Animação de A a Z
Os hotéis portugueses têm apostado mais nas actividades de animação, quer dedicadas aos mais novos, quer aos mais velhos. Conheça a oferta de diversos grupos de Norte a Sul.
Patricia Afonso
GuestCentric acrescenta Dare Lisbon Hotels ao seu portefólio de clientes
Portugal soma 19 prémios nos World Travel Awards
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
EPHTL junta alunos e profissionais para debater perspectivas no setor
Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water
Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
A animação nos hotéis está vulgarmente ligada aos resorts e ao bom tempo, que é como quem diz ao Verão. Em Portugal, o negócio tem sido pouco falado, mas começa a ser relevante e a maioria dos grupos e cadeias hoteleiras já disponibiliza algum tipo de serviço neste âmbito. Falámos com marcas de Norte a Sul do País e damos-lhe a conhecer a oferta.
Turim Hotels
A Turim Hotels tem animação disponível apenas no Turim Estrela do Vau, no Algarve, entre Maio e Outubro, com “actividades diárias para adultos e crianças”.
A animação está “vocacionada para as famílias”, sendo que “há bastantes actividades para crianças, mas o que se pretende é desenvolver a boa disposição e o convívio entre os hóspedes de várias nacionalidades. Nesse aspecto, o conhecimento que as crianças travam entre si diariamente no Kids Club origina muitas vezes que esse conhecimento passe também para os pais”.
Na Turim, este serviço é feito apenas internamente, com recurso a três animadoras residentes e três profissionais no bar que também participam e colaboram nas actividades que desenvolvemos. “Apenas os shows nocturnos são contratados, mas directamente por nós, sem recorrermos a qualquer outsourcing”. “Desde 2016 que este tipo de produto tem sido uma aposta para nós. O que temos feito nestes três anos é melhorado e aperfeiçoado algumas actividades”, conclui.
Dolce CampoReal
Este resort na região Oeste tem como segmento core o MICE e, como tal, é frequentemente escolhido para acções de teambuilding. No entanto, o Dolce CampoReal não descura as famílias, que assumem maior destaque nas épocas altas, como o Verão e a Páscoa, quando a animação é reforçada com “actividades mais direccionas para este segmento e num horário mais alargado”. “É usual nestas alturas termos ainda contratação de serviços externos de animação, com parceiros locais. Todos os anos tentamos criar programas de animação diferentes e superiores ao ano anterior e como resultado desse investimento temos aumentado a percentagem de clientes repetidos”, refere a unidade. “Quando necessário, disponibilizamos uma sala de animação infantil e, de Maio a Outubro, o Welly kids park, o nosso espaço kids club, está aberto com monitores especializados e uma grande variedade de actividades”
Foi no âmbito deste tipo de serviço, que, em 2016, o Dolce CampoReal “criou um espaço dedicado à animação, o Dolce Clube Aventura, que funciona como centro de actividades individuais ou em grupo”. Neste espaço, “os hóspedes que nos visitam a lazer ou para um evento encontram uma panóplia de actividades que podem desfrutar sem sair do hotel”, como court ténis, piscina exterior, aluguer de bicicletas e “outras experiências mais radicais como stand up paddle ou aquaball”. O Dolce Clube Aventura disponibiliza ainda “experiências pela região Oeste”, como sejam aulas de surf ou de mergulho, um passeio de jeep ou uma prova de vinhos.
O Dolce CampoReal opta pelo outsourcing “na maioria das vezes”, pois acredita “que devemos trabalhar com empresas especializadas”. Neste caso, o Dolce Clube Aventura e o Welly Kids Park são geridos pela empresa local Experience Sport.
Vila Galé
O serviço de animação no Vila Galé é alargado e adequado às diferentes faixas etárias. Nas unidades algarvias, exceptuando o Vila Galé Collection Praia, e no madeirense Vila Galé Santa Cruz existe animação entre Abril e Outubro. “É diária e com várias opções: diurna para crianças, diurna para adultos e animação nocturna com propostas diferentes em cada momento”, refere a directora de marketing, Catarina Pádua.
Já no Alentejo, no Vila Galé Clube de Campo, a animação é “mais virada para o ambiente rural que caracteriza esta unidade perto de Beja”, nomeadamente, as crianças podem ir à quinta pedagógica e alimentar os animais ou fazer atividades equestres como volteio de pónei.
