Fornecedores

OLI investe 4M€ em ampliação de fábrica em Aveiro

A empresa informa que o projecto “visa a criação de um espaço inovador de armazenamento semi-inteligente de 5.000 metros quadrados, numa área total nova de 8.000 metros quadrados”.

Fornecedores

OLI investe 4M€ em ampliação de fábrica em Aveiro

A empresa informa que o projecto “visa a criação de um espaço inovador de armazenamento semi-inteligente de 5.000 metros quadrados, numa área total nova de 8.000 metros quadrados”.

A OLI, empresa da Europa do Sul que mais autoclismos produz, vai investir quatro milhões na ampliação da sua fábrica em Aveiro, com vista à criação de um complexo industrial de 22 mil metros quadrados.

Em comunicado, a empresa informa que o projecto “visa a criação de um espaço inovador de armazenamento semi-inteligente de 5.000 metros quadrados, numa área total nova de 8.000 metros quadrados”.

“Após a sua conclusão, em 2018, o complexo industrial da OLI envolverá 22.000 metros quadrados”, sublinha. Na nota, a empresa assinala que, neste ano, já investiu um total de nove milhões de euros no sector, valor que se soma aos cinco milhões de euros investidos em 2016 — três milhões de euros destinaram-se à construção de uma nova fábrica de moldes e dois milhões à criação de um novo laboratório de inovação e ao alargamento da área fabril.

O presidente da OLI, António Oliveira, sustenta que este investimento “é dirigido à expansão da área industrial e de armazenamento, assim como à aquisição de alta tecnologia, com o objectivo de aumentar a eficiência operacional”.

“Acreditamos ser determinante para melhorar a competitividade da empresa à escala mundial”, acrescenta. Sediada em Aveiro, a OLI está presente em 70 países de todo o mundo, para os quais exporta 80% da produção.
Os 380 colaboradores da empresa produzem, por semana, 39 mil autoclismos e 159 mil mecanismos.

Fonte: Jornal Construir

PUB
PUB
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Just Frame It
Fornecedores

GuestCentric aponta para desaceleração de preço médio e aumento na procura hoteleira para 2025

O CEO da empresa tecnológica refere que o preço médio dos hotéis do seu portefólio em Portugal assistiu a uma desaceleração no final de 2024, que continua a verificar-se em 2025. Contudo, o aumento do número de reservas tem equilibrado a equação. Com as reservas em dispositivos móveis a ganharem destaque no setor hoteleiro, a GuestCentric apostou em novas atualizações na sua plataforma HyperCommerce’25.

Carla Nunes

De acordo com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, os hotéis em Portugal do seu portefólio assistiram a uma desaceleração do preço médio no final de 2024, ano que caracteriza de forma global como “extraordinário, o melhor de sempre”. Com a desaceleração deste indicador a manter-se em 2025, o CEO refere, contudo, que “a procura tem crescido muito”, apontado para crescimentos nos hotéis entre os 7% e os 9%.

O profissional falou com a Publituris Hotelaria durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, aquando da apresentação da nova versão do HyperCommerce’25, uma plataforma que reúne várias ferramentas da GuestCentric que trabalham para a melhoria das reservas diretas dos hotéis.

O novo motor de reservas foca-se particularmente na facilitação das reservas em dispositivos móveis, um fator que Pedro Colaço acredita ser uma forte tendência no mercado hoteleiro atualmente.

“Cerca de 60% das visitas ao website [dos nossos clientes] já são feitas em dispositivos móveis e as reservas andam entre os 30% e os 40%. Há um gap entre o que as pessoas procuram e o que efetivamente reservam, e esta nova solução é precisamente para fechar este gap. Acreditamos que com uma solução mais ágil vamos conseguir que 60% das reservas sejam efetivamente a nível das reservas diretas”, afirma o CEO da GuestCentric.

Em comunicado, a empresa aponta ainda que das unidades hoteleiras do seu portefólio, os websites dos hotéis tem verificado um aumento de 38% nas reservas diretas, enquanto os canais móveis registam um aumento de 44%.

Para o efeito, o CEO garante que a empresa fez “um enorme estudo de usabilidade”, através do qual concluiu ser possível “fazer reservas em menos de um minuto num telemóvel”.

Além da experiência de navegação e reserva mais rápida, o novo sistema permite a finalização da compra de forma instantânea com Google Pay e Apple Pay, além de integrações nativas com Google, Apple e Facebook. Conta ainda com um sistema de personalização inteligente, através do qual possibilita a exibição automática de quartos, pacotes e extras relevantes, com base nas preferências dos hóspedes. Acrescem as promoções dinâmicas, bem como as reservas de grupo simplificadas.

A aposta nas reservas através de dispositivos móveis surge da crença da GuestCentric de que a geração Z, que “está muito focada nos dispositivos móveis”, será “a partir do próximo ano a geração que mais viaja”. Contudo, o CEO acredita que o comportamento desta geração será contagioso para as restantes.

“Diria que a inteligência artificial, a rapidez, a performance e o foco na reserva direta serão os pontos mais importantes para 2025”, termina.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Fornecedores

Atrian dinamiza Open Days entre março e abril

A empresa portuguesa dedicada à produção de alimentos ultracongelados dinamiza uma série de Open Days entre 12 de março e 2 de abril, onde dará a conhecer as novidades da empresa para a hotelaria. Em destaque estarão as novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel.

A Atrian Indústria Alimentar volta a promover os Open Days, distribuídos entre Porto, Açores, Lisboa e Algarve.

O objetivo passa por dar a conhecer aos atuais e potenciais clientes as novidades da empresa, com particular destaque para as novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel.

Serão também apresentadas a linha de Pão Cristal; tendências como o Croissant Roll para hambúrgueres e sanduíches; o Croissant Fusion Cacau e o K-Bueno Fusion. Na categoria de Pães Brioche, serão dadas a conhecer opções como o bagel e o pão de cachorro.

Os Open Days da Atrian começam no Porto, de 12 a 13 de março, e têm lugar no Work Espaço Criativo. Seguem depois para os Açores, de 19 a 20 de março, no The Lince Hotels.

Em Lisboa, os Open Days da Atrian têm lugar de 26 a 27 de março no Chef’s Agency Studio, terminando de 1 a 2 de abril no Algarve, no Grande Real Santa Eulália.

O evento, de entrada gratuita, carece de inscrição obrigatória através de um formulário disponível no website da Atrian.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Fornecedores

HiJiffy estabelece integração com o Expedia Group

Através desta integração, os hoteleiros conseguem gerir as mensagens com os hóspedes a partir de uma única plataforma, através da consola da HiJiffy.

A HiJiffy celebrou uma nova integração com o Expedia Group. Desta forma, os hoteleiros conseguem agora gerir as mensagens de hóspedes provenientes do Expedia Group de forma centralizada, diretamente na consola da HiJiffy.

Com esta integração, os hoteleiros deixam de precisar de aceder manualmente ao Expedia Partner Central para gerir as mensagens dos viajantes.

A partir da consola da HiJiffy, os profissionais de hotelaria conseguem aceder ao histórico completo das conversas de cada hotel; pesquisar de forma rápida mensagens específicas e enviar mensagens com anexos. A consola permite ainda notificações em tempo real para mensagens antes, durante e após a estadia, garantindo maior agilidade no atendimento. Estas mensagens tornam-se inativas três anos após a criação da conversa, ou um ano após a data de check-out da reserva.

Com esta integração, a HiJiffy pretende que “os hotéis ganhem eficiência operacional e aumentem a capacidade de resposta, proporcionando interações mais personalizadas e sem fricção”.

“O nosso objetivo é simplificar a comunicação dos hotéis através de uma solução tudo-em-um. A integração com o Expedia Group permite que os nossos clientes centralizem todas as interações com os hóspedes, poupando tempo e proporcionando um serviço mais ágil e personalizado”, destaca Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, em nota de imprensa.

A integração já está disponível para todos os clientes da HiJiffy.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Website do grupo Casais
Construção

Casais entra na Arábia Saudita através de joint venture com o Nahaz Investment Group

A recém-criada Casais Entirez surge de uma joint venture entre o grupo Casais e o Nahaz Investment Group. O objetivo passa por uma execução de projetos “mais rápida, sustentável e eficiente” na Arábia Saudita, de acordo com o grupo.

O grupo Casais entra no mercado da Arábia Saudita com a Casais Entirez, que surge de uma parceria com o Nahaz Investment Group.

Em nota de imprensa, o grupo de construção português refere que esta joint venture permite ao Casais “introduzir a sua experiência em construção industrializada e sustentável na Arábia Saudita, contribuindo para a modernização das infraestruturas do Reino e para os objetivos da Visão Saudita 2030”.

No mesmo documento é referido que “a Casais Entirez introduzirá tecnologias avançadas de construção na Arábia Saudita”, com a promessa de uma execução de projetos “mais rápida, sustentável e eficiente”.

