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Glion lança programa Wellness to Business e restaurante sustentável

Glion Institute of Higher Education lança Wellness to Business Executive Education em parceria com a Clinique La Prairie e abre restaurante sustentável.

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Glion lança programa Wellness to Business e restaurante sustentável

Glion Institute of Higher Education lança Wellness to Business Executive Education em parceria com a Clinique La Prairie e abre restaurante sustentável.

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O Glion Institute of Higher Education está neste momento centrada nos temas de wellness e sustentabilidade através do desenvolvimento de duas novas iniciativas: Wellness to Business, um conjunto de programas para executivos; e o Fresh, um restaurante aberto ao público especialista em cozinha saudável e sustentável.

O lançamento destas duas iniciativas visa o reconhecimento da importância do Wellness e da Sustentabilidade no sector Hoteleiro e tem por objectivo preparar os líderes da indústria com competências e conhecimento nestas duas grandes tendências.

Wellness to Business Executive Education

Lançado no final de Abril, o programa para executivos Wellness to Business Executive Education oferece aprendizagem online, aulas no campus e workshops e serviços de consultoria à medida para Diretores de hotéis, Diretores de Spa e outros líderes nestas áreas. O programa visa preencher uma lacuna da indústria em termos de competência em cargos de topo com foco em como uma abordagem estratégica ao tema wellness ao nível da inovação e da tecnologia pode trazer o sucesso para o negócio.

“Wellness to Business” é dirigido pela portuguesa,  Mariana Palmeiro, especialista em Spas e Wellness e um talento com o selo Glion com mais de uma década de experiência em Spas de luxo e Hotéis.

Para este programa, a Glion estabeleceu uma parceria com a clínica privada Suiça Clinique La Prairie para desenvolver case studies e standards elevados na indústria através de actividades conjuntas enquanto proporcionam aos estudantes práticas médicas utilizadas em spa.

Fresh, o restaurant Glion

O foco educacional da Glion em Wellness é complementado pelo Fresh, um restaurante de comida saudável dirigido pelos estudantes e com o chef Benoît Carcenat, Meilleur Ouvrier de France à frente da cozinha. Aberto ao público desde final de Fevereiro, o Fresh oferece uma abordagem sustentável com ingredientes orgânicos, seleccionados num raio de 50 quilómetros. Os equipamentos são inovadores: espremedores a frio, desidratadores ou germinadores de sementes e os estudantes aprendem a confeccionar refeições nutritivas assim como bebidas adaptadas às mais variadas preferências e necessidades, incluindo vegetarianos, vegan e opções gluten-free e lactose-free.

Localizado no recentemente renovado Hotel des Alpes, da Glion, serve também de centro educativo Wellness, com espaços dedicados para workshops de mindfulness, respiração consciente e yoga.

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ESHTE dinamiza Open Day no seu 34.º aniversário

Além de um Open Day destino a alunos do secundário, que são convidados a conhecer as instalações e os cursos disponíveis na instituição, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) celebra o seu 34.º aniversário com um conjunto de atividades.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) celebra o seu 34.º aniversário a 13 de maio com um conjunto de atividades, entre elas um Open Day para alunos do ensino secundário.

De participação gratuita, mas com inscrição obrigatória, o Open Day começa às 9h00.

O programa do Open Day contempla a realização de uma visita às instalações, diversos jogos em equipa e uma sessão de acolhimento, agendada para as 11h00. Nesta serão apresentadas as licenciaturas disponíveis na instituição – entre Direção e Gestão Hoteleira; Gestão do Lazer e Animação Turística; Gestão Turística; Informação Turística e Produção Alimentar em Restauração – pelos coordenadores de curso, o Núcleo de Ação Social e o Gabinete de Inserção Profissional e Formação ao Longo da Vida.

“Será uma excelente oportunidade para os estudantes do secundário que tenham interesse em testemunhar in loco a experiência que a ESHTE acumula na área do turismo. Temos uma instituição muito ativa e esse será um dia especial, com diversas iniciativas, em que será possível conhecer a fundo cada uma das nossas subáreas de formação, as nossas instalações e a nossa excelente localização”, sublinha o presidente da instituição, Carlos Brandão.

Serão ainda entregues os Prémios de Mérito aos estudantes do 1.º ano, no âmbito do Programa Student Transition & Engagement Program +, e as Cartas de Curso aos recém-diplomados.

