Previstas cerca de 150 aberturas nos próximos três anos em Portugal
De norte a sul do país é esperada a abertura de 149 novos hotéis nos próximos três anos, sendo que a maior parte localiza-se em Lisboa e no Porto.
Carla Nunes
Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water
Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis
Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP
Todos os hotéis da Highgate Portugal passam a ser certificados pela Biosphere
Bago du Vin apresenta menu de degustação harmonizado com infusões
Texto: Carla Nunes | Fotografia: DR
Em 2022, Portugal assistiu à abertura de 44 novas unidades hoteleiras, perto de metade com a classificação de quatro estrelas, o que se traduziu em cerca de 2.600 novas camas. Os números, adiantados pela Cushman & Wakefield e explanados na presenta edição, dão conta de que, pelo final de 2022, existiam 115 novas unidades hoteleiras em fase de projeto e/ou construção, com previsão de abertura para os próximos três anos – ou seja, até 2024, já que o ano de 2022 foi incluindo na contagem.
De acordo com um levantamento realizado pela Publituris Hotelaria, estão previstos 149 novos hotéis nos próximos três anos, até 2025, representando cerca de 10.114 quartos.
As cidades do Porto e Lisboa representam grande parte destes números, com 52 unidades previstas no Porto e 50 hotéis em Lisboa, num total conjunto de 6452 unidades de alojamento. Segue-se o Alentejo, com 17 novas aberturas nos próximos três anos, seis das quais na cidade de Évora e o Algarve, com a previsão de 13 novos hotéis.
Já no estrangeiro, somam-se seis unidades para os próximos três anos, com cerca de 775 quartos.
Porto e Norte
De acordo com dados apurados pela Publituris Hotelaria, nos próximos três anos, ou seja, até 2025, está prevista a abertura de 52 hotéis na região Porto e Norte, estando planeada a inauguração de 24 destes hotéis ainda neste ano de 2023.
Dentro das novidades, de destacar a abertura da primeira unidade da AP Hotels & Resorts fora do Algarve, o AP Dona Aninhas. Esta unidade de quatro estrelas possui 64 quartos e tem abertura marcada para o primeiro trimestre deste ano, pretendendo “homenagear as gentes de Viana e os seus costumes”, tal como Emanuel Freitas, General Manager da AP Hotels & Resorts, explicou à Publituris Hotelaria.
Já em Braga, a Hoti Hotéis planeia a abertura de um hotel de quatro estrelas com 109 quartos no final do primeiro trimestre deste ano, o Hotel Praça Central, não tendo adiantado até ao fecho da presente edição mais pormenores sobre esta abertura.
Após um 2022 em que assistimos à abertura do The Editory Riverside Santa Apolónia, The Editory Boulevard Aliados e o The Editory by the Sea Troia, nasce agora o Editory Garden Baixa, no Porto, pelas mãos da promotora PC Invest. Com abertura prevista para maio deste ano, esta unidade de quatro estrelas inclui 48 unidades de alojamento, não tendo sido revelado, para já, o valor do investimento. Também na cidade do Porto, mais concretamente no Bonfim, a Great Creations, responsável pelo Corpo Santo Hotel, em Lisboa, tem prevista a abertura do Art Core Hotel para junho deste ano. A unidade de quatro estrelas terá 59 unidades de alojamento, no qual o grupo investiu 14 milhões de euros.
Em Vila do Conde, adensam-se as expetativas para a abertura do The Lince Santa Clara Historic Hotel, um projeto aprovado pelo Revive a cargo da promotora Slicedays – Hotelaria, Lda, da The Lince Hotels & Resorts, e do qual se projetava a abertura para o terceiro trimestre de 2022. Espera-se agora que a unidade de cinco estrelas, localizada no antigo Convento de Santa Clara, possa abrir este ano. O hotel, que resulta de um investimento de 11 milhões de euros conta com 89 quartos, incluindo nove suites, e disponibiliza biblioteca, livraria, sala de eventos, restauração, piscinas exterior e interior e SPA, além de um centro interpretativo dedicado ao património histórico do edifício e uma adega com prova de vinhos.
