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Universidade Europeia debate os “Desafios do Gestor Hoteleiro na Atualidade” na BTL

A sessão terá lugar a 3 de março, às 10h30, com o intuito de “refletir e discutir sobre algumas das temáticas e preocupações que pesam e influenciam o setor do Turismo”.

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Universidade Europeia debate os “Desafios do Gestor Hoteleiro na Atualidade” na BTL

A sessão terá lugar a 3 de março, às 10h30, com o intuito de “refletir e discutir sobre algumas das temáticas e preocupações que pesam e influenciam o setor do Turismo”.

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Savoy Signature integra Confederação do Turismo de Portugal
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Faleceu Elidérico Viegas

A área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia vai promover uma mesa-redonda na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) sob o tema “Os Desafios do Gestor Hoteleiro na Atualidade”.

A sessão terá lugar a 3 de março, às 10h30, com o intuito de “refletir e discutir sobre algumas das temáticas e preocupações que pesam e influenciam o setor do Turismo”, como indicado em comunicado. Do painel farão parte intervenientes como: Bernardo D´Eça Leal, Founder & Managing Partner at Independent Collective; Cristina Cavaco, General Manager no Mama Shelter Lisboa; Francisco Moser, CEO Details Hotels and Resorts; Isabel Ferraz, diretora-geral do Hotel Dom Pedro Lisboa e Gabriela Silva Marques da Universidade Europeia.

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A abertura da sessão será presidida pela reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira, sendo que a moderação da mesa-redonda ficará a cargo de Sofia Almeida, coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade da UE.

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“A universidade é um espaço de produção de conhecimento e troca de opiniões, pelo que é importante promover este tipo de iniciativas para que tenhamos o confronto de ideias e os vários pontos de vista de diversos especialistas do setor, além da partilha de experiências que é fundamental numa área que enfrenta constantes desafios”, afirma Sofia Almeida em comunicado.

Esta sessão integra um ciclo de mesas redondas que a Universidade Europeia está a organizar e que pretendem refletir e discutir sobre algumas das temáticas e preocupações que pesam e influenciam o setor do Turismo. Após esta mesa-redonda na BTL seguem-se os debates “Qual o valor do Marketing para o Turismo?”, a 17 de abril, e “Com quantas estrelas se faz um Destino? Guia Michelin para Portugal”, a 8 de maio.

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Faleceu Elidérico Viegas

Fundador e antigo presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), deixa-nos aos 74 anos.

Morreu esta quinta-feira, 7 de novembro, aos 74 anos, Elidérico Viegas, fundador e antigo presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), bem como presidente da Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve.

Empresário, dirigente e fundador de várias associações empresariais, nacionais e regionais, Elidérico Viegas foi uma personalidade que esteve ligada ao Turismo desde 1966.

Ao longo da sua vida, dedicou-se ao desenvolvimento e à promoção da Turismo, contribuindo de forma decisiva para o crescimento e projeção do Algarve enquanto um dos destinos turísticos mais importantes de Portugal.

A toda a família e amigos, o jornal Publituris deixa sentidas condolências.

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Pedro Reis: “Não podemos deixar tudo a perder indo para eleições”

Na sua intervenção na sessão de abertura do Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) deste ano o Ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu que “num momento em que Portugal se reposiciona no palco da atração de investimento externo” o país não se pode “dar ao luxo” de “deixar tudo a perder indo para eleições”.

Carla Nunes

Na sua intervenção na sessão de abertura do Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) deste ano o Ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu que “num momento em que Portugal se reposiciona no palco da atração de investimento externo” o país não se pode “dar ao luxo” de “deixar tudo a perder indo para eleições”.

Como referiu, num momento “de volatilidade extrema internacional”, o país tem conseguido reposicionar-se na atração de investimento externo pelas suas “capacidades em termos de competências, de infraestruturas, de talentos, de investigação, de competitividade”. No seu entender, esta junção de “placas tectónicas passam-se uma vez em cada geração, se não mais”. Por essa razão, e referindo que “trabalha todos os dias na captação de investimento, nomeadamente externo”, o Ministro da Economia apela a que não se acrescente instabilidade.

