Edição digital
Hotelaria

BlueShift lança Disruptive Hotel Concept Design

Consultora aplica princípios da Blue Ocean Strategy, criada em Harvard, no desenvolvimento de novos conceitos hoteleiros.

Publituris Hotelaria
Hotelaria

BlueShift lança Disruptive Hotel Concept Design

Consultora aplica princípios da Blue Ocean Strategy, criada em Harvard, no desenvolvimento de novos conceitos hoteleiros.

Sobre o autor
Publituris Hotelaria
Artigos relacionados
Indicadores
Proveitos totais do alojamento turístico somam quase 6,4 mil milhões de euros até novembro
Figuras
Octant Hotels aposta em Jan-Erik Ringertz para a direção de operações
Fornecedores
Groupe GM estabelece parceria com a marca Isula
Formação
Docentes da ESHTE representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica
Figuras
Christelle Pitrel é a nova vice-presidente de gestão de ativos para Portugal da Highgate
Emprego
Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day
Hotelaria
Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel
Mama Shelter Dubai
Fornecedores
Ibéricafrio realiza showcooking e exposição de equipamentos para hotelaria em fevereiro
Alojamento
Taxa de ocupação no Algarve sobe em dezembro
Indicadores
Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE
Flatio

A BlueShift – Achievers Make the Change está a lançar no mercado da hotelaria o Disruptive Hotel Concept Design, uma metodologia inovadora e única para desenvolvimento de conceitos hoteleiros, baseada na aplicação dos princípios da Blue Ocean Strategy.

A teoria Blue Ocean, desenvolvida pelos professores de Harvard W. Chan Kim e Renée Mauborgne, e que deu origem a um dos maiores best-sellers da literatura de gestão, incentiva as empresas a encontrarem um espaço competitivo inexplorado – “blue ocean” – que lhes permita fugir à concorrência indiferenciada e baseada no preço, obtendo, assim, níveis de rentabilidade superiores. O exemplo mais emblemático da aplicação deste princípio é o mundialmente conhecido “Cirque su Soleil”, que criou um conceito de showbusiness – ainda hoje sem concorrência – que junta componentes de um circo, um espetáculo de bailado e um Broadway show.

PUB

Segundo Filipe Santiago, Managing Partner da BlueShift Consulting, “o Disruptive Hotel Concept Design surge como resposta à constatação de que a maioria dos investidores hoteleiros não investe o suficiente no desenvolvimento conceptual das unidades, criando produtos indiferenciados e que, a prazo, estão condenados a competir em preço”. Acrescentando que “muitas vezes são-nos apresentados óptimos projectos de arquitectura e design de interiores, mas falta uma definição clara do target e uma identificação dos factores que tornarão aquela experiência única. Algo que pode não ser um problema na fase actual de crescimento de mercado, mas que condicionará certamente a rentabilidade do activo numa perspectiva de investimento a trinta anos.”

PUB

A metodologia Disruptive Hotel Concept Design, desenvolvida pela BlueShift – Achievers Make the Change, compreende três fases: análise de informação de mercado, tendências de consumidor e avaliação de case-studies; desenvolvimento interno de draft de conceito; e workshop com o cliente para discussão, afinação e fecho do conceito.

Segundo Filipe Santiago, “estamos em condições únicas para oferecer este serviço ao mercado, por duas razões. A nossa organização por centros de competência – ‘Achievement Centers’ – permite-nos contar com alguns dos melhores especialistas nas várias vertentes do negócio hoteleiro, mas com o realismo de quem gere hotéis no seu dia-a-dia. Por outro lado,  a cultura de disrupcção subjacente aos princípios da Blue Ocean Strategy faz parte do ADN da BlueShift desde a sua criação (o CEO, Francisco Nogueira de Sousa, é certificado na área pelo INSEAD), sendo aliás essa a génese do nosso nome”.

O Disruptive Hotel Concept Design foi já aplicado com sucesso em dois clientes da consultora: um projeto greenfield num terreno com características únicas a nível de localização e natureza, mas com fortes condicionantes ambientais; e um grupo líder no sector dos vinhos para o qual foi desenvolvido um plano estratégico abarcando iniciativas nas áreas de hotelaria, restauração, cultura e lazer.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.