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17 chaves para o mercado de emprego da atualidade

Loles Sala, People & Cultural Director para o ManpowerGroup, apresenta 17 chaves para o mercado de emprego, segmentando-as em quatro campos: mudanças demográficas, preferências individuais, adoção tecnológica e motores de competitividade.

Carla Nunes
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17 chaves para o mercado de emprego da atualidade

Loles Sala, People & Cultural Director para o ManpowerGroup, apresenta 17 chaves para o mercado de emprego, segmentando-as em quatro campos: mudanças demográficas, preferências individuais, adoção tecnológica e motores de competitividade.

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Loles Sala, People & Cultural Director para o ManpowerGroup, marcou presença no H&T, Salón de Innovación en Hostelería – um evento dirigido para os profissionais do canal HORECA e da indústria do turismo em Espanha – para apresentar aquelas que considera ser as 17 chaves para o mercado de emprego da atualidade.

Num mundo que se caracteriza cada vez mais como frágil, ansioso, não linear e incompreensível (BUNI, na sua sigla em inglês), Loles Sala explica que tanto empregadores como colaboradores têm de reter que “a aprendizagem deixa de ser uma coisa de crianças para ser algo de todos”, remetendo para a importância da formação ao longo da vida – seja ela nas escolas, universidades e centros de formação, ou fora das salas de aula, nas organizações.

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Nesse sentido, a profissional apresenta 17 chaves para o mercado de emprego, segmentando-as em quatro campos: mudanças demográficas, preferências individuais, adoção tecnológica e motores de competitividade.

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Mudanças demográficas

Revolução da geração Z: No âmbito das mudanças demográficas, Loles Sala aponta para a revolução da geração Z, que classifica como “muito crítica” em relação às empresas, exigindo-lhes cada vez mais um compromisso “com o impacto climático, a diversidade e a equidade e inclusão”. Uma vez que a profissional aponta que esta geração representará 27% da população ativa em 2025, urge as organizações a pensar nestas questões e a implementá-las nas empresas.

Ativismo corporativo: Neste ponto, Loles Sala incentiva as empresas a pensar em “propósito, pessoas e prosperidade”. A questão que os colaboradores colocam é a de se as empresas têm as mesmas preocupações que os próprios, razão pela qual a profissional indica que existe a necessidade de as empresas compreenderem antes de serem compreendidas.

Learnability, ou seja, a “capacidade e curiosidade para aprender num ambiente em mudança de maneira permanente”. Se isto pode ser feito “na universidade, centros de formação e nas escolas”, Lola Sala lembra que a aprendizagem também decorre “fora da sala de aula, nas nossas organizações”. Indica ainda que existem “duas novas competências que não sabemos dominar: a capacidade de compreender o comportamento humano e de assegurar vínculos com as pessoas” – aquelas que designa como heartskills).

Dizer sim ao talento sénior: A profissional lembra que, atualmente, “temos dificuldade em encontrar o talento necessário de forma exagerada, em comparação com as gerações anteriores”. Por essa razão, “precisamos de todo o talento disponível”.

Preferências individuais

Não a uma vida cheia de trabalho, mas a uma vida plena: Segundo Loles Sala, os millenials querem melhorar o balanço da sua vida pessoal com a profissional. Por essa razão deixa a questão: O que é que as empresas vão fazer para mudar modelos de negócio, para termos uma vida plena?

Flexibilidade, conexão pessoal e igualdade: A profissional indica que as mulheres são as que mais valorizam o aspeto social e a conexão, procurando mais estabilidade e oportunidades de aprender.

Menos horas, mais produtividade: “Os únicos modelos de negócio que vão funcionar são os que vão conseguir este equilíbrio”, de acordo com Loles Sala. Neste campo, a modalidade de trabalho de quatro dias por semana é a mais referida para conseguir balancear estes dois pontos, pelo que a profissional aconselha as empresas a ponderar qual o modelo que melhor as pode servir.

Menos pressão, mais empatia, com Loles Sala a apontar para o facto de os colaboradores referirem que “gostariam que os seus chefes reconhececem o esforço necessário para realizar a sua profissão”.

Os colaboradores procuram sentir-se realizadas, não só promoções: Loles Sala indica que atualmente “as pessoas procuram mais projetos do que uma promoção”. Como refere, “a esta nova geração importa pouco a hierarquia e os títulos”.

