Fornecedores

Vicaima equipou Pestana Porto – A Brasileira

O fornecedor contribui com diversas soluções para diferentes espaços do novo hotel de cinco estrelas do Grupo Pestana.

Patricia Afonso
Fornecedores

Vicaima equipou Pestana Porto – A Brasileira

O fornecedor contribui com diversas soluções para diferentes espaços do novo hotel de cinco estrelas do Grupo Pestana.

Patricia Afonso

O hotel Pestana Porto – A Brasileira é o mais recente projecto da Vicaima, que participou no projecto com diversas soluções, nomeadamente portas com alta performance técnica, painéis e roupeiros, contribuindo “para dar força ao conceito, ao conforto e à segurança dos hóspedes”, refere a empresa.

Aquela que é a nova unidade do portefólio Pestana reabilitou aquele que foi o primeiro espaço a servir café em chávena, há já 115 anos, no centro da cidade do Porto.

Para a Vicaima, o desafio neste projecto “assentou no equilíbrio perfeito entre o clássico e o contemporâneo de todos os componentes do espaço, os quais se deveriam manter fiéis aos traços originais da cafetaria centenária”.

“A Vicaima assumiu um papel relevante no reforço e unificação de todo o conceito previsto para esta unidade, integrando uma grande diversidade de soluções em contextos distintos, capazes de manter a harmonia entre os mesmos, sem arriscar a inspiração histórica que está na base de todo o ambiente”, diz a empresa, precisando que, nos quartos e nas zonas comuns, a “escolha recaiu sobre diferentes opções Portaro® – uma solução integrada e característica da Vicaima, pronta a instalar, composta por porta, aro e acessórios -, como o Portaro® de Interior, de Correr e Inverse (que permite a integração de painéis de revestimento)”.

Na criação de “planos contínuos e ambientes decorativos coerentes, foram escolhidas e customizadas soluções técnicas para as entradas dos quartos, que aliam alta-performance Corta-Fogo e Acústica, com classe de resistência ao fogo 30min e isolamento acústico até 45dB, faceados com painéis”. “Os painéis Vicaima foram também aplicados em diversos contextos, como corredores ou zonas comuns, com vista a criar ambientes com um conceito homogéneo e bem marcado pelo Hotel, tal como aconteceu com os roupeiros e peças para mobiliário a que foram incorporados no interior dos quartos.”

No que diz respeito às cores utilizadas, “as tonalidades foram escolhidas com vista a manter a sobriedade e o luxo dos espaços, tendo sido requisitadas, predominantemente, as soluções em folha de madeira natural com velatura Toffee Brown, que invocam os tons mais típicos do grão de café, do cacau e das especiarias mais convencionais”.

 

PUB
PUB
Sobre o autorPatricia Afonso

Patricia Afonso

Mais artigos
Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, membro da Preferred Hotels & Resorts
Fornecedores

Sabre renova parceria com a Preferred Hotels & Resorts

Em Portugal, a Preferred Hotels & Resorts está representada por unidades como o Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, o Porto Palácio Hotel by The Editory e o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.

A Sabre Hospitality, uma divisão da Sabre Corporation – empresa tecnológica que opera no setor das viagens – anunciou a renovação plurianual da sua parceria com a Preferred Hotels & Resorts, que passará agora a incluir as soluções SynXis Retailing e Cartões Presente & Vouchers.

O objetivo passa por “criar novas fontes de receita e atrair novos hóspedes para os hotéis membros da Preferred Hotels & Resorts”, que representa mais de 600 hotéis, resorts, residências e grupos hoteleiros em mais de 80 países, como a Sabre refere em nota de imprensa.

A renovação deste acordo inclui o motor de reservas SynXis Booking Engine, distribuição através de Sistema de Distribuição Global (GDS), serviços de call center, marketing digital e a solução SynXis Voice Agent para todas as marcas globais da Preferred Hotels & Resorts.

Esta renovação de parceria decorre numa altura em que a Preferred Hotels & Resorts pretende “aumentar a adesão ao programa de fidelização I Prefer Hotel Rewards e expandir a distribuição dos hotéis membros”.