Também um dos mais recentes hotéis do grupo, o Vila Galé Sintra – Resort Hotel, Conference & Revival Spa, disponibiliza serviços de animação diária, tanto para crianças, como adultos, nesta faixa etária mais ligada à actividade física.
Neste grupo, a “animação para os mais novos surge sempre associada à mascote infantil da Vila Galé, o Nep, e grande parte das actividades decorre no Clube Nep”. “Normalmente, disponibilizamos até brindes como livros de histórias para colorir, lápis de cor, raquetes e bolas de praia ou baralhos de cartas, desenvolvidos especialmente para as crianças”, acrescenta Catarina Pádua.
“Os programas são preparados em conjunto pela Vila Galé e por diferentes parceiros conforme a localização do hotel”, explica a responsável, indicado que é tudo planeado “com os directores de cada unidade e as propostas de animação são ajustadas tendo em conta factores como o perfil do cliente, as características físicas e naturais, a localização geográfica e até o posicionamento do hotel”.
SANA Hotels
Na SANA Hotels, a animação é dedicada a todos os hóspedes, mas a exigência dos mais novos levou à criação do Little Stars Kid’s Club, que se destina às crianças entre os 4 e os 12 anos.
“O Grupo SANA tem hotéis de diversas categorias e todos eles estão preparados para oferecer aos seus clientes tudo o que precisam para que a sua estadia seja uma óptima experiência. Neste caso em concreto, as animações para os mais novos encontram-se focadas nas unidades que são mais destinadas a períodos de férias e em família, nomeadamente o EPIC SANA Algarve”, explica o grupo, referindo-se ao Little Stars Kid’s Club, que inclui duas piscinas exteriores para crianças. Este clube é um serviço sazonal, de Junho a Setembro, disponibiliza um programa de actividades semanais e está aberto todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
No SANA Silver Coast, o SANA Malhoa, o SANA Sesimbra e o EPIC SANA Lisboa a animação é vocacionada para os adultos, nomeadamente com uma tarde de jazz no primeiro domingo de cada mês.
PortoBay Hotels
“Todos os hotéis PortoBay, tanto em Portugal como no Brasil, apresentam um programa de animação próprio, o qual se apresenta em dois níveis”, começa por dizer o grupo madeirense, especificando que existe uma “programação rotineira e semanal de cada hotel, onde constam propostas e actividades que variam de unidade para unidade”, como, por exemplo, provas de vinho, música ao vivo, aulas de português, hidroginástica, mergulho, visitas guiadas. “Estas actividades têm dinâmicas diferentes em função da altura do ano.”
Por outro lado, o PortoBay desenvolveu há uns anos o projecto PortoBay Events, que “propõe um calendário de eventos diversificado tendo por palco não só os nossos hotéis, como os principais eventos de cada um dos destinos onde PortoBay está presente.” Aqui, “somos produtores dos mesmos e tratamos de toda a sua divulgação” e “actuamos em áreas que reforçam a gastronomia, a cultura e a autenticidade dos destinos onde operamos”. São exemplo a Rota das Estrelas, PortoBay Wine Week, PortoBay Chocolate and Madeira Wine Week, entre outros.
Tratam-se de actividades que “decorrem ao longo de todo ano. Reforçam por um lado, propostas de época alta, como Natal, Festa da Flor, Carnaval, Passagem de Ano e animação de Verão. Por outro lado, em épocas com menor procura, criámos eventos que ao longo dos anos nos permitiram aumentar a ocupação e, simultaneamente, comunicar alternativas do destino e do hotel”.
Também a PortoBay Hotels tenta atrair todos os hóspedes nestas animações, independentemente da sua idade, e recorrer quer a serviço interno, quer a outsourcing.
DHM
Mix é a palavra que mais se adapta à DHM e ao serviço de animação prestado nas diversas unidades do seu portefólio. Dos 13 hotéis, apenas quatro não oferecem este serviço: Palácio da Lousã, Olaias Park Hotel, Azor Hotel e Furnas Boutique.
