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2ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’

A 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” prevê 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete ‘bootcamps’. No final das duas fases serão administradas um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025.

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A 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” prevê 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete ‘bootcamps’. No final das duas fases serão administradas um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025.

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De outubro de 2024 a março de 2025, o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal vão realizar 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete bootcamps, em áreas como liderança, gestão, marketing e literacia digital, serviço de excelência, eficiência hídrica e idiomas.

A 2.ª fase do programa de formação “Competências do Futuro Algarve”, que surge na sequência do sucesso da 1.ª fase, que contou com mais de 900 inscrições e 33 ações de formação e bootcamps realizados, destina-se a empresas e operadores turísticos da região e pretende reforçar a capacitação em áreas estratégicas para o turismo, com vista à sustentabilidade e inovação da atividade na região.

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O programa, lançado pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal, prevê um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025. A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para enfrentar os desafios do futuro, com especial foco em áreas como liderança, inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão de recursos.

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Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, a 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” “reflete o nosso compromisso contínuo em proporcionar formação de qualidade aos profissionais do setor. Com esta iniciativa, queremos garantir que o Algarve não só mantém como eleva os padrões de serviço, desenvolvendo as competências dos seus profissionais e preparando as empresas para um futuro mais sustentável e inovador”.

Do lado do Turismo de Portugal (TdP), Carlos Abade, presidente do Instituto Público, reforça a importância estratégica da iniciativa e sublinha que o turismo “é uma atividade de pessoas para pessoas, com o adicional de o acolhimento ser crucial para a experiência turística e para o sucesso da atividade”.

“Ora isso tem uma consequência obrigatória, que é a necessidade de tornar a formação dos profissionais do setor uma prioridade absoluta. É isso que todos os dias fazemos no Turismo de Portugal, através de uma rede de escolas de turismo e através de inúmeras ações e programas de capacitação como este, que são absolutamente fundamentais”, conclui o presidente do TdP.

Os interessados já podem inscrever-se em nove ações de formação e três bootcamps desta nova fase e obter mais informação.

As 28 ações de formação totalizarão 313 horas, enquanto os sete bootcamps presenciais, terão 28 horas de formação intensiva. O formato será híbrido, com ações de formação online e bootcamps presenciais nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

As ações de formação online terão foco no Instagram (plano de conteúdos), Brand storytelling (comunicação de marca), Economia circular aplicada à restauração, Marketing digital (bens e serviços), Liderança, gestão e motivação de equipas, Estratégia digital (aplicada ao turismo), Tendências na hospitalidade (em tempos de mudança), e Trabalho em equipa (desafios e boas práticas).

Já os bootcamps presenciais terão com temas a Cultura organizacional do turismo (atração e retenção de talentos – EHT VRSA), Liderança em equipas multiculturais e multigeracionais (EHT Portimão), e Design de experiências turísticas (guest experience – EHT Algarve).

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Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”

O novo programa gratuito “Business Analytics in Tourism”, lançado pelo Porto Business School e a NOVA Information Management School – NOVA IMS, capacita profissionais do setor em análise de dados e gestão estratégica.

O curso, que decorre entre 9 de dezembro de 2024 e 14 de março de 2025, e cujas as inscrições já estão abertas, foi desenvolvido para capacitar profissionais do turismo em competências avançadas de análise de dados e gestão estratégica.

Integrado no projeto “Acelerar e Transformar o Turismo” (ATT), e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa visa preparar as organizações turísticas para enfrentar as exigências de um mercado em rápida mudança, promovendo a competitividade, sustentabilidade e inovação na experiência do turista.

Com um total de 68 horas de formação, distribuídas entre módulos online e presenciais, o programa oferece uma experiência prática e orientada para resultados tangíveis. Os participantes terão, assim, a oportunidade de aplicar ferramentas de análise de dados para antecipar tendências e otimizar a experiência turística, adquirir competências em Big Data e Inteligência Artificial (IA) para personalizar serviços e desenvolver estratégias que aumentem a competitividade e diferenciação das suas organizações. A formação será ministrada por especialistas internacionais e focada numa aplicação prática imediata.

Dirigido a profissionais e entidades do setor turístico, incluindo organizações públicas, privadas, startups e associações regionais, o programa é acessível a pessoas de diferentes backgrounds técnicos, promovendo uma experiência de aprendizagem abrangente e inclusiva. Além disso, o programa será certificado, conferindo aos participantes um reconhecimento formal das competências adquiridas.

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ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais

A instituição tem sido requisitada por cadeias de hotéis da Grécia, Espanha e Dubai, que procuram estudantes de hotelaria e turismo desta escola para estágios.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) aumentou em 25% no número de estagiários colocados fora do país.

De acordo com a instituição, 112 dos 754 estagiários do ano letivo 2023/2024 foram colocados em estágios fora do país, em 16 latitudes – um aumento de 25% face ao ano letivo anterior, em que foram registados 90 estágios internacionais.

No pódio de destinos surgem a Grécia – principalmente os grupos Sani/Ikos e Nana Hotels –, que acolheu mais de metade dos estudantes (53%), seguida de Espanha (18%) e do Dubai (10%), na sequência de um protocolo celebrado com o grupo Jumeirah Hotels and Resorts.

A lista de destinos onde os estudantes da ESHTE estão a cumprir períodos de formação remunerada incluem ainda Marrocos, Cabo Verde, Inglaterra, França, Chéquia, Países Baixos, Canadá, St. Martin, São Tomé e Príncipe, Irlanda do Norte, Alemanha, Áustria e Dinamarca.

Os 112 estudantes a cumprir estágios internacionais provêm das cinco licenciaturas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com predominância do curso de Direção e Gestão Hoteleira, seguido de Produção Alimentar em Restauração, Gestão Turística, Informação Turística e Gestão do Lazer e Animação Turística.

“Na ESHTE, os estágios têm um caráter obrigatório, logo no segundo ano, porque são fundamentais para a ambientação dos estudantes ao contexto do mercado de trabalho, e não raras vezes resultam em propostas de trabalho após a conclusão dos cursos. O nosso ensino com pendor aplicado é muito valorizado pelo mercado e a procura pelos nossos estudantes continua a superar largamente a oferta”, salienta Carlos Brandão, presidente da instituição.

No seguimento da aposta na oferta de estágios internacionais, a ESTHE abriu portas para um evento da Placement International, uma empresa suíça de recrutamento e colocação especializada na indústria de hospitalidade de luxo.

Na sessão, realizada no Auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo (CIBT), a Placement International apresentou um portefólio com diversas opções de estágios internacionais, com enfoque em dois hotéis Ritz-Carlton localizados na Flórida, nos Estados Unidos da América.

“A procura internacional é uma tendência que tem vindo a acentuar-se e os indicadores apontam para um contínuo crescimento ao longo dos próximos anos. Por um lado, é o reflexo de um mundo cada vez mais globalizado. Por outro, reflete o desejo dos próprios estudantes. Não são apenas as questões financeiras que os movem, mas sim o desejo de ter uma visão mais alargada, de trabalharem pela primeira vez fora do país e, regressando, evoluírem na carreira com mais mundo, com maior conhecimento sobre diferentes realidades”, sintetiza João Pronto, professor-adjunto e coordenador de estágios da instituição.

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Sommet Education estabelece parceria com a HSMAI

O memorando de entendimento assinado entre a Sommet Education e a Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) na região Médio Oriente e África estabelece um conjunto de projetos e atividades entre as instituições.

A Sommet Education, que engloba as escolas Les Roches e Glion Institute of Higher Education, assinou um memorando de entendimento com a Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) do Médio Oriente e África (MEA, na sua sigla em inglês).

A parceria “estabelece um quadro para o envolvimento mútuo em projetos e atividades que irão melhorar as oportunidades de crescimento educacional e profissional na indústria da hospitalidade”, como a Sommet Education refere em comunicado.

Uma destas atividades passa pela organização de mesas-redondas executivas pela HSMAI MEA, com professores da Les Roches e do Glion Institute of Higher Education a debaterem temas como as tendências da hotelaria, a inovação e o marketing estratégico. Está ainda prevista a organização de webinars, workshops e seminários.

Através deste acordo, prevê-se também a contribuição de especialistas académicos da Les Roches e da Glion na produção de artigos de investigação e documentos técnicos para publicação no website da HSMAI MEA.

Além destas atividades, a Sommet Education será parceiro educativo na 7ª Conferência Anual de Estratégia Comercial (CSC), que terá lugar de 26 a 27 de novembro deste ano no Conrad Dubai.

“A nossa parceria com a HSMAI MEA alinha-se perfeitamente com a nossa missão de promover a excelência na hotelaria através da formação. Ao conectar os nossos alunos com uma rede profissional tão vasta, o nosso objetivo é colmatar a lacuna entre a academia e a indústria, capacitando a próxima geração de líderes da hospitalidade com percepções e oportunidades do mundo real”, refere Adrian Artimov, VP of Enrolment at Sommet Education.

