de euros de proveitos de aposento (+10,7%; 12,4% em setembro), indicam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Neste 10.º mês de 2024, dos 3 milhões de hóspedes, os residentes nacionais ultrapassaram por pouco o milhão (+3,3), enquanto os não residentes somaram perto de 2 milhões (+4%).

Por regiões, nenhuma superou o milhão de hóspedes, com Lisboa a liderar a tabela, com 808 mil (+3,2%), seguida do Porto com 697 mil (+5,1%) e o Algarve com 515 mil (+0,4%). De resto, todas as regiões registaram aumentos no número de hóspedes no mês de outubro, com destaque para o Centro, única região a crescer a duplo dígito.

Por nacionalidades, os EUA lideraram, pela primeira vez o ranking, com perto de 268 mil hóspedes, seguindo-se o Reino Unido (267 mil) e Espanha (198 mil).

No que diz respeito às dormidas, das 7,6 milhões registadas em outubro, os residentes no estrangeiro somaram 5,7 milhões, correspondendo a uma subida de 3% face a igual período de 2023, com os residentes nacionais a somarem quase 1,9 milhões, representando um crescimento de 1,2% face ao mês homólogo do ano passado.

Por regiões, a liderança pertenceu ao Algarve, com perto de 2,1 milhões de dormidas (+0,4%), seguindo-se Lisboa com 1,8 milhões (+2,2%) e Porto com 1,3 milhões (+4,6%). Em outubro, a única região a registar números negativos foi o Alentejo, com uma descida de 4,4% face ao mesmo mês de 2023, destacando-se os Açores com um aumento de duplo dígito (+10,8%).

Nas dormidas, em outubro de 2024, o Reino Unido lidera com mais de 1,1 milhões, seguindo-se a Alemanha com 720 mil e França com 430 mil.

Todos ganham mais
Nos proveitos totais, dos 644 milhões de euros, 218 milhões tiveram origem na região de Lisboa (+12,1%), seguindo-se o Algarve com 148 milhões (+4,6%) e o Porto com 108 milhões (+9,2%) Aqui, as maiores variações percentuais pertenceram aos Açores (+20,5%), Madeira (+16%) e Centro (+14,6%).

Já nos proveitos dos aposentos, dos 490 milhões de euros totais, 178 milhões tiveram origem em Lisboa (+12,8%), seguindo-se o Algarve com 104 milhões (+6,3%) e o Porto com 85 milhões (+8,7%). Aqui, também as ilhas lideraram as subidas, com os Açores a crescerem 20,7% e a Madeira 17,7%.

O crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de outubro. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 87,4% e 85,8% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 9,7% e 10,7%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 11,9% nos proveitos totais e 11,1% nos proveitos de aposento (quotas de 9,0% e 10,7%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,5% em ambos), os aumentos foram de 11,4% e 10%, respetivamente.

A caminho de todos os recordes
No acumulado de janeiro a outubro, as dormidas registaram um crescimento de 3,7%, atingindo 71,1 milhões, dando origem a aumentos de 10,6% nos proveitos totais e de 10,7% nos de aposento. Este aumento deveu-se, principalmente, às dormidas de não residentes, que cresceram 4,8%, enquanto as de residentes registaram um crescimento inferior (+1,2%), revela o INE.

Deste total, os não residentes somaram 17,2 milhões de hóspedes, correspondendo a uma subida de 6,1% face ao acumulado de 2023, com os residentes a totalizarem 10,3 milhões, uma subida de 2,4% face ao mesmo período em análise.

Lisboa lidera no número de hóspedes nos primeiros 10 meses de 2024, com 7,3 milhões (+4,6%), seguindo-se o Porto com 6,4 milhões (+6,2%) e o Algarve 4,8 milhões (+2,2%). De resto, tal como no mês de outubro, todas as regiões registaram subidas no acumulado do ano.

Nas dormidas, das 71,1 milhões, os não residentes foram responsáveis por perto de 50,5 milhões (+4,8%) com os residentes a contabilizarem 20,6 milhões (+1,2%). Aqui, é o Algarve que lidera com 19,3 milhões de dormidas (+1,8%), seguindo-se Lisboa com 16,8 milhões (+3,7%) e o Porto com 12,3 milhões (+5,8%).

