Edição digital
Formação

Carlos Díez de la Lastra: “O mercado e a formação não estão à altura das oportunidades do setor”

Com a aproximação do XX Congresso da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, a Publituris Hotelaria este à conversa com Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, que marcará presença no evento para falar sobre a importância da formação executiva no contexto de trabalho internacional.

Carla Nunes
Formação

Carlos Díez de la Lastra: “O mercado e a formação não estão à altura das oportunidades do setor”

Com a aproximação do XX Congresso da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, a Publituris Hotelaria este à conversa com Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, que marcará presença no evento para falar sobre a importância da formação executiva no contexto de trabalho internacional.

Carla Nunes
Sobre o autor
Carla Nunes
Artigos relacionados
Formação
Turismo de Portugal e AHP esclarecem alojamentos sobre acessibilidade digital
Emprego
Quinta do Lago promove Open Day para recrutar novos talentos
Formação
Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego
Hotelaria
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
Alojamento
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Feiras & Eventos
Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP
Emprego
Mário Centeno: “Mercado de trabalho tem sido a estrela do desenvolvimento económico”
Indicadores
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Hotelaria
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas

Com a aproximação do XX Congresso da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, a Publituris Hotelaria este à conversa com Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, que marcará presença no evento para falar sobre a importância da formação executiva no contexto de trabalho internacional.

Com o setor hoteleiro a registar uma procura “muito elevada e uma oferta cada vez mais diversificada”, o profissional é da opinião de que a formação não está a conseguir acompanhar o nível das oportunidades disponíveis atualmente, defendendo por isso que é necessário transmitir aos alunos que “a exclusividade é o mais importante acima de tudo”, a par de uma formação de alta qualidade.

PUB

Que importância assume, de facto, a formação executiva no setor no contexto do mercado de trabalho internacional?

PUB

Estamos num setor com uma procura muito elevada e uma oferta cada vez mais diversificada. Neste contexto, a formação está a tornar-se uma prioridade para as empresas. Deixou de ser um complemento e passou a ser o valor das empresas turísticas. Nos últimos anos, vimos como os investidores apostaram muito fortemente no turismo, o que levou à criação de muito boas oportunidades no mercado de trabalho. O problema que vejo aqui é que este mercado e a formação não estão à altura destas oportunidades. Precisamos de promover uma formação hoteleira e turística de alta qualidade que faça o aluno ver que a exclusividade é o mais importante acima de tudo. Na minha opinião, o que vai fazer a diferença não é tanto o custo da oferta, mas o facto de os serviços serem impecáveis e de o tratamento pessoal ser requintado, diferenciado e discreto. Tudo isso junto fará com que a experiência seja excecional.

Considera que este tipo de formação está em falta na indústria hoteleira atualmente?

Sem dúvida. Considero necessária uma formação que promova a atenção ao pormenor, a comunicação intercultural, a agilidade na resolução de problemas e a atenção personalizada. São necessárias competências profissionais e pessoais para lidar com todos os tipos de perfis, sejam eles clientes ou pessoas de uma equipa. Os alunos da Les Roches saem da escola com uma vasta experiência no setor, graças a estágios, a uma rede de contactos e a competências de gestão adaptadas a cada modelo de negócio e especialização. Esta combinação de aspetos é a principal razão pela qual muitas empresas recorrem à Les Roches como a sua principal fonte de talento. Neste sentido, verificamos que as inscrições nos cursos universitários de turismo estão a diminuir, enquanto as nossas têm aumentado anualmente, até 65% mais na última década. Após a graduação, os nossos alunos recebem uma média de cinco ofertas de emprego das empresas mais relevantes do setor.

Que competências faltam atualmente aos profissionais que trabalham no setor há vários anos e que já receberam formação na área?

Perante a avalanche de novos avanços tecnológicos, também implementados no nosso setor, está a surgir uma competência muito necessária: a adaptação. Em todos os eventos em que participámos nos últimos meses vimos grandes espaços dedicados à tecnologia aplicada a hotéis ou empresas de turismo, sensibilizando para a necessidade de os executivos e gestores seniores se adaptarem à ideia de pensar “fora da caixa” e deixar que os desenvolvimentos mais disruptivos e inovadores do momento entrem no seu modelo de negócio.

Inteligência artificial, machine learning, automatização do check-in/check-out… não são tendências, são realidades que estão ao serviço do nosso setor e temos de saber implementá-las da melhor forma para que sejam, acima de tudo, eficientes e acrescentem valor. Por isso, uma das competências que considero muito necessárias hoje em dia é a correta adaptação às novas tecnologias e às suas aplicações. É fundamental num mundo em que estamos praticamente ligados todo o dia e no turismo não podemos ficar para trás.

E quais são as áreas de formação de executivos mais procuradas por este tipo de profissionais?

Os programas mais procurados por licenciados e profissionais no último ano letivo, no caso da Les Roches, foram o Mestrado em Direção Hoteleira Internacional, o MBA em Direção Hoteleira Internacional, a pós-graduação em Gestão Hoteleira, o mestrado em Direção de Marketing para o Turismo de Luxo e programas executivos. Para este novo ano letivo 2024/2025, dada a segmentação da indústria e tendo em vista um ano com números recorde nos diferentes subsectores, acreditamos que os novos programas de mestrado e pós-experiência, especializados nas áreas que mais crescem, como os cruzeiros ou o turismo desportivo, estão a gerar muito interesse.

Este perfil profissional procura, acima de tudo, uma especialização alargada e competências, tanto profissionais como pessoais, que lhe permitam ser capaz de liderar no seu campo de trabalho.

Esta formação executiva só é necessária num contexto internacional?

Não, de todo. A nossa visão na Les Roches é global, mas ao mesmo tempo local. Centramos a formação na capacidade de adaptação ao ambiente de cada marca. Ou seja, os alunos recebem ofertas dentro e fora das nossas fronteiras e têm a capacidade de adaptar a sua metodologia de trabalho à cultura de cada sítio, privilegiando sempre o respeito e a preservação do local. O turismo é uma linguagem sem barreiras, pelo que a qualidade e a exigência dos líderes do setor não devem conhecer limites.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos

Créditos: Depositphotos

Formação

EPHTL junta alunos e profissionais para debater perspectivas no setor

A mesa-redonda “Estágio e agora?! Uma nova realidade”, dinamizada pela Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL), já conta com duas edições.

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL) dinamiza a 2ª edição da mesa-redonda “Estágio e agora?! Uma nova realidade” na próxima terça-feira, 26 de novembro.

A sessão decorre no Lumen Hotel às 15h00, tendo como objetivo reunir alunos desta instituição de 11.º ano, nomeadamente dos cursos de Alojamento Hoteleiro, Turismo, Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, com profissionais do setor.

Para o efeito, o evento conta com duas mesas-redondas.

A primeira será moderada por João Dionísio, diretor do Inatel Costa Caparica, e terá como oradores Sérgio Bernardo, diretor do Lumen Hotel; Nuno Leandro, membro da direção da Associação de Diretores de Hotel de Portugal; Nuno Francisco, subdiretor em Portugal das Viagens El Corte Inglés; Rita Pereira, responsável de Recursos Humanos da Portway; e Liliana Conde, especialista em consultoria em gestão hoteleira e Corporate Happiness.

Já a segunda mesa-redonda contará com antigos alunos da EPHTL, como André Nunes, diretor do Pestana Beloura; Daniela Simões, assistente de direção de alojamento Radisson Hotel em Malta; Gilda Santos, chefe de sala; Rafael Santos, chef-executivo do restaurante Bardô Brasserie; e Beatriz Almeida, técnica de turismo. Estes profissionais irão partilhar as suas experiências e percursos no setor turístico e hoteleiro.

Os oradores vão abordar temas como a importância da carreira em hotelaria, a visão sobre recursos humanos no setor e as competências necessárias para quem pretende destacar-se na indústria do turismo e hotelaria.

A ideia passa por “transmitir aos alunos uma visão realista e prática sobre os desafios e oportunidades que os aguardam nestas áreas profissionais, desmistificando o receio de entrar pela primeira vez em estágio”, como explica João Dionísio, diretor do Inatel Costa da Caparica e formador no EPHTL, responsável pela conceção do evento.

O evento, cujas inscrições já se encontram encerradas, conta com 110 alunos inscritos.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais

Seis alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganharam medalhas em duas competições internacionais dinamizadas pela Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT) e European Association of Hotel and Tourism Schools (EURHODIP).

Três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze foi o resultado da participação dos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal em duas competições internacionais.

