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Paraty Tech lança seguro de assistência em viagem para hotéis em parceria com FlexMyRoom

O novo produto lançado pela Paraty Tech e FlexMyRoom permite aos hotéis oferecer aos seus clientes um seguro de assistência em viagem como serviço adicional.

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Paraty Tech lança seguro de assistência em viagem para hotéis em parceria com FlexMyRoom

O novo produto lançado pela Paraty Tech e FlexMyRoom permite aos hotéis oferecer aos seus clientes um seguro de assistência em viagem como serviço adicional.

A colaboração entre a FlexMyRoom e a Paraty Tech dá um novo passo com o lançamento de um novo produto que permitirá aos hotéis incluir seguros de assistência em viagem como um serviço adicional no processo de reserva online.

De acordo com a Paraty Tech, “a pandemia e a insegurança dos viajantes como consequência da erupção do Coronavírus, revelou a necessidade de contratar um seguro de viagem que garantisse o reembolso da sua reserva, em caso de serem obrigados a cancelar a sua viagem, e/ou a cobertura dos gastos hospitalares em caso de contrair o vírus e precisar de tratamento médico”.

Mesmo após o fim desta realidade, este tipo de produto continua com muita procura, quer pelos clientes quer pelos hotéis.

Com o seguro só estar disponível numa tarifa específica, obrigando o utilizador a selecioná-la caso quisesse desfrutar das vantagens associadas à contratação deste produto, limitando, desta forma, as suas opções e preferências, além deste formato também impedir o hotel de comercializar o seu inventário sem restrições, meses de trabalho em que ambas as empresas ouviram pedidos, recebendo feedback, realizando testes e várias melhorias, a ParatyTech e FlexMyRoom lançam este novo produto opcional de assistência em viagem que se junta aos restantes serviços de ambas as empresas.

Assim, a partir de agora, os hotéis já conseguem oferecer aos seus clientes, através do website oficial, um seguro de assistência em viagem como serviço adicional, no segundo passo do processo de reservas, independentemente da tarifa selecionada pelo utilizador, melhorando assim a retenção e fidelização, igualando as ofertas da maioria das OTA.

“É importante reiterar que as disparidades não são só nos preços, e com esta novidade, esta forma particular de disparidade termina, dando lugar a uma disparidade positiva com todos os outros canais que não dispõem desta alternativa”, lê-se no comunicado que anuncia esta parceria e novo produto.

“Ao longo do último ano, a contratação de seguros de viagem cresceu consideravelmente. Algo que não ficou indiferente às seguradoras, e que também se reflete nos principais canais de distribuição hoteleira, que já atuaram”, explica Miguel Signes, CEO da FlexMyRoom.

“A cada dia, o setor avança com a hiper-segmentação e a personalização da experiência do cliente. Por esta razão, a maioria dos OTA já permite aos utilizadores contratar um seguro de viagem na sua plataforma durante o processo de reserva. Como tal, com a FlexMyRoom e em colaboração com os nossos parceiros e hotéis, desenvolvemos este novo produto para que o viajante consiga encontrar a opção mais adequada, competitiva e personalizável, no próprio website do hotel”.

“Ao apresentar seguros de viagem, o hotel proporciona proteção aos seus hóspedes e demonstra que se preocupa com o seu bem-estar e segurança durante a sua viagem e estadia”, refere a empresa.

Por outras palavras, constitui uma vantagem competitiva, em forma de tranquilidade, que permitirá aos viajantes desfrutar da sua estadia sem preocupações desnecessárias.

Este novo produto adiciona-se aos restantes serviços e permitirá ao cliente contratar um seguro de assistência em viagem e personalizar as suas férias diretamente no processo de reserva sem ter de sair do website do hotel.

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Reservas da RateHawk cresceram 67% a nível global em 2024

A plataforma de reserva de hotéis, bilhetes de avião e transfers para profissionais do setor das viagens teve um crescimento de reservas na ordem dos 67% em 2024, tendo estabelecido parcerias com mais de 70 novos fornecedores de alojamento a nível mundial.

A RateHawk, uma plataforma online business to business (B2B) para reservas de hotéis, bilhetes de avião e transfers destinada a profissionais do setor das viagens, registou um crescimento de reservas de 67% a nível global em 2024.

A empresa, que conta com nove anos de atividade, indica que em 2024 o valor líquido das suas reservas aumentou 1,8 vezes em comparação com 2023. Já a empresa-mãe, o Emerging Travel Group, sediado nos Emirados Árabes Unidos, alcançou um volume bruto de transações de 3,7 mil milhões de dólares em 2024.

