Créditos: DR | Restaurante “Tasca da Memória”
AHRESP apresenta novo projeto gastronómico “TASCA”
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai apresentar o novo conceito “TASCA” na próxima quinta-feira, 29 de junho, no restaurante AdegaMãe, em Torres Vedras.
Publituris Hotelaria
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai apresentar o novo conceito “TASCA” na próxima quinta-feira, 29 de junho, no restaurante AdegaMãe, em Torres Vedras. O evento “TASCA – um novo conceito em Portugal e no Mundo” começa às 17h00, com a intervenção de chefs, empresários e do Turismo de Portugal, e encerra com um cocktail dinatoire alusivo ao projeto.
Em comunicado de imprensa, a associação explica que o projeto TASCA tomará forma através de uma nova plataforma digital, que “visa dar a conhecer as características únicas e os sabores distintivos da gastronomia tradicional portuguesa, assim como os locais onde pode ser experienciada”. Numa primeira fase, a AHRESP indica que o projeto destina-se a consumidores nos mercados espanhol, francês, britânico, alemão e dos Estados Unidos da América.
No entanto, e mais do que uma plataforma, a associação explica que este projeto “é também um conceito de cultura, de forma de estar, de bem receber e de convívio social que caracterizam o povo português”.
“Visitar uma TASCA é uma experiência única de viver Portugal, de conhecer os restaurantes portugueses espalhados pelo mundo, enquanto principais embaixadores gastronómicos do país. A TASCA quer também trazer novos visitantes a Portugal, atraídos pelos traços distintivos da gastronomia e cultura nacionais”, afirma a AHRESP em comunicado.
Além da lista de restaurantes aderentes, a plataforma digital disponibiliza um conjunto de receitas típicas portuguesas, com o intuito de “demonstrar a diversidade da gastronomia portuguesa e criar interesse numa visita ao destino Portugal”.
Para o presidente da AHRESP, Carlos Moura, “a gastronomia portuguesa tem vindo a assumir uma visibilidade a nível internacional, com um número crescente de distinções recebidos por estabelecimentos de restauração. Esta iniciativa que agora lançamos capitaliza nesse reconhecimento e complementa-o com aquilo que é a alma nacional, os sabores únicos que distinguem a nossa gastronomia, trazendo essa experiência dos restaurantes portugueses aos mais sofisticados mercados internacionais. Esperamos desta forma contribuir para uma maior apetência pela experiência da gastronomia nacional, alargando a esta dimensão o perfil dos tradicionais visitantes do nosso país”.
O conceito TASCA – Authentic Portuguese Restaurants nasceu no decorrer do projeto TASTE Portugal, que a AHRESP desenvolveu em parceria com o Turismo de Portugal, apoiado por fundos da União Europeia, no âmbito do COMPETE 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).