O ouro foi para Inês Claro, Augusto Pimentel Lobo e Rita Nunes Camacho, respetivamente das Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) de Lamego, Setúbal e Oeste.

A prata foi para Baltazar Santana, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e os dois bronzes foram para Lara Gomes e Dinis da Silva, respetivamente das EHT do Algarve e do Porto.

As seis medalhas foram conquistadas em duas competições, nomeadamente o concurso de Hotelaria e Turismo, dinamizados pela AEHT – Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo realizado em Riga, Letónia, e a competição organizada pela EURHODIP – European Association of Hotel and Tourism Schools, em Túnis, Tunísia.

Os dois campeonatos juntaram cerca de 500 alunos de 24 países da Europa, competindo em 17 modalidades que representam todas as áreas técnicas do Turismo, Hotelaria e Restauração.

As duas competições anuais que visam promover a excelência e a inovação nas áreas da hotelaria e do turismo, reúnem estudantes, professores e profissionais do setor para estimular o intercâmbio de conhecimentos e fomentar a colaboração entre instituições educativas e empresas do setor.

Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “a conquista destes prémios por seis alunos das Escolas do Turismo de Portugal em dois prestigiados concursos internacionais representa não apenas um motivo de orgulho, mas também um exemplo inspirador do talento e da dedicação que caracterizam a formação em turismo no nosso país. Estes reconhecimentos internacionais reforçam a importância de continuar a investir na qualificação de excelência, elevando o nome de Portugal no setor e motivando futuros profissionais a abraçarem esta área com ambição e paixão.”

Refira-se que a rede de Escolas do Turismo de Portugal tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais para o setor, aliando técnicas modernas a uma abordagem prática e inovadora. A participação em competições internacionais como o Concurso Interescolas ou campeonatos europeus, permite aos alunos experimentar o que de melhor se faz na área a nível nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais e o networking com outros futuros profissionais.

Fica a lista completa dos medalhados portugueses, das respetivas competições e categorias:

Medalhas de Ouro

  • Inês Claro / EHT Douro-Lamego | concurso de Restaurante, da AEHT
  • Augusto Pimentel Lobo / EHT Setúbal | no concurso de F&B Management, da EURHODIP
  • Rita Nunes Camacho / EHT do Oeste | concurso de Tourism Management, da EURHODIP

Medalha de Prata

  • Baltazar Santana / EHT de Portimão | concurso de Culinary Arts, da EURHODIP

Medalhas de Bronze

  • Lara Gomes / EHT do Algarve | concurso de Barista, da AEHT;
  • Dinis da Silva / Escola de Hotelaria e Turismo do Porto | concurso Decathlon, da AEHT
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”

O novo programa gratuito “Business Analytics in Tourism”, lançado pelo Porto Business School e a NOVA Information Management School – NOVA IMS, capacita profissionais do setor em análise de dados e gestão estratégica.

O curso, que decorre entre 9 de dezembro de 2024 e 14 de março de 2025, e cujas as inscrições já estão abertas, foi desenvolvido para capacitar profissionais do turismo em competências avançadas de análise de dados e gestão estratégica.

Integrado no projeto “Acelerar e Transformar o Turismo” (ATT), e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa visa preparar as organizações turísticas para enfrentar as exigências de um mercado em rápida mudança, promovendo a competitividade, sustentabilidade e inovação na experiência do turista.

Com um total de 68 horas de formação, distribuídas entre módulos online e presenciais, o programa oferece uma experiência prática e orientada para resultados tangíveis. Os participantes terão, assim, a oportunidade de aplicar ferramentas de análise de dados para antecipar tendências e otimizar a experiência turística, adquirir competências em Big Data e Inteligência Artificial (IA) para personalizar serviços e desenvolver estratégias que aumentem a competitividade e diferenciação das suas organizações. A formação será ministrada por especialistas internacionais e focada numa aplicação prática imediata.

Dirigido a profissionais e entidades do setor turístico, incluindo organizações públicas, privadas, startups e associações regionais, o programa é acessível a pessoas de diferentes backgrounds técnicos, promovendo uma experiência de aprendizagem abrangente e inclusiva. Além disso, o programa será certificado, conferindo aos participantes um reconhecimento formal das competências adquiridas.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais

A instituição tem sido requisitada por cadeias de hotéis da Grécia, Espanha e Dubai, que procuram estudantes de hotelaria e turismo desta escola para estágios.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) aumentou em 25% no número de estagiários colocados fora do país.

De acordo com a instituição, 112 dos 754 estagiários do ano letivo 2023/2024 foram colocados em estágios fora do país, em 16 latitudes – um aumento de 25% face ao ano letivo anterior, em que foram registados 90 estágios internacionais.

No pódio de destinos surgem a Grécia – principalmente os grupos Sani/Ikos e Nana Hotels –, que acolheu mais de metade dos estudantes (53%), seguida de Espanha (18%) e do Dubai (10%), na sequência de um protocolo celebrado com o grupo Jumeirah Hotels and Resorts.

A lista de destinos onde os estudantes da ESHTE estão a cumprir períodos de formação remunerada incluem ainda Marrocos, Cabo Verde, Inglaterra, França, Chéquia, Países Baixos, Canadá, St. Martin, São Tomé e Príncipe, Irlanda do Norte, Alemanha, Áustria e Dinamarca.

Os 112 estudantes a cumprir estágios internacionais provêm das cinco licenciaturas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com predominância do curso de Direção e Gestão Hoteleira, seguido de Produção Alimentar em Restauração, Gestão Turística, Informação Turística e Gestão do Lazer e Animação Turística.

“Na ESHTE, os estágios têm um caráter obrigatório, logo no segundo ano, porque são fundamentais para a ambientação dos estudantes ao contexto do mercado de trabalho, e não raras vezes resultam em propostas de trabalho após a conclusão dos cursos. O nosso ensino com pendor aplicado é muito valorizado pelo mercado e a procura pelos nossos estudantes continua a superar largamente a oferta”, salienta Carlos Brandão, presidente da instituição.

No seguimento da aposta na oferta de estágios internacionais, a ESTHE abriu portas para um evento da Placement International, uma empresa suíça de recrutamento e colocação especializada na indústria de hospitalidade de luxo.

Na sessão, realizada no Auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo (CIBT), a Placement International apresentou um portefólio com diversas opções de estágios internacionais, com enfoque em dois hotéis Ritz-Carlton localizados na Flórida, nos Estados Unidos da América.

“A procura internacional é uma tendência que tem vindo a acentuar-se e os indicadores apontam para um contínuo crescimento ao longo dos próximos anos. Por um lado, é o reflexo de um mundo cada vez mais globalizado. Por outro, reflete o desejo dos próprios estudantes. Não são apenas as questões financeiras que os movem, mas sim o desejo de ter uma visão mais alargada, de trabalharem pela primeira vez fora do país e, regressando, evoluírem na carreira com mais mundo, com maior conhecimento sobre diferentes realidades”, sintetiza João Pronto, professor-adjunto e coordenador de estágios da instituição.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

Sommet Education estabelece parceria com a HSMAI

O memorando de entendimento assinado entre a Sommet Education e a Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) na região Médio Oriente e África estabelece um conjunto de projetos e atividades entre as instituições.

A Sommet Education, que engloba as escolas Les Roches e Glion Institute of Higher Education, assinou um memorando de entendimento com a Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) do Médio Oriente e África (MEA, na sua sigla em inglês).

A parceria “estabelece um quadro para o envolvimento mútuo em projetos e atividades que irão melhorar as oportunidades de crescimento educacional e profissional na indústria da hospitalidade”, como a Sommet Education refere em comunicado.

Uma destas atividades passa pela organização de mesas-redondas executivas pela HSMAI MEA, com professores da Les Roches e do Glion Institute of Higher Education a debaterem temas como as tendências da hotelaria, a inovação e o marketing estratégico. Está ainda prevista a organização de webinars, workshops e seminários.

Através deste acordo, prevê-se também a contribuição de especialistas académicos da Les Roches e da Glion na produção de artigos de investigação e documentos técnicos para publicação no website da HSMAI MEA.

Além destas atividades, a Sommet Education será parceiro educativo na 7ª Conferência Anual de Estratégia Comercial (CSC), que terá lugar de 26 a 27 de novembro deste ano no Conrad Dubai.