Adoção tecnológica

Criação de talento, uma oportunidade: A profissional indica que em 2025 haverá 149 milhões de novos empregos digitais em áreas como privacidade, cibersegurança, análise de dados, machine learning e IA, cloud e desenvolvimento de software. Por essa razão, aporta para a necessidade de os profissionais reverem e adquirirem novas competências. Como reforça, “num mundo que vai tão rápido e tecnológico, a educação é uma coisa de todos”.

Reumanizar, não desumanizar: Como Loles Sala explica, há cada vez mais a necessidade de avaliarmos “como estamos, o que faz falta”, procurando “ambientes onde a confiança faz parte do trabalho”. Como resume, “confiança é a chave do nosso tempo”.

Procurar a definição dos modelos híbridos: No entender da profissional “a pandemia tornou possível ser capaz de fazer ruir crenças limitantes”. Por essa razão, urge as empresas a pensar “qual o modelo saudável para a organização”, tendo em conta qual pode pontenciar maior interação social, uma colaboração mais eficiente e mais possibilidades de promoção.

Motores de competitividade

Talento não conhece fronteiras, pelo que é necessário “pensar além fronteiras” para cobrir postos de trabalho.

Risco e resiliência num mundo em mudança: Neste ponto, Loles Sala aporta para a necessidade de “gerir riscos geopolíticos e converter dados em informação”. Como explica, hoje existe a necessidade de “trabalhar os dados de forma brilhante para tomar decisões de forma rápida”. Aponta ainda para a importância da liderança responsável – “se não liderarmos por exemplo, não haverá ninguém que nos siga”, termina.

O H&T, Salón de Innovación en Hostelería decorre de 5 a 7 de fevereiro na FYCMA – Palacio de Ferias y Congresos de Málaga e contabiliza este ano a sua 16ª edição, num total de 26.000 metros quadrados de exposição, espalhados por três pavilhões. Para esta edição são esperados mais de 16.000 visitantes profissionais, mais de 400 empresas fornecedoras de equipamentos e produtos para o setor hoteleiro e turístico, mais de 250 empresas gastronómicas e 35 chefs de referência e estrelas Michelin.

*A Publituris Hotelaria marcou presença no H&T, Salón de Innovación en Hostelería a convite da Cámara de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de Málaga.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Bolsa de Empregabilidade revela datas da Feira de Emprego do Turismo para 2025

A Feira de Emprego do Turismo, uma iniciativa da Bolsa de Empregabilidade, regressa em 2025 com cinco feiras de emprego de norte a sul do país.

A Bolsa de Empregabilidade volta a dinamizar a Feira de Emprego do Turismo em 2025, com um calendário de eventos que percorre várias regiões de Portugal continental.

A primeira feira de emprego do turismo decorre no Centro de Congressos do Algarve a 7 de fevereiro, seguindo depois para o Alentejo na Arena d’Évora, a 13 de fevereiro.

Já a 25 de fevereiro o evento segue para Coimbra, no Convento de São Francisco, terminando no Porto a 26 de março, no Palácio da Bolsa.

Para a edição de 2025 da Feira de Emprego do Turismo já estão confirmadas 125 empresas, nas quais estão incluídas a Emirates, Viking Cruises, Lufthansa, Highgate, BurgerKing, Vila Galé, Zoomarine, Uniworld Cruises, Pestana, Minor e Mystic Invest Holding.

Estarão também presentes várias pequenas e médias empresas (PME) do setor.

“A Feira de Emprego do Turismo oferece um ambiente dinâmico para recrutamento em tempo real, ao conectar as empresas diretamente a talentos qualificados. Além de promover o emprego, as empresas participantes têm a oportunidade de fortalecer as suas marcas como empregadoras de referência”, refere a organização em nota de imprensa.

As organizações que pretendam participar podem inscrever-se até 31 de dezembro deste ano através do website oficial da Feira de Emprego do Turismo.

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Inscrições para a Feira de Emprego do Turismo 2025 já estão abertas

A iniciativa da Bolsa de Empregabilidade decorre em cinco regiões, cujas datas e localizações já são conhecidas. As inscrições para as diferentes feiras estão disponíveis através do website da Bolsa de Empregabilidade quer para estudantes, quer para o público geral.

A Bolsa de Empregabilidade já abriu as inscrições para visitantes da Feira de Emprego do Turismo de 2025, que decorrerá em cinco datas e regiões, nomeadamente no Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa e Porto.

À semelhança das edições anteriores, as cinco feiras de emprego vão contar com empresas de diversas áreas dentro do turismo, desde hotelaria, restauração, agências de viagens e cruzeiros, com o intuito de ligar empresas a potenciais colaboradores, “promovendo o networking entre profissionais”, como indicado em comunicado.

