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Aquapor desenvolve solução dessalinizadora para o setor hoteleiro

A empresa refere que a ideia passa por dar uma resposta rápida à escassez de água potável, oferecendo uma solução para a indústria hoteleira.

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Aquapor desenvolve solução dessalinizadora para o setor hoteleiro

A empresa refere que a ideia passa por dar uma resposta rápida à escassez de água potável, oferecendo uma solução para a indústria hoteleira.

A Aquapor desenvolveu uma solução para unidades hoteleiras que permite tratar água com elevado teor de sal para que se torne potável.

Estas dessalinizadoras contentorizadas, desenhadas especificamente para hotéis, tratam água salgada, quer seja salobra ou proveniente do mar, e transformam-na em água potável. Em nota de imprensa, a Aquapor refere que esta solução foi criada no sentido de dar uma “resposta rápida aos desafios gerados pela escassez de água potável”.

“Este produto foi desenvolvido para garantir uma ótima resposta em cenários de escassez de água, tais como os registados recentemente em Portugal, bem como para situações em que existam necessidades urgentes de água como durante operações de manutenção, períodos em que se registe a deterioração da qualidade de água existente, ou períodos de aumento sazonal de consumo”, explica Fátima Pedroso, responsável pelas Soluções Industriais da Aquapor, integrada no grupo Saur, em nota de imprensa.

As máquinas incluem uma solução plug&play (ligar e utilizar), que a empresa garante ser “fácil de instalar e desinstalar”. Disponibilizadas com kits de conexão, estas dessalinizadoras podem ser ligadas diretamente à infraestrutura do cliente, “otimizando assim o espaço necessário para a sua implantação”, de acordo com a empresa.

Estas unidades dessalinizadoras móveis têm capacidade para produzir até 50 metros cúbicos por hora de água dessalinizada, com uma rejeição de sal superior a 99%. Esta solução tem a assinatura do intragrupo Saur, tendo sido desenvolvida pela MWS (Mobile Water Solutions), com experiência em soluções móveis adaptáveis de tratamento de água e águas residuais.

Sobre a Aquapor

No mercado desde 1987, a Aquapor atua na gestão de concessões municipais e prestação de serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais, recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana. Em Portugal, a Aquapor é responsável por 11 concessões de serviços de água e saneamento, onde o serviço é prestado diretamente às populações. Na prestação de serviços a municípios e indústrias, a Aquapor detém a Luságua – Serviços Ambientais. Recentemente, a Aquapor foi adquirida pelo grupo francês SAUR.

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Reservas da RateHawk cresceram 67% a nível global em 2024

A plataforma de reserva de hotéis, bilhetes de avião e transfers para profissionais do setor das viagens teve um crescimento de reservas na ordem dos 67% em 2024, tendo estabelecido parcerias com mais de 70 novos fornecedores de alojamento a nível mundial.

A RateHawk, uma plataforma online business to business (B2B) para reservas de hotéis, bilhetes de avião e transfers destinada a profissionais do setor das viagens, registou um crescimento de reservas de 67% a nível global em 2024.

A empresa, que conta com nove anos de atividade, indica que em 2024 o valor líquido das suas reservas aumentou 1,8 vezes em comparação com 2023. Já a empresa-mãe, o Emerging Travel Group, sediado nos Emirados Árabes Unidos, alcançou um volume bruto de transações de 3,7 mil milhões de dólares em 2024.

No ano passado, a empresa afirma ter expandido o portefólio ao estabelecer parcerias com mais de 70 novos fornecedores de alojamento em todo o mundo, contando agora com mais de 300 fornecedores globais e contratos diretos com mais de 34.000 unidades de alojamento, totalizando 120.000 propriedades contratadas.

Desta forma, o número total de opções de alojamento disponíveis ultrapassa os 2,6 milhões.
Também a procura pelos serviços de transporte da empresa, incluindo reservas de voos e transfers, duplicou no último ano, segundo a RateHawk.

A plataforma passou a disponibilizar reservas de viagens de comboio na Europa, sendo que após três meses de lançamento, “mais de 25% dos profissionais de viagens que habitualmente reservam hotéis através da RateHawk começaram também a utilizar o serviço ferroviário”, como referido em nota de imprensa.