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Câmara de Lisboa dinamiza formação de gestão do risco de sismo e tsunami para hoteleiros

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) decorre esta quarta-feira, 20 de novembro, no Auditório do Alto dos Moinhos – Metro de Lisboa, entre as 09h00 e as 15h30.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) encontra-se a desenvolver um projeto relacionado com a capacitação para a gestão do risco de sismo e de tsunami por parte dos empreendimentos turísticos localizados na cidade de Lisboa, através do Programa ReSist e do Regimento de Sapadores Bombeiros, bem como do Centro Europeu de Riscos Urbanos.

A iniciativa, de acordo com a CML, decorre do facto de este território apresentar “condições propícias à ocorrência” destes fenómenos, razão pela qual realizará em parceria com estas entidades uma ação de formação dirigida a profissionais da hotelaria, sejam gestores hoteleiros, supervisores de manutenção, segurança hoteleira ou proprietários de alojamentos locais (AL).

A formação “Turismo sustentável e resiliente” decorre esta quarta-feira, 20 de novembro, no Auditório do Alto dos Moinhos – Metro de Lisboa, onde serão apresentadas medidas que podem ser implementadas nos alojamentos, sejam hotéis ou AL.

O objetivo passa por “mitigar o risco sísmico, promover a resiliência e a sustentabilidade face a fenómenos naturais e capacitar preventivamente para a avaliação e gestão de cenários de catástrofe, quer no plano individual quer no plano coletivo”, como a CML refere em comunicado.

A formação, que terá lugar entre as 09h00 e as 15h30, inclui temas como “Tsunami: factos e mitos”; “Mitigação do risco sísmico”; “Continuidade do negócio e sustentabilidade no setor hoteleiro”; “Cultura de autoproteção em ambiente de catástrofe” e “Socorro e estabilização de vítimas”.

A participação na formação é gratuita, contudo, é necessária inscrição através do link.

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Les Roches lança nova licenciatura em Sports Business Management

A Les Roches anuncia o lançamento de uma nova licenciatura Bachelor of Science in Sports Business Management. Este programa foi concebido para entusiastas do desporto, atletas profissionais e indivíduos com espírito empresarial que aspiram a carreiras no turismo desportivo e no negócio do desporto.

Carla Nunes

O programa de quatro anos, com a primeira admissão em setembro de 2025, tem por base o campus de Marbella, na Costa del Sol, em Espanha, uma região conhecida por ter mais de 90 campos de golfe num raio de 60 quilómetros, com dois meses de imersão no campus de Crans-Montana, na Suíça – sede das principais associações desportivas –, bem como um período de duas semanas no recém-criado campus de Abu Dhabi, destino popular para centenas de eventos desportivos.

Os licenciados da Les Roches têm acesso, em cada semestre, a funções e estágios em mais de 200 empresas de topo nos setores da hotelaria, do turismo e do luxo, incluindo organizações desportivas como a Fórmula 1, a FIFA, a Nike e o Comité Olímpico Internacional.

Ao longo desta formação, os estudantes vão mergulhar no ecossistema desportivo e empresarial, terminando o curso não só com conhecimentos teóricos, mas também com experiência prática e um vasto portefólio de projetos académicos que irão acrescentar um valor significativo na sua futura procura de emprego.

Conforme indica a Les Roches na sua nota de imprensa, nos últimos anos, a hotelaria e o desporto cresceram a par, e cita o Relatório do Mercado do Turismo Desportivo da Global Market Insights, que prevê que o turismo desportivo atinja aproximadamente 1,33 mil milhões de dólares a nível mundial até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta de 10%. Os números de 2023 revelaram um investimento total global de cerca de 500 mil milhões de euros, com a Europa a liderar o mercado do turismo desportivo, detendo uma quota de mais de 40%.

A mesma fonte considera ainda que o aumento das parcerias entre empresas desportivas e turísticas está a impulsionar o setor do turismo centrado no desporto, com um potencial de crescimento tangível. Estas colaborações aumentaram a atração pelos destinos, enriqueceram as experiências dos visitantes e contribuíram para o crescimento sustentado do turismo desportivo. Nomeadamente na Europa, as férias desportivas aumentaram, com mais de 200 mil milhões de euros investidos nos últimos anos. Os viajantes são cada vez mais atraídos por este tipo de aventuras ativas, que combinam a exploração cultural com atividades como caminhadas, ciclismo e esqui.