A primeira Feira de Emprego do Turismo da Bolsa de Empregabilidade em 2025 decorre a 7 de fevereiro em Vilamoura, no Centro de Congressos do Algarve, seguindo depois para o Alentejo a 13 de fevereiro, no Arena D’Évora.

Já no final do mês, a 25 de fevereiro, a feira segue para Coimbra, no Convento de São Francisco.

Em Lisboa, a Feira de Emprego do Turismo decorre a 14 de março no MEO Arena, na Sala Tejo, terminando no Porto a 26 de março, no Palácio da Bolsa.

Cada público terá um horário destinado para a sua participação nas feiras, sendo que a parte da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, será reservada a escolas e estudantes, e a parte da tarde, entre as 14h00 e as 17h30, para o público geral.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no website da Bolsa de Empregabilidade.

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The Editory Collection Hotels procura profissionais para hotéis em Lisboa, Porto e Tróia

Com esta vaga de recrutamento o grupo hoteleiro pretende reforçar a estrutura comercial e de comunicação, além de contratar profissionais para os hotéis que detém em Lisboa, Porto e Tróia.

Carla Nunes

Os hotéis que integram a marca The Editory Collection Hotels abriram várias vagas na região de Lisboa, Porto e Tróia.

O objetivo passa por “reforçar a estrutura comercial e de comunicação”, bem como as equipas dos hotéis localizados nestas regiões, como a marca refere numa publicação na rede LinkedIn.

Para a The Editory Collection Hotels, o grupo está a contratar para as posições de técnico de reservas, coordenador de grupos e assistente de comunicação e relações-públicas.

Em Lisboa, mais concretamente para o Editory Riverside Lisboa Hotel, o grupo está à procura de candidatos para os cargos de empregado de mesa, cozinheiro e rececionista.

Já no Porto, neste caso para o Porto Palácio Hotel, há vagas disponíveis para cozinheiro, empregado de mesa e barman. Ainda na cidade Invicta, no Editory Boulevard Porto Hotel, procuram-se empregados de mesa e cozinheiros.

Por fim, no Editory by the Sea Troia Hotel o grupo está a contratar para os cargos de rececionista e rececionista tournat.

As candidaturas devem ser enviadas para o email [email protected].

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Bolsa de Empregabilidade dinamiza feira TourismON para atrair estudantes para o setor

O evento terá lugar em Lisboa e no Porto em dias distintos, contando com a participação de 20 e 18 empresas, respectivamente. Já se encontram pré-inscritos 200 estudantes individuais e 80 escolas, num certame que conta com a participação de empresas como a Vila Galé, PortoBay, e Glion & Les Roches.

A Bolsa de Empregabilidade dinamiza em novembro uma nova iniciativa, o TourismON, com duas feiras que pretendem “proporcionar experiências interativas que aumentam o interesse dos estudantes pelo setor do Turismo”.

A primeira feira decorre a 12 de novembro em Lisboa, na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). Já o segundo evento terá lugar a 26 de novembro no Porto, no World of Wine (WOW).

Neste evento, os participantes terão a oportunidade de “entrar em contacto com as empresas presentes, assistir a dinâmicas e perceber melhor o dia-a-dia de profissões” em áreas como hotelaria, restauração e agências de viagens. Cada empresa marca presença no evento para representar funções específicas, através da apresentação de vídeos e profissionais fardados.

Até à data, aorganização dá conta de que se encontram pré-inscritos mais de 200 estudantes individuais e 80 escolas.

Em Lisboa, o evento conta com a presença de 20 empresas de diversas áreas, tais como a Vila Galé, PortoBay, Burger King, Glion & Les Roches, Mystic Invest Holding, entre outras. Já no Porto vão estar presentes 18 empresas.

Além dos stands das empresas o evento conta com uma área dedicada a workshops de hotelaria, demonstrações práticas de cozinha e bar, showcookings e jogos interativos.

A 1ª edição do evento conta com o apoio dos parceiros merytu e Travel Generation, bem como das empresas responsáveis pelos espaços destes eventos, a ETIC e a Fladgate Partnership.

As inscrições para a participação de escolas já se encontram encerradas. Contudo, ainda há inscrições disponíveis para estudantes individuais através de um formulário online.