Tal como nos hóspedes, no acumulado do ano, nenhuma região registou um decréscimo nas dormidas.

Analisando todos os tipos de alojamento, Portugal registou nestes primeiros 10 meses de outubro 29,8 milhões de hóspedes (+4,7%) e 78,5 milhões de dormidas (+3,3%).

Nos proveitos totais, dos 6 mil milhões de euros, um aumento de 10,6% face aos primeiros 10 meses de 2023, Lisboa somou 1,755 mil milhões de euros (+11%), o Algarve 1,6 mil milhões de euros (+7,3%) e o Porto 937 milhões de euros (+11%).

Nos proveitos totais, todas as regiões cresceram a duplo dígito, exceto o Algarve.

No que diz respeito aos 4,6 mil milhões de euros dos proveitos dos aposentos acumulados até outubro de 2024 (+10,7%), também Lisboa lidera com 1,4 mil milhões de euros (+10,9%), seguindo-se, novamente, o Algarve com 1,2 mil milhões de euros (+7,9%) e o Porto com 740 milhões de euros (+10,5%).

Rendimentos por quarto melhoram
No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 74,9 euros em outubro, registando um aumento de 7,6% (+9,5% em setembro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Grande Lisboa (137,2 euros), seguindo-se a RA Madeira (87,2 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na RA Madeira (+15,6%), na Península de Setúbal (+12,2%), na RA Açores (+11,0%) e na Grande Lisboa (+10,4%), enquanto no Alentejo se registou um decréscimo (-3,3%).

Em outubro, este indicador cresceu 8,6% na hotelaria (+10,5% em setembro). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se aumentos de, respetivamente, 4,7% e 3,4% (+5,6% e +10,0%, em setembro, pela mesma ordem).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 118,5 euros (+6,3%, após +8,6% em setembro).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (170,9 euros), seguida do Norte (114,4 euros) da RA Madeira (109,7 euros) e do Alentejo (+105,6 euros). Todas as regiões registaram aumentos neste indicador, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido na RA Madeira (+13,9%), na Grande Lisboa (+9,7%) e na RA Açores (+7,6%).

Em outubro, o ADR cresceu em todos os segmentos, +6,2% na hotelaria (+9,2% em setembro), +6,6% no alojamento local (+5,2% em setembro) e +9,8% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,7% em setembro).

No período acumulado de janeiro a outubro de 2024, o RevPAR atingiu 74,2 euros e o ADR 123,5 euros (+6,7% e + 6,5%, respetivamente).

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SLS Barcelona | Créditos: DR, cedida pela Accor

Hotelaria

Accor vai abrir quatro hotéis e estrear duas novas marcas na Península Ibérica em 2025

Em território nacional, o grupo hoteleiro tem em vista a abertura do Mercure Ponta Delgada Açores, naquele que será o primeiro hotel da Accor no arquipélago. Já para Espanha estão previstas três aberturas hoteleiras em 2025, entre as quais a do SLS Barcelona, uma marca da Accor que faz assim a sua estreia na Europa.

O próximo ano de 2025 traz várias aberturas de hotéis e resorts para o grupo Accor, das quais quatro terão lugar na Península Ibérica, onde o grupo também vai estrear duas novas marcas.

Nesse sentido, para Portugal é esperada a abertura do Mercure Ponta Delgada Açores, o primeiro hotel do grupo hoteleiro nos Açores. Instalado na histórica “Pensão Central”, completamente restaurada, o hotel vai contar com 75 quartos. Das valências do hotel farão ainda parte duas piscinas exteriores para adultos e crianças, spa com piscina interior aquecida, sauna, banho turco e duche Vichy, bem como uma sala de reuniões com capacidade até 60 pessoas. O hotel será inspirado pela temática das viagens, prevendo-se que abra portas no início de 2025.

Já em Espanha, o grupo vai abrir três hotéis, dois dos quais sob novas marcas: a Fairmont, de luxo, e a SLS (lifestyle Ennismore).

O futuro Fairmont La Hacienda Costa del Sol vai contar com 311 quartos com vista sobre o Mediterrâneo, tendo data de abertura prevista para o início de 2025.

