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The Oitavos recebe o Verão com concerto dos The Black Mamba

No próximo dia 30 de Junho.

Patricia Afonso
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The Oitavos recebe o Verão com concerto dos The Black Mamba

No próximo dia 30 de Junho.

Patricia Afonso

Depois da estreia com Tiago Bettencourt em 2017, o hotel The Oitavos, em Cascais, abre as suas portas pelo segundo ano consecutivo para um concerto intimista, desta feita com os “The Black Mamba @ The Oitavos”, no dia 30 de Junho. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e variam entre os 30€ e os 300€, valores redimíveis em comida e bebida.

A banda constituída por Pedro Tatanka, Ciro Cruz e Miguel Casais vai interpretar os grandes sucessos da sua carreira e as novidades mais recentes, nomeadamente o single “Stronger”, lançado no final de 2017. Ao som de blues, soul e funk, os The Black Mamba prometem celebrar a chegada do Verão com muita animação. Animação essa que começa pelas 18h00 com a actuação do DJ Johnny e Ricardo Pinto. Após o concerto dos The Black Mamba, entre as 22h30m e as 0h00m, o DJ Kaspar encerra as hostes.

Para quem quiser apreciar o concerto na plateia em pé, o custo é de 30€ por pessoa, valor redimível em comida e bebida. Para quem preferir mais comodidade, existem disponíveis mesas VIP para seis ou oito pessoas, com preços a partir dos 250€, com reserva antecipada através do website http://theoitavos.com/ theblackmamba/.

Num local de passagem obrigatória, quer para o público, quer para músicos de vanguarda, o The Oitavos dá as boas-vindas ao Verão com um fim de tarde mágico que junta música, cocktails, tapas e um pôr-do-sul inesquecível.

Programa

18h00 – 20h45: DJ Johnny + Ricardo Pinto

21h00 – 22h15: The Black Mamba

22h30 – 00h00: DJ Kaspar

 Ingressos

Mesa VIP (8pax) – (300€)

1 garrafa Greygoose + 8 senhas

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(Possibilidade de substituição da garrafa / 1 senha vale 1 bebida ou comida)

 Mesa VIP (6 pax) – (250€)

1 garrafa Greygoose + 6 senhas

(Possibilidade de substituição da garrafa / 1 senha vale 1 bebida ou comida)

Plateia em pé – 30€ por pessoa (redimível em comida e bebida).

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Hotéis

Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club

O evento de caráter mensal do hotel Forte de Gaia – Autograph Collection alia a apresentação de vinhos – nesta edição, das regiões do Dão e do Douro – com um menu gastronómico elaborado para a ocasião pelo chef João Vieira. Dirigido pelo enólogo Carlos Silva, o evento é limitado a 30 lugares.

O Forte de Gaia – Autograph Collection recebe a 16 de maio mais uma edição do Wine Social Club, uma iniciativa mensal do hotel que alia a descoberta de produtores vínicos a experiências gastronómicas.

Nesta edição, o Wine Social Club recebe dois projetos vínicos do Douro e do Dão.

A Quinta das Herédias, com mais de 900 anos de história no Douro, alia tradição a uma visão contemporânea sob a liderança do enólogo Carlos Lucas, destacando-se pelas vinhas centenárias em encostas de altitude. Já a Quinta do Ribeiro Santo, dirigida pelo enólogo Carlos Silva, encontra-se instalada num vale entre as serras da Estrela e do Caramulo.

Os vinhos de ambas as casas serão apresentados num ambiente intimista e descontraído, com explicações sobre castas, terroirs e práticas enológicas. A acompanhar, os clientes podem encontrar um menu criado para a ocasião pelo chef-executivo do Forte de Gaia, João Vieira.

Composto por quatro momentos, o menu deste Wine Social Club foi desenhado por forma a “valorizar os vinhos em prova e proporcionar uma experiência gastronómica imersiva”, como referido em comunicado. A carta inclui um prato de bacalhau, seguido de “presa” de porco ibérico com Migas Serranas. A refeição termina com um Bolo de Rolo de Laranja do Algarve com merengue de limão.

A experiência decorre na Sala dos Trinta, o espaço do hotel dedicado a experiências vínicas, e está limitada a 30 lugares. Com o valor de 75 euros por pessoa, as reservas devem ser efetuadas através do email eventos@fortedegaia.com.

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Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda

No final de março e segundo as contas feitas pelo idealista, Portugal tinha, no final do primeiro trimestre deste ano, 131 estabelecimentos turísticos à venda, correspondendo a menos 51 unidades que no mesmo período do ano passado.

O site idealista fez as contas e conclui que existiam 131 estabelecimentos turísticos à venda, no final de março de 2025. Este número corresponde a menos 51 unidades que no mesmo mês de 2024, ou seja, uma quebra de 28%.

Os distritos de distritos do Porto, Setúbal e Lisboa são os que apresentam um menor número de unidades hoteleiras à venda, enquanto Guarda, Aveiro e Beja colocam-se no campo oposto.

As contas do idealista/data revelam que, no final de março deste ano, no Porto, existem 16 unidades hoteleiras à venda, menos 12 que em igual período de 2024, enquanto, em Setúbal esse número baixa para cinco unidades (-7) e em Lisboa eram 15 (-6).

Contudo, o distrito com mais unidades hoteleiras à venda, segundo os dados divulgados, é Faro, com 34 estabelecimentos a procurar novo dono, embora esse número seja menos em três unidades que a período homólogo de 2024.

E resto, Faro (34), Porto (16) e Lisboa (15) são responsáveis por mais de metade dos estabelecimentos turísticos à venda no final do primeiro trimestre de 2025. Somente três distritos não sofreram alterações no que diz respeito à unidades à venda: Évora (6), Coimbra (5) e Vila Real (4).

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Anantara Vilamoura passa a ser gerido pela Accor sob a marca Fairmont

Sob a gestão da Accor, e após ser adquirido por fundos geridos pelo Arrow Global Group à Minor, o hotel será transformado na primeira unidade hoteleira da Fairmont em Portugal.

O antigo Anantara Vilamoura, adquirido há alguns meses por fundos geridos pela Arrow Global Group à Minor, passa a ser gerido pelo grupo Accor, passando a denominar-se como Victoria Golf Resort & Spa.
Agora, o hotel de 260 quartos será alvo de um “plano completo de melhoria” em conjunto com a Accor, como referido em nota de imprensa. Desta forma, o hotel passará a ser o primeiro a assumir a marca Fairmont em Portugal.

“Estamos muito entusiasmados com esta parceria com a Fairmont Hotels & Resorts e a Accor, que eleva significativamente o posicionamento do ecossistema integrado de hospitalidade, desporto e lazer que estamos a desenvolver em Vilamoura. Esta colaboração é reflexo do compromisso do Arrow Global em valorizar a oferta turística em Portugal através de uma gestão estratégica e de ativos de elevada qualidade”, refere John Calvão, Fund Principal da Arrow Global Group.

O hotel será gerido pela Accor, em regime de white label, durante a implementação de um plano de melhoria profunda das infraestruturas. Após a sua conclusão, o Victoria Golf Resort & Spa será totalmente requalificado e rebatizado como Fairmont, integrando oficialmente o portefólio da Fairmont Hotels & Resorts.

O hotel dispõe de quatro restaurantes, quatro bares, quatro piscinas, um spa com seis salas de tratamento, ginásio, clube infantil e acesso direto ao campo de golfe adjacente. Os quartos e suites estão distribuídos por duas alas, todos com varanda privativa, sendo que as áreas de conferência têm capacidade para até 700 pessoas.

Atualmente, a Accor opera mais de 35 hotéis em Portugal, com marcas como Sofitel, Novotel, Mercure, ibis Styles e ibis, bem como a Mama Shelter, do grupo Ennismore.

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Hotelaria

Páscoa ditou subida de 10,9% na ocupação do alojamento turístico do Algarve em abril

Em abril, as unidades de alojamento turístico do Algarve alcançaram uma taxa de ocupação de 68,8%, valor que traduz um aumento de 10,9% face aos resultados de igual período de 2024, bem como de 5,5% comparativamente a abril de 2019, segundo dados da AHETA.

