Opinião | A Grande Revolução: Inteligência Artificial vs Reinvenção Humana
Leia a opinião de Ana Cristina Guilherme, Head of Marketing da PHC Hotels.
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É o grande tema do momento de discussão: não só por todas as dúvidas e incertezas, como também pelo seu potencial ilimitado que coloca a grande questão sobre o fator humano no modelo de negócio das empresas.
Ameaças ou oportunidades?
Como em todos os processos de inovação/disrupção, temos perspectivas opostas: as mais entusiastas e as mais dramáticas, os criativos e os conservadores. Uma coisa é certa: a evolução tecnologia não vai abrandar e resistir não é a escolha certa para as empresas.
Numa perspetiva mais equilibrada, consciente e macro, podemos afirmar que temos muito a ganhar como pessoas e profissionais: a verdade é que já faz parte do nosso dia-a-dia, beneficiamos de agilização de processos, maior rapidez de respostas, melhor capacidade de escolha e decisões. Considero que é um “portal de evolução” ilimitado.
“O dia de hoje nunca será tão lento!”
Na conferência da Marketeer, um dos oradores convidados começou a sua intervenção com esta frase, o que antecipa uma profunda transformação na forma como nos relacionamos, trabalhamos e vivemos.
A incerteza de até onde esta transformação nos pode levar levanta questões que estão diretamente relacionadas com a existência humana ou a utilidade da mesma. Será que estamos preparados para este salto quântico? Será que o setor hoteleiro consegue analisar o potencial desta revolução? Será que vamos finalmente estar mais disponíveis para o serviço ao cliente, quando toda a parte burocrática, logística e financeira são geridas por IA?
A reinvenção humana
Acredito que o nosso grande desafio será colocar o ser humano no centro de tudo, reaprendermos a ser humanos: empatia, compaixão, compreensão, refletir, liderança, motivação, inspiração e conexão.
“De Pessoas para Pessoas”, a frase cliché dos últimos tempos e que nunca foi real, quem sabe agora poderá ser realidade, já que a área Turismo/Hoteleira é o setor de excelência de ligação Humana, talvez um dos que mais potenciam o melhor do Ser Humano.
A resistência à mudança e inovação nunca resultou, até porque são inevitáveis! A melhor opção é com toda a certeza aprender, adquirir conhecimento e perceber como é que pode melhorar a sua empresa.
Ana Cristina Guilherme
Head of Marketing da PHC Hotels