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Não devia haver táxis nas ruas. Nem estrelas nos hotéis.

A opinião de Filipe Santiago, Managing Partner da BlueShift – Achievers Make the Change

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Não devia haver táxis nas ruas…

Nunca gostei de andar de táxi. Não por ter alguma coisa contra os motoristas, ou por falta de boas experiências. O que me causa ansiedade é a inconsistência, a incerteza sobre aquilo que me vai calhar em sorte.

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O surgimento da Uber, da Cabify e de outras plataformas semelhantes veio oferecer-me essa consistência: um standard de serviço, uma solução de pagamento cómoda, um sistema de rating que me assegurava a seleção natural dos bons motoristas. Em Portugal, como no mundo, ficou demonstrado que havia milhões de consumidores, como eu, que não estavam satisfeitos com a solução de transporte público individual do incumbente. Em novembro de 2018 entrou finalmente em vigor a nova lei que regula este tipo de plataformas. Fiquei satisfeito por ver o regulador finalmente a par do progresso, mas fiquei desapontado com a abordagem. Para mim, está completamente errada.

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Na minha perspetiva liberal da sociedade, não acho que cumpra ao Estado definir os produtos e serviços que são disponibilizados no mercado. Está bem demonstrado que a relação concorrencial entre as empresas, na busca de quota de mercado e de lucro, é um catalisador muito mais forte da satisfação das necessidades do consumidor.

Não sei por que razão os táxis têm que ser pretos com o teto verde e os Ubers não podem ter mais de 7 anos. Ou por que razão os táxis podem usar as praças e os corredores bus e o Ubers nem sequer podem apanhar passageiros na rua. Para quê duas realidades paralelas se a necessidade subjacente é a mesma? E já agora, também não percebo por que razão os motoristas precisam de ter um contrato de trabalho se muitas vezes a sua motivação é, justamente, gerirem o seu tempo com flexibilidade. A “gig economy” é uma tendência, não um problema.

Se a necessidade é transporte e o objetivo cativar mais clientes, os operadores, melhor do que ninguém, saberiam criar e gerir as propostas de valor adequadas, inovando para obter vantagem sobre os seus concorrentes. Ganharia o consumidor, claro. Ao Estado caberia assegurar as garantias básicas ao consumidor, como a segurança, a transparência e a concorrência. Quanto aos bens públicos, como praças (de táxis) e corredores bus, pois que a sua utilização fosse paga pelos operadores que deles pretendessem extrair benefício económico.

Perspetivar realidades futuras com base em modelos passados faz-me lembrar os primeiros carros, que se assemelhavam a carruagens sem cavalos. As marcas automóveis – como a BMW, a Mercedes e a PSA – estão a tornar-se também operadores de car sharing, e as plataformas eletrónicas – como a Uber – começaram a investir em trotinetes e bicicletas, para oferecerem soluções de mobilidade diversificadas através das suas aplicações. A indústria da mobilidade vai sofrer uma revolução na próxima década e, uma vez mais, o regulador vai andar a correr atrás do prejuízo. É pena.

 

… nem estrelas nos hotéis

No alojamento turístico é um pouco a mesma coisa. Num contexto de mudança massiva, alimentada por um consumidor mais eclético e com acesso quase ilimitado a informação, a evolução legislativa faz-se a partir dos pressupostos do passado. Hotelaria de um lado e Alojamento Local do outro, como se a necessidade não fosse a mesma, e os consumidores se fechassem em perfis de consumo perfeitamente compartimentados. Tipologias fechadas com requisitos pré-definidos, como se a inovação e a disrupção não fossem um benefício para todos. Categorização por estrelas como se os consumidores precisassem de alguma autoridade central a dar-lhe balizas no mundo dos “reviews”, dos “scores” e da informação na ponta dos dedos.

É verdade que, ao longo dos últimos anos, muito foi feito. Por um lado, para reduzir a dependência das classificações de critérios físicos e introduzir alguma flexibilidade, através de um sistema de ponderadores. Por outro, para trazer novas realidades para economia formal e, dessa forma, integrá-las no ecossistema turístico de forma organizada. Mas a lógica é a mesma das plataformas de mobilidade – melhorias discretas sobre um modelo que merecia ser repensado.

Acredito no engenho dos empresários, na racionalidade do consumidor e num Estado que se dedique a assegurar contexto de forma verdadeiramente eficaz, mas sem se imiscuir nas nossas escolhas do dia-a-dia. Em benefício de todos. Será uma utopia?

 

UM CONTRIBUTO DE…

 

Bernardo Trindade

Administrador do grupo PortoBay

Ex-Secretário de Estado do Turismo

Achas justa a crítica de que faltam respostas mais disruptivas para mudanças estruturais do consumidor?

Obrigado Filipe pelo convite. Dizer-te que não acredito apenas no lucro como medida de auto-regulação. Penso logo nas trotinetes abandonadas à porta de casa… Respostas disruptivas Simplex, com toda a certeza, geradoras de novas necessidades, tendo o consumidor como centralidade.

O sistema de classificação que temos na hotelaria não limita a criatividade do empresário?

Muito caminho fizemos. Lembro-me da revisão da lei dos empreendimentos turísticos de 2008 onde dividimos infraestrutura e serviço. Abrimos espaço à criatividade. Hoje, de forma periódica, tens projetos diversos, com conceitos inovadores com idêntica classificação. O Turismo de Portugal participa no processo, faz auditorias de classificação assegurando um bom diálogo entre autoridades e empreendedores. Aprendemos muito. Todos.

Quais os reais benefícios da classificação para um consumidor com acesso quase ilimitado a informação?

Mais informação, torna mais transparente a relação na prestação de serviço. Mas não única: a classificação de 9.4 construída pelo consumidor do AL no meu prédio não representa o mesmo do 5 estrelas na Avenida da Liberdade. Aqui, do ponto de vista do consumidor, garante-se o acesso a um standard universal de requisitos, sobretudo quando a informação no destino não é bastante.

*A opinião de Filipe Santiago, Managing Partner da BlueShift – Achievers Make the Change

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AHP e SITESE assinam revisão das tabelas salariais do Contrato Coletivo de Trabalho para 2025

O Contrato Coletivo de Trabalho, que vincula a hotelaria representada pela AHP, garante um aumento mínimo de 4,7% nos salários médios.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) mais uma vez chegaram a acordo e assinaram a revisão das tabelas salariais do Contrato Coletivo de Trabalho (em vigor desde dezembro de 2021, após revisão de fundo), para entrar em vigor a 1 de janeiro de 2025.

A AHP destaca que, “em junho de 2023 já havia ocorrido uma atualização de 6,7% nas tabelas salariais, e um ano depois, em junho de 2024, foi definido um novo aumento médio de mais de 7% das mesmas tabelas salariais”.

O aumento agora negociado – seis meses depois do último- “não só respeita o aumento do salário mínimo nacional, como estende esse aumento (6,1%) aos diversos níveis até ao salário médio. Acresce que, desse patamar para cima, o que agora se firmou antecipa o previsto no Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico para 2025-2028 (fechado no âmbito da Concertação Social entre o Governo e Parceiros Sociais)”, refere a AP, em comunicado. Nesse sentido, o CCT que vincula a hotelaria representada pela AHP, garante um aumento mínimo de 4,7% nos salários médios.

Adicionalmente ficou também pré-estabelecido o aumento do subsídio de refeição em 4,7%, a partir de julho de 2025 (um ano após o último aumento, que, recorda a AHP, foi de 15%).

Finalmente foi ainda acordado que, no último trimestre de 2025, as partes se voltarão a sentar à mesa, em torno da ponderação da matéria salarial.

AHP destaca “o sentido de responsabilidade que as empresas hoteleiras que representa demonstram, reconhecendo a relevância e respeito pelos trabalhadores da hotelaria” bem como ”a longa relação que mantém com o SITESE e o seu vincado empenho na procura de um acordo equilibrado e evolutivo para o crescimento e sucesso contínuo do setor”.

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Consumo de água global nos empreendimentos turísticos do Algarve cai 16%

Até novembro, os empreendimentos turísticos do Algarve reduziram o consumo global de água em 16%, sendo que o consumo específico (por dormida) diminuiu 15% no mesmo período.

Os empreendimentos turísticos do Algarve reduziram o consumo global de água em 16%, até novembro, tendo o consumo específico (por dormida) diminuído 15%, no mesmo período. Os números constam do 4.º relatório de monitorização do consumo de água e da aplicação de medidas de eficiência hídrica elaborado pela Agência para Energia (ADENE), no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve.

Os melhores resultados na redução consumo de água registaram-se nos sistemas de rega, seguindo-se as melhorias no sistema de gestão e manutenção e, em terceiro lugar, nos equipamentos. No final de novembro, estavam em vigor 2652 medidas para a redução do consumo de água, sendo que quase metade (46%) estão classificadas como estruturantes. Este plano é coordenado pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e ADENE.

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, considera que “a evolução registada é muito positiva, com a redução do consumo global a aumentar de 13% para 16% nos dois últimos meses. Os resultados agora conhecidos são um contributo setorial relevante para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve, e representam uma poupança financeira direta para os mais de 100 empreendimentos turísticos aderentes ao selo ‘Save Water’, que no próximo ano será alargado também ao Alojamento Local, assim como a outras áreas de atividade do setor turístico regional”.

Recorde-se que o Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve decorre de uma resolução do Conselho de Ministros do passado mês de fevereiro e implica a adesão voluntária dos empreendimentos turísticos para a concretização de um plano de ação, visando a implementação de medidas de eficiência hídrica, entre imediatas e estruturantes, a monitorização dos consumos de água e do progresso alcançado na aplicação das medidas. Aos empreendimentos turísticos aderentes ao compromisso é atribuído o selo “Save Water”.

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Eurofred passa a distribuir o Aquatank NEO da Daitsu

A Eurofred, empresa dedicada a soluções de climatização, aerotermia e qualidade do ar interior, está a expandir a sua gama aerotérmica para climatização e fornecimento de água quente sanitária de alta eficiência.

Nesse sentido, lançou o Aquatank NEO da Daitsu, um depósito de armazenamento de AQS criado para “maximizar o desempenho das instalações de bombas de calor”, como refere em nota de imprensa.

O Aquatank NEO é construído com um permutador do tipo serpentina (tubular), concebido para funcionar com as bombas de calor aerotérmicas. Esta configuração, em conjunto com a sua disposição e grande superfície de permuta, “garante o máximo desempenho ao otimizar o caudal e o salto térmico da bomba de calor, melhorando a eficiência energética da instalação e também o seu desempenho”.

Desta forma, o aparelho permite aumentar em 30% o volume de inércia disponível nos modelos atuais.

A empresa assegura ainda que o novo depósito Daitsu permite poupar na manutenção, ao dispor de uma proteção anódica e catódica, graças a um ânodo de magnésio substituível que prolonga a vida do equipamento.

Acresce que o depósito de aço laminado a frio incorpora uma dupla camada de esmalte vitrificado (GLASS) cozido a 860°C, de acordo com a norma DIN 4753. Para maximizar a retenção de calor e a eficiência, o sistema Aquatank NEO utiliza um isolamento de poliuretano expandido, que minimiza a perda de calor.

O novo modelo cumpre com a norma EN- 16147, exigida em bombas de calor de elevados padrões de eficiência e sustentabilidade.

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Líbere Hospitality Group investe em segundo empreendimento no Porto

Após um investimento de 12 milhões de euros, maioritariamente assegurados pela Urbanitae, a Líbere Hospitality Group espera abrir em julho de 2026 o seu segundo empreendimento no Porto.