Assim, a procura crescente de turismo desportivo está a provocar a necessidade de colaboradores altamente qualificados em todo o setor, especialmente na indústria de eventos. A gestão de eventos desportivos envolve normalmente uma grande componente de hospitalidade (alojamento e F&B). Este novo programa específico de licenciatura surgiu em resposta ao boom do turismo desportivo, que representa atualmente cerca de 10% do turismo mundial, de acordo com a ONU Turismo.

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Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vai ter polo em São Vicente em parceria com Portugal

Em parceria com Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vai ter um polo na ilha de São Vicente já este ano letivo, com vista a promover a qualificação e mobilidade laboral no sector turístico.

Em parceria com Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vai ter um polo na ilha de São Vicente já este ano letivo, com vista a promover a qualificação e mobilidade laboral no sector turístico.

Recebido em Lisboa, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos revelou à Inforpress, que o projeto visa fortalecer a qualificação de jovens cabo-verdianos e promover a mobilidade laboral, fatores considerados essenciais para o crescimento sustentável do turismo no arquipélago e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para acrescentar que vai permitir uma “dupla certificação” cabo-verdiana e portuguesa, proporcionando aos alunos vantagens competitivas tanto em Cabo Verde como em Portugal.

O projeto de formação em São Vicente, que irá receber apoio técnico e institucional de Portugal, pretende atender às necessidades específicas das ilhas do norte do país, complementando a oferta formativa já existente no arquipélago.

“Com o crescimento do turismo, a procura por mão de obra qualificada também aumenta. Este polo será um ponto crucial para expandir as oportunidades de formação contínua e inicial, com cursos de mais de um ano, como forma de responder a esta necessidade,” destacou o ministro citado pela mesma fonte.

Carlos Santos informou que a formação inicial começa já no próximo ano letivo, sendo que essa dupla certificação vai fomentar um turismo de “qualidade e diferenciado”.

A reunião com Pedro Machado “foi muito profícua. Tratámos de dossiês essenciais, como a mobilidade laboral e a criação deste polo que visa atender a crescente demanda de mão de obra qualificada,” afirmou o ministro.

Além do foco na formação, outros temas abordados na reunião incluíram a cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos turísticos inovadores, como o das aldeias turísticas, que visa a criação de 18 aldeias com foco no turismo de natureza e ecoturismo.

“Portugal tem uma experiência consolidada no turismo rural e ecoturismo, e essa parceria permitirá que Cabo Verde aprenda e aplique modelos que já provaram ser bem-sucedidos”, frisou Carlos Santos à Inforpress.

O governante referiu-se ainda ao alinhamento de normas e classificações hoteleiras, inspiradas na nova legislação portuguesa de alojamento local, adaptada ao contexto cabo-verdiano, onde o alojamento complementar desempenha um papel fundamental.

Conforme o ministro, a nova legislação no arquipélago, onde o alojamento local é denominado de alojamento complementar, é essencial para regular a oferta de quartos e vivendas por cabo-verdianos, incluindo imigrantes, que têm investido neste setor em expansão.

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Conheça os 36 concorrentes apurados para o Jovem Talento da Gastronomia 2024

O concurso terá três semifinais a decorrer em novembro, à qual se segue uma grande final a 4 e 5 de dezembro. O evento terá seis categorias a concurso, sendo que a final será disputada pelos três melhores concorrentes em cada categoria.

O concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) arranca a 8 de novembro com a primeira de três semifinais e roadshows que vão percorrer o país de norte a sul. Os nomes dos 36 concorrentes apurados já são conhecidos.

O concurso de caráter nacional, organizado pelas Edições do Gosto, é dirigido a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em Portugal. Com seis categorias a concurso, os concorrentes apurados para a edição 2024 vão disputar um lugar na final nacional, que irá reunir os três mais bem pontuados de cada categoria.

A primeira semifinal terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a 8 de novembro, à qual se segue uma segunda prova a 14 de novembro, na Escola Profissional de Esposende e no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A terceira semifinal decorre a 19 de novembro na Escola Profissional Gustave Eiffel – Campus Entroncamento, com a grande final a ter lugar nos dias 4 e 5 de dezembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

O júri do concurso será composto por um conjunto de chefes de cozinha, pastelaria, bar e sala, que será presidido por Luís Gaspar, chefe dos restaurantes Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte, em Lisboa.

