Conheça os cinco perfis mais procurados pelo setor hoteleiro
O grupo Eurofirms, empresa de recursos humanos especializada em gestão de talento, divulgou os cinco perfis mais requisitados pelo setor hoteleiro, dada “a aproximação da época alta e a necessidade reforços de verão no setor turístico”.
Publituris Hotelaria
Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water
Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis
Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP
Todos os hotéis da Highgate Portugal passam a ser certificados pela Biosphere
Bago du Vin apresenta menu de degustação harmonizado com infusões
O grupo Eurofirms, empresa de recursos humanos especializada em gestão de talento, divulgou os cinco perfis mais requisitados pelo setor hoteleiro, dada “a aproximação da época alta e a necessidade reforços de verão no setor turístico”.
Só em 2022, “o setor do turismo movimentou 22 mil milhões de euros”, como aponta Letícia Oliveira, responsável pela área de Hotelaria do grupo Eurofirms, que explica que “este aumento da procura de Portugal como destino turístico aumenta também as oportunidades para quem procura emprego e experiência profissional nesta área”.
Neste contexto, os perfis de cozinheiro, rececionista e empregado de mesa de 2ª, bem como o de empregado de andares e de bagageiro têm sido os mais procurados para esta época.
No caso do perfil de cozinheiro de 2ª, a Eurofirms refere que este “carece de formação na área de cozinha e exige uma atitude responsável, profissional, bem como boas competências de comunicação e relacionamento interpessoal”. É também referido que a função exige “o cumprimento de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP), a preparação e confeção de refeições ligeiras, o empratamento e guarnecimento dos pratos cozinhados, a execução de operações culinárias e o planeamento e controlo da produção alimentar, com o objetivo de evitar ruturas de stock ou produção excessiva”.
Já para a função de rececionista de 2ª são requeridas “excelentes competências de comunicação e um bom relacionamento interpessoal, uma vez que o profissional contacta diretamente com o público”. A empresa de recursos humanos explica que este “é responsável pela qualidade do atendimento ao cliente, presencial ou telefónico, pelo check-in e check-out dos clientes e por todas as tarefas administrativas inerentes à função. O inglês (falado e escrito) é obrigatório, tal como a boa apresentação e o espírito de equipa e dinamismo”.
No caso do empregado de mesa de 2ª, que “exerce funções como o serviço de mesa e buffet, serviço de bar, café e derivados e procede ainda à limpeza e arrumação das salas e mesas”, é apontado que “a apresentação tem de ser cuidada e o gosto pelo contacto com o cliente é valorizado, bem como a capacidade empática”.
Para o cargo de empregado de andares é mais uma vez exigida ” uma boa comunicação e excelente capacidade de atenção ao detalhe e organização”. As funções deste perfil passam “pela limpeza e arrumação geral dos quartos, reposição do minibar, reposição de roupa e outros materiais, no carro de andares e no armazém da roupa, bem como a limpeza e arrumação do ofício e armazém da roupa”.
Por último, os candidatos ao cargo de bagageiro “deverão ter uma boa orientação para o cliente e flexibilidade de horário. São os responsáveis pela receção e entrega das bagagens, bem como, pelo acolhimento dos hóspedes da unidade hoteleira”.
De acordo com Letícia Oliveira, estes cinco perfis “têm algo em comum”.
“A formação profissional na área da hotelaria é uma base extremamente importante e garante a aquisição de conhecimentos essenciais, que consolidam a experiência profissional de cada um. É o que as empresas consideram ser um ponto essencial na contratação, imediatamente seguido de características como a boa comunicação e relações interpessoais, o gosto pelo contacto com o cliente e a atenção ao detalhe”, afirma a profissional.
Dado que nos últimos anos “os profissionais do setor hoteleiro desviaram o seu percurso para outros setores, o que leva a uma escassez de mão-de-obra e a uma multiplicação de oportunidades de carreira na área de hotelaria e turismo”, o grupo Eurofirms em Portugal criou, em março deste ano, a Academia de Hotelaria, com o intuito de “desenvolver e formar talentos nas áreas de Housekeeping e Food & Beverage”.
Os interessados nas vagas disponíveis para o setor hoteleiro do Grupo Eurofirms podem aceder às mesmas através do link.