Plataforma de crowdfunding quer financiar hotel em Alcobaça
O objectivo é angariar 156 mil euros e qualquer pessoa pode investir com um montante a partir de 50 euros.
Publituris Hotelaria
AHP e SITESE assinam revisão das tabelas salariais do Contrato Coletivo de Trabalho para 2025
Consumo de água global nos empreendimentos turísticos do Algarve cai 16%
Eurofred passa a distribuir o Aquatank NEO da Daitsu
Líbere Hospitality Group investe em segundo empreendimento no Porto
Escolas do Turismo de Portugal ministram programa de formação e integração de migrantes no setor
Inquérito AHRESP: Alojamento turístico antecipa ocupações acima dos 80% para a Passagem de Ano
BTL assume nova identidade
Jupiter Hotel Group aposta em Carla Almeida para o cargo de Sales Manager
Universidade Portucalense lança novo programa executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria
Bensaude Hotels Collection integra Caloura Hotel Resort no portfólio
A plataforma Housers acaba de lançar o primeiro projecto para financiar, através de uma campanha de crowdfunding, o desenvolvimento de um hotel em Alcobaça. O objectivo é angariar 156 mil euros e qualquer pessoa pode investir com um montante a partir de 50 euros,
Localizado no centro da cidade, junto ao Mosteiro de Alcobaça, o projecto é composto por uma área de construção de 1113 metros quadrados e consiste na cedência de um empréstimo a um promotor para a aquisição de dois edifícios residenciais que serão totalmente reabilitados e aumentados para dar lugar a um hotel com 17 quartos.
Os investidores que entrarem neste projecto estarão pela primeira vez a financiar um hotel em Portugal e receberão todos os meses a taxa de juro acordada com o promotor até que se finalize o período de um ano, seguido da respectiva amortização do empréstimo com a devolução do capital, sem ter que esperar pela construção e funcionamento da unidade hoteleira. A rentabilidade é de 8% em 12 meses.
“Através da Housers, o promotor encontrou uma alternativa simples e rápida para obter financiamento numa fase inicial do projecto, que pelos métodos tradicionais não seria possível. Queremos precisamente que os promotores nos vejam como alternativa ou complemento no acesso a capital, em que o processo de autorizações e burocracias é menos exigente em relação aos credores tradicionais, permitindo uma maior agilidade no processo de empréstimo”, refere em comunicado o responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, incluindo Portugal, João Távora.
O hotel financiado pertence à cadeia Honly e tem como tema principal a Arquitectura e o Design. Com o objectivo de tornar o hotel auto-suficiente em termos energéticos, o promotor adoptará também medidas ecológicas tanto ao nível da construção, como do seu funcionamento posterior, implementando práticas para produzir energia limpa e fazer o aproveitamento das águas e da energia solar.
Os investidores poderão ainda vender os seus títulos de empréstimo no CCD (marketplace), opção para a venda e compra de títulos entre investidores e que está disponível em todos os tipos de oportunidades da plataforma (arrendamento, investimento e taxa fixa).
A Housers é uma plataforma de crowdfunding imobiliário que oferece a possibilidade a qualquer pessoa de investir em projectos imobiliários a partir de 50€. Em Portugal desde Outubro de 2017, já angariou cerca de 3 milhões de euros provenientes de mais de 1300 investidores portugueses.
A nível global, a plataforma já conta com mais de 95 mil utilizadores inscritos de todo o mundo e já ultrapassou os 71 milhões de euros de investimento acumulado.