No ano passado, a empresa afirma ter expandido o portefólio ao estabelecer parcerias com mais de 70 novos fornecedores de alojamento em todo o mundo, contando agora com mais de 300 fornecedores globais e contratos diretos com mais de 34.000 unidades de alojamento, totalizando 120.000 propriedades contratadas.

Desta forma, o número total de opções de alojamento disponíveis ultrapassa os 2,6 milhões.
Também a procura pelos serviços de transporte da empresa, incluindo reservas de voos e transfers, duplicou no último ano, segundo a RateHawk.

A plataforma passou a disponibilizar reservas de viagens de comboio na Europa, sendo que após três meses de lançamento, “mais de 25% dos profissionais de viagens que habitualmente reservam hotéis através da RateHawk começaram também a utilizar o serviço ferroviário”, como referido em nota de imprensa.

“De acordo com o mais recente relatório da UN Tourism, 1,4 mil milhões de pessoas realizaram viagens internacionais em 2024, aproximando-se dos níveis pré-pandemia. Em 2024, duplicámos o número de integrações API, estabelecendo parcerias com mais de 500 novas entidades, incluindo a Ctrip. Para 2025, pretendemos manter este ritmo, com especial enfoque nas OTAs e nas plataformas tecnológicas mais inovadoras”, refere Felix Shpilman, presidente e CEO do Emerging Travel Group, empresa-mãe da RateHawk.

Em 2024, a RateHawk expandiu a sua presença internacional, disponibilizando serviços em mais oito idiomas, perfazendo um total de 32 línguas. A empresa abriu também um novo escritório em Singapura, por forma a “consolidar a sua presença na Ásia”.

Atualmente, a RateHawk conta com mais de 93 mil parceiros e com escritórios em Londres, Berlim, Lisboa, Varsóvia, Dubai, Limassol, Singapura e Wilmington.

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RoomRaccoon celebra parceria com Pricepoint para lançar integração de preços alimentada por IA

Através desta integração, o sistema atualiza automaticamente os preços dos quartos e sincroniza-os com agências de viagens online (OTAs) e canais de vendas diretos.

A RoomRaccoon, empresa de software de gestão hoteleira para hotéis independentes, estabeleceu uma parceria com o Pricepoint, especializada em soluções de gestão de receitas alimentadas por Inteligência Artificial (IA).

A integração pretende oferecer aos hoteleiros uma solução de preços dinâmicos do nível de companhias aéreas, com a componente de inteligência artificial a aprender “as curvas de reservas e os modelos de comportamento dos clientes”, como referido em comunicado.

Esta integração bidirecional com o sistema de gestão hoteleira da RoomRaccoon permite ao PricePoint analisar o histórico de dados de reservas e as tendências de mercado de forma contínua, de modo a determinar o preço por quarto ideal. Desta forma, o sistema atualiza automaticamente os preços dos quartos e sincroniza-os com agências de viagens online (OTAs) e canais de vendas diretos através do channel manager do RoomRaccoon.

“Os hotéis independentes nem sempre têm os recursos disponíveis para ter uma equipa dedicada a aperfeiçoar a sua estratégia de preços”, afirma Tymen van Dyl, CEO e fundador do RoomRaccoon.

“Ao adicionar o Pricepoint ao ecossistema RoomRaccoon, fazemos com que seja possível para os nossos hoteleiros acederem a gestão de receitas sofisticada e alimentada por IA, que faz com que não seja necessário adivinhar preços e coloca a gestão dos mesmos em piloto automático”, explica.

Segundo Mateusz Snir, fundador e CEO do PricePoint, esta ferramenta gera um aumento médio de receitas de 19% e um impulso de 13,4% na ocupação, além de eliminar os ajustes de preços manuais com esta integração.

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HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens

A nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

O HBX Group, o grupo que detém a Bedsonline, Hotelbeds e Roiback, lançou a HBX Group eWallet, uma nova solução de pagamentos B2B, que se destaca pela inovação e que foi “projetada especificamente para o setor de viagens”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo explica que a nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

A nova solução é, segundo o HBX Group, “semelhante a uma carteira digital para consumidores”, consistindo numa “solução digital que permite às empresas armazenar e gerir pagamentos com segurança, rapidez e eficiência”.