Já o SLS Barcelona, localizado junto ao Port Fòrum, constitui-se como a estreia desta marca na Europa. Com 471 quartos e suites, seis restaurantes e bares, três piscinas, um spa e um espaço para eventos, a unidade hoteçeira deverá abrir portas no início de 2025.

Por fim, o Novotel Valencia Lavant tem abertura marcada para o início de 2025 no Jardim Turia, entre o centro histórico de Valência e o Palácio de Congressos. Este hotel midscale de 12 andares, construído a partir de um estabelecimento já existente, inclui 370 quartos, snack-bar, café, restaurante, terraço no telhado com piscina e bar, ginásio, sala de pequenos-almoços e espaços para reuniões e coworking.

A estas aberturas juntam-se outras 86 aberturas internacionais nos segmentos luxury, lifestyle Ennismore, premium e midscale e economy.

No segmento luxury, a Accor prevê abrir 17 hotéis: La Dolce Vita Orient Express (rail hospitality); Orient Express La Minerva, Roma, Itália; Faena New York, Estados Unidos; Raffles Sentosa Singapura, Singapura; Raffles Jeddah, Arábia Saudita; Fairmont Tokyo, Japão; Fairmont New Orleans, Estados Unidos; Fairmont Udaipur, Índia; Fairmont Bangkok Sukhumvit, Tailândia; Fairmont Hanoi, Vietname; Fairmont Dalian, China; Sofitel Guiyang Liebian, China; Mandai Rainforest Resort by Banyan Tree, Singapura; Banyan Tree Escape, Tanzânia; Green Coast Hotel – MGallery Collection, Albânia; MGallery Collection, Biarritz, França e Hotel MontAzure Lakeside Phuket – MGallery Collection, Tailândia.

Já no segmento lifestyle Ennismore, o grupo espera abrir oito hotéis, nomeadamente: 25hours Hotel The Olympia, Sydney, Austrália; Hyde Perth, Austrália; Mama Shelter Singapura, Singapura; Mondrian Gold Coast, Austrália; SLS Mar Vermelho, Arábia Saudita; SLS Playa Mujeres, México; The Hoxton Florence, Florença, Itália e Rixos Radamis Sharm El Sheikh, Egito.

Nas marcas premium, o grupo antecipa abrir outros oito hotéis em 2025, como: Pullman Chennai Anna Salai, Índia; Pullman OKOL Golf Resort & Spa, Bulgária; Pullman Royal Key Wellness Resort, Guadalupe; Swissôtel Doha Corniche Park Towers, Qatar; Swissôtel Bucharest, Roménia; Mövenpick Resort Agios Nikolaos Sivota, Grécia; Mövenpick Resort & Spa Bintan Lagoon, Indonésia; Grand Mercure Krabi Ao Nang, Tailândia.

Por fim, das marcas midscale e economy, a Acoor antecipa abrir nove hotéis: Hotel Giacomo Morra Alba – Hanwritten Collection, Piemonte, Itália; Novotel Jakarta Pulo Mas, Indonésia; Novotel Sydney Cabramatta, Austrália; Adagio Original London City East, Londres; TRIBE Belo Horizonte, Brasil; TRIBE Kraków Old Town, Polónia; TRIBE Auckland Fort Street, Nova Zelândia; ibis Styles Tallinn, Estónia e greet Tbilisi Center, Geórgia.

Conheça as restantes 44 aberturas na lista abaixo.