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Associação KIPT apresenta estudo sobre integração de imigrantes no setor do turismo e hotelaria

No próximo dia 15 de novembro, a Associação KIPT apresentará os resultados do estudo que desenvolveu sobre a integração de imigrantes no setor de turismo e hotelaria no Algarve.

A Associação KIPT, Inovação e Turismo, Laboratório Colaborativo, KIPT CoLAB, irá apresentar os resultados do estudo que desenvolveu sobre a integração de imigrantes no setor de turismo e hotelaria no Algarve no próximo dia 15 de novembro, nas instalações da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Este estudo foi desenvolvido para compreender em profundidade os perfis, motivações, expectativas, atitudes e intenções dos profissionais imigrantes que contribuem para um dos setores mais dinâmicos e importantes da região.

O desenvolvimento do estudo, conduzido pela associação cuja missão consiste na valorização da profissão em turismo, identificou três perfis de profissionais imigrantes, que vivem a profissão em turismo e hospitalidade com intensidades diferentes, facto que justifica que as suas intenções variem entre a integração a longo prazo e a transição para outros destinos ou setores.

As conclusões destacam o potencial de retenção de talentos entre imigrantes e apontam caminhos para uma integração mais eficaz dos profissionais imigrantes, respondendo tanto às necessidades das empresas quanto às expectativas dos trabalhadores.

O evento conta com um painel de discussão sobre políticas e estratégias de integração para a imigração, com intervenções do presidente do Turismo do Algarve, André Gomes; Hélder Martins, presidente da AHETA; Pedro Lopes, vice-presidente do KIPT CoLAB, ficando a apresentação do estudo a cargo de Antónia Correia, presidente do KIPT CoLAB.

A fechar a sessão, haverá ainda um a intervenção de Pedro Gaspar Ferreira, presidente da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA). O encerramento fica a cargo de Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal; José Apolinário, presidente da CCDR do Algarve; e Juan Correia, vice-presidente do KIPT CoLAB.

O evento é de acesso livre, sujeito a inscrição prévia através de um formulário.

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Mário Centeno: “Mercado de trabalho tem sido a estrela do desenvolvimento económico”

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, marcou presença no Congresso da AHRESP deste ano, onde referiu a importância do número de imigrantes recebidos para a criação de emprego em Portugal e o facto de o salário ser uma “peça fundamental” para enfrentar desafios futuros. A necessidade de retirar os apoios criados nas crises pandémica e energética foi outro dos pontos abordados.

Carla Nunes

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, participou este sábado, 12 de outubro, numa sessão do Congresso da AHRESP, onde frisou o papel dos imigrantes recebidos em Portugal na criação de emprego. Como referiu, “do milhão de empregos que criámos, 600.000 são imigrantes”.

Sem esquecer que “a taxa de crescimento no mercado de trabalho dos nacionais continuou a crescer”, Mário Centeno referiu que “o grande impulso diferencial nesta fase” coube à população imigrante. No seu entender, a tendência replica o cenário europeu, com “o emprego na Europa [a crescer] 11 milhões em menos de cinco anos” – sendo que destes postos de trabalho “60% são trabalhadores que estão a trabalhar num país onde não nasceram”.

“Temos todos que respeitar e entender estes fluxos e tentar enquadrá-los naquilo que é a situação económica e financeira do país, em particular nos desafios futuros”, afirmou.

Neste contexto, “se o mercado de trabalho tem sido a estrela do nosso desenvolvimento económico”, como colocou Mário Centeno, “o salário é a peça fundamental de todo esse ciclo”. O governador do Banco de Portugal referiu que “os salários em Portugal têm aumentado como nunca aconteceu no passado”, indicando que os salários pagos no setor privado em Portugal aumentaram 92% em 10 anos.

“O valor dos salários pagos em 2015 foi de 30 mil milhões de euros. De 2015 até 2024, primeiro semestre que já é conhecido, este número aumentou 92%. Ou seja, nós hoje pagamos quase 60 mil milhões de euros de salários”, indica.

Contudo, Mário Centeno sublinha que “esta dinâmica não está garantida” e terá de continuar a assentar em dois pilares: estabilidade financeira e qualificação.

Desafio salarial no setor do alojamento e da restauração

Ainda sobre a questão salarial, Mário Centeno afirma que “a dinâmica de emprego em Portugal nos últimos anos é particularmente marcada nos setores que pagam acima do salário médio”. Neste contexto, aponta que o desafio em termos salariais para o setor do alojamento e da restauração “é grande”.