“Projetada para facilitar transações instantâneas e internacionais entre empresas”, a HBX Group eWallet foi “desenvolvida especificamente para o setor de viagens” e integra “recursos avançados, como financiamento integrado, acesso a faturas e rastreabilidade completa de transações”.

“O seu objetivo é digitalizar e automatizar pagamentos B2B, reduzir custos de transação e melhorar a escalabilidade operacional do ecossistema das viagens”, acrescenta o grupo, explicando que para se registarem na plataforma, os utilizadores devem aceitar os termos e condições da FinPay, que é a entidade responsável pelos serviços de pagamento e financiamento integrados na solução.

“A carteira eletrónica do HBX Group representa um passo decisivo para a modernização dos pagamentos B2B no ecossistema de viagens. Queremos estabelecer um novo padrão de eficiência e segurança no setor, e esta parceria com a FinPay permite-nos alcançar isso com uma solução adaptada às necessidades do setor”, afirma Daniel Nordholm, diretor de Produtos e Novos Negócios do HBX Group.

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Créditos: Just Frame It
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GuestCentric aponta para desaceleração de preço médio e aumento na procura hoteleira para 2025

O CEO da empresa tecnológica refere que o preço médio dos hotéis do seu portefólio em Portugal assistiu a uma desaceleração no final de 2024, que continua a verificar-se em 2025. Contudo, o aumento do número de reservas tem equilibrado a equação. Com as reservas em dispositivos móveis a ganharem destaque no setor hoteleiro, a GuestCentric apostou em novas atualizações na sua plataforma HyperCommerce’25.

Carla Nunes

De acordo com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, os hotéis em Portugal do seu portefólio assistiram a uma desaceleração do preço médio no final de 2024, ano que caracteriza de forma global como “extraordinário, o melhor de sempre”. Com a desaceleração deste indicador a manter-se em 2025, o CEO refere, contudo, que “a procura tem crescido muito”, apontado para crescimentos nos hotéis entre os 7% e os 9%.

O profissional falou com a Publituris Hotelaria durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, aquando da apresentação da nova versão do HyperCommerce’25, uma plataforma que reúne várias ferramentas da GuestCentric que trabalham para a melhoria das reservas diretas dos hotéis.

O novo motor de reservas foca-se particularmente na facilitação das reservas em dispositivos móveis, um fator que Pedro Colaço acredita ser uma forte tendência no mercado hoteleiro atualmente.

“Cerca de 60% das visitas ao website [dos nossos clientes] já são feitas em dispositivos móveis e as reservas andam entre os 30% e os 40%. Há um gap entre o que as pessoas procuram e o que efetivamente reservam, e esta nova solução é precisamente para fechar este gap. Acreditamos que com uma solução mais ágil vamos conseguir que 60% das reservas sejam efetivamente a nível das reservas diretas”, afirma o CEO da GuestCentric.

Em comunicado, a empresa aponta ainda que das unidades hoteleiras do seu portefólio, os websites dos hotéis tem verificado um aumento de 38% nas reservas diretas, enquanto os canais móveis registam um aumento de 44%.

Para o efeito, o CEO garante que a empresa fez “um enorme estudo de usabilidade”, através do qual concluiu ser possível “fazer reservas em menos de um minuto num telemóvel”.

Além da experiência de navegação e reserva mais rápida, o novo sistema permite a finalização da compra de forma instantânea com Google Pay e Apple Pay, além de integrações nativas com Google, Apple e Facebook. Conta ainda com um sistema de personalização inteligente, através do qual possibilita a exibição automática de quartos, pacotes e extras relevantes, com base nas preferências dos hóspedes. Acrescem as promoções dinâmicas, bem como as reservas de grupo simplificadas.

A aposta nas reservas através de dispositivos móveis surge da crença da GuestCentric de que a geração Z, que “está muito focada nos dispositivos móveis”, será “a partir do próximo ano a geração que mais viaja”. Contudo, o CEO acredita que o comportamento desta geração será contagioso para as restantes.

“Diria que a inteligência artificial, a rapidez, a performance e o foco na reserva direta serão os pontos mais importantes para 2025”, termina.

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HiJiffy estabelece integração com o Expedia Group

Através desta integração, os hoteleiros conseguem gerir as mensagens com os hóspedes a partir de uma única plataforma, através da consola da HiJiffy.

A HiJiffy celebrou uma nova integração com o Expedia Group. Desta forma, os hoteleiros conseguem agora gerir as mensagens de hóspedes provenientes do Expedia Group de forma centralizada, diretamente na consola da HiJiffy.

Com esta integração, os hoteleiros deixam de precisar de aceder manualmente ao Expedia Partner Central para gerir as mensagens dos viajantes.

A partir da consola da HiJiffy, os profissionais de hotelaria conseguem aceder ao histórico completo das conversas de cada hotel; pesquisar de forma rápida mensagens específicas e enviar mensagens com anexos. A consola permite ainda notificações em tempo real para mensagens antes, durante e após a estadia, garantindo maior agilidade no atendimento. Estas mensagens tornam-se inativas três anos após a criação da conversa, ou um ano após a data de check-out da reserva.

Com esta integração, a HiJiffy pretende que “os hotéis ganhem eficiência operacional e aumentem a capacidade de resposta, proporcionando interações mais personalizadas e sem fricção”.

“O nosso objetivo é simplificar a comunicação dos hotéis através de uma solução tudo-em-um. A integração com o Expedia Group permite que os nossos clientes centralizem todas as interações com os hóspedes, poupando tempo e proporcionando um serviço mais ágil e personalizado”, destaca Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, em nota de imprensa.

A integração já está disponível para todos os clientes da HiJiffy.

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Sabre Hospitality lança SynXis Pay para melhorar pagamentos e simplificar transações hoteleiras

A Sabre Hospitality anunciou esta segunda-feira os seus planos para lançar em fases, nos próximos meses, o SynXis Pay, uma nova solução concebida para resolver desafios de pagamento tanto para viajantes como para hoteleiros.

Para os viajantes, o SynXis Pay integra-se com mais de 250 métodos de pagamento alternativos, incluindo Apple Pay, Google Pay, PayPal, Klarna e WeChat Pay, proporcionando maior flexibilidade no momento do pagamento nos websites dos hotéis. Além disso, permite uma experiência de checkout expresso no SynXis Booking Engine quando o hóspede seleciona Apple Pay ou Google Pay.

Estas integrações são apenas uma parte da equação. Para os hotéis, o SynXis Pay reduz a complexidade de gerir múltiplos tipos de pagamento num único local. A camada de orquestração de SynXis Pay, impulsionada pela CellPoint Digital, otimiza a aceitação global de pagamentos ao conectar-se a várias gateways e ativar dinamicamente os métodos de pagamento mais relevantes com base na localização do hóspede.

Em colaboração com outros parceiros do setor, os hotéis podem personalizar os pagamentos na sua moeda local, convertendo-os a partir da moeda preferida do hóspede, minimizando assim a exposição a taxas de câmbio e simplificando a reconciliação financeira.

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HostSpeakers regressa à BTL 2025 com 2.ª edição

A Host Hotel Systems organiza nos dias 12 e 13 de março, durante a BTL 2025, a 2.ª edição do HostSpeakers.

A Host Hotel Systems marca, de novo, presença na Better Tourism Travel Market (BTL) 2025, de 12 a 16 de março, na FIL, em Lisboa, com a segunda edição do HostSpeakers, que acontece nos dias 12 e 13 de março.

Esta iniciativa da empresa de software hoteleiro reunirá nomes do setor para debater as principais tendências e desafios da hotelaria, turismo e tecnologia. Marcas de renome como FLEXIPASS, Customer Alliance, EISI SOFT, SHR, The Hotels Network, Guestdash, BEONx, Plusgrade, Voxel, IDeaS, Be Safe e Hoxell já confirmaram a sua presença. Além disso, várias round tables acontecerão no stand (3D24 do Pavilhão 3), com debates sobre temas estratégicos como a aplicação da Inteligência Artificial na hotelaria e a hiper-personalização da experiência do hóspede. Estas discussões irão explorar as oportunidades e desafios do setor, proporcionando insights valiosos para os profissionais da área.

No decorrer do HostSpeakers, a Host Hotel Systems apresentará, em primeira mão, as suas mais recentes novidades no Ecossistema Host, que otimiza e conecta todas as etapas da jornada do hóspede, garantindo eficiência operacional e personalização.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer em detalhe as inovações que estão a redefinir a hotelaria e como podem aplicá-las nos seus próprios hotéis para se manterem competitivos num mercado em constante evolução.

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HiJiffy lança nova ferramenta que permite automatizar campanhas no WhatsApp

A HiJiffy lançou uma nova ferramenta, o Campaigns Manager, que promete “otimizar e automatizar a comunicação com os hóspedes”, de acordo com a empresa de tecnologia.

