Reservas de hotéis aumentam mais de 80% em relação a níveis pré-pandemia
Os números são animadores e indicam uma subida assinalável das reservas de hotéis em Portugal.
Victor Jorge
As reservas de hotéis, em Portugal, estão a registar subidas significativas, indicando o World Hotel Index do SiteMinder crescimentos de 84,02% face ao mesmo período, mas dois anos antes.
Com o levantamento das restrições e os casos de COVID-19 a estabilizarem, os dados do World Hotel Index do SiteMinder revelam que Portugal teve um aumento drástico das reservas de hotéis só no mês passado, com os volumes de reservas a saltarem dos 34%, a 10 de abril, para mais de 80% a 10 de maio, em comparação com as mesmas datas de 2019.
Portugal foi, de resto, um dos 10 países mais visitados da Europa em 2019, formando, juntamente com Espanha e Islândia, os três países que recuperaram a maior percentagem de reservas de hotéis em comparação com os dados pré-pandemia.
Relativamente a Portugal, o World Hotel Index do SiteMinder refere que o país está atualmente 24,97% acima da média mundial e cerca de 11,98% acima de Espanha, levando André Gois, gerente Nacional da SiteMinder, a afirmar que “as viagens estão de volta à agenda de Portugal”.
Em comparação, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Suécia e Marrocos registaram um aumento mais lento nas reservas de hotéis, abaixo da média global.
Em relação aos níveis de 2019, as reservas locais para o Porto já ultrapassam as reservas para Madrid e Barcelona juntas, seguidas das reservas para Málaga, Valência e Sevilha em Espanha.
Mostrando-se popular para viagens de última hora devido às alterações das condições de viagem, mais de 55% das reservas feitas em hotéis portugueses nas últimas duas semanas foram feitas para os meses de maio ou junho.
“De acordo com os dados, as reservas em hotéis portugueses subiram a pique no último mês, revelando a emoção e a confiança que as pessoas agora têm para viajar dentro do país”, salienta André Gois, concluindo que, comparado com o resto da Europa, Portugal está a ter “um forte desempenho na vertente de reservas de hotéis e, com base nos dados do mês anterior, a tendência parece ser de subida”.