Opinião: “O associativismo como impulsionador de carreira”
Leia a opinião de Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior

Publituris Hotelaria
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira
Conheça os finalistas do Chefe do Ano 2025
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
Hilton Vilamoura surge renovado após 18 anos de atividade e nova gestão
A hotelaria tem vindo a crescer de forma exponencial ao longo dos anos. Consequentemente, aumentaram o número de trabalhadores que a indústria precisa e as áreas que a esta estão agregadas. A indústria exige, hoje, um conjunto de hard e soft skills variado, mas, ao mesmo tempo, precisa cada vez mais de pessoas, principalmente jovens e qualificadas.
Por um lado, temos o ensino formal, escolas e universidades, onde adquirimos a maioria das nossas hard skills. Este é fundamental porque dificilmente as soft skills, por si só, nos permitem chegar aos nossos objetivos. No entanto, apesar de adquirirmos um conjunto incrível de conhecimento, se não o conseguirmos pôr em prática quando entramos no mercado, é provável que seja esquecido.
Por outro lado, temos o ensino não-formal e, em específico, o associativismo. Na minha opinião, é uma das ferramentas mais importantes da democracia, mas tem caído no esquecimento ao ponto de muitos jovens não saberem em que consiste.
O associativismo juvenil é uma ótima forma de voltar a envolver os jovens na hotelaria e de os ajudar a ter voz e evoluir nas suas carreiras. Organizar projetos em prol de algo comum estimula o espírito de união e de entreajuda, e é nestes momentos que desenvolvemos o trabalho em equipa, a capacidade de liderança e assimilamos os valores da indústria: respeito e responsabilidade para com os outros. Precisamos de aprender a lidar com pessoas, seja em ambiente social ou profissional, principalmente na hotelaria, em que as pessoas são o centro.
Já começámos a construir este caminho, tendo estruturado e posto em prática o projeto “Embaixadores da Hotelaria” da ADHP Júnior. Este projeto visa dar aos jovens oportunidades para experienciar o associativismo durante um ano e dotá-los de recursos para organizarem o próprio evento em conjunto com a escolas onde são discentes.
Desta forma, não só teremos um conjunto de jovens mais formados e completos aquando da sua entrada no mercado, como os introduzimos à diplomacia e à política, mostrando a importância e o potencial que as associações têm na tomada de decisões a nível governamental.
Estamos confiantes de que os embaixadores e os seus eventos, bem como a sua progressão de carreira, vão suportar a nossa convicção de que o associativismo pode ser um pilar fundamental para os jovens e para a hotelaria. Não temos qualquer dúvida que algo tem de mudar para que esta indústria seja atrativa para os jovens e que o associativismo é umas das formas.
Leonardo Simões
Presidente da ADHP Júnior