As comemorações do aniversário da ESHTE contemplam ainda um workshop de motivação à realização da prática desportiva, um seminário intitulado “Promoção da expansão de horizontes profissionais”, ambos apoiados pelo Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da DGES, bem como o desafio ESHTEscape, um evento multiatividades para promover dinâmicas em equipa, entre as 14h00 e as 16h30.

O final da tarde será preenchido com a entrega dos prémios referentes ao desafio ESHTEscape e a atuação da Tunística.

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Glion lança novo mestrado executivo em hospitalidade e liderança empresarial

O Executive Master of Advanced Studies in Hospitality and Business Leadership decorre durante 12 meses, num programa composto por quatro módulos lecionados em regime online e uma semana imersiva no campus da Glion em Montreux, na Suíça.

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O Glion Institute of Higher Education alargou a sua oferta educativa com o lançamento de um novo mestrado executivo de estudos avançados em hospitalidade e liderança empresarial.

O “Executive Master of Advanced Studies in Hospitality and Business Leadership” é composto por um programa de 12 meses e decorre a tempo parcial, combinando aulas em regime online com “uma experiência imersiva no campus da Suíça”, como indicado em nota de imprensa.

O curso é dirigido a profissionais com pelo menos três anos de experiência, com a Glion a indicar que este é “ideal para gestores em ascensão, empresários, pessoas que mudaram de carreira e executivos que procuram o reconhecimento formal das suas credenciais de liderança”.

Dividido em quatro módulos, cada um com uma duração de 12 semanas em regime online e uma carga horária semanal entre 14 e 18 horas, o programa inclui temáticas como modelos de negócio disruptivos, sustentabilidade, finanças empresariais, marketing digital, gestão de operações e transformação organizacional.

O regime de aulas é posteriormente complementado com a “Semana Residencial”, realizada no campus de Montreux, na Suíça, da Glion. De caráter presencial, esta semana permite consolidar a “rede de contactos, uma aprendizagem imersiva e a exposição à inovação no setor, através de visitas aos bastidores e workshops com especialistas”.

O curso termina com um projeto final de investigação empresarial, “através de um desafio estratégico alinhado com o contexto de carreira de cada participante”, como refere a Glion.

“Criámos este programa de Mestrado Executivo para profissionais ansiosos por dar o próximo passo nas suas carreiras. Quer se trate de um talento em ascensão ou de um líder já estabelecido, este programa proporciona um espaço valioso para aperfeiçoar o seu pensamento estratégico, explorar as principais ideias sobre as tendências da hotelaria e reforçar a sua marca enquanto executivo. Foi concebido para ser intensivo, relevante e flexível, assegurando que se encaixa perfeitamente na sua agenda, ao mesmo tempo que proporciona uma aprendizagem transformadora”, afirma Antonina Santalova, Academic Dean na Glion.

Após a concussão deste programa, os diplomados receberão um diploma no valor de 60 ECTS (30 créditos americanos).

As candidaturas já se encontram abertas, sendo que o primeiro intake tem início a 24 de novembro de 2025.

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Hospitality Education Awards abrem fase de recomendações e candidaturas

Os Hospitality Education Awards (HEA), uma iniciativa promovida pela Associação Fórum Turismo, abre a fase de recomendações e candidaturas para os prémios deste ano esta terça-feira, 15 de abril.

Os HEA pretendem distinguir formadores, jovens profissionais, projetos e entidades que se têm destacado no setor. O objetivo passa por reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por docentes, jovens com uma carreira no setor, projetos e entidades, públicas ou privadas, “que promovem uma formação de excelência no setor do turismo e hospitalidade”, como a organização refere em nota de imprensa.

A edição de 2025 contempla seis categorias distintas: “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior”; “Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional”; “Melhor Projeto de Inovação”; “Melhor Projeto Educacional”; “Melhor Carreira Jovem” e “Melhor Stakeholder”.

A fase de recomendações estará ativa até 15 de maio, permitindo que qualquer pessoa possa sugerir um profissional ou entidade que considere merecedor dos prémios. A recomendação é feita através de um formulário e pretende funcionar como um “incentivo para que potenciais candidatos se sintam valorizados e motivados a avançar com a sua candidatura”.

Simultaneamente, está também aberta a fase de candidaturas e recandidaturas, que decorre até 16 de junho. Estas deverão ser submetidas por docentes, jovens profissionais, instituições ou responsáveis por projetos.