Se “o setor pagava acima do salário mínimo em 2015”, sendo que na altura o salário mínimo representava 72% do salário médio da indústria, atualmente o número passou de 72% para 80%, “ou seja, o salário mínimo progrediu bastante mais do que o salário médio do setor”.

Já olhando para a renumeração média do setor do alojamento e da restauração, o indicador “cresceu 46% neste período”. Contudo, Mário Centeno relembra que “como funcionamos no mercado global, temos que atender às pressões que se colocam do resto do mercado de trabalho”.

Com o total de remunerações pagas pelo alojamento e restauração a crescer 141%, o governador do Banco de Portugal incentiva a “focar nestes sucessos e lançá-los naquilo que possam ser perspectivas futuras”.

Numa nota final, e frisando que “o caminho de equilíbrio tem de se manter”, defende que os apoios dados quer na crise pandémica, quer na crise energética “devem ser retirados”.

“Já não estamos em crise pandémica e a crise energética felizmente desapareceu. Isso permitia que o Estado, tal como qualquer agente económico, garanta as condições para que, num momento de crise futura – que não se está a anunciar, mas que todos sabemos que vai acontecer – nós possamos estar preparados”, termina.

O Congresso da AHRESP decorre este ano no Parque de Exposições de Aveiro de 11 a 12 de outubro e conta com a presença de 1.510 participantes registados.

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Quinta do Lago promove Open Day para recrutar novos talentos

Restauração, Cozinha e Bar, no Dano’s Sports Bar são as áreas em destaque neste Open Day.

A Quinta do Lago realiza já no próximo dia 23 de setembro, um Open Day procurando procura reforçar a sua estrutura, nas mais variadas áreas de atuação, e investir nos seus recursos humanos, dedicando este dia às áreas de Restauração, Cozinha e Bar, no Dano’s Sports Bar.

Durante o Open Day de Recrutamento, os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as diversas áreas de atuação na Quinta do Lago, e descobrir tudo o que este destino de luxo tem a oferecer.

Ana Cardeira, diretora de Recursos Humanos do Grupo Quinta do Lago, refere que “esta é uma ótima oportunidade para conhecermos pessoas que partilham a nossa paixão. Aqui na Quinta do Lago, valorizamos muito o crescimento das nossas equipas, e este evento permite-nos mostrar quem somos, os nossos valores, e o que torna este lugar tão especial. Queremos que todos se sintam acolhidos e que percebam que, independentemente de estarem no início da carreira ou já terem muita experiência, há sempre espaço para crescer connosco.”

Neste Open Day o resort dá especial destaque às posições de Restauração, Cozinha e  Bar – com posições e contratos de 12 meses.

O Algarve continua a ser um destino onde não há estações, com turistas o ano inteiro, a Quinta do Lago é um dos maiores empregadores no setor turístico da região, com uma equipa de mais de 700 colaboradores.

A Quinta do Lago continua a investir na melhoria contínua do resort para oferecer experiências de alto nível a quem nos procura. Recentemente, deu início à renovação do Restaurante KOKO, que passará por uma transformação para proporcionar um ambiente ainda mais moderno e acolhedor, mantendo a sua reconhecida qualidade gastronómica.

Este é um dos investimentos que vem reforçar o compromisso em proporcionar experiências únicas e memoráveis, garantindo que a Quinta do Lago se mantém como um destino de referência no Algarve por isso seja um profissional experiente ou alguém que está no início da carreira, esta é a sua oportunidade de descobrir o que torna o resort um local único para trabalhar.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do link:  https://www.quintadolago.com/pt/open-day/

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Me by Meliá tem Open Day para novo hotel

Com abertura prevista para o início de 2025, a Meliá Hotels International vai organizar um “Open Day” para recrutar os melhores talentos para o novo hotel e restaurantes da unidade.

Com a abertura do ME Lisbon na capital portuguesa, prevista para o início de 2025, o hotel – parte da coleção de ME by Meliá – vai organizar o 1.º Open Day de forma a dar a conhecer a unidade e recrutar os melhores talentos que queiram abraçar um desafio nas áreas da hotelaria e da restauração.

O evento terá lugar na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro, das 14.00 às 18.30, e irá decorrer no Lumen Hotel, na Rua Sousa Martins, 20, em Lisboa.