“Há uma oportunidade para trazer para Portugal recursos, competências críticas e investimentos estratégicos que de outra forma não viriam. Não podemos deixar tudo a perder indo para eleições. É possível crescer de forma sustentada, está na nossa mão”, assegurou Pedro Reis.

Numa nota final, o Ministro da Economia sublinhou que “já basta de constrangimentos”, pedindo para não se acrescentar “instabilidade onde o que nós precisamos é de horizonte e de confiança”.

O Congresso da AHRESP decorre este ano em Aveiro de 11 a 12 de outubro e conta com a presença de 1.510 participantes registados.

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Congresso AHRESP: Turismo Centro de Portugal assegura estar preparado “para receber mais turistas”

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Raúl Almeida, esteve presente na sessão de abertura do Congresso da AHRESP deste ano, onde afincou que o território está preparado para receber mais turistas. Contudo, indica que ainda existem problemas estruturais, nomeadamente em infraestruturas de acesso à região, que dificultam a visita de turistas estrangeiros.

Carla Nunes

Na sessão de abertura do Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre esta sexta-feira e sábado, 11 e 12 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro, Raúl Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, afirmou que na região estão “preparados e querem receber mais turistas”.

Elencando a diversidade da oferta turística do Centro de Portugal, com uma “oferta hoteleira e de restauração [cuja qualidade] tem vindo a subir na região”, Raúl Almeida indica que, apesar de em 2023 terem batido “todos os recordes, com quase oito milhões de dormidas, na região a tendência de crescimento continua este ano com uma subida de 5,5% em agosto”. Refere ainda que a “subida das receitas é ainda mais expressiva, na ordem dos 9,6%”.

Apesar dos valores, que afirma serem “resultado de muito trabalho”, Raúl Almeida afincou que a Turismo Centro de Portugal “quer mais e melhor”, elencando por isso alguns dos problemas estruturais que afetam a região Centro, como a sazonalidade e a “litoralidade que inclina o país para um dos lados”. Afirmou ainda que “a baixa estada média nos estabelecimentos hoteleiros, e a reduzida taxa líquida de ocupação, não favorecem a região em comparação a outras regiões e com a média nacional”.

Por essa razão dirigiu-se diretamente ao Ministro da Economia, Pedro Reis, que também marcou presença no congresso, para indicar que o crescimento deste território tem sido limitado, além dos problemas acima elencados, pela “dificuldade que os visitantes estrangeiros têm em chegar à região”.

“Não temos, nem vamos ter, um aeroporto no território, e o investimento em linhas ferroviárias e rodoviárias essenciais continua a ser uma miragem”, declara Raúl Martins, que aludiu ainda “à interminável novela do IP3” – constrangimentos que, em conjunto, “agravam as assimetrias regionais”.

“É essencial discutirmos estratégias que promovam o crescimento equilibrado e sustentável, que beneficie quem nos visitam e que, simultaneamente, valorize as condições de vida das comunidades locais”, termina.

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Savoy Signature integra Confederação do Turismo de Portugal

A Savoy Signature passa a integrar a Comissão Permanente da Concertação Social da Confederação do Turismo de Portugal.

Victor Jorge

A Savoy Signature passa a integrar a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), organismo de cúpula do Turismo com assento na Comissão Permanente da Concertação Social.

“A admissão da Savoy Signature à CTP reforça o peso da nossa coleção de hotéis na oferta turística regional, mas reafirma também o forte compromisso com a atividade turística nacional, onde através dos nossos produtos estamos certos de que contribuímos para a notoriedade do destino Portugal e para o crescimento da economia. Como associados da CTP, iremos participar vivamente no debate estratégico sobre o sector” adianta Roberto Santa Clara, CEO da Savoy Signature.

Com um portefólio diversificado de investimentos, entre os quais sete unidades hoteleiras, a Savoy Signature espera partilhar a sua visão e participar nas estratégias que impulsionam o crescimento económico e o fortalecimento da imagem de Portugal no mercado nacional e internacional.

“A nossa adesão à CTP reconhece o papel fundamental que a Confederação tem vindo a desempenhar na representação e defesa do Turismo, visando reafirmar o nosso propósito de participação cada vez mais ativa no setor do Turismo, onde queremos cimentar a posição enquanto player de referência “, conclui Roberto Santa Clara.

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Bolsa de Empregabilidade dinamiza conferência dedicada aos RH em turismo

A Bolsa de Empregabilidade vai organizar uma conferência dedicada aos profissionais de recursos humanos (RH) em turismo, o Talent Connect.

A Bolsa de Empregabilidade vai organizar uma conferência dedicada aos profissionais de recursos humanos (RH) em turismo, o Talent Connect.

A 30 de outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, a primeira edição do Talent Connect será focada “na partilha de experiências e no networking”, num programa que reúne “oito momentos, quatro keynote speakers e dois painéis confirmados”, como a organização dá conta em nota de imprensa.

A sessão de abertura do evento será protagonizada por Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, das 14h15 às 14h30, à qual se segue o painel “O Turismo como Grande Empregador: Análise e Futuro”. Esta sessão contará com os contributos de Vera Margarida Cunha, gestora de projetos e da direção de formação no Turismo de Portugal; Cristina Nogueira da Fonseca, Happyologist e Employee Experience Advisor & Business Partner na Happytown Portugal – Happiness Science Based; Leonardo Simões, Talent Acquisition Specialist no Vila Vita Parc e presidente da ADHP Júnior.

Já entre as 15h00 e as 16h15 terá lugar uma sessão dinamizada por Ricardo Cabete, especialista em inteligência emocional, sobre o tema “Será capaz de enfrentar tempestades com Inteligência Emocional?”, ao qual se seguirá um coffee-break de 15 minutos.

Entre as 16h15 e 16h45 decorrerá o painel “O impacto da Tecnologia nos RH em Turismo: está a tecnologia a desumanizar a Gestão de Recursos Humanos?”, com a participação de Teresa Moreira, diretora da Neoturis; João Santos, CEO & Founding Partner da @merytu; Luís Brites, CEO – Chief Executive Officer at Clever Hospitality Analytics e Miguel Regedor, Founder & CEO – Wellbeing Warrior.

Para responder à questão “Como promover o alto desempenho… e garantir o bem-estar do Colaborador?”, o evento dá palco a Maria João Ceitil, Head of Integrated Solutions General Manager na FranklinCovey Portugal, das 16h45 às 17h15.

Segue-se uma sessão sobre “A importância das pessoas no Turismo” protagonizada por Luís Araújo, antigo presidente do Turismo de Portugal, e Business Strategy, Team Leadership, Innovation. O evento termina com uma sessão de networking, das 17h30 às 19h30.

O Talent Connect, da Bolsa de Empregabilidade, conta com a parceria da merytu. Os bilhetes para o evento, com um valor de 30 euros por pessoa, já se encontram disponíveis.

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Comporta é o mais recente destino da Pestana Residences

A Pestana Residences, marca de marca do segmento imobiliário e residencial do Pestana Hotel Group, conclui a construção de mais um empreendimento, desta vez na Comporta.

A Pestana Residences, marca do segmento imobiliário e residencial do Pestana Hotel Group, conclui a construção de mais um empreendimento, desta vez na Comporta.

O mais recente Pestana Comporta Village Residences, localizado no coração da vila da Comporta a dois quilómetros da praia, nasce sob a forma de um aldeamento turístico com 75 unidades de alojamento com áreas a partir de 95 metros quadrados.