“A nossa parceria com a HSMAI MEA alinha-se perfeitamente com a nossa missão de promover a excelência na hotelaria através da formação. Ao conectar os nossos alunos com uma rede profissional tão vasta, o nosso objetivo é colmatar a lacuna entre a academia e a indústria, capacitando a próxima geração de líderes da hospitalidade com percepções e oportunidades do mundo real”, refere Adrian Artimov, VP of Enrolment at Sommet Education.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Créditos: Depositphotos.com

Formação

Câmara de Lisboa dinamiza formação de gestão do risco de sismo e tsunami para hoteleiros

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) decorre esta quarta-feira, 20 de novembro, no Auditório do Alto dos Moinhos – Metro de Lisboa, entre as 09h00 e as 15h30.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) encontra-se a desenvolver um projeto relacionado com a capacitação para a gestão do risco de sismo e de tsunami por parte dos empreendimentos turísticos localizados na cidade de Lisboa, através do Programa ReSist e do Regimento de Sapadores Bombeiros, bem como do Centro Europeu de Riscos Urbanos.

A iniciativa, de acordo com a CML, decorre do facto de este território apresentar “condições propícias à ocorrência” destes fenómenos, razão pela qual realizará em parceria com estas entidades uma ação de formação dirigida a profissionais da hotelaria, sejam gestores hoteleiros, supervisores de manutenção, segurança hoteleira ou proprietários de alojamentos locais (AL).

A formação “Turismo sustentável e resiliente” decorre esta quarta-feira, 20 de novembro, no Auditório do Alto dos Moinhos – Metro de Lisboa, onde serão apresentadas medidas que podem ser implementadas nos alojamentos, sejam hotéis ou AL.

O objetivo passa por “mitigar o risco sísmico, promover a resiliência e a sustentabilidade face a fenómenos naturais e capacitar preventivamente para a avaliação e gestão de cenários de catástrofe, quer no plano individual quer no plano coletivo”, como a CML refere em comunicado.

A formação, que terá lugar entre as 09h00 e as 15h30, inclui temas como “Tsunami: factos e mitos”; “Mitigação do risco sísmico”; “Continuidade do negócio e sustentabilidade no setor hoteleiro”; “Cultura de autoproteção em ambiente de catástrofe” e “Socorro e estabilização de vítimas”.

A participação na formação é gratuita, contudo, é necessária inscrição através do link.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

Les Roches lança nova licenciatura em Sports Business Management

A Les Roches anuncia o lançamento de uma nova licenciatura Bachelor of Science in Sports Business Management. Este programa foi concebido para entusiastas do desporto, atletas profissionais e indivíduos com espírito empresarial que aspiram a carreiras no turismo desportivo e no negócio do desporto.

Carla Nunes

O programa de quatro anos, com a primeira admissão em setembro de 2025, tem por base o campus de Marbella, na Costa del Sol, em Espanha, uma região conhecida por ter mais de 90 campos de golfe num raio de 60 quilómetros, com dois meses de imersão no campus de Crans-Montana, na Suíça – sede das principais associações desportivas –, bem como um período de duas semanas no recém-criado campus de Abu Dhabi, destino popular para centenas de eventos desportivos.

Os licenciados da Les Roches têm acesso, em cada semestre, a funções e estágios em mais de 200 empresas de topo nos setores da hotelaria, do turismo e do luxo, incluindo organizações desportivas como a Fórmula 1, a FIFA, a Nike e o Comité Olímpico Internacional.

Ao longo desta formação, os estudantes vão mergulhar no ecossistema desportivo e empresarial, terminando o curso não só com conhecimentos teóricos, mas também com experiência prática e um vasto portefólio de projetos académicos que irão acrescentar um valor significativo na sua futura procura de emprego.

Conforme indica a Les Roches na sua nota de imprensa, nos últimos anos, a hotelaria e o desporto cresceram a par, e cita o Relatório do Mercado do Turismo Desportivo da Global Market Insights, que prevê que o turismo desportivo atinja aproximadamente 1,33 mil milhões de dólares a nível mundial até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta de 10%. Os números de 2023 revelaram um investimento total global de cerca de 500 mil milhões de euros, com a Europa a liderar o mercado do turismo desportivo, detendo uma quota de mais de 40%.

A mesma fonte considera ainda que o aumento das parcerias entre empresas desportivas e turísticas está a impulsionar o setor do turismo centrado no desporto, com um potencial de crescimento tangível. Estas colaborações aumentaram a atração pelos destinos, enriqueceram as experiências dos visitantes e contribuíram para o crescimento sustentado do turismo desportivo. Nomeadamente na Europa, as férias desportivas aumentaram, com mais de 200 mil milhões de euros investidos nos últimos anos. Os viajantes são cada vez mais atraídos por este tipo de aventuras ativas, que combinam a exploração cultural com atividades como caminhadas, ciclismo e esqui.

