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Hotelaria é o principal empregador de mulheres no setor do turismo, avança WTTC

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) diz que as mulheres representam quase 40% do emprego total no setor das Viagens e Turismo, destacando-se essencialmente na área da hotelaria, que contempla mais de metade (52%) de todo o emprego feminino neste setor.

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Hotelaria é o principal empregador de mulheres no setor do turismo, avança WTTC

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) diz que as mulheres representam quase 40% do emprego total no setor das Viagens e Turismo, destacando-se essencialmente na área da hotelaria, que contempla mais de metade (52%) de todo o emprego feminino neste setor.

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Na data em que se volta a celebrar mais um Dia Internacional da Mulher, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) salienta o papel das mulheres no setor do turismo, onde estas representam quase 40% do emprego total, com destaque para a hotelaria que é a área do setor do turismo que maior número de mulheres emprega.

“A hotelaria destaca-se como o principal empregador de mulheres no setor das Viagens e Turismo, com mais de metade (52%) de todo o emprego feminino em 2019 atribuído a este segmento”, realça um comunicado do WTTC.

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Os dados do WTTC mostram que o número de mulheres que trabalha no setor do turismo tem vindo a aumentar ao longo dos anos e, entre 2010 e 2019, o emprego cresceu 24%, passando de 38,6 milhões para 47,8 milhões de empregos.

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“As mulheres nas viagens e no turismo desempenham um papel vital. Estamos orgulhosos de que o nosso setor seja um dos maiores empregadores de mulheres no mundo”, congratula-se Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

Segundo a responsável, o aumento do número de mulheres que trabalha no setor torna “as Viagens e Turismo mais resilientes e inclusivas”, pelo que, defende Julia Simpson, “colocar as mulheres no centro das Viagens e Turismo será fundamental para garantir um futuro sustentável para o setor”.

Os dados do WTTC mostram que, no setor do turismo, o número de mulheres até é superior a outros setores económicos e que, em algumas regiões do mundo, como as Américas, as mulheres representam mesmo “uma parcela maior do emprego no setor em comparação com a força de trabalho de toda a economia”.

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Proveitos totais do alojamento turístico somam quase 6,4 mil milhões de euros até novembro

Segundo informa o Instituto Nacional de Estatística (INE), a evolução das dormidas de residentes acelerou o crescimento dos proveitos em novembro. No acumulado, até novembro, os proveitos totais estão 11% acima de período homólogo de 2023.

Em novembro de 20241, o setor do alojamento turístico registou 2,2 milhões de hóspedes (+14%)3 e 5 milhões de dormidas (+9,8%), gerando 385,9 milhões de euros de proveitos totais e 285,3 milhões de euros de proveitos de aposento (+16,7% em ambos), depois de terem crescido 10% e 10,9%, em outubro, pela mesma ordem.

No acumulado de janeiro a novembro, as dormidas registaram um crescimento de 4,1%, atingindo 76,1 milhões, dando origem a aumentos de 11% nos proveitos totais e nos de aposentos, totalizando quase 6,4 mil milhões de euros e 4,9 mil milhões de euros, respetivamente. Segundo o INE, “este aumento deveu-se, principalmente, às dormidas de não residentes, que cresceram 4,8%, tendo as de residentes registado um crescimento inferior (+2,5%)”.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (39,4% dos proveitos totais e 42,1% dos proveitos de aposento), seguida do Norte (16,8% e 16,9%, respetivamente) e da Madeira (14,3% e 13,6%, pela mesma ordem).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem no Centro (+31,4% nos proveitos totais e +31,9% nos de aposento) e na Madeira (+26,3% e +28,8%, respetivamente).

O INE refere que “o crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de novembro”. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 88% e 86,3% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram ambos 17%.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 12,3% nos proveitos totais e 12,7% nos proveitos de aposento (quotas de 8,7% e 10,5%, respetivamente).

Já no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,3% e 3,2%, pela mesma ordem), os aumentos foram de 23,2% e 25%, respetivamente.

RevPAR e ADR em alta em todas as regiões
No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 48 euros em novembro, registando um aumento de 11,3% (+7,9% em outubro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Grande Lisboa (95,1 euros), seguindo-se a Madeira (72,0 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Península de Setúbal (+26,9%), no Centro (+23,8%) e na Madeira (+23,3%).

Este indicador cresceu, em novembro, segundo o INE, 13% na hotelaria (+9% em outubro). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se aumentos de, respetivamente, 4,3% e 10,4% (+4,3% e +4,6%, em outubro, pela mesma ordem).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 98 euros (+6,8%, após +6,2% em outubro).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (138,7 euros), seguida da Madeira (98,5 euros) e do Norte (86,5 euros). Todas as regiões registaram aumentos neste indicador, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido na Madeira (+20,2%), no Centro (+10,5%) e no Oeste e Vale do Tejo (+8,5%).

Em novembro, o ADR cresceu em todos os segmentos, +7,1% na hotelaria (+6,2% em outubro), +4,5% no alojamento local (+4,9% em outubro) e +2,2% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,9% em outubro).

No período acumulado de janeiro a novembro de 2024, o RevPAR atingiu 72 euros e o ADR 121,6 euros (+7,0% e + 6,5%, respetivamente).

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Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE

Segundo avançam os dados disponibilizados pelo Eurostat, as reservas de alojamento realizadas via plataformas digitais totalizaram mais de 366 milhões de noites no 3.º trimestre do ano. No acumulado dos nove meses, totalizam quase 700 milhões.

Victor Jorge

Durante o 3.º trimestre de 2024, foram reservadas 366,2 milhões de noites através de plataformas digitais – Airbnb, Booking, Expdia ou Tripadvisor, entre outras – na União Europeia (UE), correspondendo a uma subida de 18% face a igual período de 2023, informa o Eurostat.

Os dados disponibilizados recentemente confirmam que os três meses do período em análise registaram aumentos. Em julho, registaram-se 135 milhões de reservas (+16,4%), enquanto em agosto o valor subiu para 152,2 milhões (+21,6%), reduzindo para 79 milhões (+14%).

A liderar este ranking, relativamente ao 3.º trimestre de 2024, aparece a França com 81,6 milhões de reservas, seguindo-se Espanha com 67,3 milhões, e Itália com 55,7 milhões, indicando o Eurostat que Portugal registou 18,9 milhões de reservas.

Já no acumulado dos primeiros nove meses de 2024, a entidade estatística europeia revela que na UE foram realizadas perto de 700 milhões de reservas em alojamento. Também nesta análise, a liderança pertence a França com mais de 157 milhões de reservas. Seguem-se Espanha com mais de 136 milhões e Itália com perto de 105 milhões. Portugal aparece com 37 milhões de reservas feitas via plataformas digitais de janeiro a setembro de 2024.

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Visitantes e dormidas continuaram a crescer em Cabo Verde no 3.º trimestre

Cabo Verde recebeu mais 6,7% de visitantes e teve mais 6,1% de dormidas no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No terceiro trimestre de 2024, os estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde registaram 247.093 hóspedes, que totalizaram 1.395.397 dormidas, o que “representa um aumento de 6,7% no número de visitantes e de 6,1% nas pernoites, em relação ao mesmo período de 2023”, segundo o INE.

Este crescimento reflete a continuidade da recuperação do setor turístico em Cabo Verde.

Os hotéis continuaram a ser a opção mais popular, representando 81,6% das entradas, e 85,8% das dormidas.

Em termos de distribuição geográfica, a ilha do Sal continua a ser a mais procurada pelos turistas, com 60,3%, seguida pela ilha da Boa Vista, com 24,3%. Santiago recebeu 8,5% dos hóspedes, enquanto São Vicente teve 3,4%. As restantes ilhas corresponderam a 3,5% do total de entradas.

O Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor, com 31,8% das entradas, seguido por Portugal (13,2%) e Países Baixos (7,6%).

O INE destaca que a tendência de crescimento no setor turístico deve continuar a impulsionar a economia cabo-verdiana.

Os hotéis bateram o recorde de um milhão de hóspedes em 2023 e o Governo antecipou para 2024 a meta de 1,2 milhões de turistas, antes estabelecida para 2026.

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Natal e Ano Novo: Hotelaria de Lisboa e Madeira lideram em reservas e preço médio

A hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira registam reservas on the books, taxa de ocupação estimada e preço médio on the books acima da média nacional quer para a época do Natal, quer para o período de Ano Novo. Contudo, é o Alentejo que lidera em preço médio: 190 euros para o Natal e 283 euros no Ano Novo. Os dados são da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que inquiriu 311 empreendimentos hoteleiros.

Carla Nunes

A hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira registam valores acima da média nacional no que diz respeito às reservas on the books, taxa de ocupação estimada e preço médio on the books para as épocas de Natal e Ano Novo de 2024.

Os dados resultam do inquérito “Perspetivas Natal & Réveillon 2024”, realizado entre 15 de novembro e 13 de dezembro pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), com uma amostra de 311 empreendimentos.

A partir desta análise, a AHP dá conta de que a média nacional para o período do Natal, de 21 a 26 de dezembro, registam 38% de reservas on the books, uma taxa de ocupação estimada de 52% e um preço médio de 151 euros.

Para esta época, é a hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira que registam valores acima da média nacional nos três indicadores.

No caso da Grande Lisboa, e à data do inquérito, as reservas on the books situavam-se nos 44%, com uma taxa de ocupação estimada de 62% e um preço médio de 191 euros.

Já na Região Autónoma da Madeira, as reservas on the books situavam-se nos 59%, estimando-se uma taxa de ocupação de 73% e um preço médio de 153 euros.

Apesar de não registarem todos os campos acima da média nacional, destaque para a região do Alentejo, que dá conta de um preço médio on the books de 190 euros e uma taxa de ocupação estimada de 54%, e para a região Norte, com um preço médio on the books de 179 euros.

Créditos: Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP

Comparando com o mesmo período de 2023, 71% dos hoteleiros inquiridos considera que a taxa de ocupação no Natal deste ano será “melhor ou igual”, com 79% a apontar que o preço médio também será “melhor ou igual” e 62% a referir que os valores de estada média serão “iguais”.

Quanto aos proveitos de aposento, 71% dos hoteleiros afirma que estes serão “melhores ou iguais” que os registados no Natal de 2023.

“Para nós isto é um claro abrandamento do ritmo de crescimento após 2023. Há otimismo, mas muito mais moderado do que foi até este ano de 2024”, referiu Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, na apresentação do inquérito aos jornalistas.

Relativamente aos principais mercados para a época do Natal, 82% dos hoteleiros inquiridos apontou Portugal como um dos seus principais três mercados, seguido pelo Reino Unido (no Top 3 de mercados para 41% dos inquiridos) e Espanha (referido por 40% dos inquiridos).

Ano Novo com preço médio a 202 euros

Já para o período de Ano Novo, de 28 de dezembro a 2 de janeiro de 2025, a média nacional do inquérito conduzido pela AHP aponta para 50% de reservas on the books, uma taxa de ocupação estimada de 68% e um preço médio on the books de 202 euros.

Novamente, a Região Autónoma da Madeira e a Grande Lisboa registam todos os campos acima da média nacional.

No caso da Região Autónoma da Madeira, e até à data do inquérito, registavam-se 68% de reservas on the books, 84% de taxa de ocupação estimada e um preço médio de 243 euros.

Na Grande Lisboa, para o período de Ano Novo, as reservas on the books encontravam-se nos 61%, a taxa de ocupação estimada nos 78% e o preço médio on the books nos 249 euros.

Para a época de Ano Novo, destaque também para o Alentejo, com um preço médio a 283 euros on the books e uma taxa de ocupação estimada a 76%, e para a região Norte, com um preço médio on the books de 229 euros.

Créditos: Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP

No que diz respeito aos mercados, Portugal volta a ser apontado por 84% dos hoteleiros como um dos principais três mercados esperados para o Ano Novo. Seguem-se os mercados de Espanha (indicado por 35% dos hoteleiros como um dos principais três mercados), Alemanha (apontado por 34% dos inquiridos) e Reino Unido (32% dos inquiridos).

Tanto para o Natal como para o Ano Novo, o Booking foi indicado por 85% dos inquiridos como o canal de reservas mais utilizado, seguido pelo website próprio (83% dos inquiridos), email direto (39%), pela Expedia (32%) e pelas agências de viagem (25%).

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3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em outubro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas, gerando 644,1 milhões de euros de proveitos totais. No acumulado do ano, na generalidade dos meios de alojamento, ultrapassaram-se as 78 milhões de dormidas, atingindo quase 30 milhões de hóspedes.

Victor Jorge

Em outubro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3 milhões de hóspedes, representando um aumento de 3,8%, face ao mesmo mês de 2023, e 7,6 milhões de dormidas, +2,5% relativamente ao 10.º mês do ano passado, gerando 644,1 milhões de euros de proveitos totais (+9,9%; 11,8% em setembro) e 490,2 milhões de euros de proveitos de aposento (+10,7%; 12,4% em setembro), indicam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Neste 10.º mês de 2024, dos 3 milhões de hóspedes, os residentes nacionais ultrapassaram por pouco o milhão (+3,3), enquanto os não residentes somaram perto de 2 milhões (+4%).

Por regiões, nenhuma superou o milhão de hóspedes, com Lisboa a liderar a tabela, com 808 mil (+3,2%), seguida do Porto com 697 mil (+5,1%) e o Algarve com 515 mil (+0,4%). De resto, todas as regiões registaram aumentos no número de hóspedes no mês de outubro, com destaque para o Centro, única região a crescer a duplo dígito.

Por nacionalidades, os EUA lideraram, pela primeira vez o ranking, com perto de 268 mil hóspedes, seguindo-se o Reino Unido (267 mil) e Espanha (198 mil).

No que diz respeito às dormidas, das 7,6 milhões registadas em outubro, os residentes no estrangeiro somaram 5,7 milhões, correspondendo a uma subida de 3% face a igual período de 2023, com os residentes nacionais a somarem quase 1,9 milhões, representando um crescimento de 1,2% face ao mês homólogo do ano passado.

Por regiões, a liderança pertenceu ao Algarve, com perto de 2,1 milhões de dormidas (+0,4%), seguindo-se Lisboa com 1,8 milhões (+2,2%) e Porto com 1,3 milhões (+4,6%). Em outubro, a única região a registar números negativos foi o Alentejo, com uma descida de 4,4% face ao mesmo mês de 2023, destacando-se os Açores com um aumento de duplo dígito (+10,8%).

Nas dormidas, em outubro de 2024, o Reino Unido lidera com mais de 1,1 milhões, seguindo-se a Alemanha com 720 mil e França com 430 mil.

Todos ganham mais
Nos proveitos totais, dos 644 milhões de euros, 218 milhões tiveram origem na região de Lisboa (+12,1%), seguindo-se o Algarve com 148 milhões (+4,6%) e o Porto com 108 milhões (+9,2%) Aqui, as maiores variações percentuais pertenceram aos Açores (+20,5%), Madeira (+16%) e Centro (+14,6%).

Já nos proveitos dos aposentos, dos 490 milhões de euros totais, 178 milhões tiveram origem em Lisboa (+12,8%), seguindo-se o Algarve com 104 milhões (+6,3%) e o Porto com 85 milhões (+8,7%). Aqui, também as ilhas lideraram as subidas, com os Açores a crescerem 20,7% e a Madeira 17,7%.

O crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de outubro. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 87,4% e 85,8% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 9,7% e 10,7%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 11,9% nos proveitos totais e 11,1% nos proveitos de aposento (quotas de 9,0% e 10,7%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,5% em ambos), os aumentos foram de 11,4% e 10%, respetivamente.

A caminho de todos os recordes
No acumulado de janeiro a outubro, as dormidas registaram um crescimento de 3,7%, atingindo 71,1 milhões, dando origem a aumentos de 10,6% nos proveitos totais e de 10,7% nos de aposento. Este aumento deveu-se, principalmente, às dormidas de não residentes, que cresceram 4,8%, enquanto as de residentes registaram um crescimento inferior (+1,2%), revela o INE.

Deste total, os não residentes somaram 17,2 milhões de hóspedes, correspondendo a uma subida de 6,1% face ao acumulado de 2023, com os residentes a totalizarem 10,3 milhões, uma subida de 2,4% face ao mesmo período em análise.

