Grossistas de produtos alimentares para hotelaria faturaram 1.3M de euros em 2022
Em 2022, as vendas dos grossistas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 17,1% em relação a 2021, atingindo os 1.300 milhões de euros.

Publituris Hotelaria
Anantara Vilamoura passa a ser gerido pela Accor sob a marca Fairmont
Páscoa ditou subida de 10,9% na ocupação do alojamento turístico do Algarve em abril
LovelyStay gera mais de 135M€ para proprietários em dez anos de operação
Restauração em Portugal fatura mais de 5,5M€ em 2024
AHRESP e ASAE dinamizam sessão de esclarecimento no Porto
AHM e ADHP estabelecem parceria para formar profissionais hoteleiros
Liverpool também introduz taxa turística e passa a cobrar mais de 2€ a partir de junho
Chefs Arnaldo Azevedo e Julien Montbabut dedicam jantar a ostras e champanhe no Bistrô by Vila Foz
Dormidas decrescem em março com queda de mercados externos, apesar de evolução positiva dos residentes
Marriott adquire marca hoteleira citizenM
As vendas dos grossistas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 17,1% em 2022 em relação a 2021, atingindo os 1.300 milhões de euros.
Segundo a análise que a Informa D&B realizou a este setor, “tanto a evolução favorável da despesa das famílias na restauração, como o crescimento da atividade turística, contribuíram para esta evolução tão significativa”, como indicado em comunicado.
As previsões a curto prazo apontam para a continuidade da tendência de crescimento do negócio deste setor, embora a um ritmo mais baixo do que no ano anterior.
Em 2021 operavam no setor português de grossistas de produtos alimentares um total de 8.888 empresas, o que apresenta uma ligeira redução de 0,4% face ao ano anterior. Cerca de 24% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas, estando à frente das distribuidoras de bebidas, que representam cerca de 17% do total.
A zona Norte concentra o maior número de empresas do setor, com cerca de 31% do total. Já a zona Centro e a de Lisboa acolhem perto de 27% e 25% dos operadores, respetivamente.
O setor caracteriza-se pelo elevado grau de atomização (cerca de 90% das empresas têm menos de dez empregados), e são, na sua maioria, empresas familiares com um âmbito de atuação regional.