A Líbere Hospitality Group (LHG), operador espanhol de alojamento de curta e média duração, anunciou uma nova unidade no Porto, desta feita no bairro da Boavista, alvo de um investimento de 12.000.000 euros.

Após ter anunciado um empreendimento de 21 apartamentos junto à Ponte D. Luís, com data de abertura prevista para 2025, a LHG volta a apostar na cidade com um novo ativo na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604.

O futuro aparthotel terá 58 unidades de alojamento, sendo que a estruturação da operação foi realizada em conjunto com a equipa da Ureno Real Estate Advisory LDA, responsável por todo o controlo da execução do projeto.

A operação foi realizada com a contribuição da Urbanitae como parceiro financeiro, que forneceu 85% do capital total.

A abertura deste novo projeto está prevista para julho de 2026, elevando a presença da LHG no Porto para 79 unidades de alojamento.

“Portugal tem sido um mercado transformador para a Líbere Hospitality Group desde a nossa chegada há apenas dois anos. O nosso crescimento no país, e particularmente no Porto, reafirma o nosso compromisso de oferecer alojamento alternativo de alta qualidade em locais-chave. Com este novo projeto na Boavista estamos não só a expandir a nossa presença, mas também a consolidar a nossa visão a longo prazo de liderar o mercado em Portugal”, afirma Antón de la Rica, Co-CEO da LÍbere Hospitality Group.

Atualmente, a LHG conta com um portfólio com mais de 1.700 unidades entre Espanha, Portugal e Grécia.

Leia também: Líbere Hospitality Group aposta em nova abertura no Porto

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Escolas do Turismo de Portugal ministram programa de formação e integração de migrantes no setor

Com um investimento de 2,5 milhões de euros por parte do Turismo de Portugal, o programa de formação e integração de migrantes é composto por quatro meses de formação, incluindo um mês de estágio. As inscrições já estão disponíveis, existindo vagas para mil formandos.

Já estão a decorrer esta quinta-feira, 19 de dezembro, as inscrições para o “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo”.

O programa será ministrado na Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal e vai envolver mil formandos em quatro meses de formação, incluindo um mês de estágio em empresas parceiras. O projeto resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal, Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

O objetivo deste programa passa por “contribuir para a melhoria das condições de integração dos migrantes e beneficiários de proteção internacional e prepará-los para uma integração no setor do turismo, posicionando Portugal como uma referência internacional no acolhimento destes públicos”, como referido em nota de imprensa.

Fruto de um investimento de 2,5 milhões de euros por parte do Turismo de Portugal, o programa “disponibiliza apoio personalizado aos formandos, bolsa de formação, subsídio de transporte e alimentação”.

A formação pretende desenvolver competências profissionais que habilitem os futuros profissionais a trabalhar em empresas de hotelaria e restauração, através de metodologias de formação prática de learning by doing, incluindo formação nas áreas da comunicação, línguas e cultura portuguesa.

Desenvolvido em cooperação com as associações empresariais, o programa promete “assegurar a realização de estágios remunerados ou de contratos de primeiro emprego”, visando também contribuir para o reforço da “responsabilidade social das empresas do turismo e o desenvolvimento da multiculturalidade da força de trabalho”.

Para se candidatarem ao programa, os migrantes e beneficiários de proteção internacional têm de ter a sua situação regularizada, serem maiores de idade e ter residência habitual em Portugal.

Este programa foi oficialmente apresentado no Centro Cultural de Belém, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o presidente da AIMA, Pedro Portugal Gaspar, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, e a vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Catarina Paiva.

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Inquérito AHRESP: Alojamento turístico antecipa ocupações acima dos 80% para a Passagem de Ano

As 15 delegações físicas da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) realizaram, entre 12 e 13 de dezembro, um inquérito rápido para averiguar o desempenho dos setores do alojamento turístico e da restauração em 2024 e avaliar as expectativas para a época festiva.

