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Plataforma do alojamento local aceitou cerca de 75 mil registos

O concelho de Lisboa foi o que submeteu o maior número de declarações contributivas, seguido pelo Porto e por Albufeira.

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GuestReady estabelece parceria com a Portugal Active para gerir propriedades de luxo

O Governo deu conta em nota de imprensa que, de acordo com os dados do Turismo de Portugal, e após consulta da Plataforma «RNAL – Registo Nacional de Alojamento Local», foram apresentadas até esta quarta-feira, 13 de dezembro, 74.972 declarações contributivas válidas, do universo de 120.719 registos de Alojamento Local (AL) em Portugal.

O concelho de Lisboa foi o que submeteu o maior número de declarações contributivas – 11.447 declarações válidas, dentro dos 19.917 AL existentes na cidade – seguido pelo Porto (8.581 declarações, num total de 10.449 AL) e Albufeira (6.565 declarações, num total de 9.955 AL).

Seguiram-se os concelhos de Loulé (4.197 declarações, num total de 6.955 AL) e Lagos (3.907 declarações, num total de 5.836 AL).

Em comunicado o Governo recorda que “todos os titulares do registo de alojamento local estavam obrigados por lei a efetuar prova, mediante apresentação de declaração contributiva, da manutenção da atividade de exploração, comunicando efetividade de exercício na plataforma RNAL — Registo Nacional de Alojamento Local, através do Balcão Único Eletrónico, estando excluídas desta obrigação as explorações de unidades de alojamento local em habitação própria e permanente, desde que essa exploração não ultrapasse 120 dias por ano”.

O prazo de entrega terminava, inicialmente, a 7 de dezembro, tendo posteriormente sido alargado até 13 de dezembro, até às 23h59.

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GuestReady estabelece parceria com a Portugal Active para gerir propriedades de luxo

A colaboração pretende transformar casas de luxo em “hotéis privados”, com a oferta de serviços e experiências à medida do cliente. A manutenção de jardins, piscinas ou ginásios, bem como experiências ao domicílio, como refeições com chefes de cozinha privados ou tratamentos de spa, são alguns dos serviços incluídos.

A GuestReady, que atua no setor do alojamento local, estabeleceu uma parceria com a Portugal Active, empresa de gestão de propriedades de luxo. O objetivo passa por “garantir um nível de serviço equivalente ao da hotelaria de luxo, com a privacidade de uma casa de férias”, como referido em nota de imprensa.

Alguns dos serviços assegurados por esta parceria incluem a reposição de produtos à medida, check-ins personalizados, serviço de concierge e o acompanhamento próximo do hóspede ao longo da estadia. Da oferta fazem ainda parte atividades e programas como passeios de iate, rotas guiadas em buggy, chefes de cozinha privados e tratamentos de spa ao domicílio.

Através desta colaboração a GuestReady garante o atendimento ao hóspede e a gestão de mercado, rentabilidade e software. Já a Portugal Active assegura a experiência premium e a curadoria de serviços exclusivos para cada propriedade.

“Um dos nossos principais objetivos sempre foi oferecer um serviço orientado para a qualidade que realmente se destacasse no mercado, equiparando as experiências em AL dos nossos hóspedes às de um verdadeiro hotel”, explica Rui Silva, diretor-geral da GuestReady em Portugal.

Já Ricardo Viana, CEO da Portugal Active, reforça que “a Portugal Active é uma marca que cria hotéis privados. A nossa prioridade é criar experiências e oferecer um serviço de luxo sem igual. Os nossos hóspedes vivem momentos únicos e os nossos proprietários não precisam de se preocupar com nada”.

A GuestReady está presente em sete países do mundo, de França aos Emirados Árabes Unidos. Segundo o cofundador Alexander Limpert, a empresa alcançou a gestão de uma carteira global de propriedades no valor 2 mil milhões de dólares em 2024.

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Fundação “O Século” constrói Alojamento Local na Ericeira

A Fundação “O Século” contratou com o BPI um Financiamento Verde de 1,3 milhões de euros para a construção de um Alojamento Local (AL) na Ericeira com 44 camas. A expectativa é a de que as receitas do futuro empreendimento contribuam para o financiamento da atividade social da fundação.

A Fundação “O Século” contratou com o BPI um Financiamento Verde (Green Loan) no montante de 1,3 milhões de euros, com um prazo de seis anos, formalizada através de uma cessão de créditos.

A operação destina-se a financiar a construção de um projeto turístico na Ericeira, no concelho de Mafra, cujas receitas “contribuirão para o financiamento da atividade social da fundação”, como referido em comunicado.

