Preços dos 5 Estrelas foram os que mais cresceram em Setembro
O preço médio por quarto ocupado subiu 8,6%, destacando-se os hotéis de cinco estrelas que registaram uma variação de mais 12,3%.
Carina Monteiro
Vila Galé salva 13.350 refeições em parceria com a Too Good To Go
Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto
Viceroy at Ombria Algarve já abriu portas
Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Oásis Atlântico Praiamar investe em renovações
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Hotéis Marriot em Portugal celebram a Global Customer Appreciation Week
Em Setembro de 2016, a hotelaria nacional registou uma taxa de ocupação de 86,8%, o equivalente a um aumento de 2,2% face ao mesmo mês do ano anterior. De acordo com o AHP Tourism Monitor, divulgado esta quarta-feira, dia 23 de Novembro, Setembro foi um mês positivo para quase todas as categorias, destacando-se as unidades de quatro estrelas com uma variação de mais 2,5 p.p. face a Setembro de 2015. No entanto, as unidades de duas estrelas registaram um decréscimo de 1,4 p.p.
O preço médio por quarto ocupado subiu 8,6% (fixou-se nos 87,9 euros), destacando-se os hotéis de cinco estrelas que registaram uma variação de mais 12,3% e o RevPar – preço médio por quarto disponível – aumentou 11% (fixou-se nos 76,3 euros).
A receita média por turista no hotel foi de 127 euros (mais 11,4% do que em Setembro de 2015) e a estada média de 1,97 dias, mais 3,1% do que no período homólogo.
Os destinos turísticos com a taxa de ocupação quarto mais elevada foram Madeira (93,9%), Grande Porto (92,7%) e Lisboa (92,1%) e os que obtiveram o RevPar mais elevado foram Lisboa (98,5 euros), Algarve (89,3 euros) e Estoril/Sintra (77,2 euros).
“Setembro foi um bom mês para a hotelaria nacional e em especial para a Madeira que registou um crescimento da taxa de ocupação de 5% face a 2015. Acreditamos que este aumento se deve essencialmente aos eventos realizados na Madeira, nomeadamente a Festa do Vinho e à 6ª etapa da Extreme Sailing Series. De destacar ainda a excelente taxa de ocupação na Região Oeste com 74,7%, o que representa uma subida de 9,4% face a Setembro de 2015, o que terá ficado a dever-se à realização da única prova europeia de golfe em Portugal. Em contrapartida, não podemos deixar de referir a descida da taxa de ocupação em algumas regiões do País como as Beiras e Estoril/Sintra”, conclui Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP.