AHRESP quer reduzir plásticos nos restaurantes e hotéis
Campanha ‘Menos Plástico, Mais Ambiente’ tem o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.
Publituris Hotelaria
Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day
Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel
Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro
Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro
Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE
Baixa Hotels Group regista receitas acima dos 10M€ em 2024
Concurso Chefe do Ano abre inscrições para a 36ª edição
Iberostar marca presença em Miami com dois novos hotéis
Bruno Rocha assume direção de operações e desenvolvimento de comidas e bebidas na Highgate Portugal
GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) lançou na passada quinta-feira, dia 24, a campanha ‘Menos Plástico, Mais Ambiente’, uma iniciativa com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, que tem como objectivo reduzir o uso de artigos de plástico na restauração e hotelaria (Canal HORECA), com vista à preservação do meio ambiente. A campanha abrange todo o território nacional e inclui ações no terreno em várias cidades do país.
“A produção global de plásticos aumentou 20 vezes desde 1969, atingindo 322 milhões de toneladas em 2015. São números que merecem mais do que uma reflexão, uma atitude proactiva no sentido de proteger o nosso planeta. Apesar de Portugal ter um bom desempenho no que se refere à taxa de reciclagem de embalagens de plástico – bem acima da meta de 22,5% – queremos ir mais além e tornar o sector da restauração e hotelaria numa referência a nível mundial”, afirma Ana Jacinto, Secretária-Geral da AHRESP.
A campanha ‘Menos Plástico, Mais Ambiente’ decorre entre Maio e Outubro deste ano e irá sensibilizar empresários, consumidores, turistas, entidades institucionais e governamentais e órgãos de comunicação social.
A associação informa em comunicado que as acções previstas incluem, por exemplo, o levantamento e o diagnóstico do consumo de plásticos no canal HORECA, a disseminação de informação através de um site e das redes sociais, a presença de brigadas de promotores da iniciativa que farão a recolha de plásticos em alguns dos principais festivais de música do país, feiras e praias, a promoção de passatempos, a realização de um roadshow nacional e uma rede de estabelecimentos de restauração e alojamento que promovam e pratiquem um conjunto de boas práticas em matéria ambiental. No final da campanha, será realizada uma conferência, onde serão avaliados os resultados desta iniciativa e feita a pesagem dos plásticos recolhidos em todo o país.