“De acordo com o mais recente relatório da UN Tourism, 1,4 mil milhões de pessoas realizaram viagens internacionais em 2024, aproximando-se dos níveis pré-pandemia. Em 2024, duplicámos o número de integrações API, estabelecendo parcerias com mais de 500 novas entidades, incluindo a Ctrip. Para 2025, pretendemos manter este ritmo, com especial enfoque nas OTAs e nas plataformas tecnológicas mais inovadoras”, refere Felix Shpilman, presidente e CEO do Emerging Travel Group, empresa-mãe da RateHawk.

Em 2024, a RateHawk expandiu a sua presença internacional, disponibilizando serviços em mais oito idiomas, perfazendo um total de 32 línguas. A empresa abriu também um novo escritório em Singapura, por forma a “consolidar a sua presença na Ásia”.

Atualmente, a RateHawk conta com mais de 93 mil parceiros e com escritórios em Londres, Berlim, Lisboa, Varsóvia, Dubai, Limassol, Singapura e Wilmington.

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Details estabelece parceria com Builtrix para acelerar práticas de sustentabilidade

Através desta parceria, os hotéis Dom Pedro, em Vilamoura e Lagos, bem como os campos de golfe “Vilamoura Golf” conseguem agora recolher dados diretamente dos sistemas de eletricidade, água e gás destes ativos, permitindo uma análise de consumos contínua e detalhada.

A DETAILS – Hospitality, Sports, Leisure, empresa dedicada à gestão de ativos turísticos pertencente à Arrow Global Portugal, firmou uma parceria com a Builtrix, plataforma especializada na monitorização e análise de consumos energéticos, com o objetivo de reforçar práticas de sustentabilidade e descarbonização.

A colaboração abrange os hotéis Dom Pedro, em Vilamoura e Lagos, bem como os campos de golfe Vilamoura Golf – incluindo o Old Course, o segundo mais antigo do Algarve.

Desta forma, mais de 200 contadores inteligentes passam agora a recolher dados diretamente dos sistemas de eletricidade, água e gás já existentes nos ativos geridos pela DETAILS. Estes dados são enviados em tempo real para uma plataforma digital, que permite analisar os consumos de forma contínua e detalhada.

“O acesso a dados fiáveis e em tempo real permite-nos evoluir para uma gestão mais consciente e sustentável. Esta parceria permite-nos rever práticas, alinhar decisões com a nossa estratégia de longo prazo e melhorar procedimentos que reduzem a pegada ecológica dos ativos que gerimos”, explica Susana Cavaco, Head of ESG da DETAILS.

Em comunicado, a Details refere ter vindo a “consolidar o seu compromisso ambiental com a obtenção de certificações como a Sustainability Engaged, Biosphere Certified, Green Key Certified e, mais recentemente, a certificação GEO nos campos de golfe”.

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Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, membro da Preferred Hotels & Resorts
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Sabre renova parceria com a Preferred Hotels & Resorts

Em Portugal, a Preferred Hotels & Resorts está representada por unidades como o Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, o Porto Palácio Hotel by The Editory e o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.

A Sabre Hospitality, uma divisão da Sabre Corporation – empresa tecnológica que opera no setor das viagens – anunciou a renovação plurianual da sua parceria com a Preferred Hotels & Resorts, que passará agora a incluir as soluções SynXis Retailing e Cartões Presente & Vouchers.

O objetivo passa por “criar novas fontes de receita e atrair novos hóspedes para os hotéis membros da Preferred Hotels & Resorts”, que representa mais de 600 hotéis, resorts, residências e grupos hoteleiros em mais de 80 países, como a Sabre refere em nota de imprensa.

A renovação deste acordo inclui o motor de reservas SynXis Booking Engine, distribuição através de Sistema de Distribuição Global (GDS), serviços de call center, marketing digital e a solução SynXis Voice Agent para todas as marcas globais da Preferred Hotels & Resorts.

Esta renovação de parceria decorre numa altura em que a Preferred Hotels & Resorts pretende “aumentar a adesão ao programa de fidelização I Prefer Hotel Rewards e expandir a distribuição dos hotéis membros”.