A Páscoa ditou uma subida da ocupação das unidades de alojamento turístico do Algarve em abril, que alcançaram uma taxa de ocupação de 68,8%, o que traduz um aumento de 6,8 pontos percentuais ou 10,9% face aos resultados de igual período de 2024, de acordo com a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Os dados da AHETA, divulgados esta terça-feira, 6 de maio, mostram que, comparativamente com o mesmo mês de 2019, ano em que a Páscoa se comemorou a 21 de abril, a ocupação quarto registou uma subida de 3,6pp (+5,5%).

Já os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (+3,3pp), o alemão (+1,5pp), e o nacional (+1,1pp), enquanto o mercado irlandês registou uma descida homóloga de 0,9pp e o sueco de 0,6pp.

Ainda assim, as estadas médias mais prolongadas pertenceram aos mercados norueguês, com 7,7 noites; alemão, com 5,7 noites; e polaco, com uma média de 5,5 noites passadas na região.

Já a estadia média foi de 4,1 noites, número que ficou 0,1 abaixo do verificado no mês homólogo do ano anterior.

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Alojamento

LovelyStay gera mais de 135M€ para proprietários em dez anos de operação

A empresa de gestão de alojamento local e empreendimentos turísticos, que integra o Ando Living Group, encontra-se em operação desde 2015.

A LovelyStay, empresa portuguesa especializada na gestão de alojamento local e empreendimentos turísticos, parte integrante do Ando Living Group, afirma ter gerado em dez anos de operação mais de 135 milhões de euros em receitas brutas para proprietários e investidores.

No ano em que celebra dez anos de atividade, a empresa dá conta de ter recebido 725 mil hóspedes, tendo realizado 270 mil check-ins desde a sua fundação, em 2015.

Com operações consolidadas em Lisboa, Porto, Algarve e Madeira, a empresa atua internacionalmente em Londres e Istambul, prevendo entrar em Espanha nos próximos meses.

O reforço nos segmentos premium, com especial destaque para a gestão integral de edifícios turísticos e villas de luxo em zonas urbanas, tem sido uma das apostas da empresa. Nesse sentido, a LovelyStay destaca a sua entrada na Quinta do Lago.

“Estes dez anos mostraram que é possível crescer com sustentabilidade, mantendo uma proposta clara de valor para os proprietários e foco total na rentabilidade. A LovelyStay representa uma nova geração de operadores turísticos — mais digitais, mais estratégicos, mais orientados para o retorno”, afirma William Tonnard, CEO da LovelyStay.

A LovelyStay opera com um modelo 360º que inclui licenciamento, revenue management, tecnologia própria e acompanhamento operacional especializado, contando com mais de 270 colaboradores.

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AHRESP
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Restauração em Portugal fatura mais de 5,5M€ em 2024

O valor, avançado pela Informa D&B, representa um aumento de 5,2% na faturação face a 2023, ano que já tinha registado um aumento de 7,3% em relação a 2022. Os restaurantes com serviço de mesa assumem a maior fatia do volume de negócios no ano passado.

O setor da restauração em Portugal atingiu uma faturação de 5.595 milhões de euros em 2024, de acordo com os mais recentes dados da Informa D&B.

O valor corresponde a um crescimento de 5,2% face a 2023, ano que já tinha registado um aumento de 7,3% em relação a 2022. De acordo com a análise setorial da Informa D&B, entre os fatores que impulsionaram esta evolução estão o crescimento da procura, em particular do turismo estrangeiro, bem como a subida dos preços.

Os restaurantes com serviço de mesa assumem a maior fatia do volume de negócios de 2024, apurando com 3.750 milhões de euros. Por outro lado, o segmento de fast food “continua a ganhar quota de mercado”, de acordo com a empresa de dados, representado 29% do total de faturação em 2024, com 1.640 milhões de euros.

As vendas dos autosserviços tradicionais ascenderam a 205 milhões de euros, um acréscimo de 5% face ao ano anterior.

Restauração dominada por operadores independentes

A oferta de restaurantes no país é constituída “maioritariamente por operadores independentes e de pequena dimensão”, segundo a Informa D&B, com a propriedade do capital a coincidir “habitualmente” com a gestão da empresa.

Contudo, nos últimos anos, a empresa refere que “há uma tendência para a concentração do negócio, em consequência do desenvolvimento das principais cadeias, tanto de fast food como de outro tipo de restauração”.