Passando para o concelho de Ponte de Lima, em Viana do Castelo, o grupo Vila Galé está a desenvolver um novo hotel, o Vila Galé Paço do Curutêlo, que antecipa estar concluído em 2024. O empreendimento será constituído por um hotel com 49 unidades de alojamento, 19 suites e um apartamento T2, além de piscinas exteriores para crianças e adultos, salão de eventos, bar, dois restaurantes, biblioteca e um espaço museológico dedicado à história do Paço – um edifício anterior a 1143, data da nacionalidade de Portugal. A acrescentar a estas valências, a unidade apostará na componente do enotrurismo, com a construção de uma vinícola de vinhos verdes e espumantes.
Novamente no Porto, e também para 2024, está prevista a abertura do Radisson RED Porto, em Vila Nova de Gaia, um empreendimento de quatro estrelas com 278 quartos.
Centro
Viajando para a região Centro será possível encontrar mais um hotel Vila Galé, o Vila Galé Collection Tomar, localizado no antigo Convento de Santa Iria e do colégio feminino, cuja abertura está prevista para 1 de julho deste ano. Este projeto de reabilitação de património, onde foram aplicados dez milhões de euros, resultará numa unidade hoteleira temática de 100 quartos dedicada à Ordem dos Templários. O hotel incluirá ainda um restaurante, bar, spa Satsanga com piscina interior, ginásio e salas de massagens, piscina exterior e salão de convenções com capacidade para mais de 200 pessoas.
Já em Aveiro é esperada a abertura ainda este ano do Star Inn Aveiro, um hotel de 90 quartos a cargo da Hoti Hotéis.
Também para 2023 é antecipada a abertura do Montebelo Bordallo Pinheiro, um projeto de 14,4 milhões de euros do Montebelo Hotels & Resorts nos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha. Contudo, o grupo não confirmou até à data de fecho desta edição se a abertura deste hotel cinco estrelas com 124 quartos irá mesmo decorrer este ano.
Área Metropolitana de Lisboa
Relativamente à Área Metropolitana de Lisboa, a Publituris Hotelaria apurou que nos próximos três anos vão abrir 50 novos hotéis, esperando-se que 24 destas unidades abram já em 2023.
Das aberturas previstas, de destacar o Eurostars Lisboa Baixa, uma unidade 4 estrelas a cargo do grupo Hotusa localizada na Rua da Prata, em Lisboa. Tendo-se antecipado a abertura deste hotel entre dezembro de 2022 e o início de 2023, a visita à imprensa realizada em outubro do ano passado deu a conhecer a unidade de 57 quartos inspirada no ambiente e cultura lisboeta, na qual foram investidos 19 milhões de euros. O elétrico, a calçada portuguesa, o azulejo pintado à mão e o artesanato português são os elementos-chave desta nova unidade hoteleira, que dispõe ainda de receção, bar/cafetaria com esplanada e zona de estar. Esta é a nona unidade do grupo em Lisboa e a 24ª em Portugal, o segundo país onde o grupo de origem espanhola tem vindo a expandir mais rapidamente.
Também para 2023, e já a operar em soft opening, encontramos o Luster Lisboa, um quatro estrelas junto à Praça Duque de Saldanha com operação a cargo pela Amazing Evolution. A unidade disponibiliza 50 unidades de alojamento, um spa e um restaurante “Oui Mais Non”, não sendo conhecido, por enquanto, o valor de investimento realizado no hotel.
Ainda na capital, destaque para o Montebelo Vista Alegre Chiado Hotel, dos Empreendimentos Turísticos Montebelo SA, com o grupo a apontar a data de abertura deste cinco estrelas para fevereiro deste ano. Resultado de um investimento de 9,5 milhões, o hotel totaliza 58 unidades de alojamento, entre quartos e suites. O “universo visual e decorativo da marca Vista Alegre” emprestará a sua identidade ao hotel, tal como revela à Publituris Hotelaria Jorge Costa, vice-presidente do conselho de administração da Visabeira Turismo. Esta é a segunda unidade do grupo em Lisboa, a seguir ao Montebelo Lisbon Downtown Apartments, uma aposta que Jorge Costa justifica com o facto de a capital continuar “a ser a grande porta de entrada para o mercado internacional e uma referência para os portugueses”. Dada a localização do empreendimento, Jorge Costa refere que este “será um hotel mais direcionado para o mercado de lazer, com uma forte componente de clientes internacionais”.
