Opinião | A Grande Revolução: Inteligência Artificial vs Reinvenção Humana
Leia a opinião de Ana Cristina Guilherme, Head of Marketing da PHC Hotels.
Publituris Hotelaria
Proveitos totais do alojamento turístico somam quase 6,4 mil milhões de euros até novembro
Octant Hotels aposta em Jan-Erik Ringertz para a direção de operações
Groupe GM estabelece parceria com a marca Isula
Docentes da ESHTE representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica
Christelle Pitrel é a nova vice-presidente de gestão de ativos para Portugal da Highgate
Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day
Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel
Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro
Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro
Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE
É o grande tema do momento de discussão: não só por todas as dúvidas e incertezas, como também pelo seu potencial ilimitado que coloca a grande questão sobre o fator humano no modelo de negócio das empresas.
Ameaças ou oportunidades?
Como em todos os processos de inovação/disrupção, temos perspectivas opostas: as mais entusiastas e as mais dramáticas, os criativos e os conservadores. Uma coisa é certa: a evolução tecnologia não vai abrandar e resistir não é a escolha certa para as empresas.
Numa perspetiva mais equilibrada, consciente e macro, podemos afirmar que temos muito a ganhar como pessoas e profissionais: a verdade é que já faz parte do nosso dia-a-dia, beneficiamos de agilização de processos, maior rapidez de respostas, melhor capacidade de escolha e decisões. Considero que é um “portal de evolução” ilimitado.
“O dia de hoje nunca será tão lento!”
Na conferência da Marketeer, um dos oradores convidados começou a sua intervenção com esta frase, o que antecipa uma profunda transformação na forma como nos relacionamos, trabalhamos e vivemos.
A incerteza de até onde esta transformação nos pode levar levanta questões que estão diretamente relacionadas com a existência humana ou a utilidade da mesma. Será que estamos preparados para este salto quântico? Será que o setor hoteleiro consegue analisar o potencial desta revolução? Será que vamos finalmente estar mais disponíveis para o serviço ao cliente, quando toda a parte burocrática, logística e financeira são geridas por IA?
A reinvenção humana
Acredito que o nosso grande desafio será colocar o ser humano no centro de tudo, reaprendermos a ser humanos: empatia, compaixão, compreensão, refletir, liderança, motivação, inspiração e conexão.
“De Pessoas para Pessoas”, a frase cliché dos últimos tempos e que nunca foi real, quem sabe agora poderá ser realidade, já que a área Turismo/Hoteleira é o setor de excelência de ligação Humana, talvez um dos que mais potenciam o melhor do Ser Humano.
A resistência à mudança e inovação nunca resultou, até porque são inevitáveis! A melhor opção é com toda a certeza aprender, adquirir conhecimento e perceber como é que pode melhorar a sua empresa.
Ana Cristina Guilherme
Head of Marketing da PHC Hotels