Lisboa lidera no número de hóspedes nos primeiros 10 meses de 2024, com 7,3 milhões (+4,6%), seguindo-se o Porto com 6,4 milhões (+6,2%) e o Algarve 4,8 milhões (+2,2%). De resto, tal como no mês de outubro, todas as regiões registaram subidas no acumulado do ano.

Nas dormidas, das 71,1 milhões, os não residentes foram responsáveis por perto de 50,5 milhões (+4,8%) com os residentes a contabilizarem 20,6 milhões (+1,2%). Aqui, é o Algarve que lidera com 19,3 milhões de dormidas (+1,8%), seguindo-se Lisboa com 16,8 milhões (+3,7%) e o Porto com 12,3 milhões (+5,8%).

Tal como nos hóspedes, no acumulado do ano, nenhuma região registou um decréscimo nas dormidas.

Analisando todos os tipos de alojamento, Portugal registou nestes primeiros 10 meses de outubro 29,8 milhões de hóspedes (+4,7%) e 78,5 milhões de dormidas (+3,3%).

Nos proveitos totais, dos 6 mil milhões de euros, um aumento de 10,6% face aos primeiros 10 meses de 2023, Lisboa somou 1,755 mil milhões de euros (+11%), o Algarve 1,6 mil milhões de euros (+7,3%) e o Porto 937 milhões de euros (+11%).

Nos proveitos totais, todas as regiões cresceram a duplo dígito, exceto o Algarve.

No que diz respeito aos 4,6 mil milhões de euros dos proveitos dos aposentos acumulados até outubro de 2024 (+10,7%), também Lisboa lidera com 1,4 mil milhões de euros (+10,9%), seguindo-se, novamente, o Algarve com 1,2 mil milhões de euros (+7,9%) e o Porto com 740 milhões de euros (+10,5%).

Rendimentos por quarto melhoram
No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 74,9 euros em outubro, registando um aumento de 7,6% (+9,5% em setembro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Grande Lisboa (137,2 euros), seguindo-se a RA Madeira (87,2 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na RA Madeira (+15,6%), na Península de Setúbal (+12,2%), na RA Açores (+11,0%) e na Grande Lisboa (+10,4%), enquanto no Alentejo se registou um decréscimo (-3,3%).

Em outubro, este indicador cresceu 8,6% na hotelaria (+10,5% em setembro). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se aumentos de, respetivamente, 4,7% e 3,4% (+5,6% e +10,0%, em setembro, pela mesma ordem).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 118,5 euros (+6,3%, após +8,6% em setembro).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (170,9 euros), seguida do Norte (114,4 euros) da RA Madeira (109,7 euros) e do Alentejo (+105,6 euros). Todas as regiões registaram aumentos neste indicador, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido na RA Madeira (+13,9%), na Grande Lisboa (+9,7%) e na RA Açores (+7,6%).

Em outubro, o ADR cresceu em todos os segmentos, +6,2% na hotelaria (+9,2% em setembro), +6,6% no alojamento local (+5,2% em setembro) e +9,8% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,7% em setembro).

No período acumulado de janeiro a outubro de 2024, o RevPAR atingiu 74,2 euros e o ADR 123,5 euros (+6,7% e + 6,5%, respetivamente).

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Setores ligados ao Turismo entre os que mais recuam na constituição de novas empresas

Segundo o relatório Informa Business by Data, até final de novembro, a criação de novas empresas nos Transportes e Alojamento e restauração desceu 23% e 3,3%, respetivamente, numa tendência que foi acompanhada por mais de metade dos setores económicos.

Os setores ligados ao Turismo, nomeadamente os Transportes e o Alojamento e restauração, estão entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até novembro, avança a Informa D&B, que diz a criação de novas empresas nestes setores desceu 23% e 3,3%, respetivamente, comparativamente ao mesmo período de 2023.

Os dados do relatório Informa Business by Data, mostram que, até novembro, foram criadas 47.117 novas empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 2,8% (-1.348 empresas) face ao mesmo período do ano passado.

“Este é o quarto mês em que a constituição de empresas recua consecutivamente”, indica a Informa D&B, explicando que novembro veio confirmar uma “tendência de abrandamento neste indicador”, que revelou descidas em mais de metade dos setores.

Nos setores ligados ao Turismo, os Transportes foram onde o número de novas empresas constituídas mais desceu, numa descida que chegou aos 23% e representou menos 1.292 constituições de empresas face a igual período do ano passado, com a Informa D&B a sublinhar que a quebra neste setor “só por si justifica a quase totalidade da descida global do indicador”.

Além dos Transportes, também o Alojamento e restauração viu serem constituídas menos empresas que em período homólogo do ano passado, apresentando uma descida de 3,3%, equivalente à constituição de menos 161 empresas.

O setor Grossista (-11%; -247 constituições de empresas) e a Agricultura e outros recursos naturais (-8,5%; -130 constituições de empresas) estiveram também entre os setores com menores constituições de empresas.

Em sentido contrário estiveram setores como a Construção, que registou o maior aumento na constituição de novas empresas (+7,2%; +388 constituições de empresas) e manteve a forte tendência de subida verifica nos últimos nove meses, mas também os Serviços empresariais (+1,7%; +132 constituições de empresas); os Serviços gerais (+0,4%; +30 constituições de empresas); as Tecnologias da informação e comunicação (+0,2%; +5 constituições de empresas) e as Atividades imobiliárias (+0,3%; +15 constituições de empresas).

O relatório da Informa D&B diz ainda a região Centro e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores foram as únicas a registar “aumento no número as constituições de empresas no acumulado dos 11 meses”, com aumentos de 3,5%, 14% e 20%, respetivamente.

