Hoteleiros consideram que as novas tecnologias são imprescindíveis
Estudo da SiteMinder sobre a necessidade da tecnologia no sucesso dos negócios.
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Segundo um estudo da SiteMinder, 46% dos hoteleiros percebem a tecnologia como uma necessidade, não como um valor acrescentado, enquanto 49% consideram que já adoptou as tecnologias apropriadas para os seus estabelecimentos. Conjuntamente (95%), a esmagadora maioria reconhece que mudou o seu ponto de vista sobre a implementação de melhoras tecnológicas nas suas empresas nos últimos anos e apenas 5% não acham prioritário implementar novas tecnologias ou não estão dispostos a explorá-las.
Esta é uma das primeiras conclusões do novo estudo da SiteMinder sobre as tendências tecnológicas que os hotéis estão a pôr em foco para serem implementadas em 2018 e nos seus planos de futuro.
A SiteMinder pediu aos hoteleiros, quer aos grupos quer aos alojamentos independentes em todas as regiões do mundo, para avaliarem as suas prioridades, desafios, estratégias e percepções nos planos de distribuição, os orçamentos, a contratação de pessoal, a implementação de novas ferramentas tecnológicas e o sucesso que esperavam obter no futuro.
O relatório ‘Global Hotel Business Index 2018’ revela os principais impulsores de sucesso para os hotéis em todo o mundo e considera a tecnologia móvel e a conectividade como as tendências que já estão a ser implementadas.
Outra das questões colocadas aos hoteleiros está relacionada com o uso da tecnologia nos seus negócios. Dois em cada três hoteleiros (63%) consideram prioritária a adopção de novos sistemas de mobilidade e conectividade nos seus estabelecimentos. É o resultado de somar a implementação de tecnologias móveis (33% dos hotéis), Internet das Coisas (20%) e tecnologias de conectividade ‘in-room’ (10%). Estas últimas incluem serviços como Smart TV, gestão automática da iluminação ou carregador de telefone sem cabos. 5% adicional trabalham na integração de sistemas de realidade virtual, inteligência artificial e reconhecimento facial e de voz combinados.
No que diz respeito ao investimento, 68% dos hoteleiros consideram prioritário destinar parte do orçamento a renovar o estabelecimento, 61% a investir em marketing digital e 56% a optimizar o seu channel management. No entanto, apenas 17% acreditam ser importante dedicar recursos económicos a tecnologia de reconhecimento facial do cliente.
Os hoteleiros tiveram a oportunidade de comentar livremente a sua visão da tecnologia na indústria hoteleira e como prevêem usá-la. Algumas das respostas foram: “Estamos a tentar usar novas tecnologias, mas temos que manter o nosso mercado em mente. O nosso público objectivo é 50+ e, por isso, não sempre podemos ser tão inovadores quanto gostaríamos”. Outra das afirmações dos hoteleiros foi: “Estamos a analisar a automatização do nosso processo de reserva e também a desenvolver um ‘chatbot’ para consultas gerais em linha”. “Queremos investir em tendências tecnológicas que perdurem e garantir que essa tecnologia funcione como deveria em todo o momento”.