Créditos. Click and Play
Mão-de-obra é a principal ameaça à Hotelaria em 2018
O 2.º Business Breakfast da Publituris Hotelaria voltou a juntar os CEO’s e administradores dos principais grupos hoteleiros portugueses: Altis, Hoti Hotéis, Pestana, Turim e Vila Galé. ‘2018: Desafios e Perspectivas’ foi o tema desta edição. A Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa foi a anfitriã.
Patricia Afonso
Mercure abre novo hotel na Polónia
Évora recebe mais um hotel com a abertura do Holiday Inn Express
Meridia adquire Reserva Alecrim em Santiago do Cacém
Hotéis da Highgate Portugal no Algarve vão operar sob a marca Marriott International
Tivoli Hotels & Resorts escolhe Vila Nova de Gaia para nova abertura em Portugal
Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto
Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier
Oásis Atlântico Praiamar investe em renovações
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels
Raul Martins (Altis), Manuel Proença (Hoti Hotéis), José Theotónio (Pestana), Ricardo Martins, (Turim) e Gonçalo Rebelo de Almeida (Vila Galé). Foram estes os nomes que protagonizaram o 2.º Business Breakfast da Publituris Hotelaria, que, esta edição, levou a debate os desafios e perspectivas no sector hoteleiro em 2018.
Durante cerca de 60 minutos, os cinco responsáveis dos principais grupos hoteleiros falaram sobre as expectativas para 2018, concluindo que vai ser novamente um ano muito positivo. Porém, foram igualmente unânimes ao salientarem a necessidade de precaver o futuro e consolidar o crescimento do Turismo e do sector. É nesta consolidação que surgem os grandes desafios que a hotelaria enfrenta, sendo o número um, considerado pelos diversos CEO’s e administradores como a principal ameaça em 2018, a falta de mão-de-obra.
A solução para este problema que tem vindo a adensar-se nos últimos anos não é fácil, nem imediata, mas serviu o debate para os responsáveis avançarem com algumas ideias, nomeadamente a urgência em valorizar as profissões do sector, a necessidade de formação adequada e a requalificação de pessoas em situação de desemprego para ter uma oportunidade na hotelaria, que carece de mão-de-obra.
O 2.º Business Breakfast da Publituris Hotelaria permitiu, ainda, aos CEO’s e administradores desmistificarem a ideia dos baixos salários no sector, com os cinco responsáveis a recusarem essa realidade. Aliás, Raul Martins, que participou nesta iniciativa enquanto presidente do Grupo Altis, recordou a análise realizada pela AHP, da qual também é presidente, de que o salário médio na Hotelaria é superior aos mil euros.
* Leia a reportagem sobre esta iniciativa na edição de Fevereiro da Revista Publituris Hotelaria.
** Esta iniciativa contou com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa