Formação

Universidade Lusófona lança curso de Marketing Gastronómico

A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (CUP), a EHTP – Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e a empresa espanhola CartaBlanca formaram uma parceria para criar o curso de Formação Executiva em Marketing Gastronómico.

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Universidade Lusófona lança curso de Marketing Gastronómico

A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (CUP), a EHTP – Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e a empresa espanhola CartaBlanca formaram uma parceria para criar o curso de Formação Executiva em Marketing Gastronómico.

A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (CUP), a EHTP – Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e a empresa espanhola CartaBlanca formaram uma parceria para criar o curso de Formação Executiva em Marketing Gastronómico.

Esta Formação Executiva, que goza de uma Certificação pela ULusófona- CUP e da EHTPorto, aborda temas como Marketing Gastronómico, Comunicação Digital, Fotografia do Produto e Design de Experiências Gastronómicas.

O curso, que tem início a 15 de janeiro de 2024, pretende “capacitar profissionais e estudantes do setor para a adequada gestão das especificidades que caraterizam esta área de negócio, bem como da implementação das resultantes ações de natureza mais operacional, dotando-os de um conjunto de conhecimentos, competências, ferramentas e soluções para gerirem de forma mais profissional e eficiente os diferentes aspetos do marketing quando aplicado à Gastronomia”, como referido em nota de imprensa.

Segundo Isabel Andrés Marques, diretora do primeiro ciclo de Turismo e Gestão de Empresas Turísticas da ULusófona-CUP, “a Formação Executiva em Marketing Gastronómico constitui uma oportunidade de especialização, uma vez que visa capacitar profissionais do setor da restauração através do desenho de estratégias de promoção e comunicação, branding de produtos e serviços que têm por base as necessidades e caraterísticas específicas das envolventes gastronómicas”.

Já Paulo Morais Vaz, diretor da EHTP, refere que “através desta formação pretende-se também dotar os participantes de uma visão que lhes permita intervir proactivamente no processo de comunicação e promoção dos seus negócios, acrescentando-lhes mais valor e notoriedade”.

“Os participantes, através do contacto com as boas práticas já existentes, terão acesso a ferramentas e soluções que possibilitarão a melhoria do processo de comunicação e promoção das organizações que lideram ou integram”, termina Paulo Morais Vaz.

Para mais informações, os interessados devem enviar um email para candidaturas@ulusofona.pt.

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AHRESP e ASAE dinamizam sessão de esclarecimento no Porto

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai dinamizar um roadshow com sessões de esclarecimento em parceria com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com o intuito de preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções. Nesta terceira sessão no Porto, serão ainda apresentadas as principais linhas de apoio financeiro para o canal HORECA e o projeto Acelerar o Norte.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o apoio da Câmara Municipal do Porto, vai realizar uma ação de informação e sensibilização no Porto, dirigida aos profissionais do canal Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria).

Esta sessão, gratuita mas com inscrição obrigatória, é a terceira de um roadshow nacional, que já passou por Portimão e Mafra. Restam ainda dez sessões planeadas até ao final de 2025 nas regiões de Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Viseu e Évora.

A ação, que conta com a presença da ASAE, pretende “esclarecer as regras essenciais de operação para estabelecimentos dos setores abrangidos, ajudando os empresários a estarem mais bem preparados para futuras inspeções e garantindo uma gestão mais informada e ajustada aos padrões a cumprir”, como a associação refere em nota de imprensa.

Em paralelo, serão também apresentadas pela AHRESP as principais linhas de apoio financeiro para o canal HORECA e o projeto Acelerar o Norte: Apoio à digitalização das PME.

A sessão de esclarecimento irá realizar-se a 9 de maio às 15h30, na Escola de Hotelaria do Porto.

As inscrições podem ser efetuadas online, através do link.

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AHM e ADHP estabelecem parceria para formar profissionais hoteleiros

Através do acordo assinado entre as duas entidades, os profissionais da AHM podem usufruir do curso de Especialização em Direção Hoteleira realizado pela ADHP. Por outro lado, o projeto envolve ainda a captação de talento para o setor, através de uma bolsa de emprego que levará a ADHP a divulgar as oportunidades recorrentes das unidades hoteleiras da AHM.

A AHM – Ace Hospitality Management e a ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal firmaram uma parceria no sentido captar novos profissionais para o setor hoteleiro e formar os trabalhadores que já se encontram nos 12 hotéis geridos pela AHM em todo país.

O objetivo passa por “promover a contínua profissionalização e valorização do setor hoteleiro”, como as duas entidades referem em nota de imprensa.

Entre as medidas da nova parceria está a disponibilização a profissionais da AHM do curso de Especialização em Direção Hoteleira realizado pela ADHP. Através de módulos ministrados por profissionais do setor, prevê-se que os gestores da AHM aprofundem os seus conhecimentos em áreas como plano de negócios, sustentabilidade, marketing digital e e-commerce, recursos humanos e legislação laboral e hoteleira.

O projeto envolve ainda a captação de talento para o setor, através de uma bolsa de emprego que levará a ADHP a divulgar as oportunidades recorrentes das unidades hoteleiras da AHM.

De acordo com a empresa de getsão hoteleira, “a parceria surge num momento-chave para a AHM, empresa do Grupo Mercan Properties, que se prepara para iniciar a gestão de mais três hotéis, em 2025, totalizando 15 unidades de norte a sul do país”.

“A AHM tem registado um grande crescimento e, por isso, temos uma necessidade constante de reforçar as nossas equipas, quer em número quer em especialização. Esta parceria com a ADHP é fundamental para capacitar ainda mais os nossos profissionais hoteleiros, através de um trabalho em rede, coeso, coerente e credível”, sublinha Mariano Faz, CEO da AHM.

Criada em 1973 com o objetivo de representar os interesses dos diretores de hotel, a ADHP irá ainda desenvolver conteúdos publicitários e promover eventos temáticos que fomentem a discussão de ideias entre profissionais do setor.

“Esta parceria é um passo fundamental na valorização e qualificação dos profissionais da AHM – e um exemplo para a indústria de como a aposta no desenvolvimento profissional desempenha um papel crucial na identificação, potenciação e retenção do talento. Este é um dos grandes desafios com que a hotelaria se confronta hoje. Acreditamos que ações colaborativas como esta não só elevam a qualificação dos profissionais, como também fortalecem a capacidade das unidades hoteleiras de continuar a oferecer o serviço de excelência pela qual são reconhecidas”, acrescenta Fernando Garrido, presidente da ADHP.

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ESHTE dinamiza Open Day no seu 34.º aniversário

Além de um Open Day destino a alunos do secundário, que são convidados a conhecer as instalações e os cursos disponíveis na instituição, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) celebra o seu 34.º aniversário com um conjunto de atividades.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) celebra o seu 34.º aniversário a 13 de maio com um conjunto de atividades, entre elas um Open Day para alunos do ensino secundário.

De participação gratuita, mas com inscrição obrigatória, o Open Day começa às 9h00.

O programa do Open Day contempla a realização de uma visita às instalações, diversos jogos em equipa e uma sessão de acolhimento, agendada para as 11h00. Nesta serão apresentadas as licenciaturas disponíveis na instituição – entre Direção e Gestão Hoteleira; Gestão do Lazer e Animação Turística; Gestão Turística; Informação Turística e Produção Alimentar em Restauração – pelos coordenadores de curso, o Núcleo de Ação Social e o Gabinete de Inserção Profissional e Formação ao Longo da Vida.

“Será uma excelente oportunidade para os estudantes do secundário que tenham interesse em testemunhar in loco a experiência que a ESHTE acumula na área do turismo. Temos uma instituição muito ativa e esse será um dia especial, com diversas iniciativas, em que será possível conhecer a fundo cada uma das nossas subáreas de formação, as nossas instalações e a nossa excelente localização”, sublinha o presidente da instituição, Carlos Brandão.

Serão ainda entregues os Prémios de Mérito aos estudantes do 1.º ano, no âmbito do Programa Student Transition & Engagement Program +, e as Cartas de Curso aos recém-diplomados.