Segundo Henrique Pereira, diretor-geral do grupo Casais do Médio Oriente, “para além de entregarmos projetos de construção industrializada de alta qualidade, o nosso objetivo é fomentar o crescimento económico local, colaborando com fornecedores, empreiteiros e programas de desenvolvimento da força de trabalho saudita”.

André Rocha, membro executivo do conselho do grupo Casais e da Casais Entirez, acrescenta que “a Casais Entirez representa o compromisso a longo prazo do grupo Casais com a evolução da Arábia Saudita, trazendo a expertise em construção industrializada para acelerar os prazos dos projetos, melhorar a qualidade e otimizar a eficiência”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Travel, suitcase and business people in airport lobby for global collaboration, teamwork and professional negotiation with wealth, luxury and rich. Corporate lawyer team in suit and luggage at hotel
Fornecedores

Sabre Hospitality lança SynXis Pay para melhorar pagamentos e simplificar transações hoteleiras

A Sabre Hospitality anunciou esta segunda-feira os seus planos para lançar em fases, nos próximos meses, o SynXis Pay, uma nova solução concebida para resolver desafios de pagamento tanto para viajantes como para hoteleiros.

Para os viajantes, o SynXis Pay integra-se com mais de 250 métodos de pagamento alternativos, incluindo Apple Pay, Google Pay, PayPal, Klarna e WeChat Pay, proporcionando maior flexibilidade no momento do pagamento nos websites dos hotéis. Além disso, permite uma experiência de checkout expresso no SynXis Booking Engine quando o hóspede seleciona Apple Pay ou Google Pay.

Estas integrações são apenas uma parte da equação. Para os hotéis, o SynXis Pay reduz a complexidade de gerir múltiplos tipos de pagamento num único local. A camada de orquestração de SynXis Pay, impulsionada pela CellPoint Digital, otimiza a aceitação global de pagamentos ao conectar-se a várias gateways e ativar dinamicamente os métodos de pagamento mais relevantes com base na localização do hóspede.

Em colaboração com outros parceiros do setor, os hotéis podem personalizar os pagamentos na sua moeda local, convertendo-os a partir da moeda preferida do hóspede, minimizando assim a exposição a taxas de câmbio e simplificando a reconciliação financeira.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Depositphotos.com
Formação

HotelShop+SocialShop dinamiza seminários sobre “Gestão de Compras para Hotéis e IPSS”

A partir de 5 de março, a HotelShop+SocialShop vai realizar seminários em cidades como Setúbal, Santarém, Portimão e Faro. As sessões, de caráter formativo, destinam-se a profissionais de hotéis e instituições sociais.

A HotelShop+SocialShop, em parceria com a revista Best Buyer, vai dinamizar uma série de seminários sobre “Gestão de Compras para Hotéis e IPSS” em várias cidades portuguesas.

Os seminários gratuitos, de caráter formativo, tem como principal objetivo “aprimorar as práticas de gestão de compras nestes setores”, de acordo com a organização, para que os profissionais do setor possam “otimizar métodos de gestão do abastecimento, melhorar processos e reduzir custos de maneira eficiente”, como indicado em nota de imprensa.

Estas sessões, destinadas a profissionais de hotéis e instituições sociais, incluem treino sobre técnicas de negociação, gestão de stocks e avaliação de fornecedores. O primeiro seminário decorre a 5 de março, em Setúbal. Os restantes terão lugar a 18 de março, em Santarém; a 26 de março, em Portimão; e a 10 de abril, em Faro. Está ainda em vista a organização de seminários noutras localidades, de acordo com a HotelShop+SocialShop, “em datas a anunciar”.

A central de compras do setor hoteleiro e social afirma já ter efetuado mais de 50 ações de formação em gestão de compras, representando um conjunto de 800 associados.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Fornecedores

As tendências da Chromolite na Ambiente 2025

A procura por cutelaria de gama média-alta tem marcado as tendências em hotelaria, segundo Bárbara Silva, do departamento comercial da Chromolite. Se a cutelaria colorida tem ganho destaque, com a cor terracota a assumir “um grande peso”, as linhas clássicas continuam a ser requisitadas, particularmente em tons dourados.

Carla Nunes

A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.

Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

A procura por cutelaria de gama média-alta tem marcado as tendências em hotelaria, segundo Bárbara Silva, do departamento comercial da Chromolite. Se a cutelaria colorida tem ganho destaque, com a cor terracota a assumir “um grande peso”, as linhas clássicas continuam a ser requisitadas, particularmente em tons dourados.