Todo o processo de candidatura é feito através do website dos HEA, sendo que os profissionais que pretendam voltar a candidatar-se podem aceder às informações preenchidas nas edições anteriores.

“Reconhecer quem ensina, inspira e capacita é mais do que um gesto de gratidão — é reconhecer a base sólida sobre a qual se constrói um setor cada vez mais qualificado, competitivo e sustentável”, refere António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo, sobre a importância das recomendações e candidaturas aos Hospitality Education Awards.

Os Prémios da Formação Turística em Portugal são organizados anualmente pela Associação Fórum Turismo, com o apoio institucional do Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

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Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias

A campanha lançada esta quarta-feira em Lisboa, pelo Turismo de Portugal para valorizar as profissões turísticas, e que vai ter, a partir desta quinta-feira, uma divulgação apenas digital, “é muito particular”, na opinião de Lídia Monteiro, vogal executiva do Turismo de Portugal, porque “trata de dar visibilidade a cada uma das profissões que o turismo tem, com autenticidade e verdade, com rostos verdadeiros”, uma vez que é protagonizada pelos alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

O Turismo é feito de pessoas é o mote da nova campanha do Turismo de Portugal que visa valorizar as profissões turísticas, através da representação fotográfica de mais de 20 profissões, encenadas por alunos da rede de 12 escolas do Turismo de Portugal. Pretende-se homenagear o papel essencial de quem, todos os dias, contribui para que a experiência daqueles que visitam o nosso país seja verdadeiramente memorável.

Como referia Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na sessão de abertura desta campanha, “dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O reconhecimento é importante, assim como continuar o caminho de valorização do trabalho no turismo que tem vindo a acontecer de forma ainda mais intensa nos últimos anos. Refira-se a este propósito que a remuneração bruta média mensal das atividades no alojamento e restauração tem vindo a crescer acima da média nacional, tendo sido de 7% em 2024 face a 2023.

A sessão de apresentação da campanha contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade e incluiu um painel de debate que, sob o tema “Rostos Reais do Futuro do Setor”, discutiu as realidades e perspectivas de algumas das profissões turísticas. A moderação ficou a cargo de Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure, e contou com a presença de alunos de vários cursos das Escolas de Hotelaria e Turismo, designadamente, Catarina Lucena, estudante de Turismo de Natureza e Aventura – Setúbal, Rodrigo Rocha, de Culinary Arts – Lisboa, e Petra Sequeira, aluna de Gestão de Restauração e Bebidas – Estoril.

A apresentação da campanha esteve a cargo de Lídia Monteiro, vogal da Comissão Executiva do Turismo de Portugal, acompanhada de Filipa Vasconcelos, Head of Operations da agência criativa, Dentsu Creative Iberia, e do fotógrafo Pedro Cerqueira, que concebeu a exposição com o título “Magia da Hospitalidade”, que inspirou a campanha. Esta mostra que está patente na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, irá percorrer os restantes estabelecimentos de ensino do Turismo de Portugal.

Segundo Filipa Vasconcelos, “a nossa missão era clara, era valorizar as pessoas que trabalham no setor do turismo em Portugal e valorizar as profissões. Tivemos uma missão facilitada, com o trabalho fantástico do Pedro Cerqueira, que conseguiu captar a essência de cada profissão e de cada pessoa que representada nesta campanha, que visa colocar as pessoas no centro da comunicação”, a partir daí “foi contar as histórias por trás daquelas caras, histórias do dia-a-dia de quem geralmente está nos bastidores e que nós queremos trazer para a frente e mostrar o tão bom é trabalhar no turismo, e a essência de cada uma das profissões do turismo”, referiu.

A partir do genérico de que o turismo é feito de pessoas, era o genérico, a agência desconstruiu os posts digitais da campanha com vários temas que retrata cada história de uma profissão, como o turismo é feito de experiências, para retratar a profissão de animador turísticos, ou turismo é feito de cuidado (assistente de sala), sempre acompanhado de um pequeno texto, que “emociona as pessoas e que atrai para esta profissão”, disse Filipa Vasconcelos.

As fotografias de Pedro Cerqueira demonstram a inclusão do turismo, já que estão retratadas as profissões do turismo em Portugal com pessoas de diferentes idades, de diferentes proveniências, diferentes culturas, homens e mulheres, que são felizes a fazer aquilo que gostam.

Sobre o autorCarolina Morgado

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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

O secretário de Estado do Turismo, que encerrava, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a sessão de apresentação da exposição e da campanha que visam valorizar as profissões turísticas, protagonizadas pelos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, referiu que “trabalhamos as pessoas que têm expectativas, que têm sentimentos, e que até têm clubes de futebol, de pessoas, para pessoas, com pessoas”.

Recordando um clássico de Cícero que dizia que se tiveres um jardim e uma biblioteca não precisas de mais nada, Pedro Machado considerou o jardim Portugal, um jardim que “tem ativos estratégicos muito fortes, nos torna o 12º país mais competitivo do mundo, mas simultaneamente, hoje estamos a granjear esse momento de vida e de sucesso para o nosso país, que é nos nossos 10 ativos estratégicos, continuando o trabalho da estruturação do produto, patente quer na estratégia do Turismo de Portugal, quer para 2027, quer agora na  preparação da Estratégia 35, que está neste momento banho maria à espera de ser lançada”. Por isso, “tal como os jardins precisam ser cuidados, precisam ser regados, precisam ser trabalhados, todos os dias”.

O governante adiantou que Portugal tem 22 produtos turísticos, e por isso “temos ainda a capacidade de continuar, sempre com preocupação sobre a sustentabilidade dos nossos recursos, e aí entramos nos temas das agendas atuais, da sustentabilidade, da mitigação das alterações climáticas e tantas outras que nós precisamos”, porque, conforme disse, “o turismo também tem impactos, é bom reconhecê-lo”.

Por outro lado, há a biotecnologia, que significa conhecimento, a tal biblioteca, que passa, sobretudo, “de podermos captar, utilizar e transferir conhecimento”. Por isso, no processo da estruturação do conhecimento, “sabíamos que e sabemos que, para exercer competências, temos que, pelo menos, passar a três fases: Saber aprender, para saber fazer e para saber ser, para mim aquelas que a escola tem missão e obrigação de vos dar todas as ferramentas, todos os instrumentos, para que vocês possam aprender, para que saibam fazer e para que possam dizer”, apontou Pedro Machado.

Mas há mais duas, que segundo o titular da pasta do Turismo que hoje “nos é colocado pelos desafios da evolução do turismo e do mundo em si”, e que consistem em “saber estar e, sobretudo, saber estar com os outros, porque estamos numa indústria de pessoas. E é esta relação que eu espero que saia hoje, muito presente e muito significativa nesta campanha da valorização das profissões turísticas”.

“Queremos aumentar as qualificações de competências, claro, sim. Queremos fazê-la em modo de cada vez mais sairmos dos paradigmas e do status quo”, observou o governante reforçando que “se soubermos estar com os outros, temos a consciência de que precisamos, todos os dias, de afinar o nosso próprio processo e, provavelmente, temos a capacidade de desenvolvermos essas skills que são necessárias para o sucesso da nossa indústria”.

O secretário de Estado do Turismo reforçou, na sua intervenção, perante os alunos da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal que “um belo jardim que é o nosso país, com belas, promissoras, fiáveis e confiáveis profissões, é o meu desafio enquanto representante do governo, ou seja, criar as condições para que vocês possam exercer a vossa profissão, cada vez com maior grau de satisfação, com maior grau de relacionamento e com maior grau aquisitivo, de trabalho em cooperação, de trabalho em parceria, de respeito e de tolerância, porque somos a indústria da paz, da tolerância, do respeito, da solidariedade, com aqueles que estão cá, que nasceram cá e com aqueles que recebemos todos os dias”.

A encerrar a sua intervenção, Pedro Machado recordou o programa de formação dos migrantes, numa parceria entre o Turismo de Portugal e a CTP, em três das componentes que considera essenciais: Competência técnica, aprendizagem da língua portuguesa e da cultura portuguesa, porque “queremos cidadãos plenos, cidadãos inteiros”.

“Um dia verdadeiramente importante, porque hoje falamos daquilo que é mais importante no setor, que de facto são as pessoas. Aos profissionais do turismo, hoje é um dia que vos é expressamente dedicado”, começou por afirmar Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na abertura de um evento que aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e que teve duas dimensões: dar a conhecer uma exposição de fotografia com o título “Magia da Hospitalidade” e que é um conjunto de fotografias de Pedro Cerqueira,  que retrata 20 profissões turísticas, fazendo dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal os modelos dessas profissões.