As comemorações do aniversário da ESHTE contemplam ainda um workshop de motivação à realização da prática desportiva, um seminário intitulado “Promoção da expansão de horizontes profissionais”, ambos apoiados pelo Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da DGES, bem como o desafio ESHTEscape, um evento multiatividades para promover dinâmicas em equipa, entre as 14h00 e as 16h30.

O final da tarde será preenchido com a entrega dos prémios referentes ao desafio ESHTEscape e a atuação da Tunística.

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Glion lança novo mestrado executivo em hospitalidade e liderança empresarial

O Executive Master of Advanced Studies in Hospitality and Business Leadership decorre durante 12 meses, num programa composto por quatro módulos lecionados em regime online e uma semana imersiva no campus da Glion em Montreux, na Suíça.

tagsGlion

O Glion Institute of Higher Education alargou a sua oferta educativa com o lançamento de um novo mestrado executivo de estudos avançados em hospitalidade e liderança empresarial.

O “Executive Master of Advanced Studies in Hospitality and Business Leadership” é composto por um programa de 12 meses e decorre a tempo parcial, combinando aulas em regime online com “uma experiência imersiva no campus da Suíça”, como indicado em nota de imprensa.

O curso é dirigido a profissionais com pelo menos três anos de experiência, com a Glion a indicar que este é “ideal para gestores em ascensão, empresários, pessoas que mudaram de carreira e executivos que procuram o reconhecimento formal das suas credenciais de liderança”.

Dividido em quatro módulos, cada um com uma duração de 12 semanas em regime online e uma carga horária semanal entre 14 e 18 horas, o programa inclui temáticas como modelos de negócio disruptivos, sustentabilidade, finanças empresariais, marketing digital, gestão de operações e transformação organizacional.

O regime de aulas é posteriormente complementado com a “Semana Residencial”, realizada no campus de Montreux, na Suíça, da Glion. De caráter presencial, esta semana permite consolidar a “rede de contactos, uma aprendizagem imersiva e a exposição à inovação no setor, através de visitas aos bastidores e workshops com especialistas”.

O curso termina com um projeto final de investigação empresarial, “através de um desafio estratégico alinhado com o contexto de carreira de cada participante”, como refere a Glion.

“Criámos este programa de Mestrado Executivo para profissionais ansiosos por dar o próximo passo nas suas carreiras. Quer se trate de um talento em ascensão ou de um líder já estabelecido, este programa proporciona um espaço valioso para aperfeiçoar o seu pensamento estratégico, explorar as principais ideias sobre as tendências da hotelaria e reforçar a sua marca enquanto executivo. Foi concebido para ser intensivo, relevante e flexível, assegurando que se encaixa perfeitamente na sua agenda, ao mesmo tempo que proporciona uma aprendizagem transformadora”, afirma Antonina Santalova, Academic Dean na Glion.

Após a concussão deste programa, os diplomados receberão um diploma no valor de 60 ECTS (30 créditos americanos).

As candidaturas já se encontram abertas, sendo que o primeiro intake tem início a 24 de novembro de 2025.

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Hospitality Education Awards abrem fase de recomendações e candidaturas

Os Hospitality Education Awards (HEA), uma iniciativa promovida pela Associação Fórum Turismo, abre a fase de recomendações e candidaturas para os prémios deste ano esta terça-feira, 15 de abril.

Os HEA pretendem distinguir formadores, jovens profissionais, projetos e entidades que se têm destacado no setor. O objetivo passa por reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por docentes, jovens com uma carreira no setor, projetos e entidades, públicas ou privadas, “que promovem uma formação de excelência no setor do turismo e hospitalidade”, como a organização refere em nota de imprensa.

A edição de 2025 contempla seis categorias distintas: “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior”; “Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional”; “Melhor Projeto de Inovação”; “Melhor Projeto Educacional”; “Melhor Carreira Jovem” e “Melhor Stakeholder”.

A fase de recomendações estará ativa até 15 de maio, permitindo que qualquer pessoa possa sugerir um profissional ou entidade que considere merecedor dos prémios. A recomendação é feita através de um formulário e pretende funcionar como um “incentivo para que potenciais candidatos se sintam valorizados e motivados a avançar com a sua candidatura”.

Simultaneamente, está também aberta a fase de candidaturas e recandidaturas, que decorre até 16 de junho. Estas deverão ser submetidas por docentes, jovens profissionais, instituições ou responsáveis por projetos.

Todo o processo de candidatura é feito através do website dos HEA, sendo que os profissionais que pretendam voltar a candidatar-se podem aceder às informações preenchidas nas edições anteriores.

“Reconhecer quem ensina, inspira e capacita é mais do que um gesto de gratidão — é reconhecer a base sólida sobre a qual se constrói um setor cada vez mais qualificado, competitivo e sustentável”, refere António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo, sobre a importância das recomendações e candidaturas aos Hospitality Education Awards.

Os Prémios da Formação Turística em Portugal são organizados anualmente pela Associação Fórum Turismo, com o apoio institucional do Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

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Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias

A campanha lançada esta quarta-feira em Lisboa, pelo Turismo de Portugal para valorizar as profissões turísticas, e que vai ter, a partir desta quinta-feira, uma divulgação apenas digital, “é muito particular”, na opinião de Lídia Monteiro, vogal executiva do Turismo de Portugal, porque “trata de dar visibilidade a cada uma das profissões que o turismo tem, com autenticidade e verdade, com rostos verdadeiros”, uma vez que é protagonizada pelos alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

O Turismo é feito de pessoas é o mote da nova campanha do Turismo de Portugal que visa valorizar as profissões turísticas, através da representação fotográfica de mais de 20 profissões, encenadas por alunos da rede de 12 escolas do Turismo de Portugal. Pretende-se homenagear o papel essencial de quem, todos os dias, contribui para que a experiência daqueles que visitam o nosso país seja verdadeiramente memorável.

Como referia Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na sessão de abertura desta campanha, “dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O reconhecimento é importante, assim como continuar o caminho de valorização do trabalho no turismo que tem vindo a acontecer de forma ainda mais intensa nos últimos anos. Refira-se a este propósito que a remuneração bruta média mensal das atividades no alojamento e restauração tem vindo a crescer acima da média nacional, tendo sido de 7% em 2024 face a 2023.

A sessão de apresentação da campanha contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade e incluiu um painel de debate que, sob o tema “Rostos Reais do Futuro do Setor”, discutiu as realidades e perspectivas de algumas das profissões turísticas. A moderação ficou a cargo de Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure, e contou com a presença de alunos de vários cursos das Escolas de Hotelaria e Turismo, designadamente, Catarina Lucena, estudante de Turismo de Natureza e Aventura – Setúbal, Rodrigo Rocha, de Culinary Arts – Lisboa, e Petra Sequeira, aluna de Gestão de Restauração e Bebidas – Estoril.

A apresentação da campanha esteve a cargo de Lídia Monteiro, vogal da Comissão Executiva do Turismo de Portugal, acompanhada de Filipa Vasconcelos, Head of Operations da agência criativa, Dentsu Creative Iberia, e do fotógrafo Pedro Cerqueira, que concebeu a exposição com o título “Magia da Hospitalidade”, que inspirou a campanha. Esta mostra que está patente na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, irá percorrer os restantes estabelecimentos de ensino do Turismo de Portugal.

Segundo Filipa Vasconcelos, “a nossa missão era clara, era valorizar as pessoas que trabalham no setor do turismo em Portugal e valorizar as profissões. Tivemos uma missão facilitada, com o trabalho fantástico do Pedro Cerqueira, que conseguiu captar a essência de cada profissão e de cada pessoa que representada nesta campanha, que visa colocar as pessoas no centro da comunicação”, a partir daí “foi contar as histórias por trás daquelas caras, histórias do dia-a-dia de quem geralmente está nos bastidores e que nós queremos trazer para a frente e mostrar o tão bom é trabalhar no turismo, e a essência de cada uma das profissões do turismo”, referiu.

A partir do genérico de que o turismo é feito de pessoas, era o genérico, a agência desconstruiu os posts digitais da campanha com vários temas que retrata cada história de uma profissão, como o turismo é feito de experiências, para retratar a profissão de animador turísticos, ou turismo é feito de cuidado (assistente de sala), sempre acompanhado de um pequeno texto, que “emociona as pessoas e que atrai para esta profissão”, disse Filipa Vasconcelos.