Em 2023 havia em Portugal 34.538 empresas gestoras de estabelecimentos de restauração, o que representa um aumento de 3,3% face ao ano anterior.

As cinco principais empresas, por volume de negócios, detinham em 2024 uma quota de mercado conjunta de cerca de 15%, enquanto as dez principais possuíam 20% desta quota.

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Formação

AHRESP e ASAE dinamizam sessão de esclarecimento no Porto

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai dinamizar um roadshow com sessões de esclarecimento em parceria com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com o intuito de preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções. Nesta terceira sessão no Porto, serão ainda apresentadas as principais linhas de apoio financeiro para o canal HORECA e o projeto Acelerar o Norte.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o apoio da Câmara Municipal do Porto, vai realizar uma ação de informação e sensibilização no Porto, dirigida aos profissionais do canal Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria).

Esta sessão, gratuita mas com inscrição obrigatória, é a terceira de um roadshow nacional, que já passou por Portimão e Mafra. Restam ainda dez sessões planeadas até ao final de 2025 nas regiões de Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Viseu e Évora.

A ação, que conta com a presença da ASAE, pretende “esclarecer as regras essenciais de operação para estabelecimentos dos setores abrangidos, ajudando os empresários a estarem mais bem preparados para futuras inspeções e garantindo uma gestão mais informada e ajustada aos padrões a cumprir”, como a associação refere em nota de imprensa.

Em paralelo, serão também apresentadas pela AHRESP as principais linhas de apoio financeiro para o canal HORECA e o projeto Acelerar o Norte: Apoio à digitalização das PME.

A sessão de esclarecimento irá realizar-se a 9 de maio às 15h30, na Escola de Hotelaria do Porto.

As inscrições podem ser efetuadas online, através do link.

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Formação

AHM e ADHP estabelecem parceria para formar profissionais hoteleiros

Através do acordo assinado entre as duas entidades, os profissionais da AHM podem usufruir do curso de Especialização em Direção Hoteleira realizado pela ADHP. Por outro lado, o projeto envolve ainda a captação de talento para o setor, através de uma bolsa de emprego que levará a ADHP a divulgar as oportunidades recorrentes das unidades hoteleiras da AHM.

A AHM – Ace Hospitality Management e a ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal firmaram uma parceria no sentido captar novos profissionais para o setor hoteleiro e formar os trabalhadores que já se encontram nos 12 hotéis geridos pela AHM em todo país.

O objetivo passa por “promover a contínua profissionalização e valorização do setor hoteleiro”, como as duas entidades referem em nota de imprensa.

Entre as medidas da nova parceria está a disponibilização a profissionais da AHM do curso de Especialização em Direção Hoteleira realizado pela ADHP. Através de módulos ministrados por profissionais do setor, prevê-se que os gestores da AHM aprofundem os seus conhecimentos em áreas como plano de negócios, sustentabilidade, marketing digital e e-commerce, recursos humanos e legislação laboral e hoteleira.

O projeto envolve ainda a captação de talento para o setor, através de uma bolsa de emprego que levará a ADHP a divulgar as oportunidades recorrentes das unidades hoteleiras da AHM.

De acordo com a empresa de getsão hoteleira, “a parceria surge num momento-chave para a AHM, empresa do Grupo Mercan Properties, que se prepara para iniciar a gestão de mais três hotéis, em 2025, totalizando 15 unidades de norte a sul do país”.

“A AHM tem registado um grande crescimento e, por isso, temos uma necessidade constante de reforçar as nossas equipas, quer em número quer em especialização. Esta parceria com a ADHP é fundamental para capacitar ainda mais os nossos profissionais hoteleiros, através de um trabalho em rede, coeso, coerente e credível”, sublinha Mariano Faz, CEO da AHM.

Criada em 1973 com o objetivo de representar os interesses dos diretores de hotel, a ADHP irá ainda desenvolver conteúdos publicitários e promover eventos temáticos que fomentem a discussão de ideias entre profissionais do setor.