“A Sabre tem sido um fornecedor tecnológico valioso para a Preferred, e é com satisfação que continuamos esta parceria ao mesmo tempo que modernizamos as nossas soluções tecnológicas, garantindo a personalização da experiência do cliente. O valor acrescido dos Cartões Presente e Vouchers da Sabre, combinado com a tecnologia SynXis Retailing, permite-nos manter uma posição de vanguarda num panorama tecnológico hoteleiro em constante evolução”, refere Michelle Woodley, presidente da Preferred Hotels & Resorts.

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HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens

A nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

O HBX Group, o grupo que detém a Bedsonline, Hotelbeds e Roiback, lançou a HBX Group eWallet, uma nova solução de pagamentos B2B, que se destaca pela inovação e que foi “projetada especificamente para o setor de viagens”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo explica que a nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

A nova solução é, segundo o HBX Group, “semelhante a uma carteira digital para consumidores”, consistindo numa “solução digital que permite às empresas armazenar e gerir pagamentos com segurança, rapidez e eficiência”.

“Projetada para facilitar transações instantâneas e internacionais entre empresas”, a HBX Group eWallet foi “desenvolvida especificamente para o setor de viagens” e integra “recursos avançados, como financiamento integrado, acesso a faturas e rastreabilidade completa de transações”.

“O seu objetivo é digitalizar e automatizar pagamentos B2B, reduzir custos de transação e melhorar a escalabilidade operacional do ecossistema das viagens”, acrescenta o grupo, explicando que para se registarem na plataforma, os utilizadores devem aceitar os termos e condições da FinPay, que é a entidade responsável pelos serviços de pagamento e financiamento integrados na solução.

“A carteira eletrónica do HBX Group representa um passo decisivo para a modernização dos pagamentos B2B no ecossistema de viagens. Queremos estabelecer um novo padrão de eficiência e segurança no setor, e esta parceria com a FinPay permite-nos alcançar isso com uma solução adaptada às necessidades do setor”, afirma Daniel Nordholm, diretor de Produtos e Novos Negócios do HBX Group.

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GuestCentric aponta para desaceleração de preço médio e aumento na procura hoteleira para 2025

O CEO da empresa tecnológica refere que o preço médio dos hotéis do seu portefólio em Portugal assistiu a uma desaceleração no final de 2024, que continua a verificar-se em 2025. Contudo, o aumento do número de reservas tem equilibrado a equação. Com as reservas em dispositivos móveis a ganharem destaque no setor hoteleiro, a GuestCentric apostou em novas atualizações na sua plataforma HyperCommerce’25.

Carla Nunes

De acordo com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, os hotéis em Portugal do seu portefólio assistiram a uma desaceleração do preço médio no final de 2024, ano que caracteriza de forma global como “extraordinário, o melhor de sempre”. Com a desaceleração deste indicador a manter-se em 2025, o CEO refere, contudo, que “a procura tem crescido muito”, apontado para crescimentos nos hotéis entre os 7% e os 9%.

O profissional falou com a Publituris Hotelaria durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, aquando da apresentação da nova versão do HyperCommerce’25, uma plataforma que reúne várias ferramentas da GuestCentric que trabalham para a melhoria das reservas diretas dos hotéis.

O novo motor de reservas foca-se particularmente na facilitação das reservas em dispositivos móveis, um fator que Pedro Colaço acredita ser uma forte tendência no mercado hoteleiro atualmente.

“Cerca de 60% das visitas ao website [dos nossos clientes] já são feitas em dispositivos móveis e as reservas andam entre os 30% e os 40%. Há um gap entre o que as pessoas procuram e o que efetivamente reservam, e esta nova solução é precisamente para fechar este gap. Acreditamos que com uma solução mais ágil vamos conseguir que 60% das reservas sejam efetivamente a nível das reservas diretas”, afirma o CEO da GuestCentric.

Em comunicado, a empresa aponta ainda que das unidades hoteleiras do seu portefólio, os websites dos hotéis tem verificado um aumento de 38% nas reservas diretas, enquanto os canais móveis registam um aumento de 44%.

Para o efeito, o CEO garante que a empresa fez “um enorme estudo de usabilidade”, através do qual concluiu ser possível “fazer reservas em menos de um minuto num telemóvel”.