No mesmo documento, o BPI refere que a futura unidade de Alojamento Local (AL) da Fundação “O Século” terá 44 camas no total.

O investimento e financiamento foram efetuados de acordo com critérios de sustentabilidade, incluindo a instalação de capacidade própria de produção de energia, tratamento de águas cinzentas, sistema de rega gota a gota, postos de carregamento para viaturas elétricas e instalação de bombas de calor.

O projeto obteve uma pré-classificação energética da ADENE B- “Grande Renovação”.

A intervenção social da Fundação “O Século” inclui o apoio a crianças em risco, a ajuda a pessoas idosas e aos mais dependentes e desfavorecidos. A instituição apoia diariamente uma média de 600 utentes (crianças, jovens e idosos), para além dos cerca de 800 beneficiários anuais das colónias de férias e outras iniciativas.

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Alojamento Local da GuestReady | Créditos: DR
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GuestReady registou mais de 200 mil hóspedes em 2024

A empresa que detém 1.400 alojamentos locais referiu que em 2024 a ocupação anual rondou os 80% em todo o portfólio, sendo que os preços aumentaram 7% face a 2023.

A GuestReady recebeu mais de 200 mil hóspedes nas cerca de 1.400 unidades de alojamento que tem sob gestão no país.

Em nota de imprensa, a empresa que opera no setor do Alojamento Local (AL) refere que os preços registaram uma ligeira subida e os hóspedes estão a alongar as estadias para ficarem, em média, mais de quatro noites.

Em 2024, a GuestReady manteve uma ocupação anual a rondar os 80% em todo o portfólio, registando um aumento dos preços de 7% face a 2023, “resultado da inflação e do aumento de custos operacionais”, de acordo com a GuestReady.

No ano passado, os hóspedes franceses (15%) foram substituindo os espanhóis (14%) nas nacionalidades que mais reservaram alojamentos em Portugal. Seguiu-se o mercado nacional, que representou 14% das reservas nos alojamentos da empresa.

A época alta fixou-se no mês de agosto, com todas as cidades a registarem uma ocupação superior a 90% e com os preços a atingirem uma média nacional acima dos 100 euros por noite. Paralelamente, as estadias foram mais longas: das 3,8 noites que correspondiam a uma estadia média em 2023, a GuestReady destaca um aumento para 4,1 noites em 2024.

“Observamos que os visitantes estão a prolongar as estadias, algo que pode estar relacionado com a subida dos preços e do custo de vida, o que leva a que as pessoas aproveitem o investimento para ficar mais tempo. Também pode ser reflexo do aumento da procura para reservas mês a mês no nosso mercado, consideradas de média duração”, explica Rui Silva, Managing Director da GuestReady Portugal.

A empresa anunciou recentemente a sua chegada aos Açores, passando assim a oferecer soluções de gestão completa em todo o território nacional.

A GuestReady alcançou a gestão de uma carteira propriedades no valor 2 mil milhões de dólares em 2024, valor global anunciado pelo co-fundador Alexander Limpert. Presente em sete países no mundo, de França aos Emirados Árabes Unidos, a GuestReady conta com mais de uma centena de funcionários para a operação portuguesa.

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Berta Cabral destaca papel relevante do AL na elevação qualitativa da oferta e do produto turístico dos Açores

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, defendeu, em Ponta Delgada, que o Alojamento Local (AL) “teve um papel determinante na rápida resposta à procura e, muito em particular, num processo contínuo de elevação qualitativa da oferta e do produto” regionais.

A governante, que falava na sessão de abertura do 3.º Encontro de Alojamento Local dos Açores, referiu que, entre janeiro e novembro de 2024, o AL somou mais de 1,7 milhões de dormidas, representando 37% da procura, e assegurando uma estada media de quase quatro noites, superior à média regional.

Já são mais de 23 mil camas disponíveis, ou seja, 58% da oferta total na Região, que atualmente supera as 40 mil camas, revelou, citada em nota publicada na página oficial do Governo Regional, avançando ainda que o número de camas no Alojamento Local cresceu acima de 13% em 2024, representando um incremento de 2.754 camas face a 2023, em ano quem já tinha sido registado um crescimento de 2.761 camas.

Face a estes números, disse ser “inevitável que o setor do Alojamento Local promova uma sistemática autoavaliação dos resultados obtidos e dos equilíbrios dinâmicos entre oferta e procura, sem negligenciar o incremento competitivo que existe em setores com esta pujança de desenvolvimento”, impondo-se que, cada vez mais os empresários e as empresas “fortaleçam os seus níveis de profissionalismo, de mobilização coletiva e de integração na cadeia de valor tradicional do turismo, contribuindo para a consolidação da qualificação do setor e, também, para a sua inovação processual e tecnológica”.