“Esta parceria é um passo fundamental na valorização e qualificação dos profissionais da AHM – e um exemplo para a indústria de como a aposta no desenvolvimento profissional desempenha um papel crucial na identificação, potenciação e retenção do talento. Este é um dos grandes desafios com que a hotelaria se confronta hoje. Acreditamos que ações colaborativas como esta não só elevam a qualificação dos profissionais, como também fortalecem a capacidade das unidades hoteleiras de continuar a oferecer o serviço de excelência pela qual são reconhecidas”, acrescenta Fernando Garrido, presidente da ADHP.

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Alojamento

Liverpool também introduz taxa turística e passa a cobrar mais de 2€ a partir de junho

A partir de junho, a cidade britânica de Liverpool vai passar a cobrar uma taxa de duas libras (2,40 euros) sobre o alojamento em estabelecimentos turísticos da cidade.

A cidade de Liverpool, no Reino Unido, também vai passar a cobrar uma taxa turística a partir de junho, cobrando duas libras, ou seja, 2,4 euros por noite, aos turistas que pernoitem num dos hotéis da cidade.

A medida foi aprovada depois dos 83 hotéis da cidade terem votado favoravelmente a introdução desta taxa, que se espera que venha a contribuir para dinamizar a cidade e atrair eventos de grande dimensão para Liverpool.

“Esta taxa de duas libras por noite vai contribuir para dinamizar a economia e o turismo de Liverpool, ajudando a cidade a atrair eventos maiores e com mais pessoas”, afirma Bill Addy, diretor executivo da Liverpool BID Company, empresa privada que representa vários dos hotéis da cidade e que foi uma das principais impulsionadoras da criação da taxa turística, segundo o Hosteltur.

A medida vai entrar em vigor em junho, prevendo-se que possa gerar uma verba de 9,2 milhões de libras, cerca de 10,78 milhões de euros, em dois anos, dos quais 6,7 milhões de libras (7,85 milhões de euros) vão ser destinados a “apoiar a economia turística da cidade através de um fundo de subvenções”.

“Sempre dissemos que a indústria devia opinar sobre se quer ou não que se aplique esta taxa”, acrescenta Bill Addy, que considera que a “experiência de outras cidades europeias sugere que este modelo traduzirá as pernoitas num investimento importante”.

Liverpool vai, desta forma, seguir o exemplo de várias outras cidades europeias e britânicas, uma vez que também Manchester cobra uma taxa turística de uma libra por noite (1,17 euros) desde abril de 2023, enquanto a capital escocesa de Edimburgo vai passar a cobrar 5% do preço do alojamento como taxa turística, a partir de julho de 2026.

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Restaurantes

Chefs Arnaldo Azevedo e Julien Montbabut dedicam jantar a ostras e champanhe no Bistrô by Vila Foz

A iniciativa “Oysters and Champagne Night” decorre a 9 de maio, num jantar confecionado pelos chefs Arnaldo Azevedo e Julien Montababut

O Bistrô by Vila Foz, no Mercado de Matosinhos, vai dedicar um jantar às ostras e champanhe na iniciativa “Oysters and Champagne Night”, que decorre a 9 de maio.

O jantar elaborado a quatro mãos pelos chefs Arnaldo Azevedo, do restaurante Vila Foz, e Julien Montababut, do Le Monument, será composto por seis momentos.

O jantar terá início com uma degustação de ostras, servidas em diferentes texturas e acompanhamentos, à qual se segue uma entrada com gema de ovo a baixa temperatura, servida com alho aromático e espargos crocantes.

No momento seguinte, a gamba do Algarve surge em destaque, envolvida num arroz cremoso de caldo de ovas e aromatizado com coentros frescos. Segue-se um prato composto com peixe do mercado, escolhido no próprio dia, acompanhado por espinafres salteados, beurre blanc e ovas de truta.

Num quinto prato, o protagonista é o polvo, servido com puré de batata-doce e um molho inspirado na caldeirada tradicional, reinventado com um toque contemporâneo. Já para sobremesa, os chefs propõem Abade de Priscos, acompanhado por ananás dos Açores.

A “Oysters and Champagne Night” tem início às 19h30 e é apoiada pela Aquanostra e a Veuve Clicquot, responsáveis pelas ostras e champanhe servidos neste jantar. A refeição tem o valor de 80 euros por pessoa, com bebidas incluídas. As reservas devem ser feitas através dos contactos 222 449 750 ou bistro@vilafozhotel.pt.

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