As fotografias de Pedro Cerqueira demonstram a inclusão do turismo, já que estão retratadas as profissões do turismo em Portugal com pessoas de diferentes idades, de diferentes proveniências, diferentes culturas, homens e mulheres, que são felizes a fazer aquilo que gostam.

Sobre o autorCarolina Morgado

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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

O secretário de Estado do Turismo, que encerrava, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a sessão de apresentação da exposição e da campanha que visam valorizar as profissões turísticas, protagonizadas pelos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, referiu que “trabalhamos as pessoas que têm expectativas, que têm sentimentos, e que até têm clubes de futebol, de pessoas, para pessoas, com pessoas”.

Recordando um clássico de Cícero que dizia que se tiveres um jardim e uma biblioteca não precisas de mais nada, Pedro Machado considerou o jardim Portugal, um jardim que “tem ativos estratégicos muito fortes, nos torna o 12º país mais competitivo do mundo, mas simultaneamente, hoje estamos a granjear esse momento de vida e de sucesso para o nosso país, que é nos nossos 10 ativos estratégicos, continuando o trabalho da estruturação do produto, patente quer na estratégia do Turismo de Portugal, quer para 2027, quer agora na  preparação da Estratégia 35, que está neste momento banho maria à espera de ser lançada”. Por isso, “tal como os jardins precisam ser cuidados, precisam ser regados, precisam ser trabalhados, todos os dias”.

O governante adiantou que Portugal tem 22 produtos turísticos, e por isso “temos ainda a capacidade de continuar, sempre com preocupação sobre a sustentabilidade dos nossos recursos, e aí entramos nos temas das agendas atuais, da sustentabilidade, da mitigação das alterações climáticas e tantas outras que nós precisamos”, porque, conforme disse, “o turismo também tem impactos, é bom reconhecê-lo”.

Por outro lado, há a biotecnologia, que significa conhecimento, a tal biblioteca, que passa, sobretudo, “de podermos captar, utilizar e transferir conhecimento”. Por isso, no processo da estruturação do conhecimento, “sabíamos que e sabemos que, para exercer competências, temos que, pelo menos, passar a três fases: Saber aprender, para saber fazer e para saber ser, para mim aquelas que a escola tem missão e obrigação de vos dar todas as ferramentas, todos os instrumentos, para que vocês possam aprender, para que saibam fazer e para que possam dizer”, apontou Pedro Machado.

Mas há mais duas, que segundo o titular da pasta do Turismo que hoje “nos é colocado pelos desafios da evolução do turismo e do mundo em si”, e que consistem em “saber estar e, sobretudo, saber estar com os outros, porque estamos numa indústria de pessoas. E é esta relação que eu espero que saia hoje, muito presente e muito significativa nesta campanha da valorização das profissões turísticas”.

“Queremos aumentar as qualificações de competências, claro, sim. Queremos fazê-la em modo de cada vez mais sairmos dos paradigmas e do status quo”, observou o governante reforçando que “se soubermos estar com os outros, temos a consciência de que precisamos, todos os dias, de afinar o nosso próprio processo e, provavelmente, temos a capacidade de desenvolvermos essas skills que são necessárias para o sucesso da nossa indústria”.

O secretário de Estado do Turismo reforçou, na sua intervenção, perante os alunos da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal que “um belo jardim que é o nosso país, com belas, promissoras, fiáveis e confiáveis profissões, é o meu desafio enquanto representante do governo, ou seja, criar as condições para que vocês possam exercer a vossa profissão, cada vez com maior grau de satisfação, com maior grau de relacionamento e com maior grau aquisitivo, de trabalho em cooperação, de trabalho em parceria, de respeito e de tolerância, porque somos a indústria da paz, da tolerância, do respeito, da solidariedade, com aqueles que estão cá, que nasceram cá e com aqueles que recebemos todos os dias”.

A encerrar a sua intervenção, Pedro Machado recordou o programa de formação dos migrantes, numa parceria entre o Turismo de Portugal e a CTP, em três das componentes que considera essenciais: Competência técnica, aprendizagem da língua portuguesa e da cultura portuguesa, porque “queremos cidadãos plenos, cidadãos inteiros”.

“Um dia verdadeiramente importante, porque hoje falamos daquilo que é mais importante no setor, que de facto são as pessoas. Aos profissionais do turismo, hoje é um dia que vos é expressamente dedicado”, começou por afirmar Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na abertura de um evento que aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e que teve duas dimensões: dar a conhecer uma exposição de fotografia com o título “Magia da Hospitalidade” e que é um conjunto de fotografias de Pedro Cerqueira,  que retrata 20 profissões turísticas, fazendo dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal os modelos dessas profissões.

O segundo propósito desta sessão foi, segundo Carlos Abade, “aproveitamos este projeto, que foi iniciado na rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, para lançar a campanha de valorização das profissões, que está prevista no Programa Acelerar a Economia, aprovado pelo Governo, uma campanha que no fundo dá rosto e dá voz àqueles que fazem acontecer o turismo todos os dias”.

O presidente do Turismo de Portugal esclareceu que “estamos a falar de mais de 420 mil profissionais de turismo que todos os dias trabalham nas suas empresas e de facto dão voz àquilo que é a qualidade, a excelência do serviço em Portugal, e sem as quais não era possível termos o turismo que temos neste momento”.

Na sua breve intervenção, Carlos Abade deixou três mensagens: “reiterar o agradecimento e o reconhecimento público a todos os profissionais do turismo. Portugal é hoje o 12º destino turístico mais competitivo do mundo, representa qualquer coisa com 27 mil milhões de euros de receitas todos os anos, que beneficiam naturalmente o setor, mas beneficiam toda a economia no seu conjunto, quase 20% das exportações do país, é responsável por praticamente metade do crescimento do PIB de 2024, é promotor da coesão do país, recuperou aquilo que foi a autenticidade das cidades e isto, deveu-se tudo àquilo que foi o vosso trabalho, àquilo que foram aquelas quase 420 mil pessoas que todos os dias trabalham no setor do turismo.

A segunda palavra do responsável foi compromisso “de todo o setor do turismo, das empresas, das organizações públicas, no sentido de reforçar continuamente a qualificação, a formação dos profissionais do turismo, mas sobretudo, a valorização contínua do seu trabalho. Uma coisa não pode acontecer sem a outra”, disse.

Finalmente, Carlos Abade deixou uma mensagem de confiança aos atuais e futuro profissionais do turismo. “O setor do turismo é uma das maiores indústrias do mundo, que hoje movimenta 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo e prevê-se que em 2040 possa movimentar 2,4 mil milhões de pessoas. Portanto, o turismo é claramente uma profissão de futuro, é claramente um setor de futuro e é claramente uma profissão que conta com todos nós”.

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AHRESP e ASAE esclarecem empresários de norte a sul do país

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai dinamizar um roadshow com sessões de esclarecimento em parceria com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com o intuito de preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções. A primeira sessão decorre a 15 de abril na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tem planeadas 13 sessões de esclarecimento até ao final do ano, num roadshow que passará por cidades de norte a sul do país.

O objetivo passa por preparar os profissionais do canal Horeca para futuras inspeções da ASAE, bem como abordar as reclamações mais frequentes na restauração.

A primeira sessão, de caráter gratuito e inscrição obrigatória, terá lugar a 15 de abril em Portimão, com o apoio da câmara municipal desta cidade, bem como da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, local onde vai decorrer a apresentação.

A ação, que conta com a presença do inspetor-geral da ASAE, promete “esclarecer as regras essenciais de operação para estabelecimentos do canal Horeca, ajudando os empresários a estarem mais bem preparados para futuras inspeções e garantindo uma gestão mais informada e ajustada aos padrões a cumprir”, como referido em nota de imprensa.

Em paralelo, será também apresentado pela AHRESP, o “Guia de Regras e Boas Práticas na Restauração”, que aborda as situações que geram reclamações com mais frequência e a melhor forma de lidar com as mesmas.