  • Banyan Tree Haeundae Busan, Coreia do Sul
  • South Palms – MGallery Collection, Filipinas
  • Navera Phuket – MGallery Collection, Tailândia
  • Marival Armony Punta Mita – MGallery Collection, México
  • Pullman Chongqing North Station, China
  • Swissotel Kopaonik, Sérvia
  • Mövenpick Hotel Teuta Baía de Kotor, Montenegro
  • Mövenpick Kigali, Ruanda
  • Mövenpick Hotel Bari, Itália
  • Mövenpick Hotel Mondello Palace Palermo, Itália
  • Mövenpick Hotel Al Zaytoon Bagdade, Iraque
  • Mövenpick By Accor Estação Ferroviária de Suzhou, China
  • Mövenpick by Accor Hangzhou Jiande Xin’anjiang, China
  • Mövenpick by Accor Jinan West, China
  • Mövenpick by Accor Shanghai, China
  • Grand Mercure Kuala Lumpur Bukit Bintang, Malásia
  • Grand Mercure Shenyang Oriental, China
  • Grand Mercure Wuxi Huishan, China
  • Adorn Tirana – Handwritten Collection, Albânia
  • Rocca a Mare Heraklion – Handwritten Collection, Grécia
  • Novotel & ibis Styles Hamburg HafenCity, Alemanha
  • Novotel Malta Sliema, Malta
  • Novotel Uberlândia, Brasil
  • Novotel New Delhi City Centre, Índia
  • Novotel Xiamen Downtown, China
  • Novotel Sanya Bay Yatai, China
  • Novotel Chengdu Lige, China
  • Novotel Changzhou Gaoxin, China
  • Mercure Portile de Fier Riviera, Roménia
  • Mercure Lucknow Ekana Sportz City, Índia
  • Mercure Kathmandu Sukedhara Heights, Nepal
  • Adagio Original Stuttgart Neckarpark
  • TRIBE Paris Pantin, França
  • TRIBE Budapest Airport Hungria
  • ibis Styles Araxá, Brasil
  • ibis Styles Fortaleza Giga Mall, Brasil
  • ibis Puerto San Martín, Argentina
  • ibis Arcoverde, Brasil
  • ibis Votuporanga, Brasil
  • Ibis Mumbai BKC
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  • JO&JOE Changzhou Tianning, China
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Palácio Ludovice Wine Experience Hotel, um dos hotéis destacados | Créditos: DR

Hotelaria

Condé Nast Johansens destaca 38 hotéis em Portugal no guia Luxury Hotels 2025

Este ano, Portugal regista 31 estabelecimentos destacados pelo guia impresso da Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025. A estes acrescem sete unidades hoteleiras localizadas no país recomendadas pela Condé Nast Johansens no seu website.

A Condé Nast Johansens já tem disponível o guia Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025, que inclui mais de 180 hotéis de luxo na publicação em papel e cerca de 300 hotéis no website.

Em nota de imprensa, a publicação garante que os estabelecimentos recomendados tanto estão vocacionados “para o viajante tradicional, fiel à marca há anos, como para o viajante de 25 a 40 anos, com elevado poder de compra”.

Este ano, Portugal conta com 31 estabelecimentos hoteleiros recomendados pelo guia impresso Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025, aos quais acrescem sete unidades hoteleiras destacadas online – elevando assim o número total para 38 estabelecimentos recomendados

A edição 2025 Luxury Hotels reúne estabelecimentos de luxo nos seguintes países: Antígua (1); Arábia Saudita (2); Bahamas (1); Barbados (1); Belize (1); Brasil (9); Colômbia (2); Costa Rica (1); Escócia (8); Espanha (16); Estados Unidos (7); Filipinas (1); França (5); País de Gales (1); Grécia (3); Granada (1); Indonésia (3); Inglaterra (41); Irlanda do Norte (1); Ilhas do Canal (1); Ilhas Turcas e Caicos (2); Itália (19); Jamaica (2); Maldivas (4); Malta (1); Marrocos (2); Maurícias (2); Montenegro (1); Namíbia (1); Portugal (31); Romênia (1); Santa Lúcia (1); Sri Lanka (1); Tailândia (4); Turquia (2) e Zimbábue (1).

Até ao final deste ano a Condé Nast Johansens lançará ainda o guia Luxury Spas 2025.

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Formação

Conheça os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2024

A final do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG), que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, contou com 18 concorrentes, tendo sido apurados seis vencedores em categorias de cozinha, pastelaria, serviço de sala e bar.

Já são conhecidos os vencedores a edição deste ano do Jovem Talento da Gastronomia (JTG), um concurso nacional dirigido a jovens estudantes de restauração e hotelaria em Portugal com idades até aos 25 anos.

Após três semifinais que percorreram o país de norte a sul, os vencedores foram apurados na final que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, de 4 a 5 de dezembro.