Que produtos trouxeram para a Ambiente?
Somos produtores de cutelaria em Portugal e temos várias ofertas, desde modelos mais modernos a modelos mais clássicos. Temos alguns modelos que são bestsellers, mas isto varia muito consoante o cliente, o tipo de mercado que o cliente procura atingir. Diria que estamos a caminhar cada vez mais para uma gama média-alta, inclinado para uma gama mais alta. [Nesta gama] temos os nossos modelos Kosmos e Queen. Temos também um modelo com desenho trabalhado, que tem tido bastante impacto, sobretudo nesta feira. Neste mundo, tudo importa, não só o desenho, mas também o peso, o equilíbrio que o próprio talher tem, que são detalhes que nós priorizamos acima de tudo.

Quais é que têm sido os vossos principais mercados?
Diria que o grande foco é Espanha e o resto da Europa, como a Dinamarca, Suécia, Alemanha e Itália, além da China.

Qual é que é a percentagem entre mercado nacional e internacional?
70% para o mercado internacional.

Dentro da vossa área de atuação, que tendências identifica para o setor hoteleiro este ano?
Nota-se que para este ano, e provavelmente também para o ano seguinte, as cores de terracota estão em grande peso. Acho que o clássico nunca sai de moda, mas temos vindo cada vez mais a receber clientes que procuram realmente a diversidade. As apostas em cores são grandes, mas mantendo também sempre aquela linha clássica, com o tom dourado. O preto, nem tanto, mas o dourado, sem dúvida alguma que é o que tem mais saída.

*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Fornecedores

As tendências da Silampos na Ambiente 2025

As frigideiras que permitem a distribuição uniforme do calor dos alimentos, mas também as pequenas caçarolas de servir à mesa, fazem parte da aposta da Silampos para o segmento hoteleiro em 2025.

Carla Nunes

A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.

Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

A Silampos, empresa portuguesa que exporta para 50 países, esteve presente com vários produtos da marca, entre os quais a loiça multilayer. A coleção de frigideiras, caçarolas e woks conta com três camadas, duas em aço inoxidável e uma em alumínio, que permitem uma distribuição uniforme do calor e a manutenção da temperatura dos alimentos. Aníbal Campos, CEO da Silampos, explicou durante a feira que esta é uma das apostas da empresa para o segmento hoteleiro.

Que produtos trouxeram para a Ambiente?
Na hotelaria somos especializados em termos de panelas, frigideiras, caçarolas. Não somos uma empresa que tenha um leque muito grande de produtos de hotelaria. É uma gama relativamente limitada, mas estamos a ter crescimento sobretudo com um novo produto, que é a loiça multilayer, principalmente nas frigideiras. A loiça multilayer tem uma vantagem, que é uma distribuição uniforme do calor, portanto, com maior rentabilidade.

Quais são os vossos principais mercados?
Exportamos para 50 países. Portugal representa entre 40 a 45%. Depois, segue-se França, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Egito, Emirados Árabes, Rússia e Alemanha.

Qual é a percentagem entre segmento de hotelaria e consumo lar?
A hotelaria não representará mais de 10%.

É um segmento no qual pretendem crescer?
Sim, temos vindo progressivamente [a crescer], sem ser o nosso foco principal na produção. Mas funciona como complemento. Até porque hoje o pequeno restaurante não utiliza tanto as grandes panelas. Agora, é evidente que as grandes cozinhas utilizam a loiça de hotelaria de grandes dimensões. Os restaurantes hoje fazem uma coisa que é muito importante, que é levar a caçarola à mesa, e normalmente já preferem caçarolas que tenham algum design, não a peça robusta que se utiliza na cozinha de hotelaria. Portanto, hoje o consumo da hotelaria é mais misto, em relação àquilo que era antigamente.

*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Feiras & Eventos

HostSpeakers regressa à BTL 2025 com 2.ª edição

A Host Hotel Systems organiza nos dias 12 e 13 de março, durante a BTL 2025, a 2.ª edição do HostSpeakers.

A Host Hotel Systems marca, de novo, presença na Better Tourism Travel Market (BTL) 2025, de 12 a 16 de março, na FIL, em Lisboa, com a segunda edição do HostSpeakers, que acontece nos dias 12 e 13 de março.