No Laguna, no The Crest, no Vila Monte Farm House e no Monte Real Hotel a animação é dedicada aos mais novos – embora neste último “com tendência a alargar aos adultos”, enquanto no Alpinus, Eden, Praia Verde e no Santiago Hotel Cooking and Nature haja actividades para miúdos e graúdos. Já no Villa C, o serviço de animação, embora dedicado a ambas as faixas etárias, “acaba por captar mais adultos”.
Também o período durante o qual as actividades de animação estão disponíveis varia de hotel para hotel, com o Alpinus, o Eden, o Villa C e o Santiago Hotel Cooking and Nature a providenciar o serviço durante todo o ano. A animação no Laguna, no The crest e no Monte Real Hotel funciona apenas na época alta, que nesta última unidade está limitada a Julho, Agosto e fins-de-semana. No Vila Monte Farm House, o kids club – clube de actividades dedicado às crianças existente em diversas unidades – funciona em Julho e Agosto, enquanto as experiências são providenciadas o ano inteiro. No Praia Verde, existem actividades todo o ano, “porém adaptam-se de acordo com a estação e condições climatéricas”.
A DHM recorre ao outsourcing para os serviços de animação na maioria dos hotéis. Apenas no Praia Verde e no Santiago Hotel Cooking and Nature é que a animação é garantida internamente. No Monte Real Hotel, “ainda que recorramos a parceiros e fornecedores para programar e disponibilizar as actividades, a organização e gestão fica sempre do lado do hotel”.
NAU Hotels & Resorts
A NAU Hotels & Resorts disponibiliza “uma ampla oferta de serviços de animação” em todos os hotéis sob exploração no Algarve: São Rafael Atlântico e São Rafael Suites, na praia de São Rafael, Salgados Palace, Salgados Palm Village e Salgados Dunas Suites, nos Salgados, Morgado Golf & Country Club, no concelho de Portimão; assim como na unidade alentejana Lago Montargil & Villas. E estes serviços “consistem num conjunto de três tipologias de actividades, direccionadas a todos os membros da família: animação infantil (kids club), animação desportiva e animação musical”.
Apesar da sazonalidade que atinge de forma mais premente a zona Sul do País, a animação nas unidades NAU “desenvolvem-se num intervalo de tempo que ultrapassa em muito a dita época alta. Temos hotéis onde a oferta de serviços de animação tem lugar diariamente de Março a Outubro, durante oito meses, de forma a dar resposta às necessidades dos nossos clientes, alojados em regime de all inclusive. Em outros hotéis as actividades ocorrem de forma mais concentrada, entre Junho e Setembro”.
Na NAU, a animação é “assegurada pela UAU, empresa que é responsável pela contratação de todos os monitores e animadores”.
Pestana Hotel Group
O Pestana Hotel Group destaca os programas no Algarve e Porto Santo, na Madeira, referindo que, “a Sul, as actividades são direcionadas para os mais novos”.
“Hotéis como Pestana Alvor Praia, Pestana Vila Sol, Pestana Algarve Race, têm locais apropriados para entreter os mais novos, onde se juntam algumas actividades como peddy paper, caça ao tesouro, jogos e piqueniques, entre outros”, indica o grupo, acrescentando que, na ilha de Porto Santo, as unidades Pestana Porto Santo e Pestana Colombos, “além de possuírem um kids club para os mais novos, acrescentam algumas actividades para adultos, uma vez que estes hotéis operam em regime all-inclusive. Neste caso específico, o serviço é do Chapitô, que já há alguns anos é parceiro dos hotéis”.
Neste grupo, as actividades de animação só estão disponíveis na época alta, “devido à sazonalidade destas regiões”.
SHotels
Tal como referimos na última edição da Publituris Hotelaria, a SHotels requalificou a sua oferta hoteleira, começando pela aposta em actividades de animação no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, em Tróia.
Assim, nesta unidade, foi iniciado o ‘Projecto Famílias’, dedicado a todas as idades. Com esta aposta, foram criados três espaços para os mais novos: o Baby Corner; o Kids Club, dos aos 12 anos; e o Teens Club. Isto, além das propostas variadas de entretenimento, desde jogos na piscina, campo de ténis, percursos pedestres, desportos aquático, golfe, visitas às Ruínas Romanas, entre outros.