Os 18 concorrentes presentes nesta fase final competiram nas categorias Artes da Mesa ICEL; Bartender INTER Magazine; Plant Based by Bonduelle; Pastelaria Derovo; Tradição com Arroz Bom Sucesso e Cozinha Recheio.

Conheça abaixo a lista de vencedores:

  • Artes da Mesa ICEL: Guilherme Moita, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Pólo Sta Iria;
  • Pastelaria Derovo: Bernardo Lourenço, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, com o prato “Tributo à Maçã”;
  • Bartender Inter Magazine: André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores, com os cocktails “Honor Old Fashioned” e “Heritage”;
  • Tradição com Arroz Bom Sucesso: Carolina Gaspar, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Arroz do Atlântico”;
  • Plant Based by Bonduelle: André Pacheco, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Favas, Ovo BT e chouriço vegetal”;
  • Cozinha Recheio: João Picão, da Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, com snack e prato “Carpaccio de vitela” e “Bife à cortador”;
  • Prémio Francisco Vieira (atribuído ao concorrente que alcançou a pontuação mais elevada na final nacional ponderadas todas as categorias): André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores.

O painel de júri do concurso foi composto por 22 chefes nas áreas de cozinha, pastelaria, bar e sala. A presidir o painel esteve Luís Gaspar, chefe dos restaurantes Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte, em Lisboa

“Nos últimos anos, tenho notado uma grande evolução técnica dos concorrentes e uma atenção especial aos apontamentos do júri na semi-final e consequentes melhoramentos dos pratos, o que tem resultado em finais exigentes e a um grande nível”, refere Luís Gaspar em comunicado.

Do júri fez também parte Tiago Palrão, do Grupo Plateform; Matilde Machado, do Penha Longa Resort; Nuno Dinis, do White Rabbit Projects; Maria Hipólito, da EHTLisboa; Francisca Dias, do Esteva; Constance Bauer, do Peixoco; Rita Magro, do Blind; João Diogo Formiga, do Encanto by José Avillez; Clayton Ferreira, do Grupo Plateform; Davide Cunha, da Confeitaria Nacional; Ana Patrícia Correia, do Marupiu Pâtisserie; Flávio Silva, da Derovo; Beatriz Matias, do L’And Vineyards; Filipe Ramalho, do Páteo Real; Wilson Pires, do Verso Cocktails; Fernão Gonçalves, do Grupo Plateform; Luís Filipe Fonseca, do Grupo Plateform; Catarina Correia, do Catfish Bar; Paulo Carvalho, d’O Zagaia; Bruno Rocha, do Grupo Highgate Portugal e Gonçalo Costa, do Recheio.

O Jovem Talento da Gastronomia é patrocinado pela Recheio, Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle e Derovo. Os patrocinadores institucionais são a Escola Profissional de Esposende e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os parceiros são a Prochef, a Plateform e a Caetano Auto. A loiça oficial é da Mesa Ceramics.

O concurso conta com o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da Chaîne des Rôtisseurs, da SARA – HACCP, da ACPP e da DIG-IN. A INTER magazine é a revista oficial.

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Ocupação hoteleira no Algarve subiu 8,9% em novembro

Os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,9% na ocupação de quartos em novembro, face ao ano passado, para 43,3%, anunciou a AHETA.

De acordo com dados provisórios avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em novembro superior em 3,6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior, tendo passado de 39,8% em 2023 para 43,3% este ano.

De assinalar que a percentagem de ocupação no mês passado é idêntica à verificada no mesmo mês de 2019 (43,8%), o último ano antes da pandemia de covid-19, que antecedeu os 12,0% de 2020.

Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado pela AHETA, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (mais 7,4%), o espanhol mais 40%) e o alemão mais 11%).

O mercado nacional registou uma subida homóloga de 6,7%, segundo os números daquela associação.

Por outro lado, a estadia média foi de quatro noites, um valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4, concluiu

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Equipa da Admar SCR | Créditos: DR

Management

Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde

A empresa gestora de fundos de capital de risco disponibiliza até 70 milhões de euros, sendo que metade do valor será investido em hotéis, bem como empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. O objetivo passa por garantir que pelo menos 70% deste capital seja direcionado para projetos em Portugal.