No que diz respeito ao alojamento turístico, mais de metade das empresas inquiridas reporta um desempenho superior ao de 2023 e cerca de um quinto refere que o ano foi pior do que o anterior. Para a Passagem de Ano, 52% das empresas espera atingir ocupações superiores a 80%.

De acordo com o inquérito rápido, o perfil dos clientes do alojamento turístico revela a predominância de turistas nacionais no Natal e na Passagem de Ano. No mercado internacional, destacam-se Espanha, Estados Unidos e França como principais emissores, seguidos pelos Países Baixos, Bélgica e Canadá.

Na restauração e similares, 41% das empresas afirma que 2024 foi melhor do que 2023, enquanto metade refere que foi pior ou igual ao ano anterior – com a associação a referir em nota de imprensa que, neste caso, “fica evidente que os negócios localizados em áreas de maior fluxo turístico têm registado desempenhos mais favoráveis”.

As expectativas para a época festiva nos setores da restauração e similares são “moderadas”: 40% das empresas esperam uma procura equivalente à de 2023, enquanto 24% estão otimistas, aguardando um aumento.

Quanto ao volume de negócios, 38% esperam um desempenho positivo, com 58% dos inquiridos a acreditar que os resultados serão suficientes ou que ficarão aquém das expectativas criadas.

“Os resultados do inquérito reforçam que levar mais turistas a todas as regiões do país é a solução para equilibrar o desempenho dos setores de alojamento turístico e da restauração e similares. As regiões com menor atratividade turística precisam de iniciativas estratégicas que as promovam e que fomentem a procura, a única forma de assegurar a sustentabilidade das empresas”, afinca a associação em nota de imprensa.

No mesmo documento, a AHRESP refere que “de um modo geral, 2024 foi avaliado de forma ligeiramente positiva, sobretudo no alojamento turístico. Contudo, os resultados mostram setores marcados por contrastes, dependendo da localização e do tipo de operação”.

Sobre este tema, a associação volta a vincar que “sem alívios na carga fiscal, que permitam promover um ambiente mais amigável e incentivar a fixação de pessoas e de empresas nos territórios de menor atratividade turística, especialmente os que estão localizados longe do litoral, poderá vir a agravar-se ainda mais as assimetrias regionais e a sustentabilidade do alojamento turístico e da restauração e similares”.

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BTL assume nova identidade

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa evolui para BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

tagsLisboa

A 35ª edição da maior feira de turismo de Portugal, promovida pela Fundação AIP, assume uma nova identidade: cai a Bolsa de Turismo de Lisboa, surge a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

Em comunicado, a organização da feira refere que a marca “evolui agora para uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o setor com um turismo de melhor qualidade, assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social”.

Além disso, a nova identidade “reforça o posicionamento internacional” da BTL que pretende “aumentar a sua oferta B2B e B2C”.

“A BTL reafirma o seu papel como um dos eventos de referência no panorama europeu, combinando uma oferta diversificada com um nível de qualidade que a diferencia e eleva no sector do turismo. É essa excelência que atrai, ano após ano, profissionais e visitantes de todo o mundo, com a ambição de continuar a promover experiências e oportunidades únicas tanto no mercado nacional como internacional”, afirma Dália Palma, gestora-coordenadora da BTL.

A nova identidade da marca BTL, desenvolvida pela Ivity, pretende traduzir essa visão inovadora e alinhada com as tendências atuais do setor. “A BTL é a marca onde Portugal se encontra com o melhor de Portugal e é onde Portugal se mostra ao mundo, naquela que é a indústria mais identitária do país”, refere Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.

A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, organizada pela Fundação AIP, realiza-se de 12 a 16 de março de 2025, na FIL – Parque das Nações.

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Jupiter Hotel Group aposta em Carla Almeida para o cargo de Sales Manager

A profissional conta com experiência hoteleira nos grupos MGM Muthu Hotels, 3HB Hotels & Resorts e VidaMar Hotels & Resorts.

O Jupiter Hotel Group contratou Carla Almeida para a função de Sales Manager, como anunciou na sua página de LinkedIn.

Formada em Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a profissional começou o seu percurso na hotelaria no Monte Santo Resort, como assistente de vendas e marketing. Seguiram-se experiências nos MGM Muthu Hotels, enquanto assistente de e-commerce; nos 3HB Hotels & Resorts, enquanto assistente de vendas e gestão de marketing.

Antes de assumir o mais recente cargo no Jupiter Hotel Group, Carla Almeida trabalhou no grupo VidaMar Hotels & Resorts nos cargos de Sales Manager, Sales Executive e E-Commerce and Revenue Manager.

“A Carla traz consigo uma sólida experiência na área comercial e uma paixão contagiante pelo setor hoteleiro, que, sem dúvidas, contribuirá para fortalecer ainda mais a nossa presença no mercado e proporcionar experiências memoráveis aos nossos clientes”, refere o Jupiter Hotel Group em publicação no LinkedIn.

Recorde-se que o Jupiter Hotel Group conta atualmente com três unidades no Algarve e uma em Lisboa: o Jupiter Algarve Hotel, na Praia da Rocha; o Jupiter Marina Hotel – Couples & SPA, em Portimão; o Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun e o Jupiter Lisboa Hotel.

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Universidade Portucalense lança novo programa executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria

O programa executivo funciona em regime presencial e pós-laboral, com 81 horas de formação ao longo de três meses. As inscrições decorrem até 13 de janeiro de 2025.

A Universidade Portucalense, através da Portucalense Business School e do Departamento de Turismo, Património e Cultura, lançou um  novo programa executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria.

Em nota de imprensa, a instituição refere que esta nova formação pretende “responder aos desafios de liderança e gestão de pessoas num setor em constante evolução”.

Com início a 20 de janeiro de 2025, o programa, em regime presencial e pós-laboral, oferece 81 horas de formação ao longo de três meses, abordando temas como liderança para alta performance, gestão da diversidade e inclusão e bem-estar no trabalho. Destina-se a gestores, profissionais de recursos humanos e líderes no setor da hotelaria e turismo.

Coordenado pela professora doutora Marília Durão e por Mário Rodrigues, o curso conta com parcerias com empresas externas, como é o caso da Factorial.

As candidaturas decorrem até 13 de janeiro de 2025. Para mais informações, os interessados podem aceder ao website da Universidade Portucalense (www.upt.pt) ou colocar questões pelo email [email protected].

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Bensaude Hotels Collection integra Caloura Hotel Resort no portfólio

O hotel localizado na costa sul da ilha de São Miguel conta com 80 unidades de alojamento. Com esta integração, a Bensaude Hotels Collection passa a contar com dez unidades hoteleiras nos Açores, além de uma unidade em Lisboa.

O Grupo Bensaude chegou a um acordo para a integração do Caloura Hotel Resort no portfólio da Bensaude Hotels Collection.

O acordo estabelecido entre as entidades Caloura Hotel Resort, S.A e Bensaude Turismo, SGPS “reforça a presença hoteleira do grupo nos Açores, onde agora detém seis unidades hoteleiras na ilha de São Miguel, duas na ilha Terceira e uma na Ilha do Faial”, como refere em nota de imprensa.

Localizado na costa sul da ilha de São Miguel, na baía da Baixa da Areia, o Caloura Hotel Resort situa-se numa área natural protegida, com acesso direto ao mar e às piscinas naturais. Dispõe de piscina exterior, ginásio, sauna, campo de ténis, restaurante e 80 unidades de alojamento, entre quartos duplos, familiares e suites, todos com vista para o mar.

Em comunicado, o grupo refere que “ao adquirir o Caloura Hotel Resort, a Bensaude Hotels Collection assume o compromisso de preservar o legado da unidade, bem como a continuidade das suas equipas, elemento central do seu projeto de desenvolvimento futuro”.

Recorde-se que além das unidades no arquipélago dos Açores, a Bensaude Hotels Collection também está presente na capital com o Hotel Açores Lisboa.

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