Com o objetivo de refletir a “tradição local”, os alojamentos são compostos por paredes caiadas de branco e coberturas de colmo, sendo que nas áreas exteriores cada moradia conta com pérgulas e uma piscina inspirada nos tradicionais tanques alentejanos. As comodidades do Pestana Comporta Village Residences incluem ainda uma receção e um ginásio comum.

Projetado pelo arquiteto Jaime Morais, da Dueto Arquitetos, o empreendimento começou a ser construído em 2021 e as suas unidades de alojamento já se encontram totalmente vendidas.

Créditos: DR

Liderada por José Roquette, Chief Development Officer do Pestana Hotel Group, a marca Pestana Residences “nasceu da estratégia de diversificação do grupo na área imobiliária há cerca de duas décadas”, como o grupo refere em nota de imprensa.

Após a comercialização dos imóveis, existe uma continuidade da gestão assegurada pela Pestana Residences, que permite aos clientes beneficiarem de serviços hoteleiros no condomínio, como housekeeping, segurança e manutenção. Possibilita ainda que os proprietários façam a exploração dos imóveis.

“Esta mais-valia tem potenciado a venda ainda em projeto de uma parcela significativa dos empreendimentos residenciais turísticos do grupo, como foi o caso deste aldeamento turístico na Comporta, onde as reservas esgotaram a oferta, ainda em planta, e em apenas dois meses”, explica o grupo hoteleiro.

Créditos: DR

Depois da concretização dos projetos em Tróia, na Comporta e nos Brejos da Carregueira, a expansão do grupo prossegue em Porto Covo com dois novos investimentos imobiliários: o Pestana Porto Covo Village, em fase de construção e totalmente vendido, e o futuro Pestana Porto Covo Beach Residences.

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Futuro Liberdade Clubhouse | Créditos: Ando Living Group

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Ando Living Group assegura 67M€ para prosseguir expansão na Europa

A empresa que reúne as marcas Ando Living e Lovelystay prepara-se para abrir oito apartamentos turísticos com serviços hoteleiros em Portugal.

O Ando Living Group, empresa fundada em Portugal que atualmente detém 2.000 apartamentos turísticos na Europa em operação e em desenvolvimento, assegurou recentemente 67 milhões de euros de capital do Prima Europe Fund, gerido pela Stag Asset Managers, para continuar a expandir-se neste continente.

Em conferência de imprensa na passada quarta-feira, o grupo deu conta de que em 2023 alcançou um volume de negócios de 32 milhões de euros – um aumento de 94% em relação à atividade de 2022, de acordo com o grupo.

Com operações em Lisboa, Porto e Istambul, o objetivo passa agora por alargar o negócio até Madrid, com a abertura da Cervantes House durante a primavera de 2024, mas também para países como o Reino Unido, França, Itália, Grécia e Alemanha nos próximos cinco anos.

O grupo divide a sua atividade em dois segmentos. No Ando Living, o grupo disponibiliza uma coleção de branded residences com serviços, designadas como “houses”, bem como “clubhouses”, que além dos apartamentos incluem comodidades como restaurantes, bares, ginásios e piscinas. Já através do LovelyStay, o grupo garante a gestão de propriedades e uma plataforma de reservas especializada na gestão de arrendamentos turísticos para estadias de curta e média duração.

O futuro Liberdade Clubhouse, em Lisboa, vai contar com uma piscina no rooftop | Créditos: Ando Living Group

É no segmento Ando Living que o grupo pretende crescer em Portugal, com a abertura de três “houses” em Lisboa e cinco “clubhouses” entre a capital e o Alentejo.

Atualmente a operar com nove propriedades no país em Lisboa e no Porto, todas branded residences, o Ando Living Group prepara-se para abrir o seu primeiro “clubhouse” na Europa em Lisboa, o Liberdade Clubhouse, cuja data de abertura na Rua Alexandre Herculano está fixada entre o primeiro e o segundo trimestre de 2025.

Ainda para 2025, o grupo tem em vista a abertura do Santos House e do Rossio Dezembro House, ambos em Lisboa.

