Edição digital

Vote nos Publituris Portugal Trade Awards 2019 até 15 de Março

Os mais de 90 nomeados a concurso em 14 categorias foram escolhidos pela equipa Publituris. Agora é a sua vez de votar para eleger os vencedores.

Carina Monteiro

Vote nos Publituris Portugal Trade Awards 2019 até 15 de Março

Os mais de 90 nomeados a concurso em 14 categorias foram escolhidos pela equipa Publituris. Agora é a sua vez de votar para eleger os vencedores.

Carina Monteiro
Sobre o autor
Carina Monteiro
Artigos relacionados
Indicadores
Turismo cresce em setembro à custa dos não residentes

Está aberta a votação para os Publituris Portugal Trade Awards’19 em premios.publituris.pt. A votação decorre até 15 de março.

Os mais de 90 nomeados a concurso em 14 categorias foram escolhidos pela equipa Publituris. Agora é a sua vez de votar para eleger os vencedores.

PUB

Para votar, basta ir ao endereço premios.publituris.pt, onde terá que inserir o email no qual recebe a newsletter do Publituris. Se não é assinante da newsletter, deve registar-se para poder votar.

PUB

A eleição dos vencedores resulta de uma média ponderada entre os votos dos assinantes (40%) e dos elementos do júri (60%).

Conheça aqui os nomeados.

Os Publituris Portugal Trade Awards têm o patrocínio do Novo Banco e da Travelport, e o apoio da Desafio GlobalEurologistixOpção Global, The StorytellingMultislideGreenmedia, Rituais, NoFork, Sumol Compal, Delifrance.

Artigos relacionados
Mama Shelter Dubai

Mama Shelter Dubai | Créditos: DR

Hotelaria

Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel

O Mama Shelter Dubai, localizado na Business Bay, conta com 197 quartos, quatro piscinas exteriores, um cinema ao ar livre e cinco salas de reunião.

O Médio Oriente recebe pela primeira vez a marca Mama Shelter com a abertura do Mama Shelter Dubai, situado na Business Bay.

Com 197 quartos, o Mama Shelter Dubai oferece lençóis em 100% algodão acetinado, produtos de higiene pessoal orgânicos da gama Mama Skin, Wi-Fi gratuito e filmes. O hotel conta ainda com quatro piscinas exteriores e um CineMama, um cinema ao ar livre de 50 lugares.

Acrescem cinco ateliers, pensados para o segmento de reuniões, incentivos, conferências e exibições e eventos (MICE, na sua sigla em inglês) e uma sala de descanso.

Da oferta de restauração do Mama Shelter Dubai fazem parte o restaurante Mama, com uma cozinha de estilo brasserie; a Mama Trattoria, dedicada a sabores italianos; o bar Mama, localizado atrás do restaurante Mama e o Mama Skypool.

Mama Shelter Dubai

Mama Shelter Dubai | Créditos: DR

O Mama Shelter é propriedade da Khamas e faz parte da Dis-loyalty, a associação de viagens e alimentação da Ennismore. Os membros da Dis-loyalty podem desbloquear 50% de desconto em hotéis recém-inaugurados dentro do coletivo, entre outros benefícios, o que significa que os hóspedes podem desfrutar de tarifas a metade do preço no Mama Shelter Dubai de 15 de janeiro a 15 de abril de 2025.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Créditos: Depositphotos.com

AL

GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026

A empresa de alojamento local chega pela primeira vez aos Açores com um centro de operações na ilha de São Miguel, passando assim a estar presente em todo o território português.

A GuestReady passará a contar com um centro de operações em São Miguel, Açores. Desta forma, a empresa de alojamento local (AL) passará a contar com operações físicas em todo o território nacional.

A empresa conta receber hóspedes na ilha no primeiro trimestre de 2025, tendo estabelecido como meta o alcance de 200 propriedades sob gestão até ao final de 2026.

Sobre a escolha dos Açores, a GuestReady recorre aos dados comunicados pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, segundo a qual o setor turístico corresponde atualmente a 17% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, além de integrar 17% dos postos de emprego locais, atingindo uma receita total de quase mil milhões de euros.

“Neste panorama, o AL apresenta-se como uma peça-chave valiosa: segundo o Turismo dos Açores, cerca de 42.2% do total de dormidas de 2024, calculadas entre janeiro e setembro, corresponderam a reservas em estabelecimentos de alojamento local”, refere a GuestReady em nota de imprensa.

“Temos vindo a estudar o mercado e estamos interessados em expandir, quer organicamente, quer pela aquisição de empresas e portfólios locais, algo que já fizemos no passado e que pode ser essencial para o sucesso de uma nova operação. Como aconteceu na Madeira, o objetivo de uma aquisição nos Açores seria a integração de toda a equipa da empresa nas nossas operações, aproveitando o know- how local e as relações já estabelecidas com os clientes”, refere Rui Silva, diretor-geral da GuestReady em Portugal.

Recorde-se que a chegada da GuestReady ao arquipélago da Madeira aconteceu no final de 2022 com a aquisição do portfólio da AYS Madeira Property Management, que conta agora com mais de cem unidades sob gestão.

A GuestReady está presente em Portugal desde 2018, ano em que comprou a Oporto City Flats. Em 2021 completou a aquisição da The Porto Concierge e em 2022 entrou na Madeira com a aquisição do portfólio e operações da AYS Property Management. Em Portugal tem mais de 100 trabalhadores diretos e contrata os serviços de várias centenas de outros trabalhadores, quer como prestadores de serviços à GuestReady, quer como funcionários ou prestadores de serviços de empresas parceiras de limpeza, manutenção e lavandaria.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Alojamento

Hoti Hotéis fecha 2024 com receitas de 112M€ e prepara estreia no segmento residencial

Após faturar 112 milhões de euros em 2024, o grupo Hoti Hotéis prepara-se para investir 250 milhões de euros em novos hotéis. Este ano, além da abertura do Meliá São João da Madeira, o grupo vai estrear-se no segmento residencial com um projeto na Avenida da Boavista, no Porto, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

Carla Nunes

O grupo Hoti Hotéis faturou 112 milhões de euros em 2024, um aumento de 9% face às receitas que gerou em 2023.

Já o lucro operacional bruto situou-se nos 47 milhões de euros em 2024, um valor que representa uma subida de 11% em relação ao ano anterior.

De acordo com Miguel Proença, CEO da Hoti Hotéis, estes valores foram conseguidos “acima de tudo pelo aumento do preço médio”, que subiu 8% no ano passado em relação a 2023 – aliás, 2024 foi o primeiro ano em que o grupo superou os 100 euros de preço médio, de acordo com o CEO.

Do total de receitas, 25% coube ao mercado nacional e 8% ao norte-americano, cuja quota era de 4% em 2019.

Apesar de representar 9% das receitas do grupo em 2024, o mercado espanhol foi o que protagonizou a maior queda face a 2019, altura em que assumia 12,5% das receitas. Seguiram-se os mercados do Reino Unido (6% das receitas em 2024 e 4,5% em 2019); França (5% das receitas em 2024 e 6% em 2019) e o Brasil (4,5% em 2024).

Para este ano, a Hoti Hotéis estima uma receita entre os 123 e os 125 milhões de euros.

Grupo investe 250 milhões de euros em novos hotéis

Para os próximos três anos, o grupo prepara-se para investir 250 milhões de euros em 12 novos hotéis, num total de cerca de 1.500 quartos.

Para meados deste ano é esperada a abertura do Meliá São João da Madeira, um quatro estrelas de 100 quartos situado no Palacete do Conde Dias Garcia, alvo de um investimento de 15 milhões de euros.

Do pipeline hoteleiro do grupo para os próximos três anos fazem também parte o Meliá Viana do Castelo, de 130 quartos, cuja primeira pedra será lançada este ano; o Meliá Famalicão; o Meliá Guimarães; o Meliá Viana do Castelo; o Meliá Porto Boavista; um hotel Star Inn em Aveiro e um hotel em Coimbra.

Ainda em território nacional, o grupo tem projetos assinados para um Meliá em Monte Gordo e um hotel Innside em Lisboa, no Largo do Rato, sendo que este último se encontra no Tribunal Administrativo desde 2016.

Lá fora, é esperada a abertura do Meliá Luanda, um cinco estrelas de 250 quartos situado no complexo Luanda Waterfalls.

O ano de 2025 vai ser ainda marcado pelo lançamento do segmento residence na Hoti Hotéis, segundo o administrador do grupo, Ricardo Gonçalves. Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2025, o primeiro projeto residencial do grupo ficará situado na Avenida da Boavista, no Porto, com um total de 127 unidades de alojamento e cinco espaços comerciais, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

A este juntar-se-á um outro projeto residencial em Aveiro, junto ao Meliá Ria, com 30.000 metros quadrados.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Hotelaria

Stay Hotels passa a assegurar exploração do Porto Antas Hotel

O hotel situado junto ao Estádio do Dragão passará a designar-se Stay Hotel Porto Centro Antas. Com esta adição, a Stay Hotels passa a contar com 12 unidades hoteleiras, quatro das quais na cidade do Porto.