“A Sabre tem sido um fornecedor tecnológico valioso para a Preferred, e é com satisfação que continuamos esta parceria ao mesmo tempo que modernizamos as nossas soluções tecnológicas, garantindo a personalização da experiência do cliente. O valor acrescido dos Cartões Presente e Vouchers da Sabre, combinado com a tecnologia SynXis Retailing, permite-nos manter uma posição de vanguarda num panorama tecnológico hoteleiro em constante evolução”, refere Michelle Woodley, presidente da Preferred Hotels & Resorts.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Fornecedores

HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens

A nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

O HBX Group, o grupo que detém a Bedsonline, Hotelbeds e Roiback, lançou a HBX Group eWallet, uma nova solução de pagamentos B2B, que se destaca pela inovação e que foi “projetada especificamente para o setor de viagens”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo explica que a nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

A nova solução é, segundo o HBX Group, “semelhante a uma carteira digital para consumidores”, consistindo numa “solução digital que permite às empresas armazenar e gerir pagamentos com segurança, rapidez e eficiência”.

“Projetada para facilitar transações instantâneas e internacionais entre empresas”, a HBX Group eWallet foi “desenvolvida especificamente para o setor de viagens” e integra “recursos avançados, como financiamento integrado, acesso a faturas e rastreabilidade completa de transações”.

“O seu objetivo é digitalizar e automatizar pagamentos B2B, reduzir custos de transação e melhorar a escalabilidade operacional do ecossistema das viagens”, acrescenta o grupo, explicando que para se registarem na plataforma, os utilizadores devem aceitar os termos e condições da FinPay, que é a entidade responsável pelos serviços de pagamento e financiamento integrados na solução.

“A carteira eletrónica do HBX Group representa um passo decisivo para a modernização dos pagamentos B2B no ecossistema de viagens. Queremos estabelecer um novo padrão de eficiência e segurança no setor, e esta parceria com a FinPay permite-nos alcançar isso com uma solução adaptada às necessidades do setor”, afirma Daniel Nordholm, diretor de Produtos e Novos Negócios do HBX Group.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Just Frame It
Fornecedores

GuestCentric aponta para desaceleração de preço médio e aumento na procura hoteleira para 2025

O CEO da empresa tecnológica refere que o preço médio dos hotéis do seu portefólio em Portugal assistiu a uma desaceleração no final de 2024, que continua a verificar-se em 2025. Contudo, o aumento do número de reservas tem equilibrado a equação. Com as reservas em dispositivos móveis a ganharem destaque no setor hoteleiro, a GuestCentric apostou em novas atualizações na sua plataforma HyperCommerce’25.

Carla Nunes

De acordo com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, os hotéis em Portugal do seu portefólio assistiram a uma desaceleração do preço médio no final de 2024, ano que caracteriza de forma global como “extraordinário, o melhor de sempre”. Com a desaceleração deste indicador a manter-se em 2025, o CEO refere, contudo, que “a procura tem crescido muito”, apontado para crescimentos nos hotéis entre os 7% e os 9%.

O profissional falou com a Publituris Hotelaria durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, aquando da apresentação da nova versão do HyperCommerce’25, uma plataforma que reúne várias ferramentas da GuestCentric que trabalham para a melhoria das reservas diretas dos hotéis.

O novo motor de reservas foca-se particularmente na facilitação das reservas em dispositivos móveis, um fator que Pedro Colaço acredita ser uma forte tendência no mercado hoteleiro atualmente.

“Cerca de 60% das visitas ao website [dos nossos clientes] já são feitas em dispositivos móveis e as reservas andam entre os 30% e os 40%. Há um gap entre o que as pessoas procuram e o que efetivamente reservam, e esta nova solução é precisamente para fechar este gap. Acreditamos que com uma solução mais ágil vamos conseguir que 60% das reservas sejam efetivamente a nível das reservas diretas”, afirma o CEO da GuestCentric.

Em comunicado, a empresa aponta ainda que das unidades hoteleiras do seu portefólio, os websites dos hotéis tem verificado um aumento de 38% nas reservas diretas, enquanto os canais móveis registam um aumento de 44%.

Para o efeito, o CEO garante que a empresa fez “um enorme estudo de usabilidade”, através do qual concluiu ser possível “fazer reservas em menos de um minuto num telemóvel”.

Além da experiência de navegação e reserva mais rápida, o novo sistema permite a finalização da compra de forma instantânea com Google Pay e Apple Pay, além de integrações nativas com Google, Apple e Facebook. Conta ainda com um sistema de personalização inteligente, através do qual possibilita a exibição automática de quartos, pacotes e extras relevantes, com base nas preferências dos hóspedes. Acrescem as promoções dinâmicas, bem como as reservas de grupo simplificadas.

A aposta nas reservas através de dispositivos móveis surge da crença da GuestCentric de que a geração Z, que “está muito focada nos dispositivos móveis”, será “a partir do próximo ano a geração que mais viaja”. Contudo, o CEO acredita que o comportamento desta geração será contagioso para as restantes.

“Diria que a inteligência artificial, a rapidez, a performance e o foco na reserva direta serão os pontos mais importantes para 2025”, termina.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Fornecedores

Atrian dinamiza Open Days entre março e abril

A empresa portuguesa dedicada à produção de alimentos ultracongelados dinamiza uma série de Open Days entre 12 de março e 2 de abril, onde dará a conhecer as novidades da empresa para a hotelaria. Em destaque estarão as novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel.

A Atrian Indústria Alimentar volta a promover os Open Days, distribuídos entre Porto, Açores, Lisboa e Algarve.

O objetivo passa por dar a conhecer aos atuais e potenciais clientes as novidades da empresa, com particular destaque para as novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel.

Serão também apresentadas a linha de Pão Cristal; tendências como o Croissant Roll para hambúrgueres e sanduíches; o Croissant Fusion Cacau e o K-Bueno Fusion. Na categoria de Pães Brioche, serão dadas a conhecer opções como o bagel e o pão de cachorro.

Os Open Days da Atrian começam no Porto, de 12 a 13 de março, e têm lugar no Work Espaço Criativo. Seguem depois para os Açores, de 19 a 20 de março, no The Lince Hotels.

Em Lisboa, os Open Days da Atrian têm lugar de 26 a 27 de março no Chef’s Agency Studio, terminando de 1 a 2 de abril no Algarve, no Grande Real Santa Eulália.

O evento, de entrada gratuita, carece de inscrição obrigatória através de um formulário disponível no website da Atrian.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Fornecedores

HiJiffy estabelece integração com o Expedia Group

Através desta integração, os hoteleiros conseguem gerir as mensagens com os hóspedes a partir de uma única plataforma, através da consola da HiJiffy.

A HiJiffy celebrou uma nova integração com o Expedia Group. Desta forma, os hoteleiros conseguem agora gerir as mensagens de hóspedes provenientes do Expedia Group de forma centralizada, diretamente na consola da HiJiffy.

Com esta integração, os hoteleiros deixam de precisar de aceder manualmente ao Expedia Partner Central para gerir as mensagens dos viajantes.

A partir da consola da HiJiffy, os profissionais de hotelaria conseguem aceder ao histórico completo das conversas de cada hotel; pesquisar de forma rápida mensagens específicas e enviar mensagens com anexos. A consola permite ainda notificações em tempo real para mensagens antes, durante e após a estadia, garantindo maior agilidade no atendimento. Estas mensagens tornam-se inativas três anos após a criação da conversa, ou um ano após a data de check-out da reserva.

Com esta integração, a HiJiffy pretende que “os hotéis ganhem eficiência operacional e aumentem a capacidade de resposta, proporcionando interações mais personalizadas e sem fricção”.

“O nosso objetivo é simplificar a comunicação dos hotéis através de uma solução tudo-em-um. A integração com o Expedia Group permite que os nossos clientes centralizem todas as interações com os hóspedes, poupando tempo e proporcionando um serviço mais ágil e personalizado”, destaca Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, em nota de imprensa.

A integração já está disponível para todos os clientes da HiJiffy.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Website do grupo Casais
Construção

Casais entra na Arábia Saudita através de joint venture com o Nahaz Investment Group

A recém-criada Casais Entirez surge de uma joint venture entre o grupo Casais e o Nahaz Investment Group. O objetivo passa por uma execução de projetos “mais rápida, sustentável e eficiente” na Arábia Saudita, de acordo com o grupo.

O grupo Casais entra no mercado da Arábia Saudita com a Casais Entirez, que surge de uma parceria com o Nahaz Investment Group.

Em nota de imprensa, o grupo de construção português refere que esta joint venture permite ao Casais “introduzir a sua experiência em construção industrializada e sustentável na Arábia Saudita, contribuindo para a modernização das infraestruturas do Reino e para os objetivos da Visão Saudita 2030”.