Já em 2026, o Ando Living Group pretende abrir o Alfama Clubhouse, em Lisboa, e o Rua Nova do Almada House, também na capital. A estes projetos está planeado seguirem-se o Alcântara Clubhouse e o Vila Viçosa Clubhouse, ambos em 2028, e o Melides Clubhouse, em Melides, em 2029.

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Créditos: Vasco Célio / Stills

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Vila Vita Parc cria departamento de People and Culture

O Vila Vita Parc criou um novo departamento na estrutura de recursos humanos, o People and Culture Department, com o objetivo de “formar e promover o talento” da unidade hoteleira, como refere em comunicado.

O Vila Vita Parc criou um novo departamento na sua estrutura de recursos humanos, o People and Culture Department, com o objetivo de “formar e promover o talento” da unidade hoteleira, como refere em comunicado.

Este novo departamento será liderado por Óscar Correia, que anteriormente exerceu funções como Culture Brand Ambassador Diretor, onde esteve encarregue pela implementação da estratégia de cultura interna e ativação de desenvolvimento de talentos.

Mais do que a gestão de processos de recursos humanos, o Vila Vita Parc explica em comunicado que o People and Culture Department terá como principal prioridade “capacitar todos os elementos da equipa [para] beneficiar o ambiente de trabalho diário e a empresa em si”. Desta forma, além de o novo departamento assegurar “as funções administrativas essenciais”, vai implementar e introduzir outras vertentes como Aquisição de Talentos, Recompensa, Acompanhamento de Pessoas e Experiência, Aprendizagem & Desenvolvimento e Comunicação Interna.

Óscar Correia, diretor de People and Culture Department do hotel | Créditos: DR

O objetivo passa por criar “uma cultura inclusiva e de elevado desempenho, que enriqueça a experiência das pessoas da equipa, desenvolvendo talentos de uma forma multifuncional, garantindo uma melhor comunicação fluída para que todos, independentemente da função que exerçam, tenham acesso à mesma informação”.

“O nosso maior ativo e a chave do sucesso do Vila Vita Parc são os nossos colaboradores. A satisfação dos nossos hóspedes depende do empenho de toda a equipa, somos mais eficazes quando trabalhamos em conjunto e de forma cooperativa, respeitando a contribuição e a importância de cada um”, afirma Kurt Gillig, Managing Director do resort, defendendo que este é “um passo direcionado para o futuro e a evolução no mercado pelas próximas gerações na hospitalidade”.

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UHM passa a gerir primeira unidade do grupo IHG no Kuwait

A United Hospitality Management (UHM), marca portuguesa de gestão hoteleira nascida no seio do grupo United Investments Portugal (UIP), adicionou um novo hotel à sua carteira, o recém-inaugurado Arabella Beach Hotel Kuwait, Vignette Collection.

A United Hospitality Management (UHM), marca portuguesa de gestão hoteleira nascida no seio do grupo United Investments Portugal (UIP), adicionou um novo hotel à sua carteira, o recém-inaugurado Arabella Beach Hotel Kuwait, Vignette Collection.

Desta forma, a UHM passa a gerir esta propriedade no Kuwait em nome dos proprietários AQARAT, marcando a estreia da marca IHG Hotels & Resorts nesta região.

O Arabella Beach Hotel Kuwait, Vignette Collection, soma 195 quartos e suites, uma piscina no último piso do edifício, praia privativa e um centro de bem-estar, além de 15 restaurantes do complexo Arabella.

A marca de gestão hoteleira apresentou a nova unidade durante a Arabian Travel Market, que decorreu ente 6 e 10 de maio no Dubai, onde a United Hospitality Management (UHM) deu a conhecer o seu portfolio nos mercados europeu e asiático, onde detém a gestão do Th8 Palm Dubai Beach Resort, o primeiro hotel da marca Vignette Collection da IHG na região, o Wyndham Residences the Palm, Movenpick JLT e Riva Beach Club.