Sem sair da zona mais turística da capital será ainda possível encontrar o Pestana Pousada Alfama, com abertura prevista para o primeiro semestre de 2023, e o Pestana Arco Rua Augusta, que tem abertura agendada para o primeiro semestre de 2024. O primeiro hotel, em Alfama, será composto por 42 unidades de alojamento, enquanto o hotel na Rua Augusta terá a classificação de quatro estrelas e 89 quartos. Ambos têm como promotora a Carvoeiro Golf S.A.
Já a PHC Hotels marca a abertura do Convent Square Hotel, Vignette Collection, no Rossio, para o primeiro semestre de 2023. A unidade de 5 estrelas, com um total de 121 unidades de alojamento resulta da reconversão do antigo Convento de S. Domingos, datado de 1242 e localizado entre a Rua D. Antão de Almada e a Travessa Nova de São Domingos. O hotel contará com um spa no último piso do edifício, um restaurante virado para a rua, um bar inserido na zona de claustro da unidade e uma sala de reuniões.
De destacar ainda a abertura do 3HB Lisboa, na Rua Castilho, cuja abertura está prevista para o final de 2023 e início de 2024. O hotel de quatro estrelas vai dispor de 112 unidades de alojamento, a cargo da 3HB Hotels & Resorts.
Também a AP Hotels & Resorts quis marcar presença na capital, naquela que será a sua primeira unidade na cidade. Previsto para o primeiro semestre de 2024 o hotel de 4 estrelas AP Lisboa Hotel será composto por 62 unidades de alojamento, numa parceria com a Pujol Invest Properties. Localizado na Praça da Figueira num edifício histórico, o hotel vai aliar “a qualidade, conforto e excelência que caracterizam o grupo AP Hotels & Resorts com a sustentabilidade e lifestyle, num mercado tão exigente como o da capital”, garante Emanuel Freitas.
A referir ainda a abertura em 2024 do Yotel Hotel – World Trade Center Lisboa, uma unidade hoteleira de quatro estrelas com 127 unidades de alojamento. A propriedade fará parte do World Trade Center Lisboa, do FVC Group, um novo centro empresarial e de negócios que, além do hotel, contará com uma zona de escritórios e espaços comerciais e recreativos, dos quais farão parte empresas como a Worten, a Bayer e o Continente. A totalidade do empreendimento contou com um investimento de 120 milhões de euros.
Por fim, e também com abertura prevista para 2024, encontramos o Andaz Lisboa, do Grupo Hyatt. Após a aposta na capital com a abertura em 2022 do Hyatt Regency Lisboa, o grupo investe agora num novo cinco estrelas com 169 quartos. De destacar ainda o Docas Lifestyle Hotel, na Doca de Santo Amaro, em Lisboa, um quatro estrelas de 42 quartos dinamizado pela Great Creation, e o Radisson RED Lisbon Olaias, um hotel de quatro estrelas com 290 quartos.
Alentejo
No Alentejo será possível contar com 17 novas aberturas, seis das quais na cidade de Évora.
O ano abriu com a inauguração do Sines Sea View Business & Leisure, um quatro estrelas de 120 quartos que junta a “vertente profissional ao lazer”, como a unidade anunciou em comunicado. Equipado com um spa, restaurante e um rooftop, o hotel prima pela utilização de azulejos Viúva Lamego na decoração.
Para o início de abril prevê-se a abertura do Vila Galé Monte do Vilar, um agroturismo em Beja dirigido para adultos e casais, bem como para a realização de eventos. Localizado no Clube de Campo Vila Galé, a unidade contará com 12 quartos, fruto de um investimento de quatro milhões de euros. Já a 30 de maio, o Vila Galé antecipa a abertura do Vila Galé NEP Kids, um hotel onde os adultos só poderão entrar se acompanhados por crianças. A unidade de quatro estrelas, também localizada no Clube de Campo, será composta por 80 quartos, parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrossel, trampolins, insufláveis, clube nep e spa infantil. Para a construção da unidade o grupo investiu 10 milhões de euros.
Já em Évora, está prevista para o primeiro semestre deste ano a abertura do Hilton Garden Inn, num investimento de 21 milhões de euros. O hotel de quatro estrelas, a cargo da Mercan Properties, será constituído por 130 unidades de alojamento. Na mesma cidade, e também em 2023, é ainda esperada a abertura do Holiday Inn Express Évora, uma unidade de 76 quartos na qual foram investidos 16,8 milhões de euros.
Por fim, de destacar a abertura do Anantara Royal Vila Viçosa Resort, a cargo da Minor Hotels. O hotel de cinco estrelas tem abertura prevista para 2024 e será composto por 50 quartos, dez suítes e 16 residências.
Algarve
A sul, no Algarve, são esperados 13 novos hotéis nos próximos três anos. Destaque para o Tivoli Alvor Algarve Resort, com abertura prevista para o primeiro trimestre deste ano. O cinco estrelas a cargo da Minor Hotels é composto por 470 quartos e “será operado pelo NH Hotel Group, na sequência de um acordo assinado com a Azora, empresa proprietária do imóvel”, como a unidade indicou em comunicado. Após a abertura deste hotel, a marca entrará no mercado “tudo incluído”, já que é sua pretensão “reforçar a liderança no segmento de lazer no Algarve”.
Na primavera deste ano é também esperada a abertura do Hotel B&B Olhão, um três estrelas de 89 quartos resultante da parceria Casais + Sunny, num investimento de seis milhões de euros.
Outro dos projetos esperados para o Algarve, desta vez para 2024, é o Editory By The Sea Lagos, um hotel de cinco estrelas com 204 quartos e 72 apartamentos turísticos.
Madeira e Açores
Na Madeira está prevista a abertura do Dreams Madeira Resort Spa & Marina, em Porto Santo. O hotel de 366 unidades de alojamento será administrado operacionalmente pelo Apple Leisure Group, uma afiliada da Hyatt e propriedade de um investidor institucional, que contará com a Okami Hotels para a gestão de ativos da propriedade.
Das valências desta unidade farão parte mais de dez restaurantes à la carte, sete bares, serviço de quarto 24 horas, atividades diárias e entretenimento noturno. Estão ainda incluídos um parque aquático, um Explorer’s Club para crianças, uma Core Zone para adolescentes e um spa de 3.000 metros quadrados para adultos.
Já nos Açores, e de acordo com os dados recolhidos pela Publituris Hotelaria, é antecipada a abertura de seis unidades. Da listagem apurada, o primeiro hotel a abrir será o Vila Galé Collection São Miguel, no centro de Ponta Delgada, a 11 de maio deste ano. Esta é a primeira unidade do Vila Galé nos Açores, algo que o grupo admite à Publituris Hotelaria ambicionar “há muito tempo, precisamente porque é um destino com um enorme potencial turístico”. Refere ainda que, “por outro lado, permite reforçar a presença da marca em todo o território, já que os Açores eram a única região que não tinha um hotel Vila Galé”.
A unidade de 92 quartos resulta de um investimento de mais de 12 milhões de euros e da requalificação de parte do edifício onde funcionavam o convento e hospital de São Francisco. Em conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida presidente do Conselho de Administração do Vila Galé, adiantou que a data de abertura foi escolhida em atenção às festas do Senhor Santo Cristo, que decorrem por essa altura na Praça de São Francisco, onde se situa o hotel, e atraem muitos visitantes.
Também em São Miguel está prevista a abertura de um hotel da Torel Boutiques, em parceria com um grupo alemão. Apesar de a data ainda não ter sido revelada, sabe-se que a unidade composta por 40 unidades de alojamento ficará localizada numa antiga quinta de chá e terá a classificação de cinco estrelas.