Além da experiência de navegação e reserva mais rápida, o novo sistema permite a finalização da compra de forma instantânea com Google Pay e Apple Pay, além de integrações nativas com Google, Apple e Facebook. Conta ainda com um sistema de personalização inteligente, através do qual possibilita a exibição automática de quartos, pacotes e extras relevantes, com base nas preferências dos hóspedes. Acrescem as promoções dinâmicas, bem como as reservas de grupo simplificadas.

A aposta nas reservas através de dispositivos móveis surge da crença da GuestCentric de que a geração Z, que “está muito focada nos dispositivos móveis”, será “a partir do próximo ano a geração que mais viaja”. Contudo, o CEO acredita que o comportamento desta geração será contagioso para as restantes.

“Diria que a inteligência artificial, a rapidez, a performance e o foco na reserva direta serão os pontos mais importantes para 2025”, termina.

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Atrian dinamiza Open Days entre março e abril

A empresa portuguesa dedicada à produção de alimentos ultracongelados dinamiza uma série de Open Days entre 12 de março e 2 de abril, onde dará a conhecer as novidades da empresa para a hotelaria. Em destaque estarão as novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel.

A Atrian Indústria Alimentar volta a promover os Open Days, distribuídos entre Porto, Açores, Lisboa e Algarve.

O objetivo passa por dar a conhecer aos atuais e potenciais clientes as novidades da empresa, com particular destaque para as novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel.

Serão também apresentadas a linha de Pão Cristal; tendências como o Croissant Roll para hambúrgueres e sanduíches; o Croissant Fusion Cacau e o K-Bueno Fusion. Na categoria de Pães Brioche, serão dadas a conhecer opções como o bagel e o pão de cachorro.

Os Open Days da Atrian começam no Porto, de 12 a 13 de março, e têm lugar no Work Espaço Criativo. Seguem depois para os Açores, de 19 a 20 de março, no The Lince Hotels.

Em Lisboa, os Open Days da Atrian têm lugar de 26 a 27 de março no Chef’s Agency Studio, terminando de 1 a 2 de abril no Algarve, no Grande Real Santa Eulália.

O evento, de entrada gratuita, carece de inscrição obrigatória através de um formulário disponível no website da Atrian.

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HiJiffy estabelece integração com o Expedia Group

Através desta integração, os hoteleiros conseguem gerir as mensagens com os hóspedes a partir de uma única plataforma, através da consola da HiJiffy.

A HiJiffy celebrou uma nova integração com o Expedia Group. Desta forma, os hoteleiros conseguem agora gerir as mensagens de hóspedes provenientes do Expedia Group de forma centralizada, diretamente na consola da HiJiffy.

Com esta integração, os hoteleiros deixam de precisar de aceder manualmente ao Expedia Partner Central para gerir as mensagens dos viajantes.

A partir da consola da HiJiffy, os profissionais de hotelaria conseguem aceder ao histórico completo das conversas de cada hotel; pesquisar de forma rápida mensagens específicas e enviar mensagens com anexos. A consola permite ainda notificações em tempo real para mensagens antes, durante e após a estadia, garantindo maior agilidade no atendimento. Estas mensagens tornam-se inativas três anos após a criação da conversa, ou um ano após a data de check-out da reserva.

Com esta integração, a HiJiffy pretende que “os hotéis ganhem eficiência operacional e aumentem a capacidade de resposta, proporcionando interações mais personalizadas e sem fricção”.

“O nosso objetivo é simplificar a comunicação dos hotéis através de uma solução tudo-em-um. A integração com o Expedia Group permite que os nossos clientes centralizem todas as interações com os hóspedes, poupando tempo e proporcionando um serviço mais ágil e personalizado”, destaca Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, em nota de imprensa.

A integração já está disponível para todos os clientes da HiJiffy.

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Créditos: Website do grupo Casais
Construção

Casais entra na Arábia Saudita através de joint venture com o Nahaz Investment Group

A recém-criada Casais Entirez surge de uma joint venture entre o grupo Casais e o Nahaz Investment Group. O objetivo passa por uma execução de projetos “mais rápida, sustentável e eficiente” na Arábia Saudita, de acordo com o grupo.