Encerramentos descem mas insolvências aumentam

O relatório Informa Business by Data mostra ainda que, até final de novembro, foram registados 11.480 encerramentos de empresas, o que corresponde a um decréscimo de 6,9% face ao período homólogo.

Nos últimos 12 meses, acrescenta a Informa D&B, houve 14 513 encerramentos, representando uma descida mais ligeira de 5,1% relativamente aos 12 meses anteriores, que foi transversal a “quase todos os setores de atividade”.

Já os setores dos Transportes (+15%; +115 encerramentos de empresas), TIC (+6,9%; +56 encerramentos de empresas) e Energias e ambiente (+38%; +25 encerramentos de empresas) foram “os únicos cujo número de encerramentos aumentou na comparação a 12 meses”.

No que diz respeito às insolvências, verificou-se que, até final de novembro, houve 1.910 empresas que iniciaram um processo de insolvência, o que traduz um aumento de 5,9% (+107 empresas com processos de insolvência) face ao mesmo período do ano passado.

A Informa D&B diz que esta subida foi “transversal a mais de metade dos setores de atividade”, ainda que tenha sido mais visível no “setor das Indústrias (+25%; +107 empresas com processo de insolvência), sobretudo nas Indústrias de Têxtil e Moda (+30%; +69 empresas com processo de insolvência) e em especial no distrito do Porto (+63%; +48 indústrias de têxtil e moda com processos de insolvência)”.

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Universitários elegem Pestana Hotel Group como a empresa mais atrativa para trabalhar em turismo

O ranking do Merco discrimina uma lista das 100 principais empresas mais cobiçadas para trabalhar pelos estudantes universitários em Portugal. Se, de uma forma geral, a listagem é liderada pela Microsoft, Google e Sonae, no que diz respeito ao ranking setorial da hotelaria e turismo ganham destaque o Pestana Hotel Group, o Vila Galé e a Hilton.

O estudo Merco Talento Universitário Portugal 2024 revela que os estudantes universitários em Portugal consideram o Pestana Hotel Group como a empresa mais atrativa para trabalhar na área do turismo.

Esta é a primeira edição do ranking do Merco – um monitor da América Latina que avalia a reputação e a atratividade da marca empregadora das empresas – em Portugal. Este primeiro estudo no país contou com a participação de 1.008 estudantes universitários, tanto de licenciatura como de mestrado e doutoramento, sendo que 88% são portugueses e 12% de nacionalidade estrangeira.

No que diz respeito à área de turismo e hotelaria, o Pestana Hotel Group foi considerado pelos estudantes como o grupo mais atrativo do setor para trabalhar, seguido pelo Vila Galé e pela Hilton. Já no ranking geral, o Pestana Hotel Group posicionou-se no 43.º lugar das empresas consideradas mais atrativas pelos estudantes, enquanto o Vila Galé se situou no 56.º lugar.

Tendo em conta a totalidade do ranking das 100 empresas consideradas mais atrativas pelos estudantes neste estudo, este é liderado pela Microsoft (1.º lugar), Google (2.º lugar) e Sonae (3.º lugar).

O “Top Ten” fica completo com a Deloitte (4.º lugar), Grupo Nabeiro – Delta Cafés (5.º lugar), EDP (6.º lugar), Nestlé (7.º lugar), Super Bock Group (8.º lugar), Santander (9.º lugar) e Galp (10.º lugar).

No ranking setorial, destacam-se nos lugares cimeiros as empresas Vieira de Almeida Advogados (Advogados); Grupo Nabeiro – Delta Cafés (Alimentação); Deloitte (Auditoria e Consultoria); Mercedes-Benz (Automóvel); Santander (Banca); Super Bock Group (Bebidas); Ikea (Distribuição e Equipamento Doméstico); Fnac (Distribuição Especializada); Mercadona (Distribuição Geral); Inditex (Distribuição de Moda); L’Oréal (Farmácia e Perfumaria); Samsung (Eletrónica de Consumo / TI); EDP (Energia e Utilities); Disney (Entretenimento e Lazer); Pfizer (Farmacêutico); Sonae (Holding); Pestana Hotel Group (Hotelaria e Turismo); The Navigator Company (Indústria); Microsoft (Informática e Software); Mota-Engil (Infra- estruturas e Construção); RTP (Media); CUF (Saúde); Fidelidade (Seguros); Google (Serviços Internet); Synopsis (Serviços Profissionais); Siemens (Tecnológico/Industrial); Altice (Telecomunicações); CTT – Correios de Portugal (Transporte de Mercadorias e Logística) e Tap Air Portugal (Transporte de Passageiros).

Os principais fatores de seleção pelos estudantes

De acordo com este estudo do Merco, os estudantes inquiridos em Portugal indicam que um salário médio de 1.298 euros líquidos por mês é “suficiente quando entram no mercado de trabalho”, como referido em nota de imprensa.

Os fatores mais valorizados pelos estudantes na seleção de uma empresa para trabalhar são a retribuição e benefícios, qualidade de vida, formação e desenvolvimento profissional, a par do bom ambiente de trabalho, como indica o estudo.

Dos inquiridos, 29% valoriza empresas que ofereçam bons salários e benefícios, bem como uma melhor qualidade de vida, com flexibilidade e possibilidade de teletrabalho. Cerca de 15% considera a “Formação e Desenvolvimento Profissional” como um dos critérios de eleição e apenas 2% a “Inovação & Criatividade”.

Em comunicado é referido que “os estudantes universitários e de mestrado ou equivalente estão alinhados na procura de um tipo de trabalho com salário variável, mas com possibilidades de crescimento, de um emprego com maior independência e autonomia, onde se possam desenvolver profissionalmente, mesmo que seja mais instável”.

