AHETA e SITESE acordam revisão das tabelas salariais para 2023
O passo seguinte passa pela assinatura do acordo e consequente publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), sendo que apenas a partir desse momento as tabelas salariais se tornarão válidas.
Publituris Hotelaria
Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis
Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP
Todos os hotéis da Highgate Portugal passam a ser certificados pela Biosphere
Bago du Vin apresenta menu de degustação harmonizado com infusões
Miele passa a disponibilizar equipamentos em bege pérola
Hélder Martins mantém-se como presidente da AHETA
Sommet Education estabelece parceria com a HSMAI
Dando seguimento a um processo iniciado em 2022, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) e o SITESE – Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços chegaram a acordo sobre as tabelas salariais para o setor a vigorar em 2023.
Em comunicado de imprensa, a AHETA congratula-se por o acordo ter sido “alcançado em paz social, sem greves nem crispação, e com total satisfação de ambas as partes”.
Agora, e “por solicitação da AHETA, com o acordo do sindicato”, o processo de negociação irá continuar, com “a revisão do texto do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) que vigora entre as duas entidades”. Note-se que “as tabelas salariais em vigor no âmbito do CCT, assinado com o SITESE, datam de 2018”.
O passo seguinte será a assinatura do acordo e consequente publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), sendo que apenas a partir desse momento as tabelas salariais se tornarão válidas.
“Pensamos ter alcançado um acordo benéfico para os nossos associados com uma atualização das tabelas salariais que, por um lado, cumpre a legislação e, por outro, coloca os valores dos escalões colados à atual realidade laboral. Com esta negociação pensamos igualmente ter alcançado uma plataforma de renegociação do Contrato Coletivo na sua generalidade em matérias pertinentes para a nossa atividade”, refere a associação em comunicado.
Numa nota final, a AHETA dá conta de que “os aumentos acordados para o ano de 2023 têm a ver com a necessidade de darmos condições mais atrativas aos nossos colaboradores, no sentido de aumentar a fixação de cada vez mais trabalhadores, no setor do alojamento e animação turística”.