Integrando dados em tempo real do software de gestão do hotel (PMS, na sua sigla em inglês), este recurso garante o envio de mensagens personalizadas no momento mais indicado. Desta forma, os hoteleiros podem automatizar comunicações desencadeadas por ações específicas dos hóspedes, como confirmações de reserva, notificações de check-in ou mensagens de despedida.

Através desta ferramenta, os hotéis podem ainda agendar campanhas em momentos estratégicos da estadia, incluindo promoções de pequeno-almoço, lembretes de happy hour ou oportunidades de upselling.

“Esta ferramenta foi desenvolvida para enfrentar desafios comuns na comunicação com os hóspedes, como sistemas fragmentados e falta de consistência. Ao automatizar tarefas repetitivas e centralizar as mensagens, o Campaigns Manager aumenta a eficiência operacional das equipas dos hotéis e proporciona uma experiência fluída e personalizada para cada hóspede”, explica Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, em nota de imprensa.

O Campaigns Manager permite aos hotéis a segmentação de públicos com base em critérios como demografia, preferências e histórico de interações. A funcionalidade de mensagens dinâmicas permite ainda incluir detalhes personalizados, como o nome do hóspede ou o tipo de quarto.

Comunicações para vários momentos

A ferramenta permite também “uma ampla gama de utilizações nos principais pontos de interação com o hóspede”.

Por exemplo, antes da chegada ao hotel, podem ser enviadas Atualizações sobre confirmações de reserva, links para check-in online ou ofertas personalizadas, como upgrades de quarto ou tratamentos de spa.

Já à chegada, o hóspede pode receber informações como códigos de Wi-Fi, instruções de check-in e horários de pequeno-almoço. Durante a estadia há a possibilidade de enviar atualizações oportunas sobre eventos no local, ofertas de programas de fidelização ou campanhas promocionais para aumentar receitas com upsell durante a estadia.

Por fim, após a estadia, a ferramenta permite o envio de pedidos de feedback, mensagens de agradecimento e descontos exclusivos para reservas futuras.

Ao invés do WhatsApp, existe a opção desta troca de mensagens via SMS, “garantindo que as comunicações chegam aos hóspedes, mesmo em locais com conectividade limitada ou para aqueles que preferem comunicações baseadas em texto”, como explica a empresa.

A ferramenta está disponível sem custos adicionais para clientes da HiJiffy com planos Premium e Enterprise.

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Pestana Hotel Group e Adyen em parceria para elevar a experiência hoteleira

A satisfação dos hóspedes foi o elemento central para esta parceria entre o grupo Pestana e a Adyen, com simplificação de processos de check-in e check-out a ser uma prioridade.

O Pestana Hotel Group (PHG) estabeleceu uma parceria global com a Adyen, permitindo ao maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa reunir todos os dados de pagamentos de diferentes canais, online e presencial, numa única plataforma, oferecendo uma visão holística sobre os comportamentos e preferências dos seus hóspedes.

Através da implementação da tecnologia da Adyen, o Pestana Hotel Group tornará os procedimentos de check-in e check-out mais ágeis e práticos para os seus clientes, proporcionando uma experiência centrada na comodidade e satisfação.

Pedro Fino, Chief Financial Officer (CFO) do PHG, refere que, “com este projeto, o Pestana Hotel Group pretende acrescentar valor ao serviço prestado aos seus clientes”, indicando o responsável que o grupo passará a disponibilizar “diferentes opções de pagamento de forma consistente na sua rede de hotéis, utilizando tecnologia de ponta, segura, que facilita a interação do cliente”; enquanto no ‘backoffice’ “se potencia a digitalização dos processos associados”.

A parceria entre o Pestana Hotel Group e a Adyen trará ganhos não apenas para os clientes, mas também para as equipas, uma vez que a plataforma da Adyen vem otimizar as operações ao integrar processos de pagamento de forma simples e segura, possibilitando um atendimento mais rápido e eficiente. Ao combinar eficiência operacional com a tecnologia da Adyen, o Pestana Hotel Group tem como objetivo elevar os níveis de serviço a novos patamares.

Juan Jose Llorente, Country Manager da Adyen para Espanha & Portugal, adianta que, “desde a primeira reunião, a equipa do Pestana Hotel Group apresentou claramente os seus principais objetivos. Primeiramente, como construir e otimizar uma visão centralizada das operações tanto a nível nacional como internacional? E, em segundo lugar, como acompanhar a jornada do cliente nas diferentes unidades do grupo?”, revelando o responsável que a plataforma de tecnologia financeira forneceu “uma resposta clara e uma solução para responder a estas questões”.