“Estamos muito entusiasmados por anunciar que a United Hospitality Management irá gerir o Arabella Beach Hotel Kuwait, o primeiro hotel da coleção Vignette da IHG no Kuwait. Este é o segundo hotel da coleção Vignette a ser inaugurado no Médio Oriente, o que realça o nosso empenho na expansão regional onde temos, de resto, a previsão de acrescentar mais 20 outras propriedades ao nosso portefólio num futuro muito próximo”, afirma Greg O’Stean, CEO da United Hospitality Management, em nota de imprensa.

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Highgate Portugal investe 51,5M€ em rebrandig e posicionamento dos hotéis que gere

A Highgate, multinacional de gestão hoteleira, investimento, tecnologia e desenvolvimento, que chegou a Portugal em 2022, vai investir 51,5 milhões de euros no rebranding e posicionamento dos hotéis que gere em território nacional.

Carla Nunes

A Highgate, multinacional de gestão hoteleira, investimento, tecnologia e desenvolvimento, que chegou a Portugal em 2022, vai investir 51,5 milhões de euros no rebranding e posicionamento dos hotéis que gere em território nacional.

O valor foi apontado por Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal, que em conferência de imprensa deu conta dos próximos projetos da empresa e do balanço de 2023.

Desta forma, a multinacional vai proceder ao rebranding de quatro hotéis no Algarve sob marcas internacionais, nomeadamente o NAU São Rafael Atlântico, que será transformado num Kimpton. Também o NAU Salgados Palace, o NAU Salgados Palm Village e o NAU Salgados Dunas Beach serão alvo de um rebranding, no entanto, Alexandre Solleiro não referiu qual será a marca, por ainda não terem assinado o contrato de franchising.

A antecipação é a de que as obras de rebranding do Salgados Palace, do Salgados Palm Village e do Salgados Dunas Beach comecem em novembro de 2024, para que possam abrir com uma nova marca em 2025. Sobre este projeto, Solleiro refere que “o que sinto que iremos fazer nos Salgados é sair do mercado all inclusive no ano que vem, quando fizermos o rebranding”.

Contudo, o CEO da Highgate Portugal garante que a marca NAU “não vai desaparecer, vai sim deixar de estar em alguns hotéis”, não colocando de parte a possibilidade de esta continuar a “existir com novos envolvidos”: “Pode ser uma marca adequada para alguns dos hotéis que vierem a juntar-se ao portefólio”, aponta.

Assim, as únicas unidades hoteleiras que vão continuar com a marca NAU, “por enquanto”, são o Salema Beach Village, o Morgado Golf & Country Club e o São Rafael Suites. No caso deste último hotel, espera-se que abra portas a 1 de março para a nova temporada, após uma remodelação completa das zonas públicas e dos restaurantes. Por terminar fica a zona de spa deste hotel, cuja remodelação só estará finalizada daqui a dois meses.

Rebranding com aposta em novos conceitos de F&B

Em Sesimbra, a Highgate Portugal investiu um milhão de euros no Sesimbra Hotel & Spa, que passará a designar-se Sesimbra Ocean Front Hotel e que sobe na classificação para as cinco estrelas. Este investimento foi aplicado na redecoração de todas as zonas públicas, receção e restaurantes do hotel, bem como dos corredores e quartos.

Já o Palácio do Governador, em Lisboa, vai ser alvo de uma remodelação a partir de 11 de março, cujo design de interiores ficará a cargo de Nini Andrade Silva. A renovação começará pelos quartos e corredores, estendendo-se às zonas públicas, nomeadamente a entrada, lobby e receção. Serão também introduzidos novos pontos de venda no hotel: o terraço será coberto para dar lugar a um novo conceito de bar, estando também em linha um novo conceito de restaurante e a redecoração da zona da piscina.

No caso do Palácio do Governador, Alexandre Solleiro já tinha referido a possibilidade de introduzir uma soft brand, afirmando esta segunda-feira que o que pretendem passa por “encontrar uma marca de distribuição que nos ajude a distribuir o hotel nos mercados mais importantes para a distribuição [da unidade hoteleira]”. Nesse sentido, o CEO da Highgate Portugal aponta os mercados norte-americano e brasileiro, além dos europeus, como aqueles que pretendem vir a atingir nesta unidade.