Esta iniciativa da empresa de software hoteleiro reunirá nomes do setor para debater as principais tendências e desafios da hotelaria, turismo e tecnologia. Marcas de renome como FLEXIPASS, Customer Alliance, EISI SOFT, SHR, The Hotels Network, Guestdash, BEONx, Plusgrade, Voxel, IDeaS, Be Safe e Hoxell já confirmaram a sua presença. Além disso, várias round tables acontecerão no stand (3D24 do Pavilhão 3), com debates sobre temas estratégicos como a aplicação da Inteligência Artificial na hotelaria e a hiper-personalização da experiência do hóspede. Estas discussões irão explorar as oportunidades e desafios do setor, proporcionando insights valiosos para os profissionais da área.

No decorrer do HostSpeakers, a Host Hotel Systems apresentará, em primeira mão, as suas mais recentes novidades no Ecossistema Host, que otimiza e conecta todas as etapas da jornada do hóspede, garantindo eficiência operacional e personalização.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer em detalhe as inovações que estão a redefinir a hotelaria e como podem aplicá-las nos seus próprios hotéis para se manterem competitivos num mercado em constante evolução.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Rui Tavares, diretor comercial para a hotelaria e mercado externo na Vista Alegre
Fornecedores

As tendências da Vista Alegre na Ambiente 2025

A oferta de loiça para o segmento de fine dining, com pratos de assinatura de chef, mas também uma linha manual feita em vidro e uma gama de cafetaria em grés compõe alguns dos lançamentos da Vista Alegre.

Carla Nunes

A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.

Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria. Nas próximas semanas, a Publituris Hotelaria dá a conhecer a oferta de algumas destas empresas e as tendências que antecipam para 2025.

Na opinião de Rui Tavares, diretor comercial para a hotelaria e mercado externo na Vista Alegre, o setor tem sido marcado pelo regresso da tendência vintage, mas também das coleções brancas, que “estão a recomeçar a ter uma preponderância que tinham perdido há alguns anos”. A oferta de loiça para o segmento de fine dining, com pratos de assinatura de chef, mas também uma linha manual feita em vidro e uma gama de cafetaria em grés compõe alguns dos lançamentos da empresa.

Que produtos trouxeram para a Ambiente?
A Vista Alegre trabalha em diversos setores e é uma empresa bastante eclética no que à hotelaria diz respeito. Temos tentado trazer um bocadinho de cada um dos segmentos em que operamos, quer no very fine dinning, no fine dining, nos pratos de assinatura de chef, quer no casual dining. Aliás, estamos até nomeados para dois prémios de design com duas das nossas coleções, quer nos pratos de assinatura de chef, quer nos de casual dinning. Uma das nossas forças é estarmos a trabalhar um bocadinho em tudo.

Linha Shangri-la, vencedora na categoria de “Casual Dinnerware” no concurso Tableware International’s Awards of Excellence 2025

Há alguma linha que tenha captado mais o interesse dos visitantes?
A linha Art.Made, que é a nossa linha de segmento mais alto, tem sempre um “wow factor” que chama muita gente. Lançámos uma linha manual feita em vidro que pelas suas cores e formas muito orgânicas está a ter muito interesse. Depois, temos como sempre as nossas linhas novas que vão causando mais ou menos interesse em mercados onde façam mais ou menos sentido. Diria que a nossa linha para buffet está a ter muita aceitação [também].

Quais são os vossos principais mercados aqui na feira?
Pela geografia em que estamos, naturalmente os mercados europeus são os que nos visitam mais, mas não deixamos de ter bastantes visitas quer do Médio Oriente, quer da Ásia, quer da América Latina. Esta é “a feira” em termos do segmento de mesa a nível mundial e, como tal, está a ter bastante sucesso, e muito melhor que o ano passado. Estamos a ter mais contactos e com mais qualidade – são pessoas mais interessadas, que sabem melhor aquilo que querem, que entendem melhor o tipo de produto e conceito que estamos a apresentar, e isso normalmente traduz-se em mais negócio. Diria que 90% dos clientes já conhecem a marca Vista Alegre.

Nova linha em vidro da Vista Alegre

Dentro da vossa área de atuação, que tendências identifica para o setor hoteleiro este ano?
Uma das tendências que notamos é o regresso da tendência vintage, e para isso criámos a coleção Jane. Notamos também que as coleções brancas estão a recomeçar a ter uma preponderância que tinham perdido há alguns anos, porque o mercado é de ciclos, e o facto de termos lançado no segmento de grés a cafetaria, está a trazer um interesse renovado a esse segmento, também.

Coleção Jane

*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.