A sessão em Portimão inicia às 15h30 com uma sessão de boas-vindas, à qual se segue a apresentação do guia de regras e boas práticas, a cargo de Filomena Diegues, coordenadora do departamento jurídico da AHRESP.

Às 16h30 tem lugar a apresentação do “Papel da ASAE junto das empresas do setor e o que ter em conta durante uma inspeção”, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

As inscrições podem ser efetuadas online, através do formulário da Academia AHRESP.

Esta primeira sessão marca o arranque de um roadshow nacional com 13 sessões planeadas até ao final de 2025, que vão decorrer em Mafra, Porto, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Viseu e Évora.

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Município de Albufeira dinamiza formações gratuitas em áreas do turismo

O Município de Albufeira, em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, vai promover três formações nas áreas de Gestão de Alojamento Local, Enogastronomia e Housekeeping. A ação, de caráter gratuito e presencial, decorre entre abril e maio.

O Município de Albufeira vai dinamizar ações de formação profissional gratuitas na área do turismo durante os meses de abril e maio.

Em causa estão formações presenciais em Gestão de Alojamento Local, Enogastronomia e Housekeeping, que terão lugar na sala de formação dos Paços do Concelho, anexa ao Auditório Municipal.

A iniciativa decorre da assinatura de um protocolo de colaboração entre o município e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA Faro), com o objetivo de “promover a qualificação dos trabalhadores e empresários do setor turístico”, como referido em nota de imprensa.

A formação em Gestão do Alojamento Local realiza-se de 8 a 11 de abril, das 9h00 às 13h00. Com a duração de 15 horas, a ação destina-se a empresários, empreendedores e gestores do setor, sendo que serão abordados temas como: gestão aplicada ao Alojamento Local; tipologia de serviços; obrigações legais e fiscais (parceiros, clientes e Estado) e a gestão de reservas e despesas. A inscrição deve ser feita através deste link.

Já a ação de Enogastronomia destina-se a profissionais da restauração e bebidas e decorre a 15, 22 e 29 de abril, das 14h30 às 17h30. A formação de nove horas irá versar sobre: tipologia de vinhos; iguarias e características organoléticas; princípios de harmonização enogastronómicas e pairing; e produtos regionais. Os interessados deverão efetuar a sua inscrição através do link “Enogastronomia – Escolas Turismo de Portugal”.

Por fim, a formação de Housekeeping realiza-se a 5, 6, 12 e 13 de maio, das 9h30 às 12h30, num total de 12 horas.

Durante a ação, o formador irá falar sobre o departamento de andares; apresentação e grooming; standards de serviço no contacto com os clientes; tipos de quartos e as suas características; técnicas de arrumação e limpeza dos quartos; serviço de lavandaria (produtos de limpeza e utensílios); regras de higiene e segurança no trabalho e inglês aplicado ao serviço de andares.

As inscrições devem ser efetuadas para “Housekeeping – Escolas Turismo de Portugal“.

Para mais informações ou inscrições na Academia Digital, os interessados deverão entrar em contacto com Fernanda Costa da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro) do email fernanda.costa@turismodeportugal.pt ou do telefone 289 007 205.

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Até 18 de julho: Abertas candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal

As candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal decorrem de 1 de abril a 18 de julho de 2025, exclusivas para alunos nacionais e residentes na União Europeia. São Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5), Cursos Profissionais (Nível 4) e Cursos on-the-job da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

De acordo com o Turismo de Portugal, os candidatos poderão especializar-se em áreas fundamentais do setor, como Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria / Alojamento, Informação e Animação Turística, Organização de Eventos, Património e Turismo de Natureza e Aventura, para reforçar que “esta é uma excelente oportunidade de ingressar numa formação reconhecida mundialmente, dando os primeiros passos numa carreira promissora no setor do turismo”.

​As candidaturas são para Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – acesso com o 12.º ano – nível 5; Cursos Profissionais – acesso com o 9.º ano – nível 4; e Cursos de Dupla Certificação on the job – acesso com o 11.º ano, podendo candidatar-se cidadãos da União Europeia (UE)​, ou estudantes que não tenham cidadania europeia, residentes em Portugal (com autorização de residência), via online a partir do portal das Escolas.

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