Créditos: Hugo Moreira

A secretária Regional da tutela defendeu como fundamental “a promoção de uma robusta aproximação entre diversos agentes do mercado, facilitando a interação e o desenvolvimento de projetos conjuntos entre o Alojamento Local e os operadores turísticos”.

O Alojamento Local “ganhou uma voz por direito próprio e, com isso, a responsabilidade de ser um parceiro ativo, construtivo e positivo para o desenvolvimento do turismo e da economia da Região”, prosseguiu, afirmando ainda que “o Governo dos Açores tem bem presente esta importância para o destino e esta necessidade de potenciar, cada vez mais, as boas práticas do setor”.

Recordou também que o Governo dos Açores se manifestou contra a Contribuição Extraordinária sobre o Alojamento Local e desencadeou os mecanismos certos para inviabilizar a sua aplicação nos Açores no ano passado, ainda antes de ter sido eliminada a nível nacional. Além disso, também promoveu “uma auscultação ativa e crítica dos desejos e das observações do setor, encarando-o como um parceiro importante no processo de planeamento e decisão”.

Por isso, Berta Cabral acredita que “esta atuação colaborante com parceiros-chave é a melhor forma de garantirmos um desenvolvimento turístico harmonioso que nos conduza ao objetivo de ter turismo todo o ano em todas as ilhas”, apontou.

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ALEP com formação sobre AL no Algarve

Nesta ação de formação, a ALEP pretende responder a diversas dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve.

Para dar resposta às dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve, a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) acaba de lançar uma ação de formação certificada em Faro, no dia 12 de fevereiro, com o apoio do Turismo do Algarve, com o objetivo de dar a conhecer em detalhe todas as alterações práticas à atividade e alertar para os novos desafios para o futuro do AL.

Nesta ação de formação prática presencial de 3 horas e 30 minutos, os participantes obterão respostas a diversas dúvidas. Entre elas, enumera a ALEP estão: O que muda com a nova legislação: Decreto-Lei 76/2024; Quais são as novas regras de AL em condomínio?; Como fica a abertura de novos registos em frações de prédios no litoral e interior e em cidades onde há regulamentos municipais? Quais são as atuais limitações?; Os registos de AL vão ter prazo de validade?; E o que muda na questão fiscal?; Qual é a nova forma de comprovar atividade e qual é o papel do Seguro neste processo? E o que acontece a quem não enviou o Comprovativo de Atividade em 2023?; Afinal quais são os novos poderes das Câmaras? Quais são as perspetivas para os regulamentos municipais?; Como fica a questão da intransmissibilidade?.

A ação de formação decorrerá na sede da Região de Turismo do Algarve, a partir das 14h30 e os interessados em frequentar a formação certificada da ALEP poderão obter mais informações sobre inscrição e modo de pagamento em www.alep.pt/FORMACAOALGARVENOVALEI

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Selo Save Water é alargado aos estabelecimentos de alojamento local

Os empreendimentos de alojamento local que queiram aderir ao selo Save Water devem implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas de uma lista de 60 propostas.

Os estabelecimentos de Alojamento Local (AL) no Algarve já podem obter o selo Save Water, juntando-se assim ao Compromisso com a Eficiência Hídrica.

Ao aderirem à Plataforma de Monitorização, os estabelecimentos de alojamento local têm de implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas entre uma lista de 60 propostas.

Este plano divide-se num cronograma de três partes. As primeiras medidas devem ser implementadas até março de 2025, às quais deverão acrescer mais quatro medidas até 30 de junho deste ano. As últimas quatro medidas devem ser aplicadas até 31 de dezembro de 2025.

A obtenção do selo Save Water é também uma condição para aceder à Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, disponibilizada pelo Turismo de Portugal – um mecanismo de financiamento que apoia os custos relacionados com a implementação das medidas exigidas.

Em 2024, os empreendimentos turísticos aderentes ao selo registaram uma redução de 16% no consumo global de água e 15% no consumo específico (por dormida), comparativamente com o mesmo período de 2023, como o Turismo do Algarve apontou em comunicado.

Esta redução reflete-se em “poupanças médias de mais de 7.000 euros anuais por empreendimento”, de acordo com a mesma entidade, que refere que o alargamento deste sela ao AL “decorre da Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024, que manteve a situação de alerta por seca no Algarve e ajustou o objetivo de redução de consumo do setor urbano para 13%”.

A iniciativa Save Water, coordenada pelo Turismo do Algarve em parceria com o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia.

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ALPN critica Movimento Referendo pela Habitação por não “resolver os reais problemas sociais” com referendo ao AL em Lisboa

A crítica da Associação do Alojamento Local Porto e Norte (ALPN) surge após nova tentativa do Movimento Referendo pela Habitação para que a Assembleia Municipal de Lisboa aprove o referendo para a eliminação do Alojamento Local (AL) na capital.

A Associação do Alojamento Local Porto e Norte (ALPN) criticou o Movimento Referendo pela Habitação, através de comunicado enviado às redações, por “alimentar tensões que se arrastam há anos sem resolver os reais problemas sociais” de acesso à habitação.

A crítica surge após a rejeição do referendo sobre o Alojamento Local (AL) em Lisboa a 3 de janeiro, com a ALPN a apontar que, agora, o Movimento Referendo pela Habitação pretende “tentar que a Assembleia Municipal de Lisboa aprove o referendo para a eliminação do Alojamento Local na capital”, com base em “premissas” que a associação considera serem “falsas ou falseadas”.

“Nas alegações do Tribunal Constitucional é claramente dito que o mesmo [o referendo] carece de legitimidade e vai contra a lei nacional o que inviabiliza a sua aplicabilidade”, afirma a ALPN.

A associação declara ainda em nota de imprensa que “a instrumentalização deste movimento por parte de determinadas fações políticas apenas vem alimentar tensões que se arrastam há anos sem resolver os reais problemas sociais, esquecendo-se que contribuíram para a sua criação e agravamento quando não promoveram a habitação, a sua construção, a reabilitação, a agilização de processos e a redução de impostos, nomeadamente o IVA da construção e da reabilitação – um dos grandes entraves à criação de oferta de habitação. Desresponsabilizam-se os anteriores governos de serem os grandes promotores da crise habitacional que hoje se vive em Portugal”.

Sobre o tema, a associação aponta que “o AL representa cerca de 3% do parque habitacional”, contrapondo que “a oferta pública de habitação em Portugal, a nível nacional, não chega sequer aos 3%. Como a ALPN refere, “comparando com outros países da Europa, é manifestamente pouco – veja-se o exemplo da Áustria que ultrapassa os 20% na oferta pública de habitação”.

“É do conhecimento público que Portugal continua com um parque habitacional disponível e devoluto, que apenas na cidade de Lisboa representa cerca de 5.000 unidades. Haja vontade política para reabilitar e colocar no mercado, haja efetivo investimento na resolução do problema, não é aceitável que se culpabilize pequenos investidores que contribuíram para a reabilitação do edificado das cidades e que produzem riqueza a favor do país”, defende a ALPN no mesmo documento.

Na mesma linha, a associação aponta como “absolutamente inaceitável e injusto” o cancelamento das licenças de Alojamento Local existentes em Lisboa.

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Créditos: Depositphotos.com
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GuestReady chega aos Açores com objetivo de gerir 200 propriedades até 2026

A empresa de alojamento local chega pela primeira vez aos Açores com um centro de operações na ilha de São Miguel, passando assim a estar presente em todo o território português.

A GuestReady passará a contar com um centro de operações em São Miguel, Açores. Desta forma, a empresa de alojamento local (AL) passará a contar com operações físicas em todo o território nacional.

A empresa conta receber hóspedes na ilha no primeiro trimestre de 2025, tendo estabelecido como meta o alcance de 200 propriedades sob gestão até ao final de 2026.

Sobre a escolha dos Açores, a GuestReady recorre aos dados comunicados pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, segundo a qual o setor turístico corresponde atualmente a 17% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, além de integrar 17% dos postos de emprego locais, atingindo uma receita total de quase mil milhões de euros.

“Neste panorama, o AL apresenta-se como uma peça-chave valiosa: segundo o Turismo dos Açores, cerca de 42.2% do total de dormidas de 2024, calculadas entre janeiro e setembro, corresponderam a reservas em estabelecimentos de alojamento local”, refere a GuestReady em nota de imprensa.

“Temos vindo a estudar o mercado e estamos interessados em expandir, quer organicamente, quer pela aquisição de empresas e portfólios locais, algo que já fizemos no passado e que pode ser essencial para o sucesso de uma nova operação. Como aconteceu na Madeira, o objetivo de uma aquisição nos Açores seria a integração de toda a equipa da empresa nas nossas operações, aproveitando o know- how local e as relações já estabelecidas com os clientes”, refere Rui Silva, diretor-geral da GuestReady em Portugal.

Recorde-se que a chegada da GuestReady ao arquipélago da Madeira aconteceu no final de 2022 com a aquisição do portfólio da AYS Madeira Property Management, que conta agora com mais de cem unidades sob gestão.

A GuestReady está presente em Portugal desde 2018, ano em que comprou a Oporto City Flats. Em 2021 completou a aquisição da The Porto Concierge e em 2022 entrou na Madeira com a aquisição do portfólio e operações da AYS Property Management. Em Portugal tem mais de 100 trabalhadores diretos e contrata os serviços de várias centenas de outros trabalhadores, quer como prestadores de serviços à GuestReady, quer como funcionários ou prestadores de serviços de empresas parceiras de limpeza, manutenção e lavandaria.

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Inauguração da "Guest House Forest Villas", em Leiria
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Região Centro ganha mais dois empreendimentos turísticos através do REVIVE Natureza

Localizados em Malpica do Tejo, concelho de Castelo Branco, e Leiria, os dois empreendimentos turísticos foram inaugurados pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

A região Centro passa a contar com mais dois empreendimentos turísticos, resultado da recuperação de imóveis do Estado através do Fundo REVIVE Natureza.

Ambos os empreendimentos, localizados em Malpica do Tejo e Leiria, foram inaugurados na passada sexta-feira, 13 de dezembro, pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Em Leiria, o edifício onde se encontravam os antigos Serviços Florestais da cidade dá agora lugar à “Guest House Forest Villas”. Com capacidade para 29 hóspedes, o empreendimento conta com 12 quartos – oito duplos, um triplo, um familiar e dois dormitórios.

Guest House Forest Villas

Já em Malpica do Tejo, o antigo posto fiscal da localidade foi transformado no “Retiro do Tejo”, um alojamento local de dois quartos e três camas.

Estes projetos de reconversão foram concretizados no âmbito do Fundo REVIVE Natureza, gerido pela Fomento Fundos – um fundo que tem como missão concessionar para fins turísticos imóveis do Estado devolutos, situados em áreas protegidas ou de floresta.

Inauguração do AL “Retiro do Tejo”, em Malpica do Tejo

Durante a cerimónia em Leiria, Pedro Machado destacou a relevância do programa REVIVE Natureza, classificando-o como um exemplo de boa gestão pública.

“Estes são exemplos concretos da boa aplicação dos recursos financeiros do Estado a nível do turismo. Recuperamos e qualificamos património, criamos ofertas turística, que colocamos à disposição dos turistas nacionais e estrangeiros, e dinamizamos atividade económica. A nossa função, enquanto Secretaria de Estado e Turismo de Portugal, é estarmos disponíveis para criar os instrumentos financeiros necessários para que empresários, municípios ou associações possam investir neste setor”, sublinhou.

Em comunicado, o Turismo Centro de Portugal recorda que estes projetos somam-se a outras intervenções na região, como é o caso do Lousã Estação, inaugurado a 9 de dezembro, resultado de recuperação da estação ferroviária da Lousã.

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Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL

A antiga estação ferroviária da Lousã foi transformada num alojamento local (AL), projeto de requalificação no âmbito do Programa Revive Natureza, que acaba de ser inaugurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

O espaço histórico ganha uma nova vida pelas mãos do empresário Fernando Pereira, que decidiu investir nesta vila do distrito de Coimbra, transformando a histórica estação de Lousã num alojamento local.

A “Lousã Estação” tem apenas oito quartos que se dividem em duplos, twins e familiares. Todos eles são alusivos aos caminhos de ferro. Alguns exemplos são o “chefe de estação e família”, “maquinista e família”, “guarda da passagem de nível” e “quarto do fogareiro”. Todos têm casas de banho privativas. Além disso, contam com um bar com esplanada aberta ao público. Estão disponíveis os serviços de pequeno-almoço, segurança 24 horas, estacionamento, wifi e ar condicionado em todos os quartos.

“Isto tem como desafio maior qualificar a experiência turística, melhorar as condições daqueles que pretendemos atrair, simultaneamente diversificar a nossa oferta de produtos que podemos e devemos fomentar na estratégia de promoção do país – turismo de natureza, ecoturismo, enoturismo e turismo de aldeia”, salientou, esta segunda-feira, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, citado pelo Notícias de Coimbra, no ato de inauguração do projeto de que viu a luz do dia no âmbito do Programa Revive Natureza, que colocou a concurso 32 imóveis para reconversão, nove já estão requalificadas e em exploração e os restantes em recuperação ou início de requalificação.

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