O rebranding será acompanhado por “toda uma nova visão para os conceitos de Food and Beverage (F&B) em restaurantes, bares e alimentação”, não só nos hotéis acima mencionados, como “nos hotéis que não serão objecto de obras de reposicionamento importantes”, como afirma Alexandre Solleiro. Para isso, a empresa contratou um vice-presidente de F&B de entre os membros da atual equipa, não referindo quem será o profissional a ocupar o cargo, o chef Bruno Rocha e o mixologist André Cavalheiro, sendo esperado o reposicionamento de restaurantes dos hotéis sob a alçada da Highgate Portugal, com alguns a ostentarem marcas internacionais.

Também os spas dos hotéis geridos pela Highgate Portugal serão alvo de uma “reconversão”, com a aplicação do conceito Wellness 360º, sendo que o primeiro projeto aprovado diz respeito ao São Rafael Suites.

“Acreditamos que tanto o F&B como os spas são elementos não só de imagem dos hotéis, [mas também] um grande contribuidor de resultados se forem bem feitos e geridos, atraindo clientes de dentro e de fora dos hotéis”, afirma Alexandre Solleiro.

Hotéis da Highgate Portugal registam subida de 15% em receitas face a 2022

Fazendo o balanço da atividade da Highgate em 2023, Alexandre Solleiro dá conta de um crescimento de 15% em receitas face a 2022, “um bocadinho acima da média do que se verificou no Algarve”, como refere. No entanto, prefere não se reportar a valores concretos além da percentagem.

Já a taxa de ocupação dos hotéis da Highgate em Portugal subiu 7% em 2023 face a 2022, situando-se nos 65%, sendo que a taxa foi calculada tendo em conta todos os meses do ano, mesmo os quatro meses em que cinco hotéis do portefólio estiveram fechados. Por fim, o preço médio em 2023 subiu 8% face a 2022.

“Isto mostra que usando boa tecnologia, websites feitos de forma adequada e com as equipas a pensar de uma forma organizada em como comercializar melhor os hotéis, conseguimos fazer crescer as receitas nos momentos certos”, afirma Alexandre Solleiro, reportando-se às medidas implementadas pela Highgate Portugal nos hotéis do seu portefólio.

Sobre a atuação da empresa nos 18 hotéis que gere em Portugal, Solleiro afirma que a instalação de sistemas mais modernos de Revenue Management (RM) e a reconstrução do website permitiram que as vendas diretas a partir do website passassem de 18% em 2022, para 29% em 2023.

Já na área dos recursos humanos, o CEO da Highgate Portugal afirma terem sido investidos 500 mil euros nos primeiros meses de atividade da empresa para a melhoria de vestiários, refeitórios e equipamentos de trabalho, estando a ser desenvolvidos novos programas de formação e recrutamento de pessoal. Foram ainda investidos mais 500 mil euros em novos sistemas de business inteligence, que estão a funcionar desde janeiro deste ano.

“O ano de 2024 não será certamente um ano com o mesmo nível de crescimento que 2023 teve em relação a 2022. No entanto, com tudo o que mexemos a nível de Revenue Management, marketing e de vendas do ano passado, permite-nos pensar que este ano será interessante para nós. Prevemos crescer um bocadinho acima da média”, termina Alexandre Solleiro

Recorde-se que a Highgate Portugal tem sob a sua gestão 18 unidades hoteleiras, num total de 2.600 quartos, sendo que 13 destes hotéis encontram-se no Algarve, um em Lisboa, um em Sesimbra, três no Porto e um nos Açores, em Angra do Heroísmo. A empresa acumula ainda a gestão de três campos de golf. Este portefólio era gerido anteriormente pela ECS, parte dele com a marca NAU.

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