A Stay Hotels reforçou a sua oferta na cidade Invicta ao incorporar o Porto Antas Hotel no seu portfólio. Desta forma, este passará a ser operado sob o nome Stay Hotel Porto Centro Antas, tornando-se assim a 12ª unidade da Stay Hotels e a quarta na cidade.

Situado junto ao Estádio do Dragão, a unidade hoteleira pretende oferecer tanto estadias de negócios como de lazer, afirmando-se como o local “ideal para adeptos do FC Porto e visitantes de clubes estrangeiros que desejem viver a emoção dos jogos ao vivo”, como refere em nota de imprensa.

O hotel de 41 quartos oferece serviços como wi-fi gratuito, pequeno-almoço buffet até ao meio-dia e receção 24 horas.

“Este investimento permite-nos aumentar o leque de hotéis do grupo, tornando esta unidade na 12ª da rede e a quarta nesta cidade. Esta aquisição reflete a nossa estratégia de crescimento sustentado e a aposta contínua em oferecer opções de estadia em zonas estratégicas, respondendo às necessidades de quem valoriza conforto e conveniência durante as suas viagens, possibilitando que conheçam o melhor que cada cidade tem para oferecer”, afirma a equipa de gestão da Stay Hotels em nota de imprensa.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

A Publituris Hotelaria regressa em 2025

Com a quadra festiva, também a equipa da revista Publituris Hotelaria resolveu dar uma ajuda ao setor do turismo . Assim, regressamos em 2025.

Com a quadra festiva, também a equipa da revista Publituris Hotelaria resolveu dar uma ajuda ao setor do turismo e decidiu ir de férias.

Assim, de 24 de dezembro de 2024 a 2 de janeiro de 2025 não haverá atualização do website nem newsletter.

Para recordar o que fizemos ao longo deste ano, relembre as capas da Publituris Hotelaria de 2024.

Desejamos a todos os nossos leitores/todas as nossas leitoras, parceiros, anunciantes, profissionais do turismo, um Feliz Natal e um Excelente Fim de Ano e que 2025 seja preenchido com magníficas viagens, muitos hóspedes, bem como com ótimos negócios.

Voltamos em 2025. Até lá, fique bem e viaje!

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

AHP e SITESE assinam revisão das tabelas salariais do Contrato Coletivo de Trabalho para 2025

O Contrato Coletivo de Trabalho, que vincula a hotelaria representada pela AHP, garante um aumento mínimo de 4,7% nos salários médios.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) mais uma vez chegaram a acordo e assinaram a revisão das tabelas salariais do Contrato Coletivo de Trabalho (em vigor desde dezembro de 2021, após revisão de fundo), para entrar em vigor a 1 de janeiro de 2025.

A AHP destaca que, “em junho de 2023 já havia ocorrido uma atualização de 6,7% nas tabelas salariais, e um ano depois, em junho de 2024, foi definido um novo aumento médio de mais de 7% das mesmas tabelas salariais”.

O aumento agora negociado – seis meses depois do último- “não só respeita o aumento do salário mínimo nacional, como estende esse aumento (6,1%) aos diversos níveis até ao salário médio. Acresce que, desse patamar para cima, o que agora se firmou antecipa o previsto no Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico para 2025-2028 (fechado no âmbito da Concertação Social entre o Governo e Parceiros Sociais)”, refere a AP, em comunicado. Nesse sentido, o CCT que vincula a hotelaria representada pela AHP, garante um aumento mínimo de 4,7% nos salários médios.

Adicionalmente ficou também pré-estabelecido o aumento do subsídio de refeição em 4,7%, a partir de julho de 2025 (um ano após o último aumento, que, recorda a AHP, foi de 15%).

Finalmente foi ainda acordado que, no último trimestre de 2025, as partes se voltarão a sentar à mesa, em torno da ponderação da matéria salarial.

AHP destaca “o sentido de responsabilidade que as empresas hoteleiras que representa demonstram, reconhecendo a relevância e respeito pelos trabalhadores da hotelaria” bem como ”a longa relação que mantém com o SITESE e o seu vincado empenho na procura de um acordo equilibrado e evolutivo para o crescimento e sucesso contínuo do setor”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Nova edição dezembro: Entrevista a Carlos Costa, membro do conselho executivo da Vista Alegre

Nesta edição, o destaque vai para os 200 anos da Vista Alegre e a sua ligação com o setor hoteleiro, bem como para a recente abertura do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, o projeto de remodelações do L’AND Vineyards e o mais recente Holiday Inn Braga. Saiba ainda como correu o Hotels | Arquitects | Suppliers (HAS), que este ano regressou para a 8ª edição.