A parceria entre o PHG e a Adyen traz também benefícios para as equipas da receção, pois a plataforma, ao simplificar o processo de pagamento, permite ainda poupar tempo em tarefas manuais, possibilitando que ofereçam um serviço mais rápido e eficiente e uma experiência que supere as expectativas dos clientes.

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Seminário da ADHP destaca importância da formação em cibersegurança na hotelaria

A importância da formação em cibersegurança, testar sistemas e da criação de planos de emergência em caso de ataque cibernético foram alguns dos pontos debatidos no seminário da ADHP no primeiro dia da Decorhotel 2024.

Carla Nunes

Esta quinta-feira, 24 de outubro, a Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) esteve presente na Decorhotel para debater a importância da cibersegurança no futuro da hotelaria, num seminário que contou com a participação de Ana Sofia Castelo, General Manager da e-GDS – Global Distribution Solutions, e de Nuno Azevedo, Head of E-Commerce da Reduniq powered by Unicre, moderados por António Melo, vice-presidente da ADHP para a área da formação.

Num primeiro momento, Ana Castelo referiu que as pessoas, ou seja, o fator humano, são a principal vulnerabilidade dos hotéis quando se trata de cibersegurança, uma vez que esta vai depender da postura dos colaboradores e da sua ação perante os sistemas. Nesse sentido, explicou que “uma das coisas que falta às organizações é orientação para a questão dos riscos, e orientação para a prevenção e monitorização”.

“O que vemos acontecer aos clientes [é que] socorrem-se da tecnologia para lhes dar segurança, mas não dão conta das milhentas portas que estão abertas para as suas unidades”, refere Ana Castelo, assegurando que investir em tecnologia garante um investimento em dois níveis: impedir custos futuros e transmitir segurança aos hóspedes, através de boas práticas e certificações.

Neste contexto, Nuno Azevedo é da opinião de que “se temos um plano de evacuação em caso de incêndio [nos hotéis], um plano de evacuação para um ciberataque devia ser obrigatório”. Como afirma, “é reputacional e é importante dar essa segurança a quem fica hospedado”.

Sobre este plano, Nuno Azevedo refere que este deve tocar “três ou quatro vertentes”: saber onde temos guardados os nossos dados, que dados guardamos, e incluir as pessoas nessa mitigação, definindo o líder dentro da organização para aplicar o plano. Como Ana Castelo aponta, “a hotelaria é muito procedimental, tem um conjunto muito grande de procedimentos e planos, e este deve ser entendido como mais um plano a acrescentar aos que já existem”.

Implementar a base de cibersegurança num hotel

Quando questionada sobre as três bases essenciais para uma organização estar minimamente protegida, Ana Castelo frisa o papel da formação dos trabalhadores, garantindo que “a hotelaria será mais segura se investir na formação das pessoas”. Como explica, “as pessoas têm de estar conscientes da porta que podem abrir e quando a podem abrir”.

Aporta ainda para a necessidade de as organizações se rodearem “da melhor tecnologia possível” e da necessidade de “não ter sapatos de chumbo: há que monitorizar e melhorar sempre”.

Para os hotéis que já aplicam medidas de cibersegurança, o conselho de Ana Castelo passa por “testar, monitorizar, fazer muita formação e experimentar muito”. Como refere, e na sua opinião, “estamos numa altura de muita experimentação da inteligência artificial e não estamos na fase de usar”.

Já por outro lado, Nuno Azevedo refere que na Reduniq utilizam soluções de mitigação de fraude baseadas em inteligência artificial, que preveem o risco de transações.

Numa nota final, Ana Castelo incentiva os hoteleiros a “abraçar a mudança, porque ela já cá está”.
Afirma que existe caminho a percorrer em Portugal nesta matéria, já que “temos uma percentagem muito grande da hotelaria que ainda não tem sistemas de reservas certificados, que faz operação ao telefone e aponta num papel”. Indica que existem também muitos hotéis que “que não têm nos seus sistemas de reservas integração com provedores de pagamento para que os dados de cartão de crédito não sejam visíveis”. No entanto, afirma que “este percurso tem estado a acelerar porque são os hóspedes que pedem”.

Já Nuno Azevedo deixa a sugestão de fazer “simulações internas” nas organizações, através de envio de emails ou mensagens, para testar a capacidade dos colaboradores: “O teste é um bom caminho para perceber onde estamos e o que podemos fazer”, termina.

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