“A Madeira é um destino ideal para desenvolver o nosso modelo de negócio”
A partir de agosto de 2024, a Madeira terá mais 366 quartos, com a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, pertencente à Inclusive Collection, integrada no World of Hyatt.
Victor Jorge
Cinco hotéis da AP Hotels & Resorts distinguidos com o selo Save Water
Vila Galé cria parceria com a VilacomVida para promover inclusão e diversidade laboral
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis
Ariana Rodrigues debate desafios da liderança no “Be Our Guest” da ADHP
Todos os hotéis da Highgate Portugal passam a ser certificados pela Biosphere
Bago du Vin apresenta menu de degustação harmonizado com infusões
Com abertura marcada para agosto de 2024, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, pertencente à Inclusive Collection, integrada no World of Hyatt, promete “conceitos exclusivos baseados na hospitalidade sem limites e num serviço único de atenção durante toda a experiência do hóspede”. Carlos Paredes, director of Hotel Development in EMEA for Inclusive Collection, admite que, “ao visar um segmento de mercado mais exclusivo, podemos contribuir para a elevação da qualidade global do turismo em Portugal”.
Texto: Victor Jorge // Fotos: DR
A partir de agosto de 2024, a Madeira terá mais 366 quartos, com a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, pertencente à Inclusive Collection, integrada no World of Hyatt, na região do Caniçal, Madeira. Carlos Paredes, director of Hotel Development in EMEA for Inclusive Collection, falou com a PUBLITURIS HOTELARIA, admitindo que “a filosofia faz com que adaptemos os nossos ativos aos locais onde se encontram. Por isso, procuramos adaptar as nossas instalações às características culturais da zona, neste caso a Madeira”.
Para o responsável do grupo hoteleiro, a Madeira “é um destino em contínuo crescimento onde o turista encontra um local paradisíaco para se desligar e desfrutar de uma experiência única”.
A Inclusive Collection, integrada no World of Hyatt, vai abrir em 2024 o seu primeiro resort em Portugal, na Madeira. A minha pergunta é: porquê Portugal e porquê especificamente a Madeira?
A bela ilha da Madeira, e Portugal em geral, são destinos turísticos admirados em todo o mundo. Possuem características geográficas e climáticas únicas, além de serem acompanhadas por uma cultura em que o lazer se posiciona como pedra angular. Neste sentido, seguindo a estratégia de crescimento da Inclusive Collection, procuramos ganhar escala nos principais mercados emissores apostando no luxo, lifestyle e lazer.
A Madeira é um destino ideal para desenvolver o nosso modelo de negócio.
Nesse sentido, o que é que a Madeira oferece para abrir o Dreams Madeira Resort & Spa Marina em 2024?
Nos últimos anos, a ilha portuguesa tem registado um forte crescimento na receção de turistas estrangeiros que procuram um destino exótico e idílico onde possam desfrutar de experiências de luxo, algo em que a Inclusive Collection tem um sólido historial em Espanha e nas Caraíbas, tornando a Madeira um destino chave para o crescimento do segmento de luxo com tudo incluído na EMEA.
Já possuem 110 resorts de luxo com tudo incluído em 40 países. A unidade Madeira é uma cópia de alguma que já existe ou adaptam este novo hotel à realidade madeirense? Já agora, como reconhece ser a realidade madeirense em termos de turismo para ajustar a sua oferta?
A nossa filosofia faz com que adaptemos os nossos ativos aos locais onde se encontram. Por isso, procuramos adaptar as nossas instalações às características culturais da zona, neste caso a Madeira. De certa forma, poderíamos dizer que dentro da Inclusive Collection não existem dois ativos iguais. Cada um é único e os habitantes locais poderão senti-lo como seu.
A realidade da Madeira é que se trata de um destino em contínuo crescimento onde o turista encontra um local paradisíaco para se desligar e desfrutar de uma experiência única. Isso tem chamado a atenção de turistas estrangeiros que buscam uma experiência de luxo e conforto ilimitado no destino, algo em que a Inclusive Collection é especialista.
Quando exatamente abrirão o resort?
O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina tem inauguração prevista para agosto de 2024.
Como caracterizaria a atual oferta hoteleira na Madeira?
A oferta hoteleira na Madeira é excecional e tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. A ilha tornou-se um destino de renome internacional, e isso reflete-se na diversidade e qualidade dos hotéis disponíveis. Além disso, a localização da ilha no meio do Atlântico proporciona um ambiente natural deslumbrante.
O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina é um resort familiar localizado na região do Caniçal, no extremo Leste da Madeira, perto de um cais para navios e perto das mais belas praias da ilha. Com a sua construção e arquitetura tradicional madeirense e vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico, este resort oferece 366 alojamentos modernos, quatro piscinas, incluindo um parque infantil e uma piscina só para adultos, seis restaurantes, seis bares, uma geladaria, e entretenimento ao vivo.
Este novo resort fará parte da Inclusive Collection do Hyatt. O que é que esta marca traz de diferença ao panorama da hotelaria na Madeira e porque opta por estar no segmento de luxo com tudo incluído?
A Inclusive Collection é constituída por uma coleção global integrada de dez marcas que oferecem experiências personalizadas sempre adaptadas às necessidades de cada hóspede e em constante evolução para se adaptarem às tendências da hotelaria, das quais o Dreams Madeira Resort Spa & Marina faz parte.
A Inclusive Collection permite aos hóspedes vivenciar o significado do luxo all inclusive através dos seus programas exclusivos Endless Privileges, Unlimited-Luxury e Unlimited-Fun presentes nos diferentes resorts de acordo com as características e possibilidades individuais de cada ativo.
A oferta turística da Madeira não dispõe de nenhum ativo que reúna estas características, nem de uma oferta de luxo com tudo incluído tão completa como a que oferecemos no Dreams Madeira Resort Spa & Marina. Ou seja, conceitos exclusivos baseados na hospitalidade sem limites e num serviço único de atenção durante toda a experiência do hóspede. Assim, o Inclusive Collection oferece o mais alto nível de qualidade de serviço aliado a benefícios exclusivos que variam de acordo com a marca, oferecendo aos hóspedes refeições e bebidas ilimitadas, o melhor serviço da categoria, Wi-Fi gratuito, serviço de quarto 24 horas e entretenimento sem fim, dia e noite.
Na Europa, estão presentes em quatro países. Quais as principais diferenças e semelhanças que encontra entre esses países e Portugal?
O crescimento do portfólio de resorts no continente destaca a consolidação e o sucesso do modelo Unlimited-Luxury entre os turistas europeus. Esta consolidação de marcas em quatro destinos reflete o sucesso da importação para a Europa do modelo Unlimited-Luxury, pioneiro do Apple Leisure Group nas Caraíbas e que é excecionalmente bem recebido pelos turistas europeus, especialmente turistas britânicos e alemães.
Quem será cliente-alvo desta nova unidade?
Cada uma das diferentes marcas foi cuidadosamente pensada e adaptada para todos os tipos de viajantes, desde escapadelas apenas para adultos com um ambiente romântico e vibrante, até resorts familiares que oferecem atividades e serviços para todas as idades. No caso da marca Dreams Resorts & Spas, oferece aos hóspedes quartos elegantemente decorados e o melhor cenário para receber um atendimento incomparável e lembranças duradouras.
Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) português dizem-nos que o principal turista da Madeira é estrangeiro. Assim, terão como alvo, por exemplo, os mercados dos EUA e do Reino Unido?
Além desses mercados, a Madeira atrai também turistas europeus, canadianos e sul-americanos. A Inclusive Collection, graças à sua experiência nos mais de 40 países onde opera, conhece os seus hóspedes e por isso oferecerá um produto que se adapta aos gostos e necessidades de todos estes mercados, que partilham um ponto comum: exigem cada vez mais experiências relacionadas para o segmento de luxo com tudo incluído.
O facto do novo hotel fazer parte da marca Hyatt traz alguma vantagem na hora de promovê-lo internacionalmente?
A inclusão das marcas Dreams Resort Spa & Marina e Inclusive Collection na família World of Hyatt é uma marca de compromisso e qualidade tanto para os hóspedes quanto para a indústria hoteleira. Isto representa uma nova arquitetura de marca e uma estratégia de marketing aprimorada para a Hyatt que consolida sua liderança global na categoria de luxo com tudo incluído.
E o facto de a Madeira ter cada vez mais ligações aos EUA dá um impulso ao modelo de negócio deste novo resort?
Sem dúvida que o crescente número de ligações entre a Madeira e os Estados Unidos é um fator positivo. Esta melhoria na conectividade aérea significa uma expansão do mercado potencial de turistas norte-americanos que possam estar interessados em descobrir a Madeira. Este mercado expandido pode traduzir-se em taxas de ocupação mais elevadas e num maior potencial de receitas. Além disso, a melhoria da conectividade também abre oportunidades no segmento de viagens de negócios e eventos, que podem ser uma fonte lucrativa de receitas para a Madeira.
Este hotel resort fará parte do programa de fidelidade World of Hyatt?
Claro que o nosso novo resort na Madeira fará parte do programa de fidelização World of Hyatt. Isso oferece diversas vantagens significativas, pois o programa possui uma ampla base de recompensas. Estes membros beneficiam de benefícios exclusivos, como a possibilidade de upgrade nas suas reservas de quartos, check-out tardio ou comida e bebidas gratuitas nas nossas unidades, o que irá melhorar a sua experiência no nosso resort. Além disso, o programa fornece dados valiosos sobre as preferências dos hóspedes, permitindo-nos adaptar os nossos serviços para melhor atender às suas necessidades e experiências em futuros ativos da Hyatt.
Quantos quartos e que tipo de instalações irá oferecer no Dreams Madeira Resort & Spa Marina?
O Dreams Madeira Resort & Spa Marina terá um total de 366 quartos, além de moradias de luxo, praia privada e marina própria. Além disso, o resort oferecerá acesso a mais de dez restaurantes à la carte, sete bares, bebidas ilimitadas, serviço de quarto 24 horas, atividades diárias e entretenimento noturno. O resort apresenta arquitetura e design tradicional madeirense e está localizado num ambiente tranquilo na região do Caniçal, a poucos passos de um cais e perto das melhores praias da ilha.
Um dos desafios do mercado hoteleiro em Portugal reside nas pessoas. Como irão desenvolver os recursos humanos e contratar pessoas para este novo resort?
O resort continua a desenvolver o plano de recursos humanos para o pessoal da unidade, que inclui atrair, contratar e formar pessoal adequado que apoie todos os aspetos das operações.
O facto de quem ingressa no Dreams Madeira Resort & Spa Marina poder esperar uma carreira internacional é uma vantagem para o seu programa de recrutamento?
O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina pretende atrair colegas que melhor representem a missão do Hyatt de cuidar das pessoas para que possam dar o seu melhor, o que inclui também colegas internacionais. À medida que o resort continua a implementar a política de recursos humanos adequado na unidade, candidatos de todas as regiões, tanto nacionais como internacionais, são bem-vindos a candidatar-se caso encontrem uma função adequada.
O desafio enfrentado está também nas alterações climáticas e na sustentabilidade. Como se posicionará o Dreams Madeira Resort & Spa Marina nesta matéria?
Tal como acontece com os restantes ativos da marca, no Dreams Madeira Resort & Spa Marina continuaremos o nosso compromisso com a sustentabilidade, implementando medidas ambientalmente responsáveis para que a nossa atividade tenha o menor impacto possível na Madeira e atraia cada vez maior procura por parte dos viajantes ecológicos.
A abertura do Dreams Madeira Resort & Spa Marina enquadra-se na estratégia de expansão europeia da Hyatt para o segmento de luxo all inclusive. Isto poderá significar mais hotéis e resorts em Portugal?
Como salienta, o portfólio da Inclusive Collection continua a crescer na Europa graças, entre outros motivos, à consolidação e ao sucesso do modelo Unlimited-Luxury entre os turistas europeus. A nossa estratégia de crescimento procura ganhar escala nos principais mercados emissores, concentrando-nos no luxo, estilo de vida e lazer, e em operações que nos permitirão expandir a nossa representação nos principais mercados e servir como plataformas de crescimento.
Além da estreia do portefólio da Inclusive Collection em Portugal, continuamos a procurar ativamente oportunidades para crescer cuidadosamente em todo o portefólio, e Portugal continua a ser uma prioridade para qualquer potencial expansão no futuro.
Portugal é um país amigo do investimento estrangeiro?
Portugal é geralmente considerado um país amigo do investimento estrangeiro. A sua localização estratégica na Europa, a estabilidade política e a adesão à União Europeia atraem investidores de todo o mundo. Além disso, Portugal implementou incentivos e benefícios fiscais para incentivar o investimento estrangeiro em setores-chave como o turismo, as energias renováveis e a tecnologia. A presença de uma mão de obra qualificada e uma elevada qualidade de vida também contribuem para a sua atratividade como destino de investimento.
Depois de uma pandemia, o mundo, nomeadamente a Europa, está a ser devastado por uma guerra, a que se soma, agora, o conflito no Médio Oriente. Isso faz-vos olhar para a estratégia de abertura futura? A incerteza é o maior desafio da atualidade?
Hoje, o Continente e o mundo em geral vivem num contexto macroeconómico e geopolítico incerto e complexo, marcado pela guerra, pela inflação e pela escassez de talentos.
Na Europa, a devastação contínua na Ucrânia está a causar imensa preocupação, e a Hyatt está a concentrar-se em garantir a segurança e o bem-estar dos refugiados ucranianos, apoiando-os na sua empregabilidade nos hotéis do grupo em França, República Checa, Malta, Polónia, Alemanha e o Reino Unido. Além disso, suspendemos a prestação de serviços a terceiros proprietários de todos os hotéis Hyatt na Rússia, na esperança de que as circunstâncias num futuro muito próximo nos permitam retomar os negócios.
A inflação elevada também determina o ambiente económico na Europa. A base de hóspedes do Inclusive Collection é rica e os gastos com lazer e entretenimento dos nossos clientes continuam a ser uma das categorias principais. O nosso objetivo é comunicar o valor holístico da viagem, que supera o custo da transação.
A escassez de talentos no sector do turismo é uma desvantagem crescente devido à fraca reputação do segmento hoteleiro em termos de condições de trabalho. A indústria deve adaptar-se às novas tendências de empregabilidade, apostando na formação, na promoção interna e reforçando o orgulho de pertencer a um setor que tem um peso económico importante no continente.
Na Inclusive Collection levamos estes fatores em consideração na tomada de decisões sobre o nosso crescimento e, por isso, desenvolvemos estratégias baseadas na realidade destes tempos.
Esta incerteza também trouxe dificuldades para muitas famílias, com menos rendimentos. Como encarar esta realidade e como pode uma empresa definir uma estratégia quando as pessoas têm menos dinheiro para pensar em viagens e férias?
Compreendemos as dificuldades trazidas pela economia em todo o mundo e reconhecemos que muitos hóspedes procuram férias dentro do orçamento. Sendo um resort com tudo incluído, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina tem o prazer de oferecer todos os aspetos da estadia incluídos, desde refeições gourmet a atividades e entretenimento para todas as idades. Além disso, são oferecidas promoções que permitem poupanças nas estadias no Dreams Madeira Resort, Spa & Marina.
Para que região de Portugal poderá a lnclusive Collection olhar no futuro?
Continuamos a procurar ativamente oportunidades para aumentar o portfólio da lnclusive Collection, mantendo Portugal na mente para quaisquer potenciais oportunidades de expansão em todo o país.
Em Portugal existe agora um grande debate sobre a necessidade de coesão territorial e o foco crescente no interior do país. Seriam estas regiões a considerar em vez das habituais, como o Algarve? Ou o modelo de negócio e tipo de resort está focado no Sol & Praia?
Embora a Inclusive Collection ofereça a maioria dos destinos à beira-mar em todo o portfólio, também há resorts em todo o portfólio que estão situados em destinos longe das praias. À medida que continuamos a procurar e a explorar oportunidades de expansão, continuaremos a procurar destinos e locais em países que melhor se adaptem aos planos futuros.
Olhando para o panorama do turismo em Portugal, o que esperam do país?
A indústria tem grandes expectativas para Portugal. O país provou ser um destino popular e atraente para viajantes de todo o mundo. As variadas ofertas de Portugal, incluindo a sua deslumbrante costa, o rico património cultural e as cidades vibrantes, tornam-no numa opção atraente tanto para quem viaja em lazer como em negócios.
Com a estratégia e o investimento certos, prevejo um crescimento contínuo no setor do turismo, especialmente em regiões como a Madeira, que possui uma beleza e um encanto naturais únicos. A estabilidade, a acessibilidade de Portugal na Europa e a atmosfera acolhedora tornam-no bem posicionado para capitalizar a procura global de experiências de viagem.
Podemos trazer a reconhecida excelência de serviço e o compromisso da Inclusive Collection com a satisfação dos hóspedes para melhorar a experiência do visitante na Madeira, consolidando ainda mais a posição de Portugal como um destino turístico de primeira linha.
A estratégia em Portugal é ter menos turistas, mas melhores turistas. Poderemos dizer que o vosso resort pode fazer parte desta estratégia de trazer turistas com maior valor acrescentado?
É claro que focar em atrair “melhores turistas” que valorizam mais a qualidade das experiências do que o número de visitantes se enquadra perfeitamente na nossa abordagem. Estamos empenhados em fornecer hospitalidade excecional e atender os viajantes mais exigentes.
O nosso resort na Madeira pode fazer parte dessa estratégia ao oferecer uma experiência premium que agrada aos viajantes que procuram um nível superior de serviço, conforto e comodidades exclusivas. Oferecemos pacotes e experiências que atendem aos interesses desses turistas exigentes, sejam eles de bem-estar e relaxamento, experiências culinárias ou imersão cultural.
Ao visar um segmento de mercado mais exclusivo, podemos contribuir para a elevação da qualidade global do turismo em Portugal e, ao mesmo tempo, beneficiar do maior poder de compra e das estadias mais longas frequentemente associadas a este tipo de viajante. Esta abordagem não só se alinha com a estratégia de Portugal, mas também reforça a reputação da Madeira como destino para quem procura experiências excecionais e memoráveis.