Na última edição de 2024 da Publituris Hotelaria o destaque vai para a Vista Alegre, no ano em que celebra 200 anos de atividade. Com 75% do volume de negócios da marca a caber ao mercado externo, e 25% ao mercado interno, os planos passam por crescer ainda mais lá fora, nomeadamente na América Latina, Médio Oriente e Ásia.

Na entrevista a Carlos Costa, membro do conselho executivo da Vista Alegre, fique a conhecer como é que a marca tem crescido no mercado hoteleiro nos últimos 20 anos e que estratégia tem em vista para se afirmar neste segmento.

Com a marca integrada no grupo Visabeira, que em 2015 inaugurou o primeiro hotel da Montebelo Hotels & Resorts associado à Vista Alegre, falámos ainda com Jorge Costa, vice-presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo, sobre a interligação da marca com a hotelaria e como ambas podem beneficiar desta sinergia.

No segmento “Fala-se” damos conta de como o Hotels | Arquitects | Suppliers (HAS) voltou a reunir hoteleiros e arquitetos à volta das novidades do setor. O evento organizado pela Publituris Hotelaria em conjunto com o Jornal Construir e a revista Traço – todas publicações da Workmedia – regressou para a 8ª edição no Monsanto Montes Claros, com um total de 40 empresas fornecedoras.

Após a abertura do mais recente Holiday Inn Braga, o diretor-geral desta unidade hoteleira, André Dias de Castro, revela os planos não só para o hotel como para a promoção de Braga enquanto destino – que, na sua ótica, deve posicionar-se como destino próprio, “e não apenas como uma visita associada ao Porto ou a outras cidades”.

Já lá fora, conheça o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, o 11.º hotel do grupo no Brasil e o primeiro da submarca “Collection” no país. Situado junto à Lagoa do Cauípe, e de frente para a praia do Cumbuco, no Estado do Ceará, o hotel pretende demarcar-se pelas experiências de bem-estar, como explica em entrevista André Gamelas, diretor-geral desta unidade.

No Alentejo, acompanhámos as remodelações do L’AND Vineyards, localizado em Montemor-o-Novo. O projeto que começou em 2023 deverá estar terminado em 2025, tendo sido investidos cerca de 3,5 milhões de euros. Entre a renovação das suites já existentes, do spa e das áreas paisagísticas, a criação de um novo restaurante, sala de provas de vinho e novas villas, o objetivo passa por afirmar a unidade hoteleira como um hotel contemporâneo de vinho.

Após o dossier de cozinhas, onde pode ficar a conhecer as novidades dos fornecedores para o setor, fique com uma entrevista ao chef do Six Senses Douro Valley, José Maria Gomes.

A experiência internacional, os planos para a cozinha do hotel, mas também a formação na área, guiaram a conversa com o chef que assegura que, mais do que querer colocar o seu cunho pessoal na cozinha deste Six Senses, pretende cumprir ao máximo com a sua filosofia de sustentabilidade.

Por fim, brindamos com as sugestões de Ana Gomes, chefe de sala e escanção do restaurante Louro, em Viana do Castelo.

As opiniões desta edição são assinadas por Alexandra Ventura (NOVA SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Mariano Faz (AHM) e Hugo Silva (Cocktail Team).

Os indicadores desta edição, o PULSE Report, cabem à Guestcentric.

Aceda à nova edição através do link.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Natal e Ano Novo: Hotelaria de Lisboa e Madeira lideram em reservas e preço médio

A hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira registam reservas on the books, taxa de ocupação estimada e preço médio on the books acima da média nacional quer para a época do Natal, quer para o período de Ano Novo. Contudo, é o Alentejo que lidera em preço médio: 190 euros para o Natal e 283 euros no Ano Novo. Os dados são da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que inquiriu 311 empreendimentos hoteleiros.

Carla Nunes

A hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira registam valores acima da média nacional no que diz respeito às reservas on the books, taxa de ocupação estimada e preço médio on the books para as épocas de Natal e Ano Novo de 2024.

Os dados resultam do inquérito “Perspetivas Natal & Réveillon 2024”, realizado entre 15 de novembro e 13 de dezembro pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), com uma amostra de 311 empreendimentos.

A partir desta análise, a AHP dá conta de que a média nacional para o período do Natal, de 21 a 26 de dezembro, registam 38% de reservas on the books, uma taxa de ocupação estimada de 52% e um preço médio de 151 euros.