No mesmo documento é referido que “a Casais Entirez introduzirá tecnologias avançadas de construção na Arábia Saudita”, com a promessa de uma execução de projetos “mais rápida, sustentável e eficiente”.

Segundo Henrique Pereira, diretor-geral do grupo Casais do Médio Oriente, “para além de entregarmos projetos de construção industrializada de alta qualidade, o nosso objetivo é fomentar o crescimento económico local, colaborando com fornecedores, empreiteiros e programas de desenvolvimento da força de trabalho saudita”.

André Rocha, membro executivo do conselho do grupo Casais e da Casais Entirez, acrescenta que “a Casais Entirez representa o compromisso a longo prazo do grupo Casais com a evolução da Arábia Saudita, trazendo a expertise em construção industrializada para acelerar os prazos dos projetos, melhorar a qualidade e otimizar a eficiência”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Travel, suitcase and business people in airport lobby for global collaboration, teamwork and professional negotiation with wealth, luxury and rich. Corporate lawyer team in suit and luggage at hotel
Fornecedores

Sabre Hospitality lança SynXis Pay para melhorar pagamentos e simplificar transações hoteleiras

A Sabre Hospitality anunciou esta segunda-feira os seus planos para lançar em fases, nos próximos meses, o SynXis Pay, uma nova solução concebida para resolver desafios de pagamento tanto para viajantes como para hoteleiros.

Para os viajantes, o SynXis Pay integra-se com mais de 250 métodos de pagamento alternativos, incluindo Apple Pay, Google Pay, PayPal, Klarna e WeChat Pay, proporcionando maior flexibilidade no momento do pagamento nos websites dos hotéis. Além disso, permite uma experiência de checkout expresso no SynXis Booking Engine quando o hóspede seleciona Apple Pay ou Google Pay.

Estas integrações são apenas uma parte da equação. Para os hotéis, o SynXis Pay reduz a complexidade de gerir múltiplos tipos de pagamento num único local. A camada de orquestração de SynXis Pay, impulsionada pela CellPoint Digital, otimiza a aceitação global de pagamentos ao conectar-se a várias gateways e ativar dinamicamente os métodos de pagamento mais relevantes com base na localização do hóspede.

Em colaboração com outros parceiros do setor, os hotéis podem personalizar os pagamentos na sua moeda local, convertendo-os a partir da moeda preferida do hóspede, minimizando assim a exposição a taxas de câmbio e simplificando a reconciliação financeira.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Depositphotos.com
Formação

HotelShop+SocialShop dinamiza seminários sobre “Gestão de Compras para Hotéis e IPSS”

A partir de 5 de março, a HotelShop+SocialShop vai realizar seminários em cidades como Setúbal, Santarém, Portimão e Faro. As sessões, de caráter formativo, destinam-se a profissionais de hotéis e instituições sociais.

A HotelShop+SocialShop, em parceria com a revista Best Buyer, vai dinamizar uma série de seminários sobre “Gestão de Compras para Hotéis e IPSS” em várias cidades portuguesas.

Os seminários gratuitos, de caráter formativo, tem como principal objetivo “aprimorar as práticas de gestão de compras nestes setores”, de acordo com a organização, para que os profissionais do setor possam “otimizar métodos de gestão do abastecimento, melhorar processos e reduzir custos de maneira eficiente”, como indicado em nota de imprensa.

Estas sessões, destinadas a profissionais de hotéis e instituições sociais, incluem treino sobre técnicas de negociação, gestão de stocks e avaliação de fornecedores. O primeiro seminário decorre a 5 de março, em Setúbal. Os restantes terão lugar a 18 de março, em Santarém; a 26 de março, em Portimão; e a 10 de abril, em Faro. Está ainda em vista a organização de seminários noutras localidades, de acordo com a HotelShop+SocialShop, “em datas a anunciar”.

A central de compras do setor hoteleiro e social afirma já ter efetuado mais de 50 ações de formação em gestão de compras, representando um conjunto de 800 associados.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Fornecedores

As tendências da Chromolite na Ambiente 2025

A procura por cutelaria de gama média-alta tem marcado as tendências em hotelaria, segundo Bárbara Silva, do departamento comercial da Chromolite. Se a cutelaria colorida tem ganho destaque, com a cor terracota a assumir “um grande peso”, as linhas clássicas continuam a ser requisitadas, particularmente em tons dourados.