A Admar SCR, empresa gestora de fundos de capital de risco, disponibiliza um novo fundo de investimento para potenciais aquisições nos setores da saúde e do turismo, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Sob o nome H2 Health & Hospitality FCRF, este novo fundo terá um capital de até 70 milhões de euros. Deste valor, 50% serão investidos em hotéis e empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. Os restantes 50% serão alocados a empresas e ativos no setor de saúde privada, incluindo hospitais privados, clínicas especializadas e unidades de cuidados continuados.

A empresa assegura em nota de imprensa que “pelo menos 70% do capital será direcionado para projetos em Portugal”, com ênfase tanto em novas iniciativas, como na aquisição de participações em empresas já estabelecidas. Já “o restante” do capital poderá ser investido em mercados internacionais, de acordo com a empresa.

O investimento mínimo no fundo é de 100.000 euros.

O H2 Health & Hospitality FCRF contará com a colaboração do Grupo Onyria para a área do turismo, dados os seus “mais de 40 anos de atividade e histórico no desenvolvimento de projetos turísticos”. No setor da saúde, o fundo terá o acompanhamento de Luís Miguel Farinha, consultor da CUF | Hospitais e Clínicas.

“O lançamento deste fundo é mais um passo na nossa estratégia de crescimento e diversificação de investimentos e reflete o nosso compromisso em desenvolver setores-chave da economia portuguesa”, afirma João Cota Dias, administrador da Admar SCR.

Este lançamento segue-se a um anterior fundo apresentado pela Admar SCR em 2021, o Golden Estate FCRF, focado em setores como imobiliário, turismo e energias renováveis, cujo período de captação de capital foi concluído este ano.

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Quinta do Lago adquire o Conrad Algarve

Situado no coração da Quinta do Lago, o Conrad Algarve soma 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares à oferta da Quinta do Lago. A unidade hoteleira oferece ainda um restaurante com estrela Michelin e um spa.

A Quinta do Lago adquiriu o Conrad Algarve, num processo liderado pelo Chief Executive Officer (CEO), Sean Moriarty, e pelo Chief Financial Officer (CFO), Miguel Sousa.

A aquisição, realizada a um fundo gerido pela ECS – uma gestora de ativos participada pela Davidson Kempner Capital Management – foi apoiada pela PLMJ, “parceira jurídica de longa data da Quinta do Lago”, como a mesma refere em nota de imprensa. Do lado do vendedor, Uría Menéndez atuou como assessora jurídica, enquanto a CBRE e a Eastdil Secured foram responsáveis pela intermediação da transação.

Recorde-se que o Conrad Algarve, situado no coração da Quinta do Lago, conta com 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares, incluindo um restaurante com estrela Michelin e um spa. Por essa razão, a Quinta do Lago considera que esta aquisição “complementa o portfólio existente do resort”, que inclui 14 restaurantes e bares, o centro desportivo de alto rendimento “The Campus”, serviços de propriedade através do Clube de Quinta e três campos de golfe.

A esta oferta acrescem 80 apartamentos com acabamentos premium, incluídos no portfólio de vendas e alugueres da Quinta do Lago.

Ao longo dos anos, o resort assegura ter investido mais de 70 milhões de euros “na melhoria da experiência de quem o visita, transformando-se de um destino principalmente centrado no golfe para um resort dinâmico com um estilo de vida ativo que apela a um público mais jovem e diversificado”, como refere em comunicado.

“Esta aquisição representa um passo transformador para nós. Trazer uma propriedade deste calibre para o mercado e para o portfólio da Quinta do Lago alinha-se perfeitamente com a nossa dedicação na criação de experiências para os nossos hóspedes. O Conrad Algarve é o complemento perfeito para as nossas ofertas, elevando a nossa reputação como um destino global para quem procura exclusividade”, afirma Sean Moriarty, CEO da Quinta do Lago.

Já Manuel Noronha Andrade, CEO da ECS, comenta que “esta operação reflete o compromisso da ECS em identificar oportunidades que criem valor significativo. Acreditamos que, sob a nova gestão, o resort continuará a elevar o nível do mercado hoteleiro na região”.

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