Para esta época, é a hotelaria da Grande Lisboa e da Região Autónoma da Madeira que registam valores acima da média nacional nos três indicadores.

No caso da Grande Lisboa, e à data do inquérito, as reservas on the books situavam-se nos 44%, com uma taxa de ocupação estimada de 62% e um preço médio de 191 euros.

Já na Região Autónoma da Madeira, as reservas on the books situavam-se nos 59%, estimando-se uma taxa de ocupação de 73% e um preço médio de 153 euros.

Apesar de não registarem todos os campos acima da média nacional, destaque para a região do Alentejo, que dá conta de um preço médio on the books de 190 euros e uma taxa de ocupação estimada de 54%, e para a região Norte, com um preço médio on the books de 179 euros.

Créditos: Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP

Comparando com o mesmo período de 2023, 71% dos hoteleiros inquiridos considera que a taxa de ocupação no Natal deste ano será “melhor ou igual”, com 79% a apontar que o preço médio também será “melhor ou igual” e 62% a referir que os valores de estada média serão “iguais”.

Quanto aos proveitos de aposento, 71% dos hoteleiros afirma que estes serão “melhores ou iguais” que os registados no Natal de 2023.

“Para nós isto é um claro abrandamento do ritmo de crescimento após 2023. Há otimismo, mas muito mais moderado do que foi até este ano de 2024”, referiu Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, na apresentação do inquérito aos jornalistas.

Relativamente aos principais mercados para a época do Natal, 82% dos hoteleiros inquiridos apontou Portugal como um dos seus principais três mercados, seguido pelo Reino Unido (no Top 3 de mercados para 41% dos inquiridos) e Espanha (referido por 40% dos inquiridos).

Ano Novo com preço médio a 202 euros

Já para o período de Ano Novo, de 28 de dezembro a 2 de janeiro de 2025, a média nacional do inquérito conduzido pela AHP aponta para 50% de reservas on the books, uma taxa de ocupação estimada de 68% e um preço médio on the books de 202 euros.

Novamente, a Região Autónoma da Madeira e a Grande Lisboa registam todos os campos acima da média nacional.

No caso da Região Autónoma da Madeira, e até à data do inquérito, registavam-se 68% de reservas on the books, 84% de taxa de ocupação estimada e um preço médio de 243 euros.

Na Grande Lisboa, para o período de Ano Novo, as reservas on the books encontravam-se nos 61%, a taxa de ocupação estimada nos 78% e o preço médio on the books nos 249 euros.

Para a época de Ano Novo, destaque também para o Alentejo, com um preço médio a 283 euros on the books e uma taxa de ocupação estimada a 76%, e para a região Norte, com um preço médio on the books de 229 euros.

Créditos: Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP

No que diz respeito aos mercados, Portugal volta a ser apontado por 84% dos hoteleiros como um dos principais três mercados esperados para o Ano Novo. Seguem-se os mercados de Espanha (indicado por 35% dos hoteleiros como um dos principais três mercados), Alemanha (apontado por 34% dos inquiridos) e Reino Unido (32% dos inquiridos).

Tanto para o Natal como para o Ano Novo, o Booking foi indicado por 85% dos inquiridos como o canal de reservas mais utilizado, seguido pelo website próprio (83% dos inquiridos), email direto (39%), pela Expedia (32%) e pelas agências de viagem (25%).

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos

Créditos: Depositphotos.com

Indicadores

3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em outubro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas, gerando 644,1 milhões de euros de proveitos totais. No acumulado do ano, na generalidade dos meios de alojamento, ultrapassaram-se as 78 milhões de dormidas, atingindo quase 30 milhões de hóspedes.

Victor Jorge

Em outubro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 3 milhões de hóspedes, representando um aumento de 3,8%, face ao mesmo mês de 2023, e 7,6 milhões de dormidas, +2,5% relativamente ao 10.º mês do ano passado, gerando 644,1 milhões de euros de proveitos totais (+9,9%; 11,8% em setembro) e 490,2 milhões de euros de proveitos de aposento (+10,7%; 12,4% em setembro), indicam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Neste 10.º mês de 2024, dos 3 milhões de hóspedes, os residentes nacionais ultrapassaram por pouco o milhão (+3,3), enquanto os não residentes somaram perto de 2 milhões (+4%).

Por regiões, nenhuma superou o milhão de hóspedes, com Lisboa a liderar a tabela, com 808 mil (+3,2%), seguida do Porto com 697 mil (+5,1%) e o Algarve com 515 mil (+0,4%). De resto, todas as regiões registaram aumentos no número de hóspedes no mês de outubro, com destaque para o Centro, única região a crescer a duplo dígito.

