Edição digital
Opinião

Opinião | A Grande Revolução: Inteligência Artificial vs Reinvenção Humana

Leia a opinião de Ana Cristina Guilherme, Head of Marketing da PHC Hotels.

Publituris Hotelaria
Opinião

Opinião | A Grande Revolução: Inteligência Artificial vs Reinvenção Humana

Leia a opinião de Ana Cristina Guilherme, Head of Marketing da PHC Hotels.

Sobre o autor
Publituris Hotelaria
Artigos relacionados
Indicadores
Proveitos totais do alojamento turístico somam quase 6,4 mil milhões de euros até novembro
Figuras
Octant Hotels aposta em Jan-Erik Ringertz para a direção de operações
Fornecedores
Groupe GM estabelece parceria com a marca Isula
Formação
Docentes da ESHTE representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica
Figuras
Christelle Pitrel é a nova vice-presidente de gestão de ativos para Portugal da Highgate
Emprego
Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day
Hotelaria
Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel
Mama Shelter Dubai
Fornecedores
Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro
Alojamento
Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro
Indicadores
Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE
Flatio

É o grande tema do momento de discussão: não só por todas as dúvidas e incertezas, como também pelo seu potencial ilimitado que coloca a grande questão sobre o fator humano no modelo de negócio das empresas.

Ameaças ou oportunidades?
Como em todos os processos de inovação/disrupção, temos perspectivas opostas: as mais entusiastas e as mais dramáticas, os criativos e os conservadores. Uma coisa é certa: a evolução tecnologia não vai abrandar e resistir não é a escolha certa para as empresas.
Numa perspetiva mais equilibrada, consciente e macro, podemos afirmar que temos muito a ganhar como pessoas e profissionais: a verdade é que já faz parte do nosso dia-a-dia, beneficiamos de agilização de processos, maior rapidez de respostas, melhor capacidade de escolha e decisões. Considero que é um “portal de evolução” ilimitado.

PUB

“O dia de hoje nunca será tão lento!”
Na conferência da Marketeer, um dos oradores convidados começou a sua intervenção com esta frase, o que antecipa uma profunda transformação na forma como nos relacionamos, trabalhamos e vivemos.
A incerteza de até onde esta transformação nos pode levar levanta questões que estão diretamente relacionadas com a existência humana ou a utilidade da mesma. Será que estamos preparados para este salto quântico? Será que o setor hoteleiro consegue analisar o potencial desta revolução? Será que vamos finalmente estar mais disponíveis para o serviço ao cliente, quando toda a parte burocrática, logística e financeira são geridas por IA?

PUB

A reinvenção humana
Acredito que o nosso grande desafio será colocar o ser humano no centro de tudo, reaprendermos a ser humanos: empatia, compaixão, compreensão, refletir, liderança, motivação, inspiração e conexão.
“De Pessoas para Pessoas”, a frase cliché dos últimos tempos e que nunca foi real, quem sabe agora poderá ser realidade, já que a área Turismo/Hoteleira é o setor de excelência de ligação Humana, talvez um dos que mais potenciam o melhor do Ser Humano.
A resistência à mudança e inovação nunca resultou, até porque são inevitáveis! A melhor opção é com toda a certeza aprender, adquirir conhecimento e perceber como é que pode melhorar a sua empresa.

Ana Cristina Guilherme
Head of Marketing da PHC Hotels

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.