O segundo propósito desta sessão foi, segundo Carlos Abade, “aproveitamos este projeto, que foi iniciado na rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, para lançar a campanha de valorização das profissões, que está prevista no Programa Acelerar a Economia, aprovado pelo Governo, uma campanha que no fundo dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O presidente do Turismo de Portugal esclareceu que “estamos a falar de mais de 420 mil profissionais de turismo que todos os dias trabalham nas suas empresas e de facto dão voz àquilo que é a qualidade, a excelência do serviço em Portugal, e sem as quais não era possível termos o turismo que temos neste momento”.

Na sua breve intervenção, Carlos Abade deixou três mensagens: “reiterar o agradecimento e o reconhecimento público a todos os profissionais do turismo. Portugal é hoje o 12º destino turístico mais competitivo do mundo, representa qualquer coisa com 27 mil milhões de euros de receitas todos os anos, que beneficiam naturalmente o setor, mas beneficiam toda a economia no seu conjunto, quase 20% das exportações do país, é responsável por praticamente metade do crescimento do PIB de 2024, é promotor da coesão do país, recuperou aquilo que foi a autenticidade das cidades e isto, deveu-se tudo àquilo que foi o vosso trabalho, àquilo que foram aquelas quase 420 mil pessoas que todos os dias trabalham no setor do turismo.

A segunda palavra do responsável foi compromisso “de todo o setor do turismo, das empresas, das organizações públicas, no sentido de reforçar continuamente a qualificação, a formação dos profissionais do turismo, mas sobretudo, a valorização contínua do seu trabalho. Uma coisa não pode acontecer sem a outra”, disse.

Finalmente, Carlos Abade deixou uma mensagem de confiança aos atuais e futuro profissionais do turismo. “O setor do turismo é uma das maiores indústrias do mundo, que hoje movimenta 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e prevê-se que em 2040 possa movimentar 2,4 mil milhões de pessoas. Portanto, o turismo é claramente uma profissão de futuro, é claramente um setor de futuro e é claramente uma profissão que conta com todos nós”.

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AHRESP e ASAE esclarecem empresários de norte a sul do país

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai dinamizar um roadshow com sessões de esclarecimento em parceria com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com o intuito de preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções. A primeira sessão decorre a 15 de abril na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tem planeadas 13 sessões de esclarecimento até ao final do ano, num roadshow que passará por cidades de norte a sul do país.

O objetivo passa por preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções da ASAE, bem como abordar as reclamações mais frequentes na restauração.

A primeira sessão, de caráter gratuito e inscrição obrigatória, terá lugar a 15 de abril em Portimão, com o apoio da câmara municipal desta cidade, bem como da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, local onde vai decorrer a apresentação.

A ação, que conta com a presença do inspetor-geral da ASAE, promete “esclarecer as regras essenciais de operação para estabelecimentos do canal Horeca, ajudando os empresários a estarem mais bem preparados para futuras inspeções e garantindo uma gestão mais informada e ajustada aos padrões a cumprir”, como referido em nota de imprensa.

Em paralelo, será também apresentado pela AHRESP, o “Guia de Regras e Boas Práticas na Restauração”, que aborda as situações que geram reclamações com mais frequência e a melhor forma de lidar com as mesmas.

A sessão em Portimão inicia às 15h30 com uma sessão de boas-vindas, à qual se segue a apresentação do guia de regras e boas práticas, a cargo de Filomena Diegues, coordenadora do departamento jurídico da AHRESP.

Às 16h30 tem lugar a apresentação do “Papel da ASAE junto das empresas do setor e o que ter em conta durante uma inspeção”, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

As inscrições podem ser efetuadas online, através do formulário da Academia AHRESP.

Esta primeira sessão marca o arranque de um roadshow nacional com 13 sessões planeadas até ao final de 2025, que vão decorrer em Mafra, Porto, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Viseu e Évora.

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Município de Albufeira dinamiza formações gratuitas em áreas do turismo

O Município de Albufeira, em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, vai promover três formações nas áreas de Gestão de Alojamento Local, Enogastronomia e Housekeeping. A ação, de caráter gratuito e presencial, decorre entre abril e maio.

O Município de Albufeira vai dinamizar ações de formação profissional gratuitas na área do turismo durante os meses de abril e maio.

Em causa estão formações presenciais em Gestão de Alojamento Local, Enogastronomia e Housekeeping, que terão lugar na sala de formação dos Paços do Concelho, anexa ao Auditório Municipal.

A iniciativa decorre da assinatura de um protocolo de colaboração entre o município e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA Faro), com o objetivo de “promover a qualificação dos trabalhadores e empresários do setor turístico”, como referido em nota de imprensa.

A formação em Gestão do Alojamento Local realiza-se de 8 a 11 de abril, das 9h00 às 13h00. Com a duração de 15 horas, a ação destina-se a empresários, empreendedores e gestores do setor, sendo que serão abordados temas como: gestão aplicada ao Alojamento Local; tipologia de serviços; obrigações legais e fiscais (parceiros, clientes e Estado) e a gestão de reservas e despesas. A inscrição deve ser feita através deste link.

Já a ação de Enogastronomia destina-se a profissionais da restauração e bebidas e decorre a 15, 22 e 29 de abril, das 14h30 às 17h30. A formação de nove horas irá versar sobre: tipologia de vinhos; iguarias e características organoléticas; princípios de harmonização enogastronómicas e pairing; e produtos regionais. Os interessados deverão efetuar a sua inscrição através do link “Enogastronomia – Escolas Turismo de Portugal”.

Por fim, a formação de Housekeeping realiza-se a 5, 6, 12 e 13 de maio, das 9h30 às 12h30, num total de 12 horas.

Durante a ação, o formador irá falar sobre o departamento de andares; apresentação e grooming; standards de serviço no contacto com os clientes; tipos de quartos e as suas características; técnicas de arrumação e limpeza dos quartos; serviço de lavandaria (produtos de limpeza e utensílios); regras de higiene e segurança no trabalho e inglês aplicado ao serviço de andares.

As inscrições devem ser efetuadas para “Housekeeping – Escolas Turismo de Portugal“.

Para mais informações ou inscrições na Academia Digital, os interessados deverão entrar em contacto com Fernanda Costa da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro) do email fernanda.costa@turismodeportugal.pt ou do telefone 289 007 205.

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Até 18 de julho: Abertas candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal

As candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal decorrem de 1 de abril a 18 de julho de 2025, exclusivas para alunos nacionais e residentes na União Europeia. São Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5), Cursos Profissionais (Nível 4) e Cursos on-the-job da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

De acordo com o Turismo de Portugal, os candidatos poderão especializar-se em áreas fundamentais do setor, como Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria / Alojamento, Informação e Animação Turística, Organização de Eventos, Património e Turismo de Natureza e Aventura, para reforçar que “esta é uma excelente oportunidade de ingressar numa formação reconhecida mundialmente, dando os primeiros passos numa carreira promissora no setor do turismo”.

​As candidaturas são para Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – acesso com o 12.º ano – nível 5; Cursos Profissionais – acesso com o 9.º ano – nível 4; e Cursos de Dupla Certificação on the job – acesso com o 11.º ano, podendo candidatar-se cidadãos da União Europeia (UE)​, ou estudantes que não tenham cidadania europeia, residentes em Portugal (com autorização de residência), via online a partir do portal das Escolas.

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Real Hotels Group dinamiza programa de formação para jovens com o eXperience Program

O programa de formação hoteleira do Real Hotels Group é dirigido a jovens e divide-se em três níveis, consoante o grau de formação dos candidatos. As candidaturas, limitadas, estão abertas até 19 de abril.

O Real Hotels Group lançou um programa de formação para o desenvolvimento das carreiras profissionais de jovens talentos na indústria hoteleira, o eXperience Program.

A iniciativa foca-se na importância da experiência do cliente no setor e é composta por um programa dividido em três níveis, consoante o grau de formação dos candidatos.

O primeiro, designado “Beginners”, destina-se aos jovens recém-formados em cursos técnico-profissionais das mais diversas áreas, como receção, restauração e catering, manutenção ou spa e bem-estar. Durante um período de 12 a 18 semanas, os jovens talentos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos a situações reais do contexto empresarial.

Segue-se o nível “Graduates”, direcionado para os recém-licenciados ou recém-mestres nas áreas de gestão e hotelaria, turismo, gestão e finanças, marketing ou recursos humanos. Ao longo de seis meses, estes candidatos em início de carreira podem usufruir de uma experiência imersiva em funções operacionais e corporativas, acompanhados pela mentoria de um especialista interno.