Por nacionalidades, os EUA lideraram, pela primeira vez o ranking, com perto de 268 mil hóspedes, seguindo-se o Reino Unido (267 mil) e Espanha (198 mil).

No que diz respeito às dormidas, das 7,6 milhões registadas em outubro, os residentes no estrangeiro somaram 5,7 milhões, correspondendo a uma subida de 3% face a igual período de 2023, com os residentes nacionais a somarem quase 1,9 milhões, representando um crescimento de 1,2% face ao mês homólogo do ano passado.

Por regiões, a liderança pertenceu ao Algarve, com perto de 2,1 milhões de dormidas (+0,4%), seguindo-se Lisboa com 1,8 milhões (+2,2%) e Porto com 1,3 milhões (+4,6%). Em outubro, a única região a registar números negativos foi o Alentejo, com uma descida de 4,4% face ao mesmo mês de 2023, destacando-se os Açores com um aumento de duplo dígito (+10,8%).

Nas dormidas, em outubro de 2024, o Reino Unido lidera com mais de 1,1 milhões, seguindo-se a Alemanha com 720 mil e França com 430 mil.

Todos ganham mais
Nos proveitos totais, dos 644 milhões de euros, 218 milhões tiveram origem na região de Lisboa (+12,1%), seguindo-se o Algarve com 148 milhões (+4,6%) e o Porto com 108 milhões (+9,2%) Aqui, as maiores variações percentuais pertenceram aos Açores (+20,5%), Madeira (+16%) e Centro (+14,6%).

Já nos proveitos dos aposentos, dos 490 milhões de euros totais, 178 milhões tiveram origem em Lisboa (+12,8%), seguindo-se o Algarve com 104 milhões (+6,3%) e o Porto com 85 milhões (+8,7%). Aqui, também as ilhas lideraram as subidas, com os Açores a crescerem 20,7% e a Madeira 17,7%.

O crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de outubro. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 87,4% e 85,8% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 9,7% e 10,7%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 11,9% nos proveitos totais e 11,1% nos proveitos de aposento (quotas de 9,0% e 10,7%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,5% em ambos), os aumentos foram de 11,4% e 10%, respetivamente.

A caminho de todos os recordes
No acumulado de janeiro a outubro, as dormidas registaram um crescimento de 3,7%, atingindo 71,1 milhões, dando origem a aumentos de 10,6% nos proveitos totais e de 10,7% nos de aposento. Este aumento deveu-se, principalmente, às dormidas de não residentes, que cresceram 4,8%, enquanto as de residentes registaram um crescimento inferior (+1,2%), revela o INE.

Deste total, os não residentes somaram 17,2 milhões de hóspedes, correspondendo a uma subida de 6,1% face ao acumulado de 2023, com os residentes a totalizarem 10,3 milhões, uma subida de 2,4% face ao mesmo período em análise.

Lisboa lidera no número de hóspedes nos primeiros 10 meses de 2024, com 7,3 milhões (+4,6%), seguindo-se o Porto com 6,4 milhões (+6,2%) e o Algarve 4,8 milhões (+2,2%). De resto, tal como no mês de outubro, todas as regiões registaram subidas no acumulado do ano.

Nas dormidas, das 71,1 milhões, os não residentes foram responsáveis por perto de 50,5 milhões (+4,8%) com os residentes a contabilizarem 20,6 milhões (+1,2%). Aqui, é o Algarve que lidera com 19,3 milhões de dormidas (+1,8%), seguindo-se Lisboa com 16,8 milhões (+3,7%) e o Porto com 12,3 milhões (+5,8%).

Tal como nos hóspedes, no acumulado do ano, nenhuma região registou um decréscimo nas dormidas.

Analisando todos os tipos de alojamento, Portugal registou nestes primeiros 10 meses de outubro 29,8 milhões de hóspedes (+4,7%) e 78,5 milhões de dormidas (+3,3%).

Nos proveitos totais, dos 6 mil milhões de euros, um aumento de 10,6% face aos primeiros 10 meses de 2023, Lisboa somou 1,755 mil milhões de euros (+11%), o Algarve 1,6 mil milhões de euros (+7,3%) e o Porto 937 milhões de euros (+11%).

Nos proveitos totais, todas as regiões cresceram a duplo dígito, exceto o Algarve.

No que diz respeito aos 4,6 mil milhões de euros dos proveitos dos aposentos acumulados até outubro de 2024 (+10,7%), também Lisboa lidera com 1,4 mil milhões de euros (+10,9%), seguindo-se, novamente, o Algarve com 1,2 mil milhões de euros (+7,9%) e o Porto com 740 milhões de euros (+10,5%).

Rendimentos por quarto melhoram
No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 74,9 euros em outubro, registando um aumento de 7,6% (+9,5% em setembro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Grande Lisboa (137,2 euros), seguindo-se a RA Madeira (87,2 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na RA Madeira (+15,6%), na Península de Setúbal (+12,2%), na RA Açores (+11,0%) e na Grande Lisboa (+10,4%), enquanto no Alentejo se registou um decréscimo (-3,3%).

Em outubro, este indicador cresceu 8,6% na hotelaria (+10,5% em setembro). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se aumentos de, respetivamente, 4,7% e 3,4% (+5,6% e +10,0%, em setembro, pela mesma ordem).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 118,5 euros (+6,3%, após +8,6% em setembro).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (170,9 euros), seguida do Norte (114,4 euros) da RA Madeira (109,7 euros) e do Alentejo (+105,6 euros). Todas as regiões registaram aumentos neste indicador, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido na RA Madeira (+13,9%), na Grande Lisboa (+9,7%) e na RA Açores (+7,6%).

Em outubro, o ADR cresceu em todos os segmentos, +6,2% na hotelaria (+9,2% em setembro), +6,6% no alojamento local (+5,2% em setembro) e +9,8% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,7% em setembro).

No período acumulado de janeiro a outubro de 2024, o RevPAR atingiu 74,2 euros e o ADR 123,5 euros (+6,7% e + 6,5%, respetivamente).

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos

SLS Barcelona | Créditos: DR, cedida pela Accor

Hotelaria

Accor vai abrir quatro hotéis e estrear duas novas marcas na Península Ibérica em 2025

Em território nacional, o grupo hoteleiro tem em vista a abertura do Mercure Ponta Delgada Açores, naquele que será o primeiro hotel da Accor no arquipélago. Já para Espanha estão previstas três aberturas hoteleiras em 2025, entre as quais a do SLS Barcelona, uma marca da Accor que faz assim a sua estreia na Europa.

O próximo ano de 2025 traz várias aberturas de hotéis e resorts para o grupo Accor, das quais quatro terão lugar na Península Ibérica, onde o grupo também vai estrear duas novas marcas.

Nesse sentido, para Portugal é esperada a abertura do Mercure Ponta Delgada Açores, o primeiro hotel do grupo hoteleiro nos Açores. Instalado na histórica “Pensão Central”, completamente restaurada, o hotel vai contar com 75 quartos. Das valências do hotel farão ainda parte duas piscinas exteriores para adultos e crianças, spa com piscina interior aquecida, sauna, banho turco e duche Vichy, bem como uma sala de reuniões com capacidade até 60 pessoas. O hotel será inspirado pela temática das viagens, prevendo-se que abra portas no início de 2025.

Já em Espanha, o grupo vai abrir três hotéis, dois dos quais sob novas marcas: a Fairmont, de luxo, e a SLS (lifestyle Ennismore).

O futuro Fairmont La Hacienda Costa del Sol vai contar com 311 quartos com vista sobre o Mediterrâneo, tendo data de abertura prevista para o início de 2025.

Já o SLS Barcelona, localizado junto ao Port Fòrum, constitui-se como a estreia desta marca na Europa. Com 471 quartos e suites, seis restaurantes e bares, três piscinas, um spa e um espaço para eventos, a unidade hoteçeira deverá abrir portas no início de 2025.

Por fim, o Novotel Valencia Lavant tem abertura marcada para o início de 2025 no Jardim Turia, entre o centro histórico de Valência e o Palácio de Congressos. Este hotel midscale de 12 andares, construído a partir de um estabelecimento já existente, inclui 370 quartos, snack-bar, café, restaurante, terraço no telhado com piscina e bar, ginásio, sala de pequenos-almoços e espaços para reuniões e coworking.

A estas aberturas juntam-se outras 86 aberturas internacionais nos segmentos luxury, lifestyle Ennismore, premium e midscale e economy.

No segmento luxury, a Accor prevê abrir 17 hotéis: La Dolce Vita Orient Express (rail hospitality); Orient Express La Minerva, Roma, Itália; Faena New York, Estados Unidos; Raffles Sentosa Singapura, Singapura; Raffles Jeddah, Arábia Saudita; Fairmont Tokyo, Japão; Fairmont New Orleans, Estados Unidos; Fairmont Udaipur, Índia; Fairmont Bangkok Sukhumvit, Tailândia; Fairmont Hanoi, Vietname; Fairmont Dalian, China; Sofitel Guiyang Liebian, China; Mandai Rainforest Resort by Banyan Tree, Singapura; Banyan Tree Escape, Tanzânia; Green Coast Hotel – MGallery Collection, Albânia; MGallery Collection, Biarritz, França e Hotel MontAzure Lakeside Phuket – MGallery Collection, Tailândia.

Já no segmento lifestyle Ennismore, o grupo espera abrir oito hotéis, nomeadamente: 25hours Hotel The Olympia, Sydney, Austrália; Hyde Perth, Austrália; Mama Shelter Singapura, Singapura; Mondrian Gold Coast, Austrália; SLS Mar Vermelho, Arábia Saudita; SLS Playa Mujeres, México; The Hoxton Florence, Florença, Itália e Rixos Radamis Sharm El Sheikh, Egito.

Nas marcas premium, o grupo antecipa abrir outros oito hotéis em 2025, como: Pullman Chennai Anna Salai, Índia; Pullman OKOL Golf Resort & Spa, Bulgária; Pullman Royal Key Wellness Resort, Guadalupe; Swissôtel Doha Corniche Park Towers, Qatar; Swissôtel Bucharest, Roménia; Mövenpick Resort Agios Nikolaos Sivota, Grécia; Mövenpick Resort & Spa Bintan Lagoon, Indonésia; Grand Mercure Krabi Ao Nang, Tailândia.

Por fim, das marcas midscale e economy, a Acoor antecipa abrir nove hotéis: Hotel Giacomo Morra Alba – Hanwritten Collection, Piemonte, Itália; Novotel Jakarta Pulo Mas, Indonésia; Novotel Sydney Cabramatta, Austrália; Adagio Original London City East, Londres; TRIBE Belo Horizonte, Brasil; TRIBE Kraków Old Town, Polónia; TRIBE Auckland Fort Street, Nova Zelândia; ibis Styles Tallinn, Estónia e greet Tbilisi Center, Geórgia.

Conheça as restantes 44 aberturas na lista abaixo.

  • Banyan Tree Haeundae Busan, Coreia do Sul
  • South Palms – MGallery Collection, Filipinas
  • Navera Phuket – MGallery Collection, Tailândia
  • Marival Armony Punta Mita – MGallery Collection, México
  • Pullman Chongqing North Station, China
  • Swissotel Kopaonik, Sérvia
  • Mövenpick Hotel Teuta Baía de Kotor, Montenegro
  • Mövenpick Kigali, Ruanda
  • Mövenpick Hotel Bari, Itália
  • Mövenpick Hotel Mondello Palace Palermo, Itália
  • Mövenpick Hotel Al Zaytoon Bagdade, Iraque
  • Mövenpick By Accor Estação Ferroviária de Suzhou, China
  • Mövenpick by Accor Hangzhou Jiande Xin’anjiang, China
  • Mövenpick by Accor Jinan West, China
  • Mövenpick by Accor Shanghai, China
  • Grand Mercure Kuala Lumpur Bukit Bintang, Malásia
  • Grand Mercure Shenyang Oriental, China
  • Grand Mercure Wuxi Huishan, China
  • Adorn Tirana – Handwritten Collection, Albânia
  • Rocca a Mare Heraklion – Handwritten Collection, Grécia
  • Novotel & ibis Styles Hamburg HafenCity, Alemanha
  • Novotel Malta Sliema, Malta
  • Novotel Uberlândia, Brasil
  • Novotel New Delhi City Centre, Índia
  • Novotel Xiamen Downtown, China
  • Novotel Sanya Bay Yatai, China
  • Novotel Chengdu Lige, China
  • Novotel Changzhou Gaoxin, China
  • Mercure Portile de Fier Riviera, Roménia
  • Mercure Lucknow Ekana Sportz City, Índia
  • Mercure Kathmandu Sukedhara Heights, Nepal
  • Adagio Original Stuttgart Neckarpark
  • TRIBE Paris Pantin, França
  • TRIBE Budapest Airport Hungria
  • ibis Styles Araxá, Brasil
  • ibis Styles Fortaleza Giga Mall, Brasil
  • ibis Puerto San Martín, Argentina
  • ibis Arcoverde, Brasil
  • ibis Votuporanga, Brasil
  • Ibis Mumbai BKC
  • JO&JOE Guangzhou PanYu Guangdong, China
  • JO&JOE Templo de Lhasa Jokhang, China
  • JO&JOE Changzhou Tianning, China
  • JO&JOE Lanzhou Laojie, China
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.