Este dia de portas abertas destina-se a profissionais que procuram progredir na carreira; a estudantes e licenciados em turismo e hotelaria que pretendem explorar oportunidades no sector; assim como a qualquer pessoa interessada na cultura e nas carreiras na Meliá Hotels International. O evento de recrutamento cobre um amplo leque de vagas disponíveis e engloba todas as áreas de hotelaria (housekeeping, recepção, portaria, reservas, entre outras funções), assim como de restauração (sala, cozinha, pastelaria, copa), com vista à integração das equipas do ME Lisbon, bem como dos dois restaurantes que irão integrar o hotel e oferecer experiências gastronómicas únicas: o Fismuler e o Attiko.

O espaço estará organizado por áreas, com possibilidade de se fazerem entrevistas nos vários departamentos. O registo dos candidatos será feito à chegada e não há obrigatoriedade de inscrição prévia, mas o registo online está disponível no site da marca – carreers.melia.com

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W Algarve procura diretor/a de Recursos Humanos para integrar equipa de liderança

O primeiro hotel da marca W em Portugal procura um/a novo/a diretor/a de Recursos Humanos para se juntar à equipa e assumir um papel estratégico na estrutura organizacional.

O W Algarve, situado em Albufeira, procura um/a novo/a diretor/a de Recursos Humanos para desempenhar um papel estratégico na organização. A marca procura um/a profissional experiente, com uma mentalidade inovadora, que pretenda trabalhar num projeto ousado e diferenciador.

O/A candidato/a ideal deve possuir, segundo a marca, “fortes habilidades interpessoais e uma capacidade de comunicação clara e eficaz, e será responsável pela aquisição de talento, desenvolvimento de equipa, gestão de desempenho e pela criação de um ambiente de trabalho que incentive o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores”.

O/A diretor/a de Recursos Humanos responderá diretamente ao diretor-geral do W Algarve e será membro integrante do comité executivo do estabelecimento.

A função exige a capacidade de desenvolver soluções inovadoras, que potenciem a performance da equipa e promovam a cultura única da marca W.

“A missão da W Hotels é despertar a curiosidade e expandir horizontes. Somos um lugar para experimentar a vida de forma livre e autêntica. A nossa essência está em reinventar o luxo, inspirando-nos em novos rostos e experiências. O nosso próximo diretor de Recursos Humanos deve partilhar desta visão – ser original, inovador e ser o motor para potenciar o talento de cada elemento da equipa W Algarve”, afirma a marca.

Para mais detalhes sobre a vaga e os requisitos da mesma, visite o site da Marriott.

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Turismo não contribui para criação de emprego no 2.º trimestre

No 2.º trimestre de 2024 registou-se um aumento no número de empregados (40.500 pessoas; +0,8%) face ao trimestre anterior, continuando assim a manter-se acima dos 5 milhões de profissionais e a atingir um máximo histórico. O setor da hotelaria e restauração, no entanto, não contribuíram para este aumento.

Os resultados do Inquérito ao Emprego do INE (IE), no 2.º trimestre de 2024, indicam que houve um aumento no número de empregados (40.500 pessoas; +0,8%) face ao trimestre anterior.

Desta forma, o número de empregados continua a ultrapassar o valor dos 5 milhões de profissionais e atingir um máximo histórico, fixando-se nos 5.099.900 profissionais (85,3% trabalhadores por conta de outrem) no final de junho de 2024.

Já em termos homólogos, o emprego teve um aumento de 48.500 profissionais (+1%) face ao segundo trimestre de 2023.

Os dados mostram, igualmente, que o aumento do emprego, no segundo trimestre do ano, deu-se tanto entre os trabalhadores por conta de outrem (25.500 pessoas; +0,6%) como no grupo dos trabalhadores por conta própria (15.000 pessoas; +2%).

Na análise setorial divulgada pela Randstad, o setor dos serviços apresentou o melhor desempenho em termos trimestrais e homólogos. No 2º. trimestre, o emprego aumentou apenas neste setor com mais 72.800 profissionais (+2%). Em termos homólogos, verificou-se a mesma tendência e o emprego cresceu apenas no setor dos serviços, em 79.800 profissionais (+2,2%).

No Randstad Research pode ler-se que “alguns dos setores com maior crescimento trimestral do emprego não estiveram relacionados com a atividade turística”. Ainda de acordo com a consultora, “o aumento do emprego no segundo trimestre do ano é um fenómeno relativamente comum nos países com uma forte indústria turística como Portugal, devido a vários fatores sazonais e económicos”. Apesar disto, houve uma queda no emprego no setor do alojamento, restauração e similares (-6.800 pessoas; -2,1%). Já a nível homólogo, comparação com o mesmo período de 2023, a maior queda deu-se no setor do alojamento, restauração e similares (-31.100 pessoas).

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