O estudo aponta ainda que as empresas mais atrativas são as grandes empresas multinacionais, “independentemente de serem portuguesas ou estrangeiras”, resultados partilhados também pelos estudantes em Espanha.

Dos estudantes inquiridos, 23,4% assume que prefere residir fora de Portugal, enquanto para 42,1% é indiferente o país em que residem. Os restantes 34,5% preferem manter-se em Portugal.

Já os resultados em Espanha demonstram que cerca de 43,2% dos inquiridos prefere manter-se em Espanha e apenas 26,5% não se importa de ir para fora.

O evento oficial de apresentação de resultados do Merco Talento Universitário em Portugal decorreu na passada quinta-feira, 28 de novembro, em Paço de Arcos, reunindo cerca de 50 diretores de recursos humanos.

O encontro, cujo tema central de discussão incidiu sobre a questão “Serão os estudantes universitários um stakeholder estratégico para as empresas líderes?”, contou com a presença de Miguel Tolentino, Head of Group People & Leadership and Continuous Improvement na Sonae; Andreia Rangel, Director of People, Purpose & Culture na Deloitte; e José Tomás Ruano, Director de Talento e Cultura no Santander.

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Pipeline hoteleiro mundial em rota ascendente à exceção da Europa

Os dados da CoStar, referentes a setembro deste ano, apontam para o crescimento do pipeline em todas as regiões do globo à exceção da Europa, que indica estar em desaceleração face ao período homólogo. O continente americano é o que apresenta o maior aumento homólogo no pipeline hoteleiro em setembro, com 209.312 quartos em construção.

Carla Nunes

De acordo com os últimos dados de setembro deste ano da CoStar, uma empresa de dados e análise de mercados imobiliários, a Europa é a única região do mundo com a atividade de pipeline hoteleiro mais baixa face ao período homólogo.

No caso do continente europeu, segundo a CoStar, em setembro estavam em construção 163.135 quartos, menos 1% em relação a setembro de 2023. Já em fase de planeamento final encontravam-se 87.779 quartos (menos 21,9% face ao período homólogo), com 162.275 quartos planeados (mais 1,7% comparado com o mesmo período).

No total, em setembro, estavam sob contrato na Europa 413.189 quartos (menos 5,4% face ao período homólogo). A Alemanha liderou no número de quartos em construção na região (27.175 quartos), seguida pelo Reino Unido (24.733 quartos).

Já na região Ásia-Pacífico, em setembro deste ano encontravam-se 509.167 quartos em construção (mais 1,7% face ao período homólogo), 55.448 quartos em fase final de planeamento (menos 50,1%) e 389.689 quartos em planeamento (mais 43,1%).

Nesta região, e até setembro, o total de quartos sob contrato chegou aos 954.304, mais 7,9% face ao mesmo período do ano passado. A China lidera no número de quartos em construção para esta região, com 322.440 quartos, seguida pelo Vietname, com 35.810 quartos.

Continente americano lidera construção hoteleira

O continente americano é o que apresenta o maior aumento homólogo no pipeline hoteleiro em setembro, segundo os dados da CoStar, com 209.312 quartos em construção (mais 9,5% face ao período homólogo).

No passado mês de setembro, foram contabilizados 305.199 quartos na fase de planeamento final neste continente (mais 10,6%), além de 387.418 quartos planeados (36,1%).

No total, estavam sob contrato 901,929 quartos mais 20% em relação ao período homólogo.
Os Estados Unidos da América (EUA) concentram o maior número de quartos em construção no continente americano, seguidos pelo México (13.986 quartos), Canadá (9.125 quartos) e Brasil (5.964 quartos).

Por fim, a região do Médio Oriente e África tinha até setembro deste ano 110.229 quartos em construção, menos 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Até à data estavam em fase final de planeamento para esta região 30.955 quartos (mais 3,3%), além de 85.178 quartos (mais 7,3%).

No total, a região do Médio Oriente e África tinha sob construção em setembro 226.362 quartos (mais 0,8%).

A maior parte da atividade de construção da região está concentrada no Médio Oriente, nomeadamente na Arábia Saudita (41.828 quartos) e nos Emirados Árabes Unidos (18.959).

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Turismo cresce em setembro à custa dos não residentes

A atividade turística voltou a crescer no mês de setembro, embora os dados demonstrem que não foram os residentes nacionais a contribuir para essa evolução, mas sim os estrangeiros. No acumulado, Portugal soma 24,6 milhões de hóspedes e 63,6 milhões de dormidas.

A atividade turística em Portugal registou 3,3 milhões de hóspedes e 8,4 milhões de dormidas em setembro de 2024, correspondendo a variações de +2,8% e +2,4%, respetivamente (+5,9% e +3,9% em agosto de 2024, pela mesma ordem), indicam os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As dormidas de residentes registaram um ligeiro decréscimo de 0,3% (após +4,7% em agosto), correspondendo a 2,3 milhões, enquanto as dos não residentes cresceram 3,5% (+3,4% em agosto), totalizando 6,1 milhões.

Na análise mensal ao número de hóspedes, verifica-se que todas as regiões do país registaram crescimentos, com as maiores evoluções a denotarem-se nos Açores (+7,5%), seguindo-se o Centro (+5,6%) e a Península de Setúbal (+4,8%). Os crescimentos menores foram atingidos no Oeste e vale do Tejo (+0,3%), Alentejo (+0,6%) e Madeira (+0,9%).

Assim, no número de hóspedes, Lisboa lidera com 806 mil, seguindo-se o Norte com 773 mil e Algarve com 607 mil.

Já na análise por hóspedes residente e não residentes, depois de destacada a descida verificada nos turistas nacionais (-0,6%) verifica-se que somente o Norte (293.025 vs 292.891), Centro (184.201 vs 175.181) e Açores (37.666 vs 37.351) aumentaram o número de residentes em setembro de 2024 face ao mesmo mês de 2023.

Já nos hóspedes não residentes, o INE mostra que houve uma subida de todas as regiões, com Lisboa a somar 646 mil, seguindo-se o Porto com 480 mil e, em terceiro lugar, o Algarve com 452 mil.

A liderança nos hóspedes não residentes nos estabelecimentos de alojamento turístico pertence ao Reino Unido com 286 mil turistas, seguindo-se os EUA com 262 mil e Espanha com 210 mil.

Nas dormidas, os dados do INE indicam, igualmente uma subida em todas as regiões, com os Açores liderarem os crescimentos, tendo obtido mais 9% que em igual período do ano passado, ou seja, passaram de 331 mil para 362 mil. Aqui, também o Centro ocupa o segundo lugar, com um crescimento de 6,2% (passando de 492 mil para 522 mil), seguindo-se o Norte (+4,6%, ou seja, de 1,418 milhões para 1,483 milhões). Já entre as regiões que registam os crescimentos menores contam-se a Madeira (+0,1%) e Algarve (+0,9%).

Nas dormidas, a liderança pertence ao Algarve com 2,4 milhões, seguido de Lisboa com 1,9 milhões e do Porto com 1,483 milhões.

Passando às dormidas de residentes por região no mês de setembro, cinco das nove NUTS II analisadas pela INE registam subidas e quatro descidas. Assim, Norte (de 457 mil para 481 mil), Centro de 289 mil para 302 mil), Oeste e Vale do Tejo (de 159 mil para 168 mil), Península de Setúbal (de 67 mil para 70 mil), e Alentejo (210 mil para 228 mil) apresentam números positivos, enquanto Lisboa, Algarve, Açores Madeira, ficaram no vermelho.

Situação contrária é registadas nas dormidas não residentes, análise na qual o INE demonstra uma subida em todas as regiões. As duas únicas regiões a ficaram acima do milhão foram o Algarve (1,845 milhões) e Lisboa (1,533 milhões), embora o Norte se aproxime cada vez mais, terminado o nono mês com 937 mil hóspedes não residentes.

Os 10 principais mercados emissores, em setembro, representaram 77,3% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter-se com o maior peso (19,8% do total das dormidas de não residentes em setembro) com 1,2 milhões e a registar um aumento de 0,2% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão (738 mil), o segundo principal mercado emissor em setembro (11,9% do total), diminuíram 1,9%. Seguiu-se o mercado norte americano, na 3.ª posição (quota de 10,7%, equivalente a 577 mil), que cresceu 13,5%.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em setembro, o mercado canadiano foi o que registou o maior crescimento (+14,6% para 200 mil). Em sentido contrário, destacaram-se os decréscimos registados pelos mercados brasileiro (-5,9% para 246 mil) e francês (-1,5% para 452 mil).

Em setembro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,59 noites) continuou a diminuir 0,4% (-2,0% em agosto). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na RA Madeira (4,68 noites) e no Algarve (3,99 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,78 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,81 noites).

Em setembro, a estada média dos residentes (2,09 noites) aumentou 0,3% e a dos não residentes (2,85 noites) decresceu 1,1%.

A estada média dos não residentes foi mais longa do que a dos residentes em todas as regiões, com exceção do Alentejo. A RA Madeira registou as estadas médias mais prolongadas por parte dos não residentes (4,99 noites), enquanto o Algarve registou as estadias mais longas por parte dos residentes (3,64 noites).

Acumulado rumo a novo recorde
No 3.º trimestre de 2024, as dormidas aumentaram 3% (+2,9% no 2.º trimestre). As dormidas de residentes cresceram 1,1% (-0,7% no 2.º trimestre) e as de não residentes aumentaram 3,9% (+4,3% no trimestre anterior). Importa relembrar que os resultados do 2º trimestre foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, pelo efeito do período de férias associado à Páscoa, que este ano se repartiu entre março (1.º trimestre) e abril (2º trimestre), enquanto no ano anterior se concentrou apenas no 2.º trimestre.

De janeiros a setembro de 2024, Portugal registou 24,6 milhões de hóspedes, correspondendo a uma subida de 4,8% face aos 23,5 de igual período do ano passado.

Nesta análise do INE, os residentes aumentaram 2,3%, passando de 9,1 milhões para 9,3 milhões. Já nos não residentes, a subida foi mais acentuada (+6,4%), passando de 14,3 milhões para 15,3 milhões.

Nesta comparação dos números acumulados de 2024 com 2023, regista-se que todas as regiões obtiveram subidas com destaque para os 7,7% dos Açores (de 758,2 mil para 816,2 mil), dos 6,9% da Península de Setúbal (de 555,2 mil para 593 mil) e dos 6,3% do Norte (de 5,4 milhões para 5,7 milhões). As menos subidas foram registadas na Madeira (1%) e Algarve (2,4%).

Já na comparação das dormidas dos primeiros nove meses de 2024 com os mesmos meses de 2023, registou-se uma subida de 3,9%, passando-se de 61,2 milhões para 63,5 milhões. Também aqui todas as regiões estão no “verde”, com destaque para as subidas dos Açores (8,8%, de 2,3 milhões para 2,5 milhões), do Norte e Oeste Vale do Tejo, ambos com +6%, passando de 10,4 milhões para 11 milhões e de 2,6 milhões para 2,7 milhões, respetivamente.

Nas hóspedes não residentes, o Reino Unido lidera nos primeiros noves meses de 2024, com muito perto de 2 milhões de turistas, seguindo-se Espanha com 1,9 milhões, EUA com 1,8 milhões e Alemanha e França, ambos com 1,3 milhões.

Já nas dormidas não residentes, o Reino Unido aparece destacado com quase o dobro do segundo do ranking. Assim, o mercado britânico foi responsável por mais de 8,2 milhões de dormidas, seguindo-se a Alemanha com 4,9 milhões, Espanha com 4,5 milhões e EUA com 4 milhões, sendo estes os únicos mercados com dormidas acima das 4 milhões no acumulado de 2024.

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Mensagem Restaurante. Créditos: Fernando Bagnola

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Alojamento e restauração foi o setor com maior subida da faturação em 2023

Segundo a consultora Informa D&B, o aumento do volume de negócios, em 2023, foi “transversal à maioria dos setores de atividade” e os setores ligados ao turismo “registam os crescimentos mais significativos no volume de negócios em 2023”.

Inês de Matos

O setor do alojamento e restauração foi o que, no ano passado, registou a maior subida da faturação, que cresceu 18%, avança a consultora Informa D&B, que analisou o volume de negócios de 371 empresas nacionais ao longo do ano passado.

“Entre os setores com maior crescimento do volume de negócio agregado das respetivas empresas, destacam-se o alojamento e restauração (+18%), serviços gerais (+14%) e serviços empresariais (+13%)”, indica a consultora em comunicado.

Os resultados, publicados no relatório Informa Business by Data, que foi divulgado no passado sábado, 26 de outubro, indicam que o aumento do volume de negócios foi “transversal à maioria dos setores de atividade”, no ano passado, e que os setores ligados ao turismo “registam os crescimentos mais significativos no volume de negócios em 2023”.

“Alojamento de curta duração (+25,5%), serviços turísticos (+21%), transportes aéreos (+20,6%) e hotelaria e turismo rural (+19,8%) estão entre as atividades com maiores crescimentos no volume de negócios”, lê-se na informação divulgada.

O relatório da Informa D&B mostra que, em 2023, o volume de negócios agregado do tecido empresarial cresceu 2,5% face ao ano anterior, o que representa um acréscimo na faturação de 10,6 mil milhões de euros, num registo que surge “após dois anos consecutivos de forte crescimento neste indicador”.

A Informa D&B sublinha que “mais de metade das empresas (57%) viram a sua faturação aumentar”, com destaque para as pequenas e as médias empresas, que constituíram os segmentos com o maior crescimento no volume de negócios, registando aumentos de 8,6% e 7,0%, respetivamente.

Já nas microempresas o aumento da faturação foi de 2,3%, no ano passado, com a Informa D&B a destacar ainda que, “ao contrário da tendência dos últimos dois anos, o volume de negócios das grandes empresas desceu 1,2% em 2023”.

Apesar dos bons resultados, houve, no entanto, setores com desempenhos negativos, a exemplo da energia e ambiente, grossista e indústrias, que apresentaram quedas no volume de negócios em 2023.

Exportações descem mas emprego sobe

Os dados divulgados pela Informa D&B mostram também que, no ano passado, volume agregado das exportações recuou 1,7% face a 2022, sendo afetado sobretudo “pelo decréscimo da exportação de bens e pelos negócios no mercado comunitário”.

“Apesar desta queda ligeira, mais de metade das empresas exportadoras (51%) viram crescer o seu volume de negócios com o exterior. Em 2023, as exportações representaram 20% do total do negócio das empresas nacionais. O decréscimo nas exportações foi compensado pelo crescimento de 3,6% do mercado interno, que contribuiu assim para o crescimento de 2,5% na faturação agregada das empresas”, indica o comunicado divulgado.

Em sentido contrário está o emprego, que tem vindo a crescer e novamente com destaque para o alojamento e restauração, com a Informa D&B a constatar que, à semelhança dos dois últimos anos, “quase dois terços das empresas manteve os números do emprego em 2023”.

“O total do emprego nas empresas cresceu 4,7% nesse ano, um crescimento que está mais concentrado nos setores dos serviços empresariais, alojamento e restauração e construção. Em 2023, os custos com o pessoal cresceram em 60% das empresas, apesar de apenas 21% ter aumentado o número de empregados”, acrescenta a Informa D&B.

O desempenho globalmente ascendente levou a que, no ano passado, dois terços das empresas tenham atingido resultados positivos, uma realidade que, segundo a Informa D&B, “é transversal à maioria dos setores de atividade”.

“Os resultados líquidos agregados do tecido empresarial cresceram 12,2% face ao ano anterior. Metade das empresas regista um crescimento neste indicador, dando continuidade aos aumentos expressivos de 2021 e 2022. Esta subida foi também transversal a quase todos os setores de atividade, destacando-se as Energias, Serviços Empresariais e Indústrias”, indica ainda a consultora.

O crescimento dos resultados líquidos, lê-se na informação divulgada, “refletiu-se numa melhoria da rentabilidade das empresas”, pois a “margem líquida evoluiu de forma positiva em 2023, atingindo os 8,2% (+0,7pp)”, o que é “fruto do efeito conjunto do crescimento dos negócios e de uma maior otimização das estruturas de custos, traduzindo-se numa maior criação de valor e riqueza para a economia nacional”.

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