Robot Sanbot vira hoteleira
Turim Hotels acolheu novo empregado durante uma semana. ‘Turina’ foi o nome com o qual baptizaram a Sanbot.
Patricia Afonso
AHP e SITESE assinam revisão das tabelas salariais do Contrato Coletivo de Trabalho para 2025
Consumo de água global nos empreendimentos turísticos do Algarve cai 16%
Eurofred passa a distribuir o Aquatank NEO da Daitsu
Líbere Hospitality Group investe em segundo empreendimento no Porto
Escolas do Turismo de Portugal ministram programa de formação e integração de migrantes no setor
Inquérito AHRESP: Alojamento turístico antecipa ocupações acima dos 80% para a Passagem de Ano
BTL assume nova identidade
Jupiter Hotel Group aposta em Carla Almeida para o cargo de Sales Manager
Universidade Portucalense lança novo programa executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria
Bensaude Hotels Collection integra Caloura Hotel Resort no portfólio
A Sanbot, robot de serviço da fabricante chinesa Qihan, já chegou a Portugal e esteve em fase de testes, durante uma semana, numa unidade hoteleira em Lisboa.
Durante uma semana o robot Sanbot esteve em fase de testes numa unidade hoteleira portuguesa. Através da interacção com o robot, os hóspedes podiam consultar informações de voos com horários de partidas/chegadas e consultar o Google Maps para conhecer pontos de interesse em Lisboa, gerada através de um código QR no smartphone, pedir informações sobre meteorologia, sobre o bar e ainda avaliar a estadia no hotel, com direito a muitas selfies entre miúdos e graúdos.
A robot posicionou-se no lobby do hotel onde cumprimentava os hóspedes à chegada e à saída, gerando interacção, bem como no restaurante dando informações sobre a ementa, pedindo avaliação de satisfação da estadia e oferecendo um voucher de café pela colaboração.
Para Ricardo Vieira, do departamento de Marketing da Turim Hotels, “esta experiência, que surge integrada na estratégia de transformação digital da Turim Hotels, serviu sobretudo para explorar as potencialidades de interacção com os nossos hóspedes. Durante esta semana, a ‘Turina’ (nome pelo qual foi carinhosamente baptizada) interagiu com os hóspedes e clientes do restaurante, que de uma forma inovadora puderam não só aceder a informação útil sobre o hotel, mas também a possibilidade de interagir de uma forma divertida, como é o caso da selfie. Nesta semana conseguimos perceber e validar a versatilidade na utilização do robot, que pode passar desde a simples interacção como prestar informação complementar, assim como auxiliar ao check in ou avaliação do hotel através da recolha de informação. A presença da ‘Turina’ não deixou ninguém indiferente, e sentimos sobretudo um impacto positivo e o poder de atracção desta tecnologia.”
A Sanbot chega a Portugal com a pretensão de ajudar as empresas a alavancar os seus negócios. Um sector que beneficia com este novo dispositivo é o scetor turístico, no desenvolvimento de uma melhor experiência de hospitalidade aos turistas, com tradução simultânea, boas-vindas ou recolha de informação. design simples e equipado com a mais recente tecnologia de inteligência artificial, capaz de exprimir emoções e de oferecer a melhor experiência na interacção com as pessoas.