O grupo Casais entra no mercado da Arábia Saudita com a Casais Entirez, que surge de uma parceria com o Nahaz Investment Group.

Em nota de imprensa, o grupo de construção português refere que esta joint venture permite ao Casais “introduzir a sua experiência em construção industrializada e sustentável na Arábia Saudita, contribuindo para a modernização das infraestruturas do Reino e para os objetivos da Visão Saudita 2030”.

No mesmo documento é referido que “a Casais Entirez introduzirá tecnologias avançadas de construção na Arábia Saudita”, com a promessa de uma execução de projetos “mais rápida, sustentável e eficiente”.

Segundo Henrique Pereira, diretor-geral do grupo Casais do Médio Oriente, “para além de entregarmos projetos de construção industrializada de alta qualidade, o nosso objetivo é fomentar o crescimento económico local, colaborando com fornecedores, empreiteiros e programas de desenvolvimento da força de trabalho saudita”.

André Rocha, membro executivo do conselho do grupo Casais e da Casais Entirez, acrescenta que “a Casais Entirez representa o compromisso a longo prazo do grupo Casais com a evolução da Arábia Saudita, trazendo a expertise em construção industrializada para acelerar os prazos dos projetos, melhorar a qualidade e otimizar a eficiência”.

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Sabre Hospitality lança SynXis Pay para melhorar pagamentos e simplificar transações hoteleiras

A Sabre Hospitality anunciou esta segunda-feira os seus planos para lançar em fases, nos próximos meses, o SynXis Pay, uma nova solução concebida para resolver desafios de pagamento tanto para viajantes como para hoteleiros.

Para os viajantes, o SynXis Pay integra-se com mais de 250 métodos de pagamento alternativos, incluindo Apple Pay, Google Pay, PayPal, Klarna e WeChat Pay, proporcionando maior flexibilidade no momento do pagamento nos websites dos hotéis. Além disso, permite uma experiência de checkout expresso no SynXis Booking Engine quando o hóspede seleciona Apple Pay ou Google Pay.

Estas integrações são apenas uma parte da equação. Para os hotéis, o SynXis Pay reduz a complexidade de gerir múltiplos tipos de pagamento num único local. A camada de orquestração de SynXis Pay, impulsionada pela CellPoint Digital, otimiza a aceitação global de pagamentos ao conectar-se a várias gateways e ativar dinamicamente os métodos de pagamento mais relevantes com base na localização do hóspede.

Em colaboração com outros parceiros do setor, os hotéis podem personalizar os pagamentos na sua moeda local, convertendo-os a partir da moeda preferida do hóspede, minimizando assim a exposição a taxas de câmbio e simplificando a reconciliação financeira.

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HotelShop+SocialShop dinamiza seminários sobre “Gestão de Compras para Hotéis e IPSS”

A partir de 5 de março, a HotelShop+SocialShop vai realizar seminários em cidades como Setúbal, Santarém, Portimão e Faro. As sessões, de caráter formativo, destinam-se a profissionais de hotéis e instituições sociais.

A HotelShop+SocialShop, em parceria com a revista Best Buyer, vai dinamizar uma série de seminários sobre “Gestão de Compras para Hotéis e IPSS” em várias cidades portuguesas.

Os seminários gratuitos, de caráter formativo, tem como principal objetivo “aprimorar as práticas de gestão de compras nestes setores”, de acordo com a organização, para que os profissionais do setor possam “otimizar métodos de gestão do abastecimento, melhorar processos e reduzir custos de maneira eficiente”, como indicado em nota de imprensa.

Estas sessões, destinadas a profissionais de hotéis e instituições sociais, incluem treino sobre técnicas de negociação, gestão de stocks e avaliação de fornecedores. O primeiro seminário decorre a 5 de março, em Setúbal. Os restantes terão lugar a 18 de março, em Santarém; a 26 de março, em Portimão; e a 10 de abril, em Faro. Está ainda em vista a organização de seminários noutras localidades, de acordo com a HotelShop+SocialShop, “em datas a anunciar”.

A central de compras do setor hoteleiro e social afirma já ter efetuado mais de 50 ações de formação em gestão de compras, representando um conjunto de 800 associados.

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