Carla Nunes

A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.

Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

A procura por cutelaria de gama média-alta tem marcado as tendências em hotelaria, segundo Bárbara Silva, do departamento comercial da Chromolite. Se a cutelaria colorida tem ganho destaque, com a cor terracota a assumir “um grande peso”, as linhas clássicas continuam a ser requisitadas, particularmente em tons dourados.

Que produtos trouxeram para a Ambiente?
Somos produtores de cutelaria em Portugal e temos várias ofertas, desde modelos mais modernos a modelos mais clássicos. Temos alguns modelos que são bestsellers, mas isto varia muito consoante o cliente, o tipo de mercado que o cliente procura atingir. Diria que estamos a caminhar cada vez mais para uma gama média-alta, inclinado para uma gama mais alta. [Nesta gama] temos os nossos modelos Kosmos e Queen. Temos também um modelo com desenho trabalhado, que tem tido bastante impacto, sobretudo nesta feira. Neste mundo, tudo importa, não só o desenho, mas também o peso, o equilíbrio que o próprio talher tem, que são detalhes que nós priorizamos acima de tudo.

Quais é que têm sido os vossos principais mercados?
Diria que o grande foco é Espanha e o resto da Europa, como a Dinamarca, Suécia, Alemanha e Itália, além da China.

Qual é que é a percentagem entre mercado nacional e internacional?
70% para o mercado internacional.

Dentro da vossa área de atuação, que tendências identifica para o setor hoteleiro este ano?
Nota-se que para este ano, e provavelmente também para o ano seguinte, as cores de terracota estão em grande peso. Acho que o clássico nunca sai de moda, mas temos vindo cada vez mais a receber clientes que procuram realmente a diversidade. As apostas em cores são grandes, mas mantendo também sempre aquela linha clássica, com o tom dourado. O preto, nem tanto, mas o dourado, sem dúvida alguma que é o que tem mais saída.

*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Fornecedores

As tendências da Silampos na Ambiente 2025

As frigideiras que permitem a distribuição uniforme do calor dos alimentos, mas também as pequenas caçarolas de servir à mesa, fazem parte da aposta da Silampos para o segmento hoteleiro em 2025.

Carla Nunes

A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.

Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

A Silampos, empresa portuguesa que exporta para 50 países, esteve presente com vários produtos da marca, entre os quais a loiça multilayer. A coleção de frigideiras, caçarolas e woks conta com três camadas, duas em aço inoxidável e uma em alumínio, que permitem uma distribuição uniforme do calor e a manutenção da temperatura dos alimentos. Aníbal Campos, CEO da Silampos, explicou durante a feira que esta é uma das apostas da empresa para o segmento hoteleiro.

Que produtos trouxeram para a Ambiente?
Na hotelaria somos especializados em termos de panelas, frigideiras, caçarolas. Não somos uma empresa que tenha um leque muito grande de produtos de hotelaria. É uma gama relativamente limitada, mas estamos a ter crescimento sobretudo com um novo produto, que é a loiça multilayer, principalmente nas frigideiras. A loiça multilayer tem uma vantagem, que é uma distribuição uniforme do calor, portanto, com maior rentabilidade.

Quais são os vossos principais mercados?
Exportamos para 50 países. Portugal representa entre 40 a 45%. Depois, segue-se França, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Egito, Emirados Árabes, Rússia e Alemanha.

Qual é a percentagem entre segmento de hotelaria e consumo lar?
A hotelaria não representará mais de 10%.

É um segmento no qual pretendem crescer?
Sim, temos vindo progressivamente [a crescer], sem ser o nosso foco principal na produção. Mas funciona como complemento. Até porque hoje o pequeno restaurante não utiliza tanto as grandes panelas. Agora, é evidente que as grandes cozinhas utilizam a loiça de hotelaria de grandes dimensões. Os restaurantes hoje fazem uma coisa que é muito importante, que é levar a caçarola à mesa, e normalmente já preferem caçarolas que tenham algum design, não a peça robusta que se utiliza na cozinha de hotelaria. Portanto, hoje o consumo da hotelaria é mais misto, em relação àquilo que era antigamente.

*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.