A terceiro nível enquadrado no programa eXperience é o de “Top Leaders”. Este nível, concebido para potenciar a carreira de futuras lideranças no Real Hotels Group, dedica-se a talentos das áreas de gestão e economia, com a ambição de liderar e inovar no setor da hospitalidade. Durante 12 meses, estes candidatos têm acesso a uma visão 360º da indústria hoteleira, agregando valores de gestão, estratégia e inovação, com a experiência e conhecimento de mentores executivos.

Ao longo deste período, os jovens têm também a possibilidade de acompanhar os Executive Sponsors nos serviços corporativos e de operação, ficando a conhecer a realidade organizacional em primeira mão.

O nível Top Leaders inclui ainda a formação executiva em liderança, a possibilidade de assumir desafios reais da gestão de projetos estratégicos de unidades e departamentos ou, ainda, uma visita internacional à sede da marca global do grupo, os hotéis IHG.

“O eXperience Program vem reforçar o compromisso contínuo que assumimos com o desenvolvimento de talentos na hotelaria e a criação de oportunidades de crescimento para os jovens que pretendem construir uma carreira no setor. Este programa representa uma nova etapa para o Real Hotels Group, aproximando-nos das novas gerações e preparando os líderes que vão moldar o futuro da indústria”, refere Nádia Sousa, Director of Human Resources do Real Hotels Group.

As candidaturas são limitadas e estão abertas até dia 19 de abril.

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Castelo Branco negoceia “parceria internacional” para dinamizar novo Centro de Estudos Gastronómicos

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, revelou à Publituris Hotelaria que a autarquia procura uma parceria internacional que ajude à “dinamização e operação” do novo centro, avançando que há já negociações com um instituto internacional de formação e investigação gastronómica.

Inês de Matos

O Centro de Estudos Gastronómicos que a Câmara Municipal de Castelo Branco está a construir deverá contar com uma “parceria internacional” para dinamizar e operar a infraestrutura, que deverá estar pronta antes do prazo de execução, previsto para 2027, avançou à Publituris Hotelaria Leopoldo Rodrigues, autarca de Castelo Branco, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o novo Centro de Estudos Gastronómicos visa a “formação de profissionais da área da cozinha, mas também do serviço de mesa e bar”, além de “um trabalho de investigação associada à gastronomia, com a incorporação de produtos locais”.

“Pensando na importância da gastronomia para as dinâmicas turísticas, desde o início do mandato que estamos a construir um projeto que reputamos de muita importância, uma Escola de Chefs ou Centro de Estudos Gastronómicos. Foi um projeto que iniciámos em 2022, neste momento já estamos em obra”, explicou Leopoldo Rodrigues.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco revelou que a autarquia está já a trabalhar no sentido de estabelecer uma parceria internacional que ajude à “dinamização e operação” do novo centro, avançando apenas que já há negociações com um instituto internacional de formação e investigação gastronómica.

O novo espaço fica localizado no centro da cidade de Castelo Branco, concretamente na Rua de Santa Maria, e tem 2027 como prazo de execução, ainda que o autarca acredite que seja possível antecipar a abertura da infraestrutura.

“O prazo de execução prevê que esteja concluído em 2027, mas ainda recentemente falei com o empreiteiro que me disse que é provável que se consiga antecipar”, acrescentou Leopoldo Rodrigues, considerando que “a gastronomia local tem condições para ser uma grande marca do concelho de Castelo Branco”.

Presença templária dá origem a novo centro de interpretação

Além do novo Centro de Estudo Gastronómicos, a autarquia de Castelo Branco está também a recuperar e adaptar a Igreja de Santa Maria do Castelo, localizada dentro do castelo, para receber um novo centro de interpretação dedicado à presença templária na cidade.

“Castelo Branco é uma terra templária, o castelo é templário e para valorizar ainda mais essa memória, estamos com outra obra em curso que é o Centro de Interpretação Templário, que fica localizado numa alcáçova do castelo, na Igreja de Santa Maria do Castelo”, revelou ainda Leopoldo Rodrigues.

De acordo com o autarca, o novo espaço “será muito focado no digital – com hologramas e apresentações – mas também com a presença física de elementos que foram recolhidos”.

A abertura do Centro de Interpretação Templário está prevista para junho ou julho deste ano.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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