Programa de Responsabilidade Social da AHP doou 48 mil bens em 5 anos
A associação fez o balanço dos cinco anos do Programa HOSPES.
Publituris Hotelaria
Savoy Signature integra Confederação do Turismo de Portugal
Savoy Signature nomeia Celestino Grave para o cargo de chef corporativo
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
Congresso AHRESP: Turismo Centro de Portugal assegura estar preparado “para receber mais turistas”
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas
Six Senses Douro Valley aposta na diversificação de mercados
Cushman & Wakefield antecipa abertura de mais 110 hotéis até 2027
A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal apresentou esta quarta-feira, 27 de Junho, o balanço do Programa HOSPES – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Em cinco anos, a AHP já entregou através do Programa HOSPES cerca de 48 mil bens e equipamentos, dos quais 21.754 durante o ano de 2017, entre eles camas e colchões, mobiliário, roupas de cama e casa de banho, palamenta, equipamentos de cozinha, equipamentos elétricos e eletrónicos. Participaram neste programa 83 unidades hoteleiras cujos bens a AHP fez chegar a 44 instituições de solidariedade social (IPSS) com quem tem protocolo.
Estima-se que, entre 2013 e 2017, o valor destas doações por parte dos hotéis tenha atingido os 800 mil euros. Por seu turno, o custo de substituição dos bens e equipamentos doados por novos terá sido aproximadamente de 3,2 milhões de euros.
Raul Martins, presidente da AHP, no seu discurso de boas vindas, afirmou que “a AHP tem centrado a sua actuação na defesa e reconhecimento da Hotelaria e do Turismo enquanto setor fundamental para o crescimento sustentável e responsável da economia do País. Normalmente juntamo-nos para celebrar os bons resultados do Turismo e da Hotelaria. Hoje celebramos a dedicação da Hotelaria à Comunidade”.
“O ano que passou foi o melhor de sempre para o Turismo e para a Hotelaria, e é com enorme orgulho que constatamos que também o Programa HOSPES acompanhou esses recordes. As quase cinco dezenas de milhares de bens que reunimos em 5 anos foram alcançados apenas com o compromisso de 83 unidades hoteleiras – porque somos só 83, temos feito um caminho discreto, mas persistente – e doadas a 44 instituições de solidariedade social com quem temos protocolo”, referiu Raul Martins.
O Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal sublinhou ainda que a Hotelaria é “Uma indústria fundamental para a economia e para o tecido social do nosso país e é com orgulho, empenho e convicção que afirmamos “ser” 100% comprometidos com o crescimento sustentável do Turismo e de Portugal”.
De resto, concluiu o Presidente da Associação, “a AHP quer chegar mais longe e envolver mais associados e hoteleiros no Programa”.
No decorrer da cerimónia foi ainda entregue pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, ao Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, o resultado pecuniário do Prémio Electrão by AHP. Este projecto de Sustentabilidade Ambiental, da AHP em parceria com a AMB3E, visa recolher, para tratamento e valorização, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA).
De abril a dezembro de 2017, foram entregues por 19 dos hotéis aderentes ao projeto (até à data 60 aderentes), perto 6000 toneladas em equipamentos.
SELOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
A AHP atribuiu um total de 53 Selos de Responsabilidade Social “We Share” e 101 Selos de Sustentabilidade Ambiental “We Care” a várias unidades hoteleiras, referentes ao seu compromisso com o Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental no ano de 2017.
De acordo com a associação, os selos visam “distinguir as unidades hoteleiras que contribuem para o desenvolvimento sustentável da actividade, através da participação no Programa HOSPES e conferir notoriedade e reconhecimento perante os hóspedes e stakeholders da indústria”.