Conheça abaixo a lista dos 36 apurados para as seis categorias a concurso.

Categoria Artes da Mesa ICEL

  • Marharyta Mateishena, Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão;
  • Diana Mateus, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar;
  • João Vilão, Escola Profissional Salvaterra de Magos;
  • Ricardo Dias, Escola Profissional de Hotelaria Turismo de Lisboa;
  • Gabriel Rezende, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa;
  • Guilherme Moita, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria.

Categoria Bartender INTER magazine

  • Luann Silva, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
  • Yasmin Pereira, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria
  • André Ferreira, Escola de Hotelaria dos Açores
  • Jaime Ferreira, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria
  • Alexandre Souza, Agrupamento de Escolas da Caparica
  • Tiago Novais, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Categoria Plant Based by Bonduelle

  • Guilherme Pereira, Escola de Serviços e Comércio do Oeste
  • Érica Oliveira, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa
  • Edmilson Capitão, Agrupamento de Escolas Verde Horizonte
  • André Pacheco, Escola de Formação Turística dos Açores
  • Henrique Lourenço, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
  • Rodrigo Monteiro, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria

Categoria Pastelaria Derovo

  • Muryllo Ramos, Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Leonor Correia, Escola Profissional Gustave Eiffel – Arruda dos Vinhos
  • Bernardo Lourenço, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego
  • João Couto, Nougat Pâtisserie
  • Luna Biem, Escola Profissional de Salvaterra de Magos
  • Francisco Santos, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

Categoria Tradição com Arroz Bom Sucesso

  • Mauro Júnior, Escola Profissional de Salvaterra de Magos
  • Rita Pereira, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria
  • Sofia Barros, Escola Profissional de Salvaterra de Magos
  • Carolina Gaspar, Escola de Formação Turística dos Açores
  • Pedro Reis, Dual Portimão
  • Afonso Carvalho, Escola de Formação Turística dos Açores

Categoria Cozinha Recheio

  • Leonor Almeida, Escola Profissional de Salvaterra de Magos
  • João Picão, Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes
  • Lucas Bonifácio, Escola Secundário de Santa Maria da Feira
  • Ricardo Santos, Escola de Serviços e Comércio do Oeste
  • Francisco Moreira, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
  • Edith Filipe, Escola Profissional Gustave Effiel – Campus Entroncamento

O Jovem Talento da Gastronomia é patrocinado pela Recheio, Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle e Derovo. Os patrocinadores institucionais são a Escola Profissional de Esposende e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os parceiros são a Prochef e a Plateform.

A loiça oficial do concurso pertence à Mesa Ceramics, sendo que a competição tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da Chaîne des Rôtisseurs, da SARA – HACCP, da ACPP e da DIG-IN. A INTER magazine é a revista oficial do evento.

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Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação

A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram esta segunda-feira, 21 de outubro, um protocolo de cooperação. O objetivo passa por promover a realização de iniciativas nas áreas do turismo e da gastronomia, numa colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram esta segunda-feira, 21 de outubro, um protocolo de cooperação. O objetivo passa por promover a realização de iniciativas nas áreas do turismo e da gastronomia, numa colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

Recentemente, a Câmara Municipal de Cascais (CMC) criou o projeto Cascais Food Lab, onde pretende “dinamizar as áreas da gastronomia e turismo, e aplicá-las à gastronomia local, nomeadamente na oferta da restauração do concelho e no incremento das competências dos colaboradores desta área”, como dá conta em nota de imprensa.

Agora, no âmbito desta colaboração com a Universidade Europeia, os colaboradores municipais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nestas áreas podem usufruir de um desconto na inscrição e nas propinas para licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

Recorde-se que a Universidade Europeia oferece programas bem estabelecidos na área do Turismo e Hospitalidade como é o caso das duas licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Gestão do Turismo e as três Pós-graduações em Gestão Hoteleira, Gastronomia Criativa e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos.

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ESHTE promove pós-graduação em Turismo Cultural

A instituição garante que a formação, ministrada maioritariamente online, vai contar com “propinas acessíveis”, ao abrigo do Projeto TIA – Tourism International Academy.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) está a promover uma pós-graduação em Turismo Cultural para o ano letivo 2024/2025.

A formação, que será ministrada maioritariamente online, vai contar com “propinas acessíveis”, de acordo com a instituição, ao abrigo do Projeto TIA – Tourism International Academy, apresentado ao programa Impulso Jovens Steam e Impulso Adultos, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A formação compreende o pagamento de propinas no valor de 200 euros e é dirigida a “licenciados ou detentores de experiência profissional relevante que pretendam desenvolver conhecimentos e competências” na área do turismo cultural, como a ESHTE explicita em nota de imprensa. As candidaturas estão abertas até 25 de outubro.

Os objetivos do curso centram-se em: desenvolver competências de planeamento e gestão do património cultural, dos empreendimentos turístico-culturais e dos respetivos destinos; proporcionar o desenvolvimento local a partir das indústrias criativas e do turismo cultural e promover o estabelecimento de práticas de marketing e comunicação em turismo cultural.

Tem ainda em vista potenciar competências tecnológicas inovadoras no suporte às experiências de turismo cultural; fomentar a investigação para a produção de conhecimento direcionado para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas, no âmbito do turismo cultural; e, por último, desenvolver a capacidade de elaborar projetos de turismo cultural.

As aulas realizam-se de quarta a sexta-feira, das 18h00 às 21h50. No segundo semestre serão realizadas duas saídas de campo, ao sábado, a dois territórios distintos.

“Preparámos uma pós-graduação um pouco diferente das outras, importante para quem está, ou quer estar, ligado a esta área do turismo. E o facto de estarmos a colocá-la quase exclusivamente online, com exceção de dois sábados dedicados a visitas de estudo e uma manhã aqui na ESHTE, em que trabalharemos com uma tecnologia que implica a presença nas nossas instalações, permite que os interessados distantes da Área Metropolitana de Lisboa a possam frequentar”, explica João Reis, coordenador do curso e vice-presidente da instituição.

O GeoLab Tourism, uma das unidades curriculares desta formação avançada da ESHTE no segundo semestre, promete dotar os estudantes de competências práticas de apoio à decisão no âmbito do Planeamento e Gestão do Turismo, utilizando as tecnologias mais recentes para a produção de informação de suporte. A Programação e gestão de eventos, por outro lado, pretende “capacitar os profissionais a conceber e executar experiências culturais impactantes”. Por fim, a unidade de gestão de projetos de turismo cultural englobará a aplicação das competências desenvolvidas com a produção de um trabalho final, “que poderá ser apresentado a entidades e aplicado em contexto real, no futuro”, de acordo com a ESHTE.

“Teremos um conjunto de docentes especializados e iremos abordar nos primeiros meses vetores distintos como a gestão do património cultural, o planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos , as indústrias criativas, o marketing, a comunicação digital e o turismo literário, que tem um potencial enorme. Nesse capítulo, iremos explorar o turismo literário não só em territórios rurais e urbanos, mas também em territórios ficcionados, algo que é verdadeiramente original”, salienta João Reis.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego

A primeira iniciativa da Bolsa de Empregabilidade passará a designar-se como Feira de Emprego do Turismo, com o intuito de afirmar a marca mãe como organizadora de várias iniciativas ligadas à empregabilidade e networking, sem se restringir apenas às feiras de emprego.

A Bolsa de Empregabilidade procedeu a um rebranding das suas feiras de emprego, que passam a contar com um novo nome e identidade. O objetivo passa por individualizar esta iniciativa, a par de outros projetos que a organização tem levado a cabo ao longo dos anos.

Desta forma, as feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade passam a assumir a designação de Feira de Emprego do Turismo, acompanhado do slogan “A maior feira de emprego no Turismo em Portugal”. Também o lema da marca mãe, neste caso a Bolsa de Empregabilidade, foi alterado para a expressão “A potencializar o futuro do Turismo ligando os seus profissionais”.

Em nota de imprensa, a organização dá conta de que a Bolsa de Empregabilidade começou há oito anos como uma feira de emprego de turismo em Lisboa, que se foi expandido para regiões como o Algarve, Alentejo, Centro e Porto. Desenvolveu ainda outras iniciativas para empresas e recrutadores, como foi o caso do Open Day, dos Meet-Ups Porto, do Talent Connect, do TourismON, do Roadshow, de algumas feiras internacionais e da sua plataforma de recrutamento online.

Agora, com este rebranding, a Bolsa de Empregabilidade espera afirmar-se como “organizadora de várias iniciativas ligadas à empregabilidade e networking, não se restringindo às feiras, por onde se iniciou”.
Através do website da Bolsa de Empregabilidade, os interessados podem continuar a acompanhar as novidades sobre a Feira de Emprego do Turismo e as datas e localidades para 2025.

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