Assim, a procura crescente de turismo desportivo está a provocar a necessidade de colaboradores altamente qualificados em todo o setor, especialmente na indústria de eventos. A gestão de eventos desportivos envolve normalmente uma grande componente de hospitalidade (alojamento e F&B). Este novo programa específico de licenciatura surgiu em resposta ao boom do turismo desportivo, que representa atualmente cerca de 10% do turismo mundial, de acordo com a ONU Turismo.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Formação

Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vai ter polo em São Vicente em parceria com Portugal

Em parceria com Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vai ter um polo na ilha de São Vicente já este ano letivo, com vista a promover a qualificação e mobilidade laboral no sector turístico.

Em parceria com Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vai ter um polo na ilha de São Vicente já este ano letivo, com vista a promover a qualificação e mobilidade laboral no sector turístico.

Recebido em Lisboa, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos revelou à Inforpress, que o projeto visa fortalecer a qualificação de jovens cabo-verdianos e promover a mobilidade laboral, fatores considerados essenciais para o crescimento sustentável do turismo no arquipélago e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para acrescentar que vai permitir uma “dupla certificação” cabo-verdiana e portuguesa, proporcionando aos alunos vantagens competitivas tanto em Cabo Verde como em Portugal.

O projeto de formação em São Vicente, que irá receber apoio técnico e institucional de Portugal, pretende atender às necessidades específicas das ilhas do norte do país, complementando a oferta formativa já existente no arquipélago.

“Com o crescimento do turismo, a procura por mão de obra qualificada também aumenta. Este polo será um ponto crucial para expandir as oportunidades de formação contínua e inicial, com cursos de mais de um ano, como forma de responder a esta necessidade,” destacou o ministro citado pela mesma fonte.

Carlos Santos informou que a formação inicial começa já no próximo ano letivo, sendo que essa dupla certificação vai fomentar um turismo de “qualidade e diferenciado”.

A reunião com Pedro Machado “foi muito profícua. Tratámos de dossiês essenciais, como a mobilidade laboral e a criação deste polo que visa atender a crescente demanda de mão de obra qualificada,” afirmou o ministro.

Além do foco na formação, outros temas abordados na reunião incluíram a cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos turísticos inovadores, como o das aldeias turísticas, que visa a criação de 18 aldeias com foco no turismo de natureza e ecoturismo.

“Portugal tem uma experiência consolidada no turismo rural e ecoturismo, e essa parceria permitirá que Cabo Verde aprenda e aplique modelos que já provaram ser bem-sucedidos”, frisou Carlos Santos à Inforpress.

O governante referiu-se ainda ao alinhamento de normas e classificações hoteleiras, inspiradas na nova legislação portuguesa de alojamento local, adaptada ao contexto cabo-verdiano, onde o alojamento complementar desempenha um papel fundamental.

Conforme o ministro, a nova legislação no arquipélago, onde o alojamento local é denominado de alojamento complementar, é essencial para regular a oferta de quartos e vivendas por cabo-verdianos, incluindo imigrantes, que têm investido neste setor em expansão.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Créditos: Filipe Vera-Cruz

Formação

Conheça os 36 concorrentes apurados para o Jovem Talento da Gastronomia 2024

O concurso terá três semifinais a decorrer em novembro, à qual se segue uma grande final a 4 e 5 de dezembro. O evento terá seis categorias a concurso, sendo que a final será disputada pelos três melhores concorrentes em cada categoria.

O concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) arranca a 8 de novembro com a primeira de três semifinais e roadshows que vão percorrer o país de norte a sul. Os nomes dos 36 concorrentes apurados já são conhecidos.

O concurso de caráter nacional, organizado pelas Edições do Gosto, é dirigido a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em Portugal. Com seis categorias a concurso, os concorrentes apurados para a edição 2024 vão disputar um lugar na final nacional, que irá reunir os três mais bem pontuados de cada categoria.

A primeira semifinal terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a 8 de novembro, à qual se segue uma segunda prova a 14 de novembro, na Escola Profissional de Esposende e no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A terceira semifinal decorre a 19 de novembro na Escola Profissional Gustave Eiffel – Campus Entroncamento, com a grande final a ter lugar nos dias 4 e 5 de dezembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

O júri do concurso será composto por um conjunto de chefes de cozinha, pastelaria, bar e sala, que será presidido por Luís Gaspar, chefe dos restaurantes Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte, em Lisboa.

Conheça abaixo a lista dos 36 apurados para as seis categorias a concurso.

Categoria Artes da Mesa ICEL

  • Marharyta Mateishena, Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão;
  • Diana Mateus, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar;
  • João Vilão, Escola Profissional Salvaterra de Magos;
  • Ricardo Dias, Escola Profissional de Hotelaria Turismo de Lisboa;
  • Gabriel Rezende, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa;
  • Guilherme Moita, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria.

Categoria Bartender INTER magazine

  • Luann Silva, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
  • Yasmin Pereira, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria
  • André Ferreira, Escola de Hotelaria dos Açores
  • Jaime Ferreira, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria
  • Alexandre Souza, Agrupamento de Escolas da Caparica
  • Tiago Novais, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Categoria Plant Based by Bonduelle

  • Guilherme Pereira, Escola de Serviços e Comércio do Oeste
  • Érica Oliveira, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa
  • Edmilson Capitão, Agrupamento de Escolas Verde Horizonte
  • André Pacheco, Escola de Formação Turística dos Açores
  • Henrique Lourenço, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
  • Rodrigo Monteiro, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria

Categoria Pastelaria Derovo

  • Muryllo Ramos, Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Leonor Correia, Escola Profissional Gustave Eiffel – Arruda dos Vinhos
  • Bernardo Lourenço, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego
  • João Couto, Nougat Pâtisserie
  • Luna Biem, Escola Profissional de Salvaterra de Magos
  • Francisco Santos, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

Categoria Tradição com Arroz Bom Sucesso

  • Mauro Júnior, Escola Profissional de Salvaterra de Magos
  • Rita Pereira, EPHTL – Pólo de Póvoa de Santa Iria
  • Sofia Barros, Escola Profissional de Salvaterra de Magos
  • Carolina Gaspar, Escola de Formação Turística dos Açores
  • Pedro Reis, Dual Portimão
  • Afonso Carvalho, Escola de Formação Turística dos Açores

Categoria Cozinha Recheio

  • Leonor Almeida, Escola Profissional de Salvaterra de Magos
  • João Picão, Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes
  • Lucas Bonifácio, Escola Secundário de Santa Maria da Feira
  • Ricardo Santos, Escola de Serviços e Comércio do Oeste
  • Francisco Moreira, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
  • Edith Filipe, Escola Profissional Gustave Effiel – Campus Entroncamento

O Jovem Talento da Gastronomia é patrocinado pela Recheio, Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle e Derovo. Os patrocinadores institucionais são a Escola Profissional de Esposende e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os parceiros são a Prochef e a Plateform.

A loiça oficial do concurso pertence à Mesa Ceramics, sendo que a competição tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da Chaîne des Rôtisseurs, da SARA – HACCP, da ACPP e da DIG-IN. A INTER magazine é a revista oficial do evento.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

Universidade Europeia e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação

A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram esta segunda-feira, 21 de outubro, um protocolo de cooperação. O objetivo passa por promover a realização de iniciativas nas áreas do turismo e da gastronomia, numa colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram esta segunda-feira, 21 de outubro, um protocolo de cooperação. O objetivo passa por promover a realização de iniciativas nas áreas do turismo e da gastronomia, numa colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

Recentemente, a Câmara Municipal de Cascais (CMC) criou o projeto Cascais Food Lab, onde pretende “dinamizar as áreas da gastronomia e turismo, e aplicá-las à gastronomia local, nomeadamente na oferta da restauração do concelho e no incremento das competências dos colaboradores desta área”, como dá conta em nota de imprensa.

Agora, no âmbito desta colaboração com a Universidade Europeia, os colaboradores municipais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nestas áreas podem usufruir de um desconto na inscrição e nas propinas para licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

Recorde-se que a Universidade Europeia oferece programas bem estabelecidos na área do Turismo e Hospitalidade como é o caso das duas licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Gestão do Turismo e as três Pós-graduações